Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bárbara
Noiva Master Novembro 2016 Minas Gerais

12 erros comuns na organização do casamento

Bárbara, dia 1 de Julho de 2016 às 10:37 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21

Bom dia comunidade!!

Smiley heart

Agora vamos falar de uns erros que podemos cometer na organização do casamento..

Bora lá!?

Bora lá!?

*

1. Não ter uma assessoria/cerimonial

A gente costuma achar que consegue fazer tudo sozinha (sei como é, mulher tem essa síndrome de ser mulher maravilha) e que alguém (uma tia, uma irmã, uma madrinha) vai dar uma força na organização, vai colaborar lá na hora do cortejo e que isso já é suficiente.

Não, gente! Assessoria não se resume a organizar o cortejo e arrumar o véu da noiva na entrada. Também não serve só para fazer pesquisas para o casal.

O papel da assessoria vai muito além e com uma boa assessoria é pouco provável que um casal comenta qualquer um dos erros que descrevi aqui nesse post. Não abra mão de ter uma (e boa!).

Muito cuidado porque esse erro é bem comum e costuma deixar muita gente arrependida depois! Não dá pra organizar um casamento sozinha, a menos que seja um jantarzinho pra cinco pessoas. Caso contrário, você precisa de um cerimonial!

dhdhg

Frufru.png?ce9438

2. Sair comentando com todo mundo sobre o casamento

Eu sei que a gente fica super empolgada e quer sair contando para todo mundo sobre o casamento! Alguém comenta que o tempo está chuvoso e a gente logo engata: “Nossa, será que vai chover no dia do meu casamento?”. Tudo é motivo para gente voltar o assunto pro tema que a gente mais ama. É ou não é?

E qual o problema disso? Quando a gente começa a compartilhar as coisas do casamento com as pessoas, essas mesmas pessoas, automaticamente já imaginam que serão convidadas! E aí na hora em que você estiver passando aperto pra conseguir incluir todo mundo na sua lista vai se arrepender de ter feito esses comentários despretensiosos.

Isso é inevitável, gente. Se você fica horas comentando com alguém sobre os detalhes, compartilhando suas decisões e preocupações, essa pessoa (ou essas, no plural) se sente participando do processo e acredita que será convidada! E vamos combinar que não é culpa dela acreditar nisso, né? Todo mundo pensaria assim.

Então pare de comentar com as pessoas que não fazem parte do seu círculo íntimo de amizades (só comente com aquelas que tem certeza que vai convidar). E mesmo assim, cuidado!

gjgjgjgjj

Frufru.png?ce9438

3. Ouvir palpites demais

Um outro problema (chato pra caramba) é a quantidade de palpites que você começa a ouvir quando começa a comentar sobre o casamento com as pessoas. Todo mundo se sente no direito de dar opinião, de contar um caso (em geral trágico e que dá um medo danado na gente), de sugerir…

E o problema disso é que o contexto de cada pessoa é muito diferente. Aquela sua amiga solteira convicta que não acredita em casamento vai te dar que tipo de conselho? E aquela outra que se casou mês passado (e por isso se acha a mais experiente no assunto) mas que tinha um outro orçamento, um outro sonho, uma outra quantidade de convidados, outras preferências, outro gosto e por aí vai… Casamento não se compara!

Ainda mais hoje em dia em que os casamentos são muito particulares, com muita identidade. Evite ouvir palpites demais (palpites são diferentes de sugestões), isso vai te confundir e te deixar paranóica.

ffffffff

Frufru.png?ce9438

4. Não cumprir o cronograma

O cronograma que a sua assessora faz para você não é só para organizar seu tempo. Não é só para dividir as tarefas entre os meses.

Cada “tarefa” tem razão de estar naquele período porque cada tipo de fornecedor e serviço tem suas peculiaridades. Se você não definir seu fotógrafo, por exemplo, com antecedência, corre grande risco de ficar sem ( ou de ter que pedir pro seu tio levar a câmera dele), porque fotógrafos só atendem um casal por dia e se você não contratá-lo com antecedência, pode perder a data pra outro casal. Mas já outros itens podem ser fechados nos meses mais próximos ao casamento, como por exemplo, as forminhas dos doces.

Ou seja, para cada detalhe, para cada item, há um momento ideal nos meses que antecedem seu casamento, para serem pesquisados. É importante não se atropelar e como dizia minha mãe: não passar o carro na frente dos bois.

Ah, sem falar que esse cronograma leva em conta o orçamento de vocês para que consigam pagar tudo de forma mais leve, durante todo o período de organização.

Isso vai ajudar para que faltando um ou dois meses para o casamento vocês consigam estar com praticamente tudo resolvido, só curtindo e cuidado dos detalhes gostosos. É o momento cereja do bolo! Fico muito triste quando vejo noivas e noivos se descabelando nessa etapa final e se estressando num momento que era pra ser de tranquilidade e expectativa boa.

Eu sei que o mundo não pára para que você organize seu casamento e por isso mesmo é importante que você siga o cronograma e seja organizada nessa fase.

Frufru.png?ce9438

5. Deixar o noivo de fora

Eu sei que muitos noivos até preferem esse papel de coadjuvantes na organização do casamento. E sei que muitas noivas também!

Ouço muitas mulheres dizendo que preferem que eles fiquem mais “quietinhos”e que deixem o poder de decisão na mão delas.

Na minha opinião, isso não é muito legal. Se a ideia é se CASAR, construir um casamento para os dois, eu realmente acho que ambos tem que participar.

Não estou dizendo que vocês tem que fazer tudo juntos, ou que as tarefas tenham que ser divididas meio a meio. Ele pode cuidar só do que mais gosta e você também, você pode acabar cuidando de mais coisas que ele… Até porque muitas vezes um tem mais tempo que o outro, ou gosta mais de organizar eventos do que o outro. Não tem problema e não importa. O que é fundamental é que ambos estejam envolvidos.

O que não dá é para o noivo ser coadjuvante. Quando o casamento é preparado a dois, o sabor final é infinitamente mais gostoso.

E se o seu noivo é do tipo: “pode fazer tudo sozinha que eu não ligo”, use todo seu charme feminino pra trazer ele pra perto e mostrar como será bacana se ele se envolver nesse momento.

hfhfhfhf

Frufru.png?ce9438

6. Brigar com o noivo e/ou familiares

Esse é tão frequente… Infelizmente!

Noivos brigando entre si, filhos com pais, genros e noras com sogros… Vemos de tudo, né?

Por favor, gente! Isso não pode acontecer!… O casamento é um evento familiar e a primeira regra deveria ser: viva os preparativos em harmonia com toda a sua família e com a família do noivo.

Nada que envolva os preparativos do casamento pode ser motivo pra briga (nem a lista de convidados!).

Essa “meta’ tem que estar o tempo todo na cabeça de vocês. O objetivo é casar, é conciliar, é estarem todos juntos, preparando juntos aquele momento. E não desfazer laços, destruir, afastar…

noivo

Frufru.png?ce9438

7. Se levar pelo modismo ou pela tradição

Vejo muitas mulheres se empolgando com coisas que ‘estão na moda’ (sim, existe isso no mundo dos casamentos também!). Volta e meia surgem novidades para serem feitas/usadas no casamento e que somem depois de algum tempo. E é muito comum a mulherada se empolgar com essas coisas.

Por outro lado vejo noivas se apegando ao que é tradicional, só porque é tradicional, ou seja, pelo medo de errar. E o tradicional é um perigo porque junto dele vem o “tem que ter”. Casamento tem que ter véu. Casamento tem que ter festa. Casamento tem que ter isso ou aquilo. E isso não cabe mais nos dias de hoje, né?

Não que brincar com as coisas da moda seja ruim ou que ser tradicional também seja. Não é isso.

O que eu quero dizer é que o bacana do casamento hoje em dia é que ele tem personalidade. Você pode (e deve) fazer um casamento que seja a sua cara. Faça um trabalho de introspecção e entenda com clareza quem são vocês, o que esperam desse evento, para saber que tipo de casamento realmente tem a cara de vocês.

No final pode até ser que vocês optem por um casamento super tradicional. Não tem problema nenhum! Vai ser lindo porque vai ser a cara de vocês. O que não vale é ir na onda sem prestar atenção nas escolhas que estão fazendo.

Frufru.png?ce9438

8. Não estipular um orçamento inicial

Esse é clássico!

Eu sei que é complicado porque quando a gente começa a preparar o casamento não tem ideia nenhuma de quanto custa cada um dos diversos itens que terá que contratar!

Mas é bacana já de cara vocês chegarem a um consenso de quanto pretendem investir na realização desse sonho. Gastar dinheiro é muito fácil, e quando o casal não estipula um limite é comum gastar muito além do necessário.

Tem um milhão de coisinhas legais e fofas (mas que custam R&dollarSmiley winking que a gente fica com vontade de incluir no casamento. Se você não tiver um limite, vai embarcar nelas sem perceber e pode ter um grande rombo no orçamento. Já pensou começar a vida a dois cheio de dívidas? Melhor não, né?

sem dinheiro

Frufru.png?ce9438

9. Querer economizar demais

Essa é o oposto do item anterior: querer economizar em tudo! Exatamente pelo pânico que a gente tem de acabar gastando uma fortuna no casamento muita gente acaba metendo os pés pelas mãos. Economizar é ótimo, mas tem que ser no lugar certo!

Já vi pessoas contratando profissionais desqualificados, sem experiência e se arrependendo lá na frente. Aqui na comunidade já vi várias dicas de como economizar, porque não é simplesmente contratando o serviço/profissional mais barato que você encontrar não! Economizar é uma arte, tem que saber fazer as escolhas certas (olha aí o cerimonial/assessoria de novo que é fundamental e sabe muito bem como te ajudar a fazer isso).

fgdgdggddg

Frufru.png?ce9438

10. Achar que tudo vai ser perfeito

Erro bem comum entre as noivas perfeccionistas. Elas cuidam com tanto cuidado e planejam com tanto carinho que acreditam piamente que nada vai dar errado. A daminha de um aninho vai entrar sorrindo e feliz, o celebrante vai dizer as palavras exatas que eles querem ouvir, os convidados vão se emocionar, o noivo vai chorar quando ela entrar, a temperatura vai estar amena, ninguém vai se embebedar e por aí vai…

Gente… um casamento tem aí uma contratação média de 10 a 30 fornecedores. Cada um deles executando um serviço diferente e com mais vários fornecedores por trás. Ou seja, são mais de 100 pessoas trabalhando para tudo dar certo. Isso sem contar os seus convidados. É muita gente (leia-seseres humanos) envolvida. Pessoas falham, erram, não tem jeito. Erros maiores ou menores. Dignos de atenção ( e estresse) ou não. Mas haverão erros.

O que fazer então? Certifique-se de ter feito o seu melhor. Contratado profissionais sérios, envolvidos em fazer seu melhor, que saibam lidar com situações inusitadas e diversas. E se entregue ao acaso. Porque erros virão, mas boas surpresas também!

É o dia do seu casamento, hora de ser feliz e de se preocupar somente com o que importa!

Frufru.png?ce9438

11. Não se precaver

E ainda nessa onda do item anterior de se cercar ao máximo para que tudo dê certo: seja prevenida!

Leia com cautela os contratos, anexe fotos a eles (no caso de uma decoração, por exemplo), faça teste de cabelo e penteado, experimente o vestido, conheça a fundo o trabalho de cada um dos seus fornecedores, peça indicações e pesquise muito antes de fechar cada contrato… Essas coisas dão trabalho e são meio chatinhas mas vão te evitar dores de cabeça no dia mais feliz da sua vida!

Frufru.png?ce9438

12. Não se resguardar

Tenha plano B para tudo! A gente não quer que chova, mas se chover, que você tenha um plano B na manga. Se acabar a energia, que você tenha um gerador. Ou seja, pense no que pode dar errado para ter opções e não precisar entrar em pânico no dia do seu casamento!!!

**

Então é isso galerinha.. de olho ai nas dicas!

Beeijos no Smiley heart

21 Respostas

Última atividade por Luciane, dia 14 de Julho de 2020 às 10:08
  • Luciane
    Noiva Esperta Abril 2022 Rio Grande do Sul
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É ótimo ler essas prevenções!
    • Responder
  • Bruna
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas.

    As que mais vemos são as novas que estipulam um orçamento e as que querem economizar em tudo.

    Já sofri com os palpiteiros de plantão e isso custou quase meu relacionamento, por este motivo não fico comentando com mais ninguém como quero, quanto quero pagar, e o porquê,...

    Smiley ring
    • Responder
  • T
    Noiva Esperta Novembro 2020 São Paulo
    Thaysa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É muito bom. Obrigado noivinha !! Smiley flower
    • Responder
  • Eliude
    Noiva Constante Julho 2017 Pernambuco
    Eliude ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom kkkkk, pior q a gente acaba fazendo isso muitas vezes!
    • Responder
  • A
    Noiva Master Maio 2017 Pará
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ameeeeei o debate! Parabens!
    • Responder
  • Carol
    Noiva Esperta Junho 2019 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas preciosas
    • Responder
  • Paty
    Super Noiva Março 2017 São Paulo
    Paty ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dicas muito bem guardadas !!!!! Rsrs
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Abril 2017 Distrito Federal
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, e essa parte da fotografia e maquiagem? Chorei. kkkk

    • Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou abrir um debate com os TT's e gerar polêmicas hahahah

    • Responder
  • Nathália
    Noiva VIP Maio 2017 Rio de Janeiro
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimas dicas e muito pertinentes!!!

    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Enlouquecida é pouco hahahah.

    As vezes até pulo o debate, pq é simples: se tu der uma pesquisada sobre o assunto tu vai ver um milhão de outros debates perguntando a mesma coisa. Maaaas.... rsrs.

    Ctrl C + Ctrl V no 'pro dia é essencial, gente!'.

    TT #CerimonialParaODiaÉEssencial ♥

    • Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito!! Todos os dias vemos debates sobre essas coisas e percebemos como é importante focar nas coisas essenciais e não fazer desse período gostoso uma guerra.

    Vamos nos atentar a dicas boas como essa e esperar pelo dia mais tranquilas e felizes.

    • Responder
  • C
    Top das Noivas Abril 2017 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Faço das suas palavras as minhas. Vejo todos os dias aqui as perguntas sobre os modismos e achar que tudo é obrigatório que dá uma enlouquecida.

    E o cerimonial, to quase copiando e colando 'pro dia é essencial, gente!'.

    • Responder
  • Glauce
    Noiva Ativa Julho 2017 São Paulo
    Glauce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei! Dicas preciosas! Vou parar de falar do meu casamento pq quero reduzir a lista. Kkk
    • Responder
  • Aline Cavalcanti
    Noiva Master Julho 2017 São Paulo
    Aline Cavalcanti ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Otimas dicas Smiley winking

    • Responder
  • B
    Noiva Master Maio 2017 Minas Gerais
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Banho de água fria hein kkkkk ameiiii o debate, pertinente, importante e super atual!!! Arrasoou noivinhaaa!!!

    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    MUUUUUUITOOOO BOM!!!!

    Eu senti na pele o tal do "o barato sai caro", mas graças a Deus deu tempo de mudar.

    Concordo com tudo! Perfeito o debate!!!

    O que mais vejo é noiva aqui na comunidade perguntando: "CERIMONIAL É IMPORTANTE??" e "ISSO É OBRIGATÓRIO??". Tipo... TODO DIA !!!!

    Cerimonial É IMPORTANTE! Economize no livro de assinaturas, no arroz, nas lágrimas de alegria e em tanto DIY mas NÃO abra mão do cerimonial (não precisa ser assessoria completa de 4 mil Reais, mas tem cerimonial pro dia suuuuper em conta, já vi de 500,00...dá pra pagar parceladinho e garantir uma organização legal!).

    Modismo: muuuuita coisinha na moda. A noiva novata fica perdida se é moda ou se é algo importante. O importante mesmo: um casamento feliz, parentes em harmonia, noivos felizes, cerimonial para organizar, comida boa e farta, bebida geladinha, fotógrafo BOM... estão deixando pra lá e focando nas coisas que não são prioridades, que são mais superficiais. Vejo isso todo dia aqui.

    Excelente! Adorei mesmo! ♥

    • Responder
  • Gabriele
    Noiva Curiosa Maio 2017 Rio de Janeiro
    Gabriele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei esse debate.Muito ótimo.
    • Responder
  • Marcia
    Noiva VIP Julho 2016 Distrito Federal
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa debate nota 10 muito bom !!!!

    • Responder
  • Aline & Yohan
    Noiva Master Setembro 2017 São Paulo
    Aline & Yohan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei o debate Báh!

    • Responder
  • Natasha
    Top das Noivas Dezembro 2016 São Paulo
    Natasha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ameiiii Báaaaa... e concordo com tudo!!!

    Principalmente eu sair contando para todos sobre o casamento. Inveja vem de onde menos esperamos... E boca fechada não entra mosquito!!!

    E, claro, JAMAIS, deixar o noivo fora dos preparativos.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas