Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Júlia
Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo

a certidão de nascimento fica retida no cartório quando você da entrada no casamento?

Júlia, dia 29 de Novembro de 2017 às 13:49 Publicado em Fórum Antes do casamento 2 25

Ontem eu e meu noivo fomos ao cartório solicitar a documentação para o casamento (não teremos casamento no civil antes, vai ser tudo no mesmo dia. O pastor vai fazer a cerimonia e depois vamos ao cartório registrar o casamento). Nós levamos as duas testemunhas, rg, cpf, certidão de nascimento, tudo certinho, porém o cartório não nos devolveu nossa certidão de nascimento, isso é normal? :s Vi em alguns lugares que o cartório fica com a de nascimento pq ela passa a não valer mais após casada, em outros li que a certidão de nascimento nunca pode ser retida pois é um documento para o resto da vida... enfim, como foi com vocês? To preocupada pois entregamos a nossa certidão original, conforme eles haviam solicitado. Obrigada!

25 Respostas

Última atividade por Tamara, dia 6 de Março de 2021 às 13:33
  • T
    Noiva VIP Setembro 2025 Ceará
    Tamara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A certidão fica com o cartório, pois ela não terá mais validade, ela fica lá para providenciar a certidão de casamento.
    • Responder
  • Karen
    Noiva Novata outubro 2019 São Paulo
    Karen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A minha e do meu marido ficou com o cartório ...
    • Responder
  • L
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Consegui sim, não paguei nada. A lei que mencionei no comentário deixa explícito que eles não podem reter seu documento original por mais de 5 dias:

    "Art. 1º A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica, de direito público ou de direito privado, é lícito reter qualquer documento de identificação pessoal, ainda que apresentado por fotocópia autenticada ou pública-forma, inclusive [...] certidão de registro de nascimento [...].

    Art. 2º Quando, para a realização de determinado ato, for exigida a apresentação de documento de identificação, a pessoa que fizer a exigência fará extrair, no prazo de até 5 (cinco) dias, os dados que interessarem devolvendo em seguida o documento ao seu exibidor.

    § 1º - Além do prazo previsto neste artigo, somente por ordem judicial poderá ser retido qualquer documento de identificação pessoal. "

    No meu caso, o que o cartório fez foi uma cópia autenticada da minha certidão, que ficou com eles, mas não paguei nada. No início, antes de eu tomar conhecimento sobre essa lei, eles tbm queriam que eu pagasse a segunda via, mas apresentei a lei e eles mudaram a conversa na hora, pois sabem que a prática não é lícita.

    • Responder
  • L
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Resposta editada.

    • Responder
  • Y
    Noiva Novata Abril 2025 São Paulo
    Yasmim ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Você conseguiu as certidões de nascimento de volta sem pagar o valor de segunda via? Pq o cartório disse que é necessário fazer o requerimento de segunda via e pagar novamente o valor de acordo....
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Novata Fevereiro 2021 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É necessário a apresentação da certidão de nascimento original para o processo de habilitação, em alguns cartórios uma certidão em bom estado é aceita enquanto em alguns outros é necessário uma 2ª via atualizada, verifique em seu cartório qual eles exigem
    • Responder
  • Andréia
    Noiva Novata Fevereiro 2021 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em São Paulo no próprio cartório onde ele foi registrado vcs conseguem retirar a 2ª via no mesmo dia ou podem solicitar em qualquer Registro Civil mais próximo
    • Responder
  • Maria
    Noiva Novata Março 2020 Paraná
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi galera , estou com uma duvida . Meu noivo e eu vamos dar entrada no casamento civil , eu consigo fazer a retira da 2via da certidao de nascimento dele?

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Dezembro 2020 São Paulo
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, fica retida apenas para fins de registro, mas não significa que a de casamento substitui a de nascimento. Vocês podem tirar outra via original nos respectivos cartórios onde foram registrados ao nascer.
    No entanto, uma noivinha aqui embaixo passou esta lei, e acredito que ainda esteja me vigor: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5553.htm

    • Responder
  • Stéphanie
    Noiva VIP Dezembro 2020 São Paulo
    Stéphanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ele pode tirar outra via original no cartório em que foi registrado o nascimento.


    • Responder
  • D
    Noiva Novata Fevereiro 2020 São Paulo
    Drika ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente me ajudem 🙏🏼🙏🏼 pelo amor de Deus, eu e o meu noivo escolhemos a data para o mês que vem, eis que estamos a separar a documentação para levar e ele perdeu a certidão de nascimento. E agora ? É possível marcar o casamento sem a certidão de nascimento ?
    • Responder
  • Larissa
    Noiva Novata Maio 2018 Rio de Janeiro
    Larissa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não! Eles por lei não podem ficar com a certidão de nascimento!
    • Responder
  • L
    Noiva Novata outubro 2018 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pessoal, utilidade pública. Assim como muitas aqui também não quiseram devolver minha certidão de nascimento original após o casamento, sendo que eu precisava dela para um processo de visto. Pesquisei e descobri sobre a LEI N. 5.553, DE 6 DE DEZEMBRO DE 1968, que declara essa prática dos cartórios ilícita. Apresentei a lei para o cartório e me deixaram pegar a certidão de nascimento de volta. Fiquem ligados.

    • Responder
  • Fabricio
    Noivo Novato Novembro 2006 Rio de Janeiro
    Fabricio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fica com eles, mas como quase tudo nesse país não informam a base legal para esse procedimento. Quando eu me casei solicitaram a minha. Pois bem, qual a necessidade disso? Alguém vai dizer: Prendem a sua porque a de casamento é a que será solicitada para tudo! Definitivamente não! Estou no processo de solicitação de cidadania portuguesa e para registrar o meu casamento em Portugal solicitaram a cerdidão de nascimento... Há algo de muito errado nisso... Existem lugares que gostaria de nunca ter que precisar dos serviços e os cartórios estão nessa lista.

    • Responder
  • Alline
    Noiva Novata Dezembro 2019 Pernambuco
    Alline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gente, alguém sabe me responder se mesmo que a pessoa marque o casamento e não case perde a certidão de nascimento?

    • Responder
  • Tainara
    Noiva Ativa outubro 2019 São Paulo
    Tainara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É assim mesmo, a certidão dr casamento substitui a de nascimento, tudo q vc for fazer agr q tiver precisão de certidão eles pedem a de casamento, igual o caso d meu marido q já tinha sido casado antes ele só tinha a de divórcio, dps q casa não pega mais a de nascimento
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Humm então tá bom, obrigada!

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    To pensando em fazer uma, não queria abrir mão desse documento

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom então! haha

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Fevereiro 2018 São Paulo
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nossa, eu acho que vou pedir a segunda então, também queria ter uma guardada comigo haha obrigada!

    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Junho 2018 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pedi a 2 via da minha pq nao quero entregar a 1 ...guardei por anos luz, tenho amor por ela kkkkk. Como a certidão eh de outra cidade,mas do mesmo estado paguei R$67,00 .
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Dezembro 2017 Espírito Santo
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É assim mesmo noivinha, fica no cartório, eu também estranhei mas fica com eles mesmo rsrs

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Júlia, fica com eles mesmo.. após receberem a de casamento, ela irá substituir a de nascimento.

    Hoje em dia é possível fazer as pequenas para que o casal possa estar com elas caso seja necessário.

    • Responder
  • Débora
    Super Noiva Dezembro 2017 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A nossa ficou com o cartório, eles disseram que tinha que ficar para o andamento do "processo"
    • Responder
  • Thais
    Top das Noivas Setembro 2019 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A certidão de casamento substitui a certidão de nascimento.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas