Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Taiana
Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais

10 coisas que eu aprendi com a organização do meu casamento

Taiana, dia 30 de Dezembro de 2019 às 12:30 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 36

Bom dia, meninas!

Eu amo esse app e isso não é novidade! Sempre vejo muitas noivas "desesperadas", noivas ansiosas e muita gente com dúvidas...vejo gente com o contador há 1000 dias e pirando rsrsrs. Calma! Pensando nisso, resolvi escrever 10 dicas para ajudar quem está perdida... São dúvidas que eu também tive quando estava iniciando os preparativos e que fui encontrando as respostas ao longo do tempo...vamos, lá?

Ah! Quem tiver mais dicas acrescenta na lista, vamos ajudar quem precisa de ajuda!!!

1 - Por onde começar?

Meninas, sempre vejo muitas noivas preocupadas com a igreja, com o local da festa...com o vestido. Mas acho que existem duas coisas IMPORTANTÍSSIMAS a serem definidas antes disso:

a) Estilo de cerimôniab) Quantos convidados.Acredito que somente depois de definir isso é que dá pra sair olhando as igrejas, sitios, espaços, praias... gente, definam qual o estilo de cerimônia primeiro e para quantas pessoas será. O número de convidados reflete em quase tudo: no próprio espaço a ser feita a cerimônia/festa, ni buffet, na música, no mobiliário... então me dica é: comecem pelo estilo de cerimônia e número de convidados.

2 - Casar custa caro?

Não sejamos hipócritas, meninas. Casar custa caro! E você pode fazer um almoço somente para os pais ou fazer um festão que vai sair caro! Isso porque o casamento está muito além de ser somente a cerimônia e a festa. Tem o antes e o depois! Antes você tem que morar e morar custa caro...seja aluguel ou casa própria, vocês irão gastar uma grana...isso sem falar que vocês precisam mobiliar a casa. Gente, já olharam o preço de um sofá? Eu já! Em BH, custa em média R$1500,00; Geladeira: R$2500,00; Máquina de lavar R$2800,00; Guarda roupa: R$1200,00... ah! e fora os artigos para o funcionamento da casa ccomo pratos, talheres, potes etc... Então, há 187 dias do meu casamento eu posso dizer: Casar é muito caro! Não é desanimando ninguém, não, porque acho que esta é a melhor fase da minha vida, mas desconfiem de quem diz que é possível casar gastando pouco...

3 - Morar de aluguel ou comprar a casa?

Gente, já vi inúmeros debates aqui sobre este tema e ainda não cheguei a conclusão alguma. Eu e meu noivo optamos por comprar nosso apartamento. Fizemos muitas contas, tivemos que desfazer de bens, fizemos dívidas, mas em nenhum momento cogitamos morar de aluguel. Acredito, sinceramente, que essa decisão depende do bolso de cada casal. O conselho que eu dou: façam contas e conversem muito sobre o assunto antes de definirem a forma que será esta conquista.

4 - Socorro: Lista de convidados

Bem, há 187 dias do meu casamento eu já tenho a lista pronta. E aprendi muito ao montar essa lista, meninas, e compartilho com vocês.A primeira coisa é deixar de fora aquelas pessoas que você não tem contato há anos. A vida é um trem de passagem, muitas pessoas já desembarcaram em outras estações, outras mudaram de lugar e até mesmo de vagão. Então, tem pessoas que, apesar de estarem em nossos corações, já não mais querem fazer parte da nossa vida ou simplesmente a vida distanciou. Acho que estas pessoas, por mais que tenham sido importantes algum dia, não fazem mais sentido.Outros que não inclui na lista são os colegas de trabalho. Gente, eu quase não comento do meu casamento no escritório justamente pra não criar expectativa. Como o nome já diz são colegas de trabalho, não são pessoas que tenho algum vínculo para poder chamá-las a partilhar comigo um momento tão íntimo.Também estão fora da lista os primos e tios distantes. Gente, casamento é algo íntimo e muito pessoal. Sempre acreditei que deveriam estar ao nosso lado as pessoas realmente próximas.O amigo do amigo do primo... bem, entra na explicação anterior rs.E os amigos de infância? Bem, na nossa lista estão somente aqueles dos quais ainda fazem parte da nossa vida intensamente. Os demais não estão na nossa lista.

5 - O que é mini wedding?

Basicamente, mini weddings são casamentos mais intimistas, com número reduzido de convidados (algo entre 50 e 100). É ideal para noivos com famílias pequenas e círculos de amizades mais fechados. Mas não se engane, mini wedding nem sempre é sinônimo de evento econômico. No nosso caso, por exemplo, iniciamos com esta ideia. Sonhamos com uma cerimônia para 80 pessoas e começamos a olhar os locais em BH para realizar. Pasmem! Por aqui há muitos restaurantes e casas que se propõem a realizar eventos assim e o preço é o mesmo que se fosse para 200, 300 pessoas. Por aqui, a locação de espaços custa em média R$11.000,00 (e isso independe se é para 50, 100, 200 ou 400 pessoas). O que vi nas minhas pesquisas é que a maior diferença estará no preço do buffet. Como geralmente os buffets cobram por pessoa, então, obviamente um buffet para 50 pessoas sai muito mais em conta do que um banquete para 300 convidados.

6 - DIY, fazer ou não fazer, eis a questão?

DIY é a sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que significa “Faça Você Mesmo”. Bem, eu e meu noivo colocamos a mão na massa para fazer os convites dos padrinhos. O que eu conclui: Gente, não necessariamente fica mais barato do que comprar pronto. Nós fizemos tudo: compramos as caixas, decoramos a caixa, eu fiz a arte do convite pelo Canva... ao final o valor de cada caixa foi em média R$40. Eu achei caro! Se você procurar lembranças de padrinho no ELO 7 acha coisas lindas e por um preço muito menor. Eu cai na onda de fazer e conclui que não vale a pena. Dá muito trabalho e nem sempre sai mais em conta. Acho que vale a pena pesquisar antes de sair "botando a mão na massa".

7 - O meu vestido dos sonhos...

Acho que está aí algo que precisa ser desmistificado para evitar frustrações. Vejo muitas meninas aqui atrás do tão sonhado vestido. Meninas eu aprendi uma coisa nesta busca: o vestido ideal existe somente na nossa cabeça. Você pode mandar fazer o vestido que existe na sua cabeça que ainda assim não será igual, sempre irá faltar alguma coisa. Então, a dica que eu dou é: ao experimentar vestidos, vá com a cabeça e o coração abertos. Não descarte um vestido lindo porque ele tem um botão a menos, ou porque a renda não é exatamente aquilo que você sonhou ou porque a alça é meio centímetro mais grossa do que você queria. Materializar o sonho é impossível! Já vi muita gente se surpreenedendo ao abir a cabeça...noivas que sonharam com vestidos sereia e se casaram com um princesa... Se apresente no casamento com aquele vestido que te faça sentir noiva e não com aquele que existe só na sua cabeça.

8 - Determinar a cor das madrinhas e mães, sim ou não?Smiley ups

Não! Gente eu já era super contra a este tipo de coisa por alguns motivos. Primeiro porque é uma imposição, você está escolhendo algo que outra pessoa irá usar. Você sequer sabe se aquela cor combina com a pessoa ou se ela gosta daquela cor. Segundo, é oneroso. Muitas vezes as pessoas terão que despender grande quantidade de dinheiro para investir num vestido que é você quem quer que ela use. Terceiro que, o sonho de ter todo mundo vestido "igual par de jarra" é da noiva e é estranho impor isso aos convidados/madrinhas. Ademais, para não falar que eu sou noiva "do contra" andei pesquisando sobre o assunto. E gente, na boa, esse negócio de colocar as madrinhas de uma mesma cor tem um sentido e é culturamente uma moda norte americana- e que foi desvirtuado pelas brasileiras -. Segundo a historiadora Hanne Blank, as madrinhas tinham a função de afastar os espíritos malignos e pessoas que queriam prejudicar as noivas e por essa razão, elas deveriam se vestir igual a estrela da noite. Outro sentido que as norte-americanas acreditam é que, na Roma antiga, a noiva percorria um longo caminho até a aldeia do seu futuro marido, e claro que ela não ia sozinha, mas acompanhada por um grupo de mulheres que se vestiam de maneira muito parecida para confundir os ladrões. Ou seja, não tem nada a ver com "ficar bonito na foto", "sonhar com todo mundo igual"...tem uma cultura atrás disso, tem um sentido maior que a estética, mas por aqui este sentido sequer é respeitado. Muitas noivas querem as madrinhas vestidas da mesma cor ou até com o mesmo modelo tão somente para aderir a uma modinha fashion, sem nem sequer saber o significado disso. Acho que temos que realizar o nosso sonho, sim, mas respeitar o espaço das outras pessoas e as crenças é fundamental.

9 - Escolha dos padrinhos: tem quantidade?

Gente, esta é outra pergunta que eu vejo muitas fazerem aqui. Gente, calma! Escolher os padrinhos não é e não deve ser um bicho de 7 cabeças! Não tem que ser dramático! Já vi gente com dúvida se colocaria a irmã do noivo, se poderia colocar a tia querida ou aquela amiga de longa data... Então o que eu acho: primeiramente os padrinhos devem ser pessoas queridas para o casal e ai não importa se é a amiga, a tia ou a prima. Segundo que se você tem quatro ou vinte pessoas queridas coloque todas para serem ser seus padrinhos, não existe número mínimo e nem máximo, existem as pessoas que vocês amam e ponto. Outra coisa, os padrinhos são pessoas que aconselham o casal, que são guardiões do amor de vocês então, nada de fazer convites políticos ou chamar fulano porque cicrano também será. Escolham os padrinhos pensando na importância que cada pessoa tem na vida de vocês e não na importância do papel de ser padrinho. Os meus padrinhos, por exemplo, são as minhas tias, minha prima e a minha irmã, pessoas que são importantes na minha vida, independente deste papel de "madrinha" que muita gente dá uma importância exagerada. Eu li um texto sobre o assunto e concordei o tempo inteiro. O papel da madrinha tem muito mais a ver com o papel da pessoa na sua vida do que com a entrada destacada dela no casamento #ficaadica.

10 - Meu casamento será...

O que aprendi neste um ano e meio organizando meu casamento é que o meu casamento será do jeito que quero que seja. E isso não é o jeito que foi o casamento da fulana ou da cicrana. Então meninas, por mais que eu saiba que aqui a gente acaba sendo palpiteira uma do casamento da outra e que vemos coisas de casamento de várias culturas, de vários jeitos e orçamentos, minha dica é: não compare seu casamento com o de ninguém. Você tem um orçamento que a outra pessoa não tem, a outra pessoa gosta de vestido sereia e você curte princesa, a outra noiva irá para Paris na lua de mel e você ficará em casa porque não sobrará grana (e isso também é lindo)... O casamento da outra será um festão de arromba para 1000 convidados enquanto você ficará feliz com seu mini wedding de 50. E está tudo certo! Então, viva cada segundo deste momento, sem comparações...sempre terá o um vestido mais bonito que o seu, um penteado mais estiloso e um lugar mais incrível, o que não significa que o seu não seja nada disso...

E vocês meninas, quais dúvidas tiveram e que serviram de aprendizado? Vamos compartilhar.

36 Respostas

Última atividade por Keytellyn, dia 7 de Janeiro de 2020 às 14:50
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Em relação ao DIY eu discordo em partes, o DIY foi criado exatamente para quem quer economizar, independente se é para casamento ou para coisas de casa. Você pode não ter se dado tão bem e gastado a mesma quantia de comprar um pronto, mas conheço e já fiz muitas coisas DIY que eram metades do valor de algo já pronto. Uma amiga fez o casamento dela para 150 pessoas todo DIY, e gastou cerca de 4mil reais apenas! (por aqui os casamentos costumam sair menos de 20mil).

E em relação a padronizar, gosto não se discute. O natal também tem origem pagã e ninguém sai por aí falando que o natal é feio ou não deve ser comemorado porque a sua origem é adoração ao solstício de inverno que comemora um deus sol.

Fica bonito para foto e hoje em dia a maioria das pessoas que são madrinhas já perguntam se tem uma cor definida, e claro que na hora de escolher você deve pensar em cada uma, se gostam da cor, se ficam legais com ela, se tem condições para alugar o vestido (já vi madrinhas que pegaram vestido emprestados com amigas que tinham vestido daquela cor).

E com a quantidade de padrinhos, existe uma regra de etiqueta que fala que a quantidade de padrinhos deve equivaler a no maximo 8% da quantidade de convidados. (se você tem 200 convidados, pode chamar 8 casais ou 16 pessoas). Mas a maioria não sabe disso e convida quem quer e quantas pessoas quiser.

Seu debate foi ótimo e sei que esclareceu as dúvidas de muitas noivinhas, mas em algumas coisas, como você disse, foram suas experiencias e isso não muda ou interfere nas experiencias de outras meninas.

• Responder
  • B
    Noiva Constante Novembro 2021 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não quis dizer que as pessoas tem importância pelo que vestem, mas sim que se destacam entre os demais convidados. Quanto a ser superficial, eu concordo, não muda em nada e é meio brega, mas eu gosto kkkkk

Fui madrinha no casamento de uma amiga e não vi problema em alugar um vestido da cor que a noiva escolheu, não era uma cor que eu usaria (foi a primeira vez em que usei um vestido daquela cor), mas também não foi um grande problema. Quanto as condições financeiras, não é um problema, na minha cidade você encontra vestidos pra alugar por 100.. 80 reais e são lindos! Se eu soubesse que alguma delas não quer ser madrinha por não ter condições, lógico que não exigiria um padrão, mas o casamento tem um dress code e mesmo sem ser madrinha é difícil ir em um e não gastar dinheiro.

Concluindo, acho que tudo se resume a gosto pessoal de cada casal, o bom senso também deve ser considerado, deixar alguém de fora por não ter condições não combina comigo, quero todos lá e felizes. Conversarei com a minhas madrinhas e decidiremos o melhor para todas. É algo que eu acho legal, mas não é tão importante!

• Responder
  • Amanda
    Super Noiva outubro 2022 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom seu debate, ajuda a esclarecer as dúvidas...

Muito útil, obrigada por compartilhar

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bia,
    Que bom que pude te ajudar. Sempre sou muito criticada por achar isso de impor o que as pessoas irão vestir bem bizarro. Na verdade, eu acho que as pessoas tem importância pra nós não pelo o que vestem, mas por estarem presentes. Eu sempre me questionei se eu deixaria de fora da lista de madrinhas uma pessoa que não tem condições de comprar ou alugar a roupa tão somente por este fato. Acho isso tão superficial. Então, convidei todas as minhas madrinhas e a única exigência que fiz foi que estivessem felizes em nosso dia e que compartilhassem conosco este momento. Uma roupa não pode ser mais importante do que a pessoa. Sim, na foto é lindo e concordo com você, mas jamais exigiria um padrão para quem eu sei que não condições financeiras de se adequar a ele.
    • Responder
  • B
    Noiva Constante Novembro 2021 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei seu debate! Muitas dúvidas/ inseguranças foram se dissolvendo enquanto lia.. Para as mães, não determinarei as cores, mas as madrinhas ainda não sei o que fazer, gosto do padrão, como você disse, pelas fotos e acho que as diferencia dos outros convidados, são as pessoas mais importantes para nós, porem penso no conforto deles, e queria que todos se sentissem a vontade no grande dia! Enfim, tenho tempo pra pensar rsrs

• Responder
  • K
    Noiva Ativa Dezembro 2020 São Paulo
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Achei muito legal tudo o que você falou. Só não concordo com a questão das madrinhas. Eu acho que fica muito mais bonito todas de uma cor só e não ligo para o que isso significa. Acho que o importante é o que está no meu coração. rsrs

• Responder
  • Mônica
    Noiva Ativa Março 2023 São Paulo
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que debate maravilhosooooo!

O ítem 7 sobre o vestido caiu como uma luva para mim! rsrs

É exatamente isso, estou tentando buscar algo que só existe na minha cabeça então toda vez que vou a alguma loja ver vestidos saiu frustrada! rs Smiley sad

Também fiz o convite dos padrinhos e concordo com você, acho que acabei gastando até mais do que poderia ter gasto se tivesse encomendado pronto...

• Responder
  • Kelly
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bacana o seu debate!! Tem muitas noivinmhas com bastante duvidas aqui e debates assim, auxiliam muito! Parabens!

Somente o item 8 ficou, que pareceu que nao foi bem uma dica rs, mais uma opiniao. Pq se a gente for ver tudo no casamento tem uma historia por tras ne, acho que ok se a pessoa quiser padronizar os vestidos de noivas, como ok a pessoa nao padronizar. Isso vai muito do estilo da noiva e do casamento e ta tudo bem =)

Eu particulamente acho lindo padronizar cor hahaha ou paletas de cores, mas cada um com sua opiniao né, o importante é se respeitar Smiley heart

• Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Legal seu ponto de vista em relação ao casamento, curti o debate.

• Responder
  • Viviane
    Noiva Master Dezembro 2021 São Paulo
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Taiana você entendeu errado não está escrito GROSSEIRA e sim GROSSERIA e se você notar é um link do debate que fiz, disse que se tiver interesse é só clicar para ler, pois o debate é parecido com o seu, o debate que fiz há um tempo atrás chama "Sinceridade vs. Grosseria"

E é isso que está escrito no final, interpretou errado.

Eitaa nósss rs, mas se quiser leia, é só clicar lá.

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está no final...me chamou de grosseira rs.... Enfim, não estou aqui para discussoes infundadas. E sim, respeito a opinião de todas, desde que as minhas sejam igualmente respeitadas
    • Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Exatamente Anabel!!!! Smiley winking Smiley winking

• Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate massa! É tudo isso mesmo que a gente aprende.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Abril 2022 Rio de Janeiro
    Anabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O mais curioso é que mesmo sem voce determinar uma cor, ela provavelmente precisará alugar um vestido, ou no minimo pedir emprestado, até porque ninguem tem um vestido longo de madrinha em casa. E quando temos é que ja usamos em alguma outra ocasião e muitas vezes nao queremos repetir.

• Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tudo bem, mas acho que agora você está equivocada...

Não disse que foi grossa, se leu isso me mostra onde, pois não mencionei nada sobre isso.

E está mais errada ainda sobre dizer que se não concorda, não participa, se você respeita todas as opiniões, respeite a que dei, é simples.

Te parabenizei pelo debate, porque realmente gostei, porém achei que o item 8 você falou de uma forma que pareceu que todas que escolhem padronizar fazem isso apenas por estar na moda e isso não concordei, porém comentei, afinal debate aqui é pra isso quem concorda e quem não concorda comentar.

Talvez esteja ai mais uma coisa a se incluir na lista, nem todos vão concordar com o que diz.

Fique bem!

• Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que é primordial, definirmos um orçamento, e ele que vai balizar nossas escolhas, pois pelo meu ponto de vista, nosso casamento tem que traduzir nossa realidade, em forma de sonho, sim! Mas um sonho realista.

Minha principal preocupação no momento, é fazer o planejado e não iniciar a vida a dois com dívidas, pois imagino que isso possa atrapalhar bastante.
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Jéssica, obrigada!!! Se tiver algo a contribuir conte pra gente 😘
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Viviane,
    Se não concorda com um debate basta não participar dele. Em nenhum momento desrespeitei qualquer opinião aqui, muito pelo contrário, vejo que todos os pontos de vista devem ser ditos e respeitados. E sempre convoco as pessoas a falarem. Não acho grosseiria alguma expor um ponto de vista sobre algo.
    • Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Taiana, esclarecedor, expressa sua opinião e pode ajudar a nortear muitas noivinhas que estão iniciando os preparativos para o casamento. Beijos
    • Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim e concordo com você, mas é que no começo está denominado como dicas e duvidas para quem está iniciando a organização!

Estou aqui há um tempo e vejo muitas pessoas com opiniões diferentes e respeito todas, inclusive também abri um debate sobre isso, bem parecido até, questionando que padrinhos não tem obrigação de nada, nem mesmo de aceitar nossas escolhas. Porém nesse debate até menciono que existem inúmeras maneiras de dar nossa opinião sem parecer a única opinião correta.

Inclusive, se houver interesse de uma olhadinha..

Sinceridade vs. Grosseria

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Viviane,
    Entendo e respeito a sua opinião. Obrigada por ela. Tentei fazer um debate sobre os questionamentos que deixam as noivas de cabelo em pé, dando, sim, minha opinião, sobre tais questões.

Não saberia ser tão imparcial a ponto de não opinar sobre as coisas que vejo, que li e estudei. Me desculpe se sentiu ofendida por alguma das minhas palavras, realmente só quis mostrar um ponto de reflexão.
    No meu casamento, não defini nem cores e nem modelos das roupas das madrinhas justamente porque isso pra mim não faz sentido algum e por estar muito mais preocupada com as pessoas que farão parte do cortejo do que com as roupas que elas estarão vestindo. Mas esta é a minha opinião. Como disse no item 10, não devemos comparar as cerimônias porque cada uma segue aquilo que o coração manda
    • Responder
  • Viviane
    Viviane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Primeiramente parabéns pelo debate...

Concordo com quase tudo do que disse, porém o item 8 soou mais como uma imposição de sua opinião do que como dica. Em certos momentos deu a entender que quem opta por colocar as madrinhas iguais (assim como eu optarei) é superficial, como uma pessoa que está apenas seguindo a "modinha".

Não fui pesquisar a cultura por trás disso, pois assim como não sou antenada na "moda do momento", não sou antenada em culturas, apenas procuro aderir aquilo que gosto. E no MEU caso eu acho que fica bem mais bonito na foto todas da mesma cor e apenas por isso eu irei determinar a cor que quero, porém todas as madrinhas tem o direito de rejeitar o papel se não se sentirem confortáveis com minha escolha e jamais perderei amizade por isso.

• Responder
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante seus pontos de vistas e pesquisas. Parabéns!
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada, lindeza! Smiley heart

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahhh que linda!!!

Obrigada 😘
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Já até favoritei, pra caso alguma noivinha novata precise, eu indicar o seu debate como leitura...

Beijocas! Smiley heart

• Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ei, barbara, que bom que gostou!! A ideia foi realmente ajudar, trocar informações e experiências. Bjs
    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Taiana, vc arrasou no debate, mulher!!!

Tópicos súper úteis para quem está iniciando o processo de organização do grande dia, e várias reflexões!!

E realmente: "Não compare o seu casamento com o de ninguém!"... Isso é super importante!!

Parabéns pelas palavras!! Smiley smile

• Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate noivinha!!Smiley love

• Responder
  • Jennyfer
    Super Noiva Dezembro 2021 São Paulo
    Jennyfer ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que top seu debate noivinha, adorei. Parabéns 🥰👏🏻
    • Responder
  • Taiana
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Evani,
    Super respeito seu ponto de vista ... Eu sou muito contra mesmo a isso de determinar as cores e roupas das pessoas. Já falei isso aqui inúmeras vezes. Concordo que isso é algo muito individual. 😀
    Obrigada por seu depoimento. Bjs
    • Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por nada linda! ❤️
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados