Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo

12 coisas que você precisa saber sobre casamento ao ar livre!

Ana, dia 20 de Março de 2017 às 18:23 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 33

Olá Amores! Smiley diamond

Esse debate faz parte do combo que estou criando: Dicas incríveis para o seu Casamento!

Vai casar ao ar livre? Então, fique por dentro de algumas dicas tanto para desfrutar quanto para prevenir imprevistos no seu grande dia. Confira!

O que é mais espetacular do que presenciar um lindo pôr do sol? Sem palavras! O céu azul, as nuvens desenhadas, o arco-íris… O fascínio vai além da paisagem. Não é à toa que o número de noivas que escolhe casar ao ar livre quadruplicou. Estar mais perto da criação divina muda tudo! Todo poeta tem uma inspiração. E, certamente, a natureza é uma fonte infinita.

A natureza é uma bênção sem igual – seja na praia, no campo ou ao pé de uma montanha. Mas nem tudo são flores. Casamento ao ar livre tem vantagens e desvantagens. Uma coisa é certa: é proibido desistir desse sonho por conta dos riscos. Afinal, vale tudo por um grande dia inesquecível. Porém, atenção! Precisamos sempre de planejamento e cautela. E que tal aprender com a experiência de fotógrafos, uma decoradora e algumas noivas? Conheça alguns prós e contras para quem escolhe dizer sim ao ar livre.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre!

Vantagens 1. COMBINA COM (QUASE!) TODOS OS ESTILOS

  • ( x ) vintage
  • ( x ) rústico
  • ( x ) clássico
  • ( x ) boho
  • ( x ) romântico
  • ( x ) moderno

Não há muitas restrições, pois o que faz diferença no ambiente é o tipo de decoração. É possível combinar tanto um mobiliário rústico quanto um mais luxuoso em um casamento ao ar livre, sem prejuízos. O segredo está na arte de integrar os espaços no cenário bucólico. A natureza dá boas vindas à diversidade de estilos. Pode confiar!

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

Para a decoradora Andréa Kapps, casamento ao ar livre dá mais liberdade para os profissionais criarem decorações no estilo home wedding, por exemplo. “Está muito em alta”, afirma.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

A cerimonialista Fernanda Weinen, da Promolter Produções, acredita que o ambiente ao ar livre permite abusar dos coloridos, ser informal e ter mais tempo para aproveitar a festa. “Outra vantagem também é poder ter cantinhos superdescontraídos e românticos”.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

A noiva Ariane Venetillo reforça essa ideia de mais liberdade para decorar. “Fica mais fácil ornamentar um ambiente que já tem uma beleza natural. Você também não precisa gastar tanto com elementos de decoração, muitas vezes caixotes de madeira, fotos e folhagem já deixam o ambiente lindo. Mesmo de noite, só em colocar uma gambiarra já torna o local mágico”, sugere.

2. CLICKS INCRÍVEIS

É quase unanimidade! Fotógrafos são apaixonados pela natureza. Nada melhor do que a luz do dia para dar vida às imagens, ressaltando as cores e a beleza de um cenário campestre ou praiano, por exemplo. “Casar ao ar livre pela manhã ou à tarde garante a vantagem de aproveitar a luz natural, o que nós adoramos. Mas casar ao ar livre não pode ser em qualquer horário. É importante estar atento ao comportamento da luz na época e no local do casamento”, alerta a fotógrafa Marina Lomar.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

DICAS DA FOTÓGRAFA PARA OS NOIVOS

  • Consulte o responsável pelo local, peçam para ver fotos de outros casamentos realizados no mesmo lugar
  • Atentem ao horário e ao mês do casamento e, se possível, peçam orientação ao fotógrafo que vai registrar o grande dia. Essas informações são fundamentais inclusive para o casal decidir o horário da cerimônia no convite, bem como todo o planejamento no dia do casamento
  • Quem vai casar na época em que o horário de verão está em vigor pode marcar a cerimônia para as 18 horas, por exemplo. Já quem vai casar em abril ou maio, se quiser luz natural nas fotos da cerimônia e retratos protocolares, deve começar a cerimônia às 15h30 ou às 16 horas, no máximo

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

3. O MISTERIOSO CONTATO COM A NATUREZA

Dizem que, às vezes, palavras são insuficientes para explicar. Mas vale a tentativa. A natureza tem um poder de contagiar as pessoas. Ela é terapêutica! O diferencial está na capacidade que ela tem de nos surpreender a cada dia com uma paisagem diferente. Segundo a noiva Joanna Gussem, que escolheu casar na praia, dá para sentir na pele a diferença. “O melhor de casar ao ar livre é sentir a energia da natureza se combinando com a das pessoas. Isso foi muito tocante para mim”, relembra.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

4. DE DIA, DE NOITE E EM TODAS ESTAÇÕES

Como já pontuamos, casar de dia rende fotos e vídeos incríveis. Porém, isso não quer dizer que casamentos ao ar livre não combinam o cair da noite. É tão lindo quanto. Quem resiste ao charme de um céu estrelado e uma lua cheia? Mas ATENÇÃO! Segundo Marina Lomar, é fundamental que o local esteja muito bem iluminado. “Pensar em um projeto de iluminação com o decorador não visa apenas deixar o local bonito, mas sim, adequado para o registro de foto e vídeo. Além disso, torna o ambiente propício para os convidados assistirem a cerimônia com conforto”, explica a fotógrafa.

Casamento ao ar livre

Casamento ao ar livre

5. PÔR DO SOL COMO CONVIDADO ESPECIAL

O espetáculo da natureza nos privilegia com alguns episódios de tirar o fôlego. Entre eles, o pôr do sol está no topo da lista. Para quem escolhe casar no fim da tarde, por exemplo, certamente vai aproveitar as transições de cores do dia para a noite. É tão emocionante!

6. DRESS CODE: TRAJES CONFORTÁVEIS

“Com que roupa eu vou?!” Um dos pontos positivos do casamento ao ar livre é que as pessoas ficam mais à vontade, sem aquela formalidade de um casamento tradicional. A natureza pede roupas mais leves e, dependendo da estação, mais frescas. Estamos falando de noivos e convidados, certo?! As noivas podem apostar em vestidos mais despojados e fluidos, enquanto os noivos podem dispensar ternos ou smokings. Mas não é regra!

12 coisas que você precisa saber sobre casamento ao ar livre! 1 12 coisas que você precisa saber sobre casamento ao ar livre! 2 Desvantagens 1. PESADELO DA CHUVA

Chuva no dia do casamento é um dos principais fantasmas que assombram as noivas – especialmente na véspera. Okay! A gente compreende. Para as noivas que escolherem um casamento ao ar livre, campestre, no fim de tarde, é (literalmente!) indispensável ter um plano B. Dedos cruzados e plantão nos sites de meteorologia. Mas, se ainda assim chover, não se afogue em lágrimas! Faça chuva ou faça sol, o seu grande dia será lindo e inesquecível.

12 coisas que você precisa saber sobre casamento ao ar livre! 3

O fotógrafo Giovani Garcia abriu o jogo pra gente. “A chuva sempre foi um motivo de rugas para as noivas. Como moro em Petrópolis as chances de chover sempre são enormes. Eu estive analisando que se a festa não for externa, o único problema é o incomodo de se mover. Logo, não iria interferir no casamento em si”, opina ele, que já trabalhou em dias chuvosos tanto em regiões de praia quando na Serra. Ambos renderam lindas e divertidas fotos.

madrinhas-com-noiva-em-buzios-casamento-

2. FANTASMA DA VENTANIA

Esse é outro pavor das noivas praianas. Afinal, ninguém quer sair descabelada nas fotos. E, dependendo da meteorologia, os ventos se acentuam à beira-mar de repente. Isso é um risco! “Se ventar muito pode atrapalhar por uma série de fatores. Itens da decoração podem voar, os cabelos desarrumam em minutos e os convidados podem sentir um frio excessivo”, exemplifica Mariana.

noivos-casamento-ao-ar-livre-foto-marina 3. VERÃO 40 GRAUS

Calor e suor são sinônimos de verão. Para quem escolher casar entre dezembro e março, preste bem atenção no horário escolhido. O sol de meio-dia pode ser cruel nos estados do Sudeste. No Nordeste nem se fala! É aconselhável optar pelo fim da tarde, pois o clima está mais agradável e evita que os convidados fiquem “pingando”, agitados e inquietos. “Apesar das pessoas sempre se preocuparem com a chuva, o sol e o calor também são pontos negativos em um casamento ao ar livre. Os casamentos são realizados cedo e os convidados ficam aguardando muito tempo debaixo do sol. Quando há toldo transparente ou de vidro piora a situação. Eles são colocados para casos de chuva, mas tornam o calor insuportável. É importante neste caso fornecer leques e água, por exemplo”, pontua Ariane.

casamento-ao-ar-livre-foto-demetrius-bor

PLANEJAMENTO

Para Marina Lomar, independentemente do clima ou da estação, não se pode deixar de pensar no conforto do ambiente. “A meu ver, tirando o fator chuva ou calor intenso em algumas épocas do ano, a única desvantagem de casar ao ar livre só acontece quando não há planejamento adequado, quando não se pensa no conforto dos noivos e dos convidados e naquilo que vai ficar depois que a festa terminar: as imagens. Temos que pensar nas fotos e no vídeo que vamos querer mostrar para os filhos e netos. E por isso é fundamental pedir a opinião dos profissionais responsáveis pelo registro do casamento”, orienta.

casamento-ao-ar-livre-foto-marina-lomar- 4. PARA OS DIAS DE INVERNO…

Dizem que as pessoas ficam mais elegantes no verão, vestindo-se com acessórios mais estilosos – como cachecol, toca, meia-calça. Faz sentido! Porém, algumas mulheres sentem mais dificuldade de encontrar roupas sociais de inverno para casamento. Casaco nem sempre combina com vestido longo, por exemplo. Então, o fator “frio” pode ser inconveniente – tanto para a noiva quanto para os convidados. Dependendo da região do Brasil, é melhor fazer a cerimônia num local fechado e aquecido.

trash-the-dress-casamento-sofisticado-Fo

5. CONVIDADOS MINÚSCULOS E INCONVENIENTES

Mosquitos, abelhas, formigas e todo o grupo de insetos podem nos tirar do sério. Tudo bem que podemos – sim! – encontrar meios de evitar que eles fiquem por perto. O ideal é pensar em alternativa para afastá-los. Veja algumas dicas:

  • Distribua pequenos frascos de repelentes ou leques
  • Verifique se tem alguma colmeia em uma árvore próxima ao local da cerimônia – ou locais mais altos. Se tiver, peça que o responsável pelo ambiente tome devidas providências. Assim, ninguém corre riscos
  • Peça para que a equipe de decoração fique atenta aos formigueiros camuflados na grama

acessorios-para-a-cerimonia-casamento-na Ideias-Criativas-para-Casamento-na-praia6. LIMITAÇÕES BUROCRÁTICAS

Existem algumas barreiras para casamentos realizados fora da igreja. Listamos três principais:

  • Se o celebrante for um padre ou um bispo da igreja católica, muitas vezes ele pode não querer realizar a cerimônia em outro local
  • Alguns sítios tem restrições de horários, já que o casamento geralmente começa mais cedo
  • Se, por acaso, os noivos decidirem casar durante a semana e mais cedo, grande parte dos convidados não conseguirão ir – por motivos de trabalho, trânsito e logística

casamento-rustico-fotos-valery-garnica-h

Beijos, e até a próxima! Fonte: Inesquecível Casamento

33 Respostas

Última atividade por Raphaela, dia 22 de outubro de 2018 às 14:48
  • Raphaela
    Noiva Ativa Maio 2024 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Março 2023 Paraná
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero casar ao ar livre, meu sonho.. espero casar no mês de Abril..

    • Responder
  • Ane Luiza
    Noiva Master Novembro 2018 Bahia
    Ane Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso em outubro e escolhi um sitio com cobertura fixa. Peço muito a Deus que não chova no dia mas se chover, o local oferece estrutura
    • Responder
  • Marizélia
    Noiva Constante Abril 2018 Minas Gerais
    Marizélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Me caso daqui a 13 dias e hoje comecei a ficar com medo de chover.
    O debate ficou ótimo.
    Me fez pensar em alguns detalhes que não estava pensando.
    • Responder
  • Leidiane
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Santa Catarina
    Leidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou casar em Dezembro.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Novata Abril 2019 Santa Catarina
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que mês vai casar Leidiane?
    • Responder
  • Leidiane
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Santa Catarina
    Leidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Será em Joinville, Santa Catarina. No Espaço Live Eventos.
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva Ativa Maio 2019 São Paulo
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aonde será noivinha ? Estou a procura do Espaço ainda
    • Responder
  • Leidiane
    Noiva Ativa Dezembro 2018 Santa Catarina
    Leidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu será ao ar livre no fim da tarde...

    Muitas árvores, por do sol... muito amor!!!

    • Responder
  • Natasha
    Super Noiva Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu será ao ar livre, no Nosso Celeiro (RJ)

    • Responder
  • Andreza
    Super Noiva Agosto 2018 Paraíba
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu casamento a cerimônia será na igreja mas a festa ao ar livre eu to com muito medo de chover kk
    • Responder
  • Jamile
    Noiva Esperta Julho 2018 Bahia
    Jamile ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o debate, amei as dicas. 😍😍
    • Responder
  • Kamila
    Noiva Constante Abril 2020 São Paulo
    Kamila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não sabia que tendas de vidro e plastico aquecia mais o ambiente, ela seria meu plano B pra se acaso chovesse . Sera que corro riscos se espalhar ventiladores no local ? Sera também que prejudica a decoração ?

    • Responder
  • Samara
    Noiva Ativa Setembro 2018 Paraíba
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quero o casamento ao ar livre, mas pense no medo de chover no dia... Smiley xd

    • Responder
  • Jéssica
    Super Noiva outubro 2017 Espírito Santo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Medo de chuvaaaaaaa. Mas se chover terei que releva e não estressar.


    • Responder
  • Talita
    Noiva Ativa Novembro 2018 São Paulo
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Estou com medo de estar muitoo frioo e chovendoooo

    • Responder
  • Adilan Rocha e Lais Fatel
    Super Noiva Novembro 2019 Bahia
    Adilan Rocha e Lais Fatel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate, ajudou muito !!


    • Responder
  • I
    Top das Noivas Janeiro 2019 Rio de Janeiro
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Lindo debate!!!!

    • Responder
  • Nathally
    Noiva Esperta Março 2018 Rio de Janeiro
    Nathally ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como caso no começo de março, minha preocupação é tanto chuva quanto calor. A cerimônia vai ser no gramado do sítio, mas pelo menos tem um salão para a recepção, q pode servir de plano B. Oremos pra n chover pelo menos na h da cerimônia. Kkk e o horário, pelo visto vai ter q ser depois das 15h... até pq eu mesma passo mal com sol na minha cabeça. Ótimo debate! Ao ar livre é divino pra mim! Tenho mais liberdade, me sinto alegre com o contato mais direto com a natureza.

    • Responder
  • Kaise
    Noiva Esperta Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Kaise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Medão da chuva...

    • Responder
  • Anna
    Noiva VIP Abril 2017 Goiás
    Anna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Esse me apavorou um pouco: 1. PESADELO DA CHUVA

    Mais o dia amanheceu lindo, a previsão era de chuva. Exatamente quando encerrou a cerimonia começou a cair um chuvisco, bem leve e fininho, mas logo passou e não choveu mais, até hoje kkkkkk

    • Responder
  • Cahevicttor
    Top das Noivas Junho 2017 São Paulo
    Cahevicttor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casamento ao ar livre é incriveeel, e é pra quem tem muita fé haha

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amém, lindona! É meu sonho também Smiley heart

    • Responder
  • Josi
    Noiva Principiante Dezembro 2019 Bahia
    Josi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu sonho é casar ao ar livre. Com fe em Deus irei!
    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Novembro 2024 Minas Gerais
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por nada beijos
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa, muito obrigada mesmo! Beijinhos! Smiley heartSmiley love

    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Novembro 2024 Minas Gerais
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Smiley heart Smiley cake Smiley diamond Vai brilhar ainda mais.
    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai, que chato Estela! Realmente, plano B sempre deve existir, ainda mais relacionado a casamentos ao ar livre, né?! O meu, com sol ou com chuva, terá uma tenda. Nunca se sabe né?

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Mi! Smiley heart

    • Responder
  • A
    Noiva Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade, Lari haha Smiley heart

    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Planejei meu casamento ao ar livre mas choveu no dia 🙁 Acabou sendo dentro do salão, teve plano B, precisa ter sempre!
    • Responder
  • M
    Noiva Esperta Novembro 2024 Minas Gerais
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei as dicas.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas