Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Ludmila
Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais

a ansiedade associada ao uso das redes sociais – uma reflexão

Ludmila, dia 30 de Agosto de 2023 às 11:11 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 17

Oi pessoal,

Vim compartilhar uma reflexão sobre algo que tem me incomodado muito ultimamente, as redes sociais.

Que os algoritimos tem como função te induzir ao consumo é fato, mas antes da preparação do casamento isso nunca me atingiu de uma maneira tão direta.

É impossível não procurar fornecedores por meio das redes sociais, em especial o Instagram, e quanto mais procuramos, mais somos bombardeados com informações e ofertas.

Isso tudo tem me gerado um sentimento de urgência para resolver coisas que não são tão urgentes assim. Além disso, gera desejo por coisas, itens que a princípio eu nem queria ou consideraria importantes.

Tenho notado que meu nível de ansiedade está muito associado ao uso das redes sociais. Nos dias que me policio para usar menos as redes o dia é mais produtivo e me sinto mais feliz e calma.

A cada dia aumenta a vontade de fazer um detox das redes, mas como disse é difícil, visto que é uma ferramenta útil de pesquisa.

Alguém mais se sente assim?

17 Respostas

Última atividade por Vadim, dia 14 de Maio de 2024 às 04:45
  • L
    Noivo Novato Julho 2001 Lisboa (Concelho)
    Leo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu deixei apenas um mensageiro, o resto das redes sociais excluídas

    • Responder
  • Isabelly
    Noiva Constante Abril 2024 São Paulo Estado
    Isabelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu super te entendo!! Eu não tenho Instagram, Facebook, tik tok e qualquer outra rede social justamente por me fazer mal!! Seja em coisas pessoas ou agora principalmente do casamento, acabam me deixando frustrada por não poder tal coisa e querer.. mas só quero porque vejo! Então eu evito e pesquiso apenas o que eu preciso mesmo.. não posto nada, ninguém sabe de nada e eu não sei de nada de ninguém! Tenho 20 anos e me sinto uma velha hahahah mas foi a melhor coisa que fiz, e isso já tem um tempão, antes mesmo do casamento.. se eu preciso dar uma olhada nos trabalhos eu solicito fotos e explico que não curto redes sociais hahahaha mas tenta dar um tempo e vai com calma! Faltam 8 meses ainda para o meu dia e já fechei tudo, decidi tudo.. não tem nada agora para mim fazer hahahah só pagar e aguardar
    • Responder
  • Camila
    Noiva Master outubro 2024 São Paulo
    Camila Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Reflexão SUPER NECESSÁRIA! A gente é bombardeada com coisas de todos os lados pelo algoritmo e isso com certeza gera inúmeros gatilhos...É sempre necessário super manter o pé no chão pra não pirar

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É muito isso. Uma coisa atrás da outra p resolver. E c uma ansiedade e um sentimento de urgência q n é necessário, considerando q a data ainda está longe. Complicado demais...
    • Responder
  • Jullia
    Noiva Ativa outubro 2024 Rio de Janeiro
    Jullia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lud, super entendo e tenho me sentido assim. Você pesquisa uma coisa e o algoritmo te traz mais 1000 coisas que você as vezes nem pensava. Eu não tinha o sonho de casar, esse sonho é do meu noivo que está mega ansioso (o que não ajuda) e eu comprei a ideia, agora me pego super ansiosa para algo que só acontece ano que vem. No fim, não ia fechar fotógrafo agora e acabei fechando hahaha e eu já sofro psicologicamente com ansiedade mesmo, essa amostragem de tanta coisa pra resolver está me pilhando e me deixando até com insônia
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E eu q já estou c a maior parte das coisas resolvidas e ainda estou nesse estresse todo... Eu percebi pq estou numa ânsia p escolher convites, como se eu estivesse super atrasada e ainda faltam 8 meses. Kkkk
    • Responder
  • Andreza
    Noivo Constante Março 2024 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim sim sim! Vc não está sozinha nessa. Por aqui no começo da preparação foi assim, até que eu precisei me acalmar um pouco. Fazer listas de prioridades e tal. De um modo geral pra vida, a gente tem que observar mesmo o impacto das redes no nosso bem estar.

    • Responder
  • Nicolle
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Nicolle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Simmm isso mesmo Amg

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade Nicolle, a gente acaba se comparando demais e achando q "tem q ter isso, tem q ter aquilo", sendo q se vc para p pensar vc nem faz questão do determinado item. A gente só é induzido a querer cd vez mais coisas.
    • Responder
  • Nicolle
    Noiva Constante Setembro 2023 São Paulo
    Nicolle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noivinhaaa

    Simmm eu sofri muito com ansiedade por causa das redes sociais, eu eo meu noivo sempre tivemos um orçamento apertado mas toda a festa conseguimos fazer a nossa cara !
    Mas o instagram, principalmente vai mandando fornecedores altissimos e as vazes eu me sentia ate confusa se tinha feito as melhores escolhas e as vezes me culpando pois deveria ter "pesquisado" mais, sendo que na verdade eu pesquisei muito antes de contratar qualquer fornecedor !!
    Hoje em dia, esse sentimento ja esta mais controlado
    Mas isso é real, comparar o seu casamento com os do instagram não ajuda, faça o casamento que vc queira e que sejam a cara de vcs, não importa se tal decoração ou tal docinho é ultra passado, mas se é seu sonho não é ultra passado !!

    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É como eu penso. Eu já escolhi logo paleta pq toda madrinha que eu chamei ja me pedia logo a cor kkk. Mas é isso, tanta coisa que não tinha e não era necessária agora virou uma obrigação. Jesus kkkkkk.

    Fora que a gente pede orçamento, quer saber o custo, e a pessoa fala de investimento.... É cada coisa!!!

    E sim, já tá dando uma festa com tudo que tem direito. Não precisa presentear os convidados.

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa total. Eu sinceramente n faço questão nenhuma de escolher paleta de cores p madrinhas. Antigamente n tinha isso, cada um usava o q queria e nem por isso era feio, mas é tanta pressão p escolher uma cor q estou qse cedendo. As próprias madrinhas ficam pedindo p escolher. Presente p padrinhos tb to querendo fazer bem simples. (Vc até comentou no meu outro post). Sinceramente, n me entra na cabeça o conceito. Já to dando a festa e ainda tenho q dar presente? Eu teria é q ganhar presente, não? Kkkk P os fornecedores então, nem se fala. O presente q posso dar é deixar eles divulgarem o trabalho deles nas redes (cessão de imagem grátis) e eventualmente fazer comentários positivos para q eles tenham boas referências.
    • Responder
  • Melyssa Pinheiro Lopes
    Super Noiva outubro 2023 Rio de Janeiro
    Melyssa Pinheiro Lopes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Compartilho o sentimento, Lud!
    A verdade é que antes da pandemia, casamentos eram festas normais. De 2020 pra cá isso tomou uma proporção tão absurda por conta do instagram, que contratar um simples serviço já demanda boa parte do orçamento.

    A gente é diariamente bombardeada por uma nova tendência, o casamento das famosas, as decorações, isso ta fora de moda, aquilo tá ultrapassado, essa cor não se usa mais.... enfim, é desgastante e acaba gerando em nós o desejo por algumas coisas que a gente nem queria antes.
    Eu nem ia fazer caixa convite pras madrinhas, mas elas ja estavam ate na expectativa de receber pq agora virou uma nova obrigação, é parte do protocolo, sabe? rsrsrsrs
    Dia desses descobri que o povo dá presente pros fornecedores....... pessoas que estão prestando um serviço pago e a gente ainda tem que dar presente!? Enfim, depois do instagram nada mais será tão simples (não importa se a gente quer fazer simples, não dá pq isso já não existe)

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal q deu certo p vc. To pensando seriamente em me desconectar tb, pelo bem da minha saúde mental.
    • Responder
  • Ludmila
    Noiva VIP Abril 2024 Minas Gerais
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não uso p trabalho. Estou achando q abrir mão das redes por um tempo vai ser a melhor opção mesmo...
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Ativa Julho 2024 Minas Gerais
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ludmila, observei a mesma coisa em mim, não só em relação ao casamento.
    Resolvi desativar o Instagram, que era a rede social que mais utilizava, e não senti nenhuma falta, me sinto mais leve e tranquila. Consigo escolher o que comprar e quando comprar, o que acho bonito e o que combina combina comigo e não o que está sendo “apresentado” a mim.
    • Responder
  • Suzana
    Noiva Constante Dezembro 2023 São Paulo
    Suzana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ludmila, tenho percebido a mesma situação, tanto que desativei minha rede social, pelo menos por enquanto, vem muita informação e vc acaba ficando indecisa com algo que já estava certo, sendo que a maioria das coisas que faltam pra mim são coisas que vou atrás pessoalmente, então achei interessante sair das telas nesse momento.

    Mas cada um tem uma experiência, as vezes usa a rede social para trabalho, e não pode abrir mão.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas