Seguimos ao seu lado nesse momento. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Évani
Noiva Master Janeiro 2020 Rio Grande do Sul

7 dicas para montar sua lista de Convidados. #adeusestresse

Évani, dia 19 de Novembro de 2019 às 17:24 Publicado em Fórum Organizar um casamento 19 135
Guardado
Responder

Olá noivinhas!

Hoje vi um post sobre dicas e vim dividir com vocês, acrescentando algumas observações e experiências próprias.

Sabemos que na maioria das vezes a lista de convidados é a parte mais estressante.

tenor.gif

E aqui não foi muito diferente, passamos muiiito nervoso para montar a tal da lista.

Colocava fulano de um lado, tirava ciclano do outro, quando achava que tava tudo ok, lembrava de mais uma pessoa. AHHHHHH, sério, odiei.

Infelizmente, eu não consegui ser uma pessoa "ah se ficarem brabos, não posso fazer nada", então não fiz tantos cortes como deveria ter feito.

Para terem uma noção da dificuldade, essa lista foi alterada durante o período de entrega de convites. Que meu noivo tava reclamando um pouco, sobre a minha parte ta muito grande rs. Então tirei alguns e colocamos alguns amigos que ele lembrou. e ficou tudo ok, problema resolvido.

tenor.gif

Vou parar de trova e bora para as dicas:

1 - PAIS

É bem frequente a quantidade de debates sobre "minha mãe quer convidar a família toda", "meus pais ficam interferindo no nossos convidados".

Gente, vocês precisam ser claros e objetivos, quando algo incomodar. Claro, sem deixar o respeito e o cuidado com as palavras de lado. Mas é necessário falar: "Pai/Mãe, eu gostaria muiiito, mas não tem como convidar todo mundo."

Se tiver a possibilidade de liberar uma margem de 5 pessoas para eles convidarem, liberem. Se não, sejam claros.

Também tem o caso, que os pais estão bancando a festa. Para evitar problemas, desde o começo perguntem como vai funcionar, se eles vão querer convidar uma parte, se vai ficar tudo a critério dos noivos.

Repito: SEJAM CLAROS, para evitar futuras surpresas desagradáveis ou algum contrito familiar.

Aqui, como convidei boa parte da família. Eles não fizeram nem um pedido em específico.

2 - AMIGOS

Lembrando que amigo e conhecido são coisas BEEEM DIFERENTES. Tu namora a 5 anos, a pessoa não te visitou, não mandou uma mensagem, não te convidou para nada. Conversam uma vez e outra pessoalmente, VAI CONVIDAR, POR QUÊ?

Amigo é quem procura, se importa, esteve contigo não só em bons momentos.

E casamento é um momento tão especial/intimo, lembrem-se AMIGOS SIM, conhecidos

tenor.gif

Ouvi diversos comentários chatos, por causa de "amigos", gente que se sentiu ofendida por não ser convidados. Mas genteee, vou fazer o que?

3 - PARENTES

Só de escrever essa palavra, já fiquei com dor de cabeça kkkk. Parente é coisa triste (leiam com todo carinho do mundo), mas sério, normalmente as maiores incomodações partem deles.

Noivinha, VC NÃO TEM OBRIGAÇÃO NENHUMA DE CONVIDAR AQUELE TIO QUE TE VIU APENAS QUANDO VC NASCEU. A menos que entre naquele primeiro caso, sobre os pais pedirem, ai tu pode rever, se não:

tenor.gif

(brincadeirinha)

Minha mãe tem um moooonte de tios/primas, que nunca vi ou conversei poucas vezes. Então não convidei nenhum rs. Pois também nunca fomos convidados para nada, então não vi motivos,

Ou seeeja, priorizem tios/tias, primos/primas, que participem da vida de vocês. Tem alguns que mal lembram teu nome, não sabiam nem que tu tava noiva. Não te preocupa com isso!

4 - COLEGAS DE TRABALHO

Essa semana a Branca fez um debate, falando sobre esse assunto. Se ainda não viu, confere aqui.

E ela terminou com a seguinte frase: "Não existe regra para isso, muitos casais convidam apenas por educação, outros nem convidam, outros fazem questão de convidar e esta tudo bem, hj em dia casamento é muito caro para fazer o que não temos vontade, mas as vezes, uma pessoa que mal conhecemos, dá mais valor a nossos esforços do que uma pessoa do nosso próprio sangue."

E eu achei SENSATA DEMAIIIIIS. Particularmente, como acabei de sair do serviço. Acabei não convidando ninguém, pois fiquei pouco tempo na empresa. Mas meu noivo tá a quase 4 anos no mesmo serviço e não fez questão de convidar ninguém, além do chefe dele. Que ele também só convidou, pois tem um carinho muito grande e é reciproco. Se não, não teria convidado também. rs

Ou seja, vc não é obrigada, maaaaaas se vê que rola um carinho, uma amizade fora do ambiente profissional. Vale a pena repensar.

5 - IRMÃOS DA IGREJA

Hoje mesmo eu li um debate sobre isso, e sei que para quem congrega é MUITO DIFICIL. Pois não queremos que ninguém se sinta excluído ou ache que é algo pessoal. Para nós foi algo bem complicado, pois congrego em um lugar e meu noivo em outro. E para ajudar meu pai é pastor de congregação. Então já congreguei em quase todas Igrejas do nosso Distrito.

tenor.gif

No fim, usamos o mesmo critério que os colegas de trabalho. Se tínhamos contato fora da igreja, convidamos.

6 - FILTRO

Façam a lista de vocês, com todo mundo que vir a cabeça, que vocês acharem que seria legal convidar.

Depois passem o filtro:

Essa pessoa nos procurou?

Temos convívio com ela?

Ela gosta de nós (casal)? Pois gente, não vejo sentido em convidar alguém que não torce pelo casal.

Conhece meu noivo?

Qual foi a reação dessa pessoa quando soube que iria casar? Tem pessoas que exalam negativismo, só colocam defeito. Não convidem gente assim.

7 - LIMITES / CONVITE INDIVIDUAL

No nosso convite, eu coloquei pulseirinhas:

7  dicas para montar sua lista de Convidados. #adeusestresse 1

Para ficar bem claro, que não era para levar acompanhante.

Teve uma moça que me questionou, sobre não ter convidado a família dela. Mas ela já é maior de idade, e não tenho contato com eles. Então não vi razão para convida-los.

Não tenham receio de colocar os convites individuais, ou nome nos convites.

Por exemplo: Tem os colegas de trabalho que já tem filhas maiores de idade, que também tem namorados,

Coloquem no convide. Fulano & Fulana, para não correr o risco de invés de 2, aparecerem 6 pessoas.

-----------------------------------

Era isso, sei que ficou ENORME, mas tentei ser o mais clara possível.

E PRA FINALIZAR, DEEM IMPORTÂNCIA PARA QUEM SE IMPORTA COM VOCÊS. MUITAS VEZES PRIORIZAMOS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO NEM AI PARA NÓS E ACABAMOS NOS DECEPCIONANDO.

tenor.gif

135 Respostas

Última atividade por Silvana&irismar, dia 22 de Agosto de 2020 às 12:06
  • S
    Noiva Curiosa Setembro 2023 São Paulo
    Silvana&irismar ·
    • Denunciar
    Evani
    Gostei muito do seu post 😍
    Confesso que já fui uma daquelas noivas que querem convidar o mundo todo, mesmo sabendo que não caberia nos nossos bolsos. Mas isso há uns 3-5 anos atrás. Recentemente minha prima casou, temos um amigo em comum que foi convidado e nem eu e meus pais foram. Me senti excluída, e acho que minha mãe tambem, afinal cuidou dela quando era criança. Mas ao começar a pensar na minha lista de convidados percebi que ela talvez agiu certo, afinal eu não o conhecia o noivo. Enfim, é uma parte do Planejamento que é bem delicada e saber o que realmente quer ajudará a tomar as decisões mais acertivas. Eu li esses dias, não me lembro aonde, que é muito melhor convidar somente as pessoas que fazem sentido e ter um casamento "perfeito" do que querer convidar todos e não atingir o nivel de qualidade e detalhes que você sonha para seu casamento. Quando comecei a parar e pensar quem quero ao meu lado nesse dia, percebi que nem todos que eu chamaria a 5 anos atrás estará na minha lista para 2023.

• Responder
  • Giulliana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Amazonas
    Giulliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Kkk sim!!! Tendo algo que indique que o convite é pra um só dá pelo menos a sensação pra pessoa que ela deveria perguntar antes... Que bom que deu tudo certo no seu, noivinha!!! Parabéns ✨🎉
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Bem melhor, pois sendo sincera.
    Dificilmente a gente não se arrepende de ter convidado TANTA GENTE.
    Se eu voltasse no tempo, teria cortado muitos kkkk
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que tenha gostado.
    No dia poucos convidados usaram, mas não tive penetra.
    E as tentativas foram "poderia me dar mais uma pulseira" kkkk, então já tava pra cortar antes.
    • Responder
  • Desyre
    Super Noiva Agosto 2021 São Paulo
    Desyre ·
    • Denunciar

Amei esse debate, realmente a lista é uma das coisas mais difíceis para se fechar, por aqui fizemos a nossa lista e demos uma quantidade para meus sogros e meu pai (ai eles que lutem pra encaixar todos que querem convidar rs, pq a lista deles é enormeee hahaha), no quesito igreja a minha é grande tem cerca de 200/250 pessoas (e um casamento aberto para todos é bem caro), decidimos convidar só os que temos contato fora do circulo ministerial, no trabalho a mesma coisa e nas faculdades tbm (que graças a Deus as duas são ead rsrs) Smiley smile

• Responder
  • Giulliana
    Noiva Ativa Agosto 2021 Amazonas
    Giulliana ·
    • Denunciar
    Évani, eu simplesmente AMEI a dica da pulseirinha. Eu gosto de acreditar que meus convidados ao sensatos, mas sempre tem um "nó-cego" que inventa de levar o time de futebol. Definitivamente vou usar algo do gênero. Obrigadinha!
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Fico feliz que tenha gostado ❤
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Constante Agosto 2021 Minas Gerais
    Eduarda ·
    • Denunciar
    Tô passando muuuuiito sufoco com a lista, primeiro tive que reduzir 50 pessoas por causa de uma mudança de local e agora não sei por onde começar a cortar, minha mãe fala que não preciso me preocupar com a família dela (tios e primos dela), pois mesmo que temos contato que eles não irão, por distância, e por saberem que não terá bebida alcoólica, mas tenho medo de chamar e eles confirmarem mesmo sem ir e eu ficar sem chamar pessoas que eu sei que iriam
    • Responder
  • Ozenir
    Noiva VIP Setembro 2021 Pará
    Ozenir ·
    • Denunciar

Vim de paraquedas e adorei hahaha

estávamos nesse conflito e que dor de cabeça mexer nessa lista de convidados, viu? suas dicas foram maravilhosas e foi muito sensata. Com certeza, vai nos ajudar muuuuito. Obrigada por compartilhar conosco.

Um abraço!

• Responder
  • Eduarda Marques
    Noiva VIP Março 2021 Distrito Federal
    Eduarda Marques ·
    • Denunciar

Amigaaaaaaaaa foi vc que fez seus convites?? Se tiver um debate iria me ajudar muitoooo, a minha inspiração é no modelo da sua!

• Responder
  • Simone
    Noiva Master Outubro 2022 Rio Grande do Sul
    Simone ·
    • Denunciar

Adorei teu debate!!! Obrigada de Smiley heart

• Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Oi Tamires.
    No meu faltou uns 25% dos convidados.
    Na lista tinha cerca de 185 pessoas (incluindo crianças e stafs) e no dia tinha uns 132Então recomendo a chamar no mínimo 10% a mais
    • Responder
  • Tamires
    Noiva Curiosa Dezembro 2021 Rio de Janeiro
    Tamires ·
    • Denunciar
    Queria saber se devo colocar pessoas a mais na lista para o caso de alguém faltar, ou se coloco no limite mesmo. Medo de colocar a mais e todos irem😬
    • Responder
  • Stephanie
    Noiva Ativa Setembro 2020 Bahia
    Stephanie ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Tá complicado, mas tô resolvendo
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Estamos aqui para ajudar!

• Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Uma redução bem significativa

Vc acha que elas levarão de boa?

• Responder
  • Carol
    Noiva Constante Março 2021 Mato Grosso do Sul
    Carol ·
    • Denunciar

Obrigada pela dicaa! Smiley heart

• Responder
  • Elayne
    Noiva Ativa Fevereiro 2021 Rio de Janeiro
    Elayne ·
    • Denunciar
    Eu tenho pensado muito nisso. Eu e meu noivo conseguimos enxugar uma lista de 250 para 160 convidados. Cortamos parentes, muitas pessoas que íamos convidar por educação. E sobre minhas amigas de trabalho, quero convidá-las, mas tendo uma conversa clara que infelizmente não tem como eu incluir os filhos maiores de 7 anos, pois pagam no buffet.
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Issoo, melhor coisa rs

• Responder
  • K
    Noiva Ativa Maio 2022 Mato Grosso
    Katiane ·
    • Denunciar

Obrigada pela ideia, vou dar uma cota de convidado pros meus pais e para os pais do meu noivo. Se depender de ambos, vão convidar a cidade inteira. rsrs

• Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, Kelly.

Fico feliz que tenha gostado!

• Responder
  • Kelly
    Destacada Novembro 2021 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar

Excelente!!! Ameeei!

• Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Família enreda né rsrs

• Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obg Ju
    Fico feliz!
    • Responder
  • Keytellyn
    Destacada Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar

Essas duas perguntas "Ela gosta de nós (casal)?" e "conhece meu noivo?" regeram toda a minha decisão para montar a lista!

Eu tenho parentes que nem sabem o nome do meu marido e queriam ser convidados.

Minha sogra queria convidar amigos dela e do meu sogro, que quando passam pelo meu esposo na rua, nem cumprimentam. Um absurdo!

No final, convidamos pessoas que se preocupam, gostam e apoiam bem mais nós dois do que a própria "parentaiada"... convidamos um casal de amigos faltando menos de 20 dias para o casamento, porque foi quando conseguimos, e eles ficaram super empolgados! Enquanto teve gente da família que reclamou quando recebeu o convite faltando 1 mês, falando que tava muito em cima, sendo que já tinham sido avisados, e por morarem longe, só conseguimos entregar naquela data.

• Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Maio 2021 Bahia
    Juliana ·
    • Denunciar
    Amei as dicas super válido 😍😻😻
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Fico feliz, Lana ❤
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eitaaa.
    É difícil né, mas vai dar tudo certo!!
    • Responder
  • Évani
    Évani ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    E difícil, mas no fim da tudo certo
    Convites individuais, no meu ponto de vista, são essenciais.
    • Responder
  • Lana Oliveira
    Noiva Master Outubro 2021 Bahia
    Lana Oliveira ·
    • Denunciar
    Dicas muito valiosas.. com certeza irão me ajudar bastante.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP Outubro 2020 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar

Noivinha, realmente essa lista de convidados é uma coisa que tira a gente do sério!! A minha família por parte de mãe é imensa e somos todos muito unidos, deu mais de 80 convidados, contando só com eles!! Então tive que selecionar muuuito bem todo o restante para não ter um número muito exagerado (e caaaaro) de convidados no geral!

• Responder
  • Stephanie
    Noiva Ativa Setembro 2020 Bahia
    Stephanie ·
    • Denunciar
    Amei as dicas, principalmente com os convites individuais... Eu tô sofrendo muito com isto mds. Chega da raiva viu.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas