Saltar para o conteúdo principal
Gabriela
Admin São Paulo

25 Dicas de noivas para lidar com a ansiedade antes do casamento

Gabriela, dia 6 de Abril de 2022 às 06:29 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 7 9
Guardado
Responder

Olá, Comunidade! Smiley love

Além da alegria, animação e emoção, outro sentimento que tem presença garantida entre os noivos e noivas é a ansiedade!


Perguntamos às noivas Destacadas da nossa Comunidade como elas estão lidando ou como lidaram com esse sentimento.

Separamos várias dicas dadas por elas, que são especialistas no tema, para ajudar todos os noivos e noivas que andam fazendo de tudo para evitar esse sentimento!


25 Dicas de noivas para lidar com a ansiedade antes do casamento 1

1. Sugiro fazer algo que gosta para ocupar a cabeça, como dançar, ler, ouvir música, conversar com as amigas, dar uma caminhada no parque... (Kelly)

2. Algo que tem me ajudado bastante, é o exercício físico! (Danielle)

3. Ansiedade realmente é algo sério. Nao só na organização de casamento, precisamos de equilíbrio na vida, e a ansiedade pode atrapalhar muito. Pra mim, o que funciona bem é fazer acupuntura, terapia (bem importante!) e algo que eu goste que no caso era dançar Zumba! As aulas eram leves e divertidas, fazer exercício físico ajuda muito na ansiedade.. (Débora)

4. Lembre-se de que tudo passa. (Janice)

  • 5. Não sofra por aquilo que nem sequer aconteceu ainda. Saiba dar tempo ao tempo. Podemos estar a estressar ou a sofrer por algo que depois de alguns dias, ou meses, já está resolvido, já passou. (Janice)

  • 6. Lembre-se: Não somos todo mundo (Pois é, aquela frase clássica da mãe serve para aqui também kkk)! Você não é todo mundo. No universo do casamento, cada noivo ou noiva tem a sua realidade. Sonhar não tira pedaço, mas se queremos que as coisas saiam de forma especial, temos de saber estar com os pés no chão. Só assim conseguimos impor limites, estabelecer prioridades e fazer com que as coisas aconteçam com cabeça, tronco e membro. (Janice)

  • 7. Tire pelo menos um dia da semana para não pensar em casamento, só para espairecer a mente, relaxar. Um dia para si. (Janice)

8. Distribua a carga com pessoas que te entendam! - Nada como desabafar e aliviar um pouco da pressão através de uma boa conversa com pessoas que realmente se importam e não julgarão algo "fútil. (Vanessa)

9. Procure terapia - Nesse período é normal que até a pessoa mais centrada e tranquila tenha mudanças de comportamento. Então, a terapia ajudará muito a focar no que é preciso e importante, mas sem deixar de cuidar da cabeça. (Vanessa)

10. Mude o foco - Tente separar momentos na semana para fazer coisas que não tenham nada a ver com o casamento. Invista em um curso, exercícios, trabalho, meditação... (Vanessa)

11. A ansiedade é algo que, em pequenas doses, é gostosa. No entanto, como tudo na vida, se vier em excesso fará mal. Quando iniciei os preparativos para o casamento entendi que precisaria de três coisas para barrar um pouco a ansiedade: planejamento, organização e uma válvula de escape.

O planejamento me ajuda a ver o que vai acontecer e, com ajuda da organização, a me programar para os passos que faremos em todos os sentidos: marcar datas, fornecedores, pagamentos.

A válvula de escape é o que tira sua cabeça dos problemas e irritações que o planejamento do seu grande dia trará. Eu escolhi fazer academia e melhorar minha alimentação, então vou na academia e faço 1h de exercícios de segunda a sexta, evito comer açúcar e capricho na salada. Levo a máxima, corpo são, mente sã. (Bruna)

12. Mantenha a rotina anti-estresse de sempre: atividade física regular e meditação. No meu caso, sou budista, e a meditação é parte da minha prática espiritual e, pra mim, é o melhor remédio de todos para a ansiedade. Além disso faço corrida de rua 3x por semana, o que é ótimo pra fazer o sangue circular e esquecer de qualquer problema! (Luciana)

13. Quando fico muito angustiada com algo do casamento, procuro desconectar um pouco do tema e focar em outra coisa: mexer em outras burocracias da vida que ficam pendentes por causa do casamento, trabalho, mexer no jardim, cuidar dos cachorros... (Luciana)

14. Venha aqui na Comunidade abrir o coração e buscar apoio, também ajuda bastante! (Luciana)

15. Sem dúvidas, a terapia é de longe a melhor escolha (se possível, claro). Eu faço terapia uma vez por semana e acho essencial para qualquer pessoa. Minha melhor decisão, sem dúvidas! (Letícia)

16. Determine dias e horários para organizar os preparativos do casamento, sempre reservando um tempo para o lazer e autocuidado! 🤍(Letícia)

17. Tente relaxar o máximo possível! Saia com as amigas ou até mesmo sozinha para um parque, andar de bicicleta, fazer um piquenique e proiba o assunto casamento na rodinha. Ou até mesmo uma noite do pijama com as amigas mais íntimas. Tenha fé e confie em todo trabalho que fez durante a organização do grande dia. JÁ DEU TUDO CERTO!! (Bruna Michele)

18. Faça terapia se puder $! (Mayara)

19. Encontre coisas que te fazem ficar mais calmas. Vou falar algumas que eu utilizo: tomar banho mais geladinho, ouvir música, caminhar, ler, assistir filme/série, brincar com meus gatinhos, ligar para uma amiga.. entre coisas do tipo. (Mayara)

20. Organize-se! Quando você tem um cronograma organizado, consegue passar pelas etapas com calma e evita deixar para a última hora, assim diminuindo a ansiedade de cada etapa. (Mayara)

21. Mantenha o foco! Foque suas energias em todas as àreas da sua vida e não só no casamento! Mude de assunto, pense e faça outras coisas. Isso ajuda muito!! (Mayara)

22. Uma coisa que deu super certo comigo foi parar de falar tanto sobre o casamento. No início, onde eu ia e fosse com quem eu me encontrava, queria falar sobre a preparação. Percebi que isso me deixava muito ansiosa, porque eu estava com casamento na cabeça 100% do meu dia. Quando eu abstraí, diminuiu muito a ansiedade. Estou menos ansiosa agora, faltando menos de 7 meses para o Dia C, do que lá no início, faltando quase 2 anos.(Alini)

23. Tenha uma boa assessora e um bom checklist para visualizar que as coisas estão indo como devem ajuda a reduzir a ansiedade! (Giovana)

24. Lembre-se de que tudo passa! Inclusive essa fase e os sentimentos desafiantes que vêm com ela um dia vão ficar mais tranquilos! Há uma razão para o casal ter decidido se casar, e isso precisa ser o foco e o essencial. As outras coisas podem parecer importantes, mas no final nada disso é essencial, o centro é o amor!! (Giovana)

25. Aqui eu lido com a ansiedade de duas maneiras: terapia e exercício físico. Acho que todo mundo devia fazer terapia e cuidar da saúde mental da mesma forma que cuida do resto da saúde, indo à consulta periódica. Faço terapia há mais de 4 anos e muitas situações que achava bobagem aprendi a lidar e entender que aqui, sim, me afetava. Sobre o exercício, durante uma hora todos os dias eu faço por mim o que ninguém mais pode fazer, seja caminhada, corrida ou outra atividade. Principalmente para quem tem ansiedade, a endorfina ajuda a equilibrar. (Anna Claudia)


Gostaram das dicas?

Deixe nos comentários mais sugestões e ideias para vencer a ansiedade antes do Dia C e conte se já segue alguma dessas!

E VOTE na nossa enquete: Você se considera um@ noiv@ ansios@?

9 Respostas

Última atividade por Raissa, dia 11 de Agosto de 2022 às 06:59
  • Raissa
    Noiva Novata Agosto 2024 Rio Grande do Norte
    Raissa ·
    • Denunciar
    Amei essas dicas, vai me ajudar muito
    • Responder
  • Clara
    Noiva Curiosa Maio 2024 Rio de Janeiro
    Clara ·
    • Denunciar
    Preciso focar mmmt mais nas dicas 16 e 22
    • Responder
  • Katarina
    Noiva Ativa Janeiro 2023 Alagoas
    Katarina ·
    • Denunciar
    Eu procuro fazer uma atividade física e focar em outras coisas. Uma leitura, uma dança, estudar e aí vai passando os dias e nem percebo.
    • Responder
  • Ada
    Noiva Constante Novembro 2022 Minas Gerais
    Ada ·
    • Denunciar
    Super dicas! Amei! Obrigada meninas!
    • Responder
  • Mayara
    Destacada Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar

    Só dica maravilhosa aqui dessas meninas Smiley heart

    • Responder
  • Keytellyn
    Destacada Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar

    Que dicas maravilhosas! Tenho certeza que ajudará muitas noivinhas! Smiley heart

    • Responder
  • Danielle
    Destacada Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar

    Ficas maravilhosasss!
    Anotei todassSmiley heart

    • Responder
  • Letícia
    Destacada Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    As dicas são incríveis! Espero que ajude muitas noivinhas. 🤍
    • Responder
  • Mayara
    Destacada Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar

    Dicas maravilhosas!!!! Sempre bom saber lidar com a ansiedade!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×
Verificação incorreta. Por favor, tente novamente.

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas