Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

M
Noiva Ativa outubro 2014 São Paulo

A carta de uma psiquiatra sobre "cinquenta tons de cinza". tomem cuidado!

Miriam, dia 27 de Fevereiro de 2015 às 13:43 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 25
Não há nada de cinza sobre os 50 tons de cinza. É tudo preto. Deixe-me explicar. Ajudo pessoas que estão quebradas por dentro. Ao contrário dos médicos que utilizam raios-X ou exames de sangue para determinar por que alguém está com dor, as feridas que me interessam estão ocultas. Faço perguntas e ouço atentamente as respostas. É assim que eu descubro por que a pessoa à minha frente está “sangrando”.

Anos de escuta atenta me ensinaram muito. Uma coisa que eu aprendi é que os jovens são totalmente confusos sobre o amor – para achá-lo e mantê-lo. Eles fazem escolhas erradas e acabam sofrendo muito. Mesmo se você não ver o filme, sua mensagem tóxica está se infiltrando na nossa cultura e poderia plantar ideias perigosas em sua cabeça.

Cinquenta Tons de Cinza está sendo lançado no Dia dos Namorados (lançamento nos Estados Unidos) então você vai pensar que é um romance, mas não caia nessa. O filme é realmente sobre uma relação doentia e perigosa, preenchido com abuso físico e emocional. Parece glamouroso, porque os atores são lindos, têm carros caros e aviões, e Beyonce está cantando. Você pode concluir que Christian e Ana são legais e que seu relacionamento é aceitável.

Não se permita ser manipulado! As pessoas por trás do filme só querem o seu dinheiro; eles não se preocupam nem um pouco com você ou seus sonhos. Abuso não é glamouroso ou legal. Nunca é “OK”, sob quaisquer circunstâncias.

Isso é o que você precisa saber sobre Cinquenta Tons de Cinza: Christian Grey foi terrivelmente negligenciado quando era uma criança. Ele está confuso sobre o amor, porque ele nunca experimentou a coisa real. Em sua mente, o amor está emaranhado com sentimentos ruins como dor e o constrangimento. Christian gosta de machucar mulheres de formas bizarras. Anastasia é uma menina imatura que se apaixona pelos olhares e pela riqueza de Christian, e tolamente segue seus desejos.

No mundo real essa história acabaria mal, com Christian na cadeia e Ana em um abrigo – ou morgue. Ou Christian continuaria batendo em Ana, e ela sofreria como nunca. De qualquer maneira, as suas vidas não seriam um conto de fadas. Como médica, estou lhe pedindo: não assista a Cinquenta Tons de Cinza. Se informe, conheça os fatos e explique aos seus amigos por que eles não devem assistir também.

Aqui estão algumas das ideias perigosas promovidas em Cinquenta Tons de Cinza:

1. As meninas querem caras como Christian: Grosseiro e que mande nelas. Não! Uma mulher psicologicamente saudável evita dor. Ela quer se sentir segura, respeitada e cuidada por um homem que ela pode confiar. Ela sonha com vestidos de casamento, não algemas.

2. Homens querem uma garota como Anastasia: Calma e insegura. Errado. Um homem psicologicamente saudável quer uma mulher que sabe se defender por si mesma. Ele quer uma mulher que o corrija quando ele sair da linha.

3. Anastasia exerce escolha quando ela consente em ser machucada, então, ninguém pode julgar a sua decisão. Lógica falha. Claro, Anastasia tinha escolha – e ela escolheu mal. A decisão autodestrutiva é uma má decisão.

4. Anastasia faz escolhas sobre Christian de forma racional e distante. Duvidoso. Christian constantemente serve Anastasia com álcool, prejudicando seu julgamento. Além disso, Anastasia se torna sexualmente ativa com Christian – sua primeira experiência – logo após conhecê-lo. O sexo é uma experiência poderosa – particularmente na primeira vez. Finalmente, Christian manipula Anastasia para assinar um acordo que a proíbe de falar a alguém que ele é um abusador. Álcool, sexo e manipulação – dificilmente seriam os ingredientes de uma decisão racional.

5. Os problemas emocionais de Christian são curados pelo amor de Anastasia. Apenas em um filme. No mundo real, Christian não mudaria de forma significativa. Se Anastasia quisesse ajudar pessoas emocionalmente perturbadas, ela deveria ter se tornado uma psiquiatra ou uma psicóloga.

A principal questão: as ideias de Cinquenta Tons de Cinza são perigosas e podem levar à confusão e más decisões sobre o amor. Existem grandes diferenças entre os relacionamentos saudáveis e não-saudáveis, mas o filme borra essas diferenças, de modo que você começa a se perguntar: O que é saudável em um relacionamento? O que é doentio? Há tantos tons de cinza… Eu não tenho certeza.

Ouça, é da sua segurança e do seu futuro que estamos falando aqui. Não há margem para dúvidas: uma relação íntima que inclui violência, consensual ou não, é completamente inaceitável. É preto e branco. Não existem tons de cinza aqui. Nem mesmo um.

Fonte: Megmeekermd traduzido

Miriam Grossma

25 Respostas

Última atividade por Amanda, dia 20 de Junho de 2018 às 08:48
  • A
    Noiva Novata Junho 2018 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia! Cara, tomara que a sua mulher volte para você! Tomara que você alcance todas as suas frustrações que ela na ultima briga de vocês, explicitamente jogou na sua cara, comparando você ao personagem do livro. Sua resposta como mecanismo de defesa sera apontar a minha fala, como uma fã incomodada com alguem falando mal daquilo que ru gosto, mas sinceramente isso não me interessa e eu nem lerei a sua resposta. Porque você como psiquiatra nem se deu ao trabalho de tentar entender o real sentido que o filme trata. O homem com uma infância difícil, que preenche o seu próprio vazio, com relações sexuais sem sentimentos, e quando encontra a mulher que ama, muda e sede aquilo que vai fazer feliz a sua amada. Uma mulher que tira as camadas de um homem que dentro do seu contexto social era visualizado como um modelo de homem perfeito: lindo, rico e bem sucessido.mas nos mulheres queremos mais que isso, queremos um companheiro, alguem que se abra emocionalmente, que se mostre, que não apenas nos proteja e que permite que nos também possamos o acolher. E ela conseguiu isso, ele também e ambos tiveram satisfação sexual. Um abraço
    • Responder
  • Joyce
    Noiva Constante Dezembro 2017 Rio de Janeiro
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que radical você, se eu estivesse atacando crenças religiosas alheias você saberia na hora =) Estou apenas refletindo sobre como algumas pessoas são contraditórias aqui. Julgam qualquer pessoa sem cerimônias querendo ditar regras travestidas de "alertas" mas fazem igual ou pior em muitos casos.
    • Responder
  • Franciane
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Franciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo com você! cada um sabe o que fazer com sua vida, e cada um tem direito de concordar com o filme e de discordar também. Acho que vc não pode sair julgando a religião de outras pessoas. Ninguém falou nada de religião aqui e ninguém mencionou a sua. Precisamos separar opinião pessoal e ataques contra crença religiosa . Minha liberdade acaba quando começa a sua. Isso Smiley smile
    • Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joyce!

Esse artigo não é nenhum policial tentando prender algum bandido; esse artigo não está impondo nenhuma regra sobre a vida de ninguém. Como eu disse, todos são livres, a constituição já te dá toda a liberdade de expressão, de ir e vir e vai por aí a fora. Ninguém está contra ninguém, ou tentando colocar regras sobre alguém. Você é livre pra fazer o que quiser, principalmente sendo consensual. Fique em paz, ninguém está sendo obrigado a nada aqui. Todos temos direito de expressar nossas opiniões. Você tem um ponto de vista e uma opinião formada, parabéns por isso. Porém tem outras pessoas que encaram esse artigo como um alerta até mesmo do que elas já sabiam e já tinham ouvido falar. Tem muitas pessoas que foram ajudadas com este alerta. No seu caso, eu respeito plenamente sua opinião e não estou indo contra ela. Não estou tentando lhe convencer de nada. Permaneço respeitando sua opinião Smiley smile

Muito obrigada por deixar seu comentário Smiley smile
    • Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Joyce!

Esse artigo não é nenhum policial tentando prender algum bandido; esse artigo não está impondo nenhuma regra sobre a vida de ninguém. Como eu disse, todos são livres, a constituição já te dá toda a liberdade de expressão, de ir e vir e vai por aí a fora. Ninguém está contra ninguém, ou tentando colocar regras sobre alguém. Você é livre pra fazer o que quiser, principalmente sendo consensual. Fique em paz, ninguém está sendo obrigado a nada aqui. Todos temos direito de expressar nossas opiniões. Você tem um ponto de vista e uma opinião formada, parabéns por isso. Porém tem outras pessoas que encaram esse artigo como um alerta até mesmo do que elas já sabiam e já tinham ouvido falar. Tem muitas pessoas que foram ajudadas com este alerta. No seu caso, eu respeito plenamente sua opinião e não estou indo contra ela. Não estou tentando lhe convencer de nada. Permaneço respeitando sua opinião Smiley smile

Muito obrigada por deixar seu comentário Smiley smile
    • Responder
  • Joyce
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pra mim não existe esse negócio de "submissão saudável". Porééém, cada um faz o que quiser com sua própria vida. Incluindo as pessoas que gostam de levar uns tapas na hora do sexo, se for consensual e dois maiores de idade o que os outros tem a ver com isso? Vamos parar de cagar regra na vida alheia? Obrigada.
    • Responder
  • Luana
    Noiva Esperta Março 2015 Distrito Federal
    Luana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Simplesmente um texto radical de mais... Nao concordo com o pensamento... O livro nao fala de um cara que bate numa mulher simplesmente pq e um louco lunatico... E sim fala de um estilo de prazer sexual ... Muitos nao curte eu por exenplo ... Mas tem pessoas que gostam e sentem prazer nisso... Em ser submissas na cama.... E sao mulheres indepedentes e fortes no seu dia dia... E não cabe ninguem a julgar isso... Quem leu os livros sabe que nao e nada disso que ela e uma mulher indele dente que tem um trabalho independente e tem sua propia opiniao e impoe isso a ele... E sabe muito bem que na relaçao de submissao deles ela tem sem sempre o poder de para se nao gostar do prazer que ele proporciona a ela....acho que as pessoas perdem tempo de mais julgando os outros...
    • Responder
  • Raphaela
    Super Noiva Novembro 2015 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Exatamente isso Sara...!!!

muita presunção pra pouco texto.

• Responder
  • Franciane
    Noiva Constante Abril 2017 São Paulo
    Franciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Joyce , a submissão ao qual vc se referiuque diz respeito as noivinhas de certa religião , é uma submissão saudável que não tira de forma alguma a identidade da mulher, muito menos a faz sera maltrada tanto física quanto psicologicamente . Estou me formando em psicologia e eu já vi com meus próprios olhos histórias que começaram semelhantes ao filme mas que o fim foi de muita dor e sofrimento.
    Ao que diz respeito novamente a religião é, o mesmo texto na bíblia que diz para a mulher se sujeitar ao marido, também diz para que o marido ame sua esposa como Jesus amou sua Igreja e deu sua vida por ela. Bem diferente da histórias do filme.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Esperta Julho 2017 São Paulo
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahaha concordo mil vezes.
    Que exagero. Preguiça disso.. Rs
    • Responder
  • Sara
    Top das Noivas Fevereiro 2014 São Paulo
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Concordo com vc Rapha

mas né, é popular então todo mundo vai escrever algo para ter uns minutinhos de atenção, para causar polemica, para mim esse texto foi excrito com esse objetivo, para ganhar um pouco de atenção com o que há de popular no momento rsrsrsrs

eu li os 3 livros, o primeiro não gostei, eu não curto essa ideia de orgulho, ser mandão, etc, só gostei do friozinho na barriga que toda jovem sente qnd esta no inicio de um relacionamento hahaha eu acho tão legal esses frios na barriga rsrsrs... os outros gostei mais, pq são mais romanticos rsrsrsrs

independente se gosta ou não, não é um filme q vai mudar a maneira das pessoas agirem e pensarem, se isso acontecer a pessoa tem um sério problema de falta de personalidade hahahahaha

• Responder
  • Raphaela
    Super Noiva Novembro 2015 Minas Gerais
    Raphaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpe, mas não concordo com nada do texto!
    Respeito opiniões, li os livros e não gostei...
    E mesmo assim, entendo que o livro tanto quanto o filme são exclusivamente para entreterimento.
    Porquê não julgam os milhares de filmes eróticos, que tem temática sadomasoquista que são voltados para os homens?
    Creio que por ser algo popular, inovador e erótico cujo público alvo somos nós,mulherer... se fez todo esse alarde.
    Infelizmente vivemos num mundo machista.
    o que me choca mais é ver que foi uma mulher quem escreveu o texto! Não gostei dos livros, por isso não vou ver o filme, mas com certeza, não me faria mal em vê-lo.
    Acho que ninguém deve ser submissa a outra, temos o livre arbitrio e pensamos por si sós, porém, no filme é algo consensual... se ele e ela sentem prazer e os dois concordam, qual o problema?
    Acho que o problema maior é o julgamento de pessoas que não se sentem a vontade com o assunto..Só pq não concordamos, não quer dizer que seja errado!
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, pra você pode ser absurdo, mas já vi muitas meninas na situação contrária: elas veem amor onde não existe. É triste, mas entendo que a autora quis escrever pra essas meninas e pra terapia você tem que ser mesmo bem direta e excessiva, pra pessoa poder mudar mesmo. É como o médico que diz: você não pode de jeito nenhum beber álcool Pq se não você morrer. A pessoa que gosta de álcool vai tomar uma cervejinha, por que gosta. Se o médico falasse ah você pode tomar um copo de cerveja por fds, a pessoa já ia tomar dois. Chama-se compensação.
    Quem dera todas as mulheres fosse seguras como você não???
    Não li os livros Pq não me interessei pela história (mais ou menos como você com a carta kkk) mas concordo em partes também. Já vi outras críticas do livro que de novo me tiraram a vontade de ler... Mas se no final melhorar até que não fica tão feio ne!!!
    • Responder
  • S
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Stefanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando vi que o livro estava fazendo sucesso, comecei a procurar revisões e sinopse. Já não gostei muito da sinopse Pq fiquei com raiva da Ana logo de cara, pensei que era uma idiota. Depois, lendo a sinopse vi que era um livro massa, sem linguagem e narrativa realmente elaborada e tudo mais que gosto em livros. enfim, desisti de ler e já vi outros textos criticando a história.
    Agradeço por ter decidido não ler, espero que no final ela de uma surra nele e que os dois vão se tratar!!!
    • Responder
  • C
    Noiva VIP Novembro 2015 Bahia
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O texto é mto bom e concordo totalmente com ele. N li nenhum dos livros, por n me interessar pelo assunto e nem verei o filme. Qdo li o texto e comentários de amigas, fiquei com menos vontade ainda. Quero ver bons exemplos de romances. Quero coisas q me valorizem como mulher. Então 50 tons, tô fora!
    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP Setembro 2015 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uall ótimo texto e muito real!
    • Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joyce! Esse artigo que compartilhei é de uma Psiquiatra a qual não se diz ser cristã. Ela apenas nos alerta seguido de fatos, o que pode acontecer com as pessoas ao lerem e/ou assistirem ao filme.
    Quanto ao fato de eu ser cristã, sou cristã, sou casada e submissa ao meu marido e esse artigo não implica na conduta de quem eu sou. Não sou ninguém para dar lição de moral em ninguém. Apenas compartilhei um artigo que achei muito interessante, sobre um assunto que está na atualidade e está presente na vida de muitas pessoas. Esse artigo, é um alerta sim, mas ninguém é obrigado a seguir este alerta. Todos somos livres para opinar e colocar em pauta um assunto que pode alertar e ajudar muitas pessoas como já tem ajudado.
    Esse artigo foi extraído do site: www.lagoinha.com na área de artigos.

Muito obrigada por participar do debate Smiley smile
    • Responder
  • Joyce
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Engraçado, aqui nessa comunidade MUITAS noivas são seguidoras de uma religião que prega a submissão da mulher ao homem e quando falam sobre esse livro ficam chocadíssimas... Me poupe. Sem hipocrisia por favor.
    • Responder
  • Giselly
    Super Noiva Maio 2029 São Paulo Estado
    Giselly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com voce, esse filme e mais mídia porque no fundo não a amor a sexo apenas, nem história tem...e são pra 16 anos...nossa 16 anos ainda é criança! Absurdo..
    • Responder
  • Fran
    Noiva Esperta Setembro 2015 Santa Catarina
    Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

concordo com você, porque mesmo ela "aceitando" o tal acordo ele foi muito diferente pra ela do que para as outras, ou seja, só quem leu os 3 livros é que poderia dizer, e SIM é amor, e SÓ O AMOR pode transformar, e SIM ele tinha psiquiatra.. que ajudou ele junto.. enfim, você disse tudo, não é por isso que as mulheres vão sair por ai procurando caras feito ele #Perfeito por ser lindo e rico? mas irreal e também tem que ter muito AMOR para aguentar essa transformação toda, não é para qualquer uma, ou qlqr fraca, tem que ter personalidade!! Ah falando nisso, não acho que ela não tenha personalidade, só porque cede a alguns caprichos dele, fora isso.. acho bem inspirador o filme, para dar uma incrementada na relação! hahaha

• Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sei que você usou um modo de dizer, mas você disse algo que é verdade: "cara mais romântico que o Gray, não existe!". E é atrás desse tipo de cara mais romântico que não existe, que a maioria está correndo atrás... Ficou claro para todos que, Cinquenta Tons de Cinza é uma história de amor da FICÇÃO, e não da vida real, afinal elas não devem se misturar.
    Em resumo, o amor perfeito e o par perfeito na vida real, vai complementar aquilo que você já é por completo; o amor não nos completa e sim nos complementa! Isso costuma funcionar bem com quem tem personalidade e opinião Smiley smile

Obrigada Ana, por participar do debate ;
    • Responder
  • Ana Clara
    Noivo Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu entendi seu ponto de vista, e concordo que infelizmente a maioria das pessoas é influenciável... Mas pra mim, vai continuar sendo uma história de amor! Só é BEM mais carregada de sexo que o usual, mas ainda assim é de amor. Qual é, cara mais romântico que o Gray não existe hahaha. Mas deve-se sempre ter em mente que ficção e vida real jamais se misturam.

• Responder
  • M
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ana Clara! Ah sim rs, eu entendi... Eu li isso tem alguns dias já. Achei muito interessante, porque infelizmente são muitos que acabam deixando se influenciar por causa de um filme e/ou livro. Se todo mundo tivesse opinião própria como você tem e ideias formadas, realmente esse tipo de problema que autora destaca nesse artigo, seria puramente inválido, mas ela mencionou um fato e uma realidade que acontece com a maioria que se deixam levar pelas suas emoções. O que explica a tamanha veracidade com a qual ela se referiu a esse filme e livro, é porque com certeza ela se deparou com muitas pessoas com o emocional ferrado, justamente por se permitir ser dominado e influenciado pelas emoções ao invés de serem as emoções dominadas por ele(a). Quando se tem um auto-controle sobre a vida emocional, temos opinião, não somos facilmente dominados por qualquer coisa que seja. Hoje, muitos que se aprofundam na história de Cinquenta Tons de Cinza, levam essa "história" para a realidade e a maioria delas se decepcionam, mas não sabem bem o porque sofrem tantas frustrações na vida emocional. Falo isso, porque conheço algumas pessoas que passaram por isso e graças a Deus superaram. Mas, diante disso, me pergunto: ao assistir e/ou ler o livro de Cinquenta Tons de Cinza, a tendencia é de melhorar e acrescentar algo bom na vida de alguém, ou iludir e máscarar a vida de alguém? Se não for nenhuma dessas opções, por qual motivo é?

Parabéns Ana, por você ter opinião formada Smiley winking
    • Responder
  • Loanda
    Top das Noivas Novembro 2017 São Paulo
    Loanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu detesto esse filme e não vejo romance nele, nem nos 3 livros.

Pra mim é um lixo de material, mas tem gente que gosta oras. rs

Concordo em alguns pontos, e em outros acho um pouco exagerado.

• Responder
  • Ana Clara
    Noivo Master outubro 2017 Espírito Santo
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, odiei! Nem consegui ler tudo! Radical demais pra minha opinião. Parece coisa de gente mal-amada que não consegue ver amor em nada. Quem vê somente esse primeiro filme realmente pode concluir as coisas que ele está dizendo aí, mas pra quem leu todos os livros, fica ÓBVIO que é SIM uma história de amor. E outra: existem pessoas com opinião própria, que não vão querer ser igual a Anastasia ou conseguir um cara "grosseiro e violento" - AF! O tanto que esse cara é romântico com ela, chega ser de suspirar.

E outra, se eu concordo com sadomasoquismo? NÃO! E pra quem leu os livros até o fim, sabe que a Anastasia também não. Mas não vejo nada de "mentalmente desequilibrado" em algumas coisas. Me perdoem a sinceridade extrema, mas não vejo mal ALGUM em mulher que gosta de receber uns tapas no bumbum na hora do sexo, me poupe.

Nada contra você, viu, Miriam? Só contra a carta kkkkkkkkkkk

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas