Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

C.a.l.
Noivo Novato Setembro 2014 São Paulo

A festa nem começou.. e já acabou!

C.a.l., dia 1 de Abril de 2014 às 07:25 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 10

O TEXTO ABAIXO É A INTEGRA DO RECLAMEAQUI:

http://www.reclameaqui.com.br/8407375/zumba-club/a-festa-nem-comecou-e-ja-acabou/

--/--

A festa nem começou.. e já acabou!

O relato a seguir é apenas um triste desabafo pela minha primeira (e ultima...) experiência com o BUFFET/ESPAÇO ZUMBA/ ZUMBA CLUB, e não contempla sobre festa alguma, pois esta sequer chegou a acontecer devido ao mau tratamento (literalmente convidados a se retirar) que tive já na primeira reunião com o prestador de serviço. Logo não sei se os comes e bebes são bons e tampouco seus garçons, performance de DJ, etc. Depois desta experiência, como disse, prefiro não testar meu bolso e minha paciência com este prestador de serviços, um profissional, se é que posso chamar assim.

Tambem quero deixar claro que apesar deste texto estar no reclame Aqui, não espero uma resposta do estabelecimento.

Após iniciar a escrita deste texto, encontrei uma segunda reclamante, porem direcionado ao groupon (link abaixo), que fala justamente de maus tratos pelo proprietário da casa e por isto a futura cliente desejava cancelar. Quanto ao Groupon, não tenho opinião formada, pois nunca necessitei interagir com eles para algum cancelamento, sendo a reclamação, uma opinião direcionada ao Groupon, da própria reclamante.

http://www.reclameaqui.com.br/4132270/groupon/quero-cancelar-a-compra-de-uma-festa-no-espaco-zumba-e-o-gro/

“Adquiri uma oferta do Groupon que se trata de uma festa infantil em buffet do Espaço Zumba. Pré agendei a data da festa para abril de 2013 e fui ao local para ver o espaço. Não gostei do atendimento do proprietário e entrei em contato com o Groupon para cancelar a compra no dia 09/12/2012.”

“Consideração final do Consumidor - Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013 - Passei muito estresse e constrangimento. O atendimento do Groupon é muito ruim. Não volto a fazer compras nem no Groupon, muito menos indico o Espaço Zumba para eventos principalmente se for por Groupon, a pessoa só vai se sentir humilhada.

Voltando ao meu caso e de minha noiva....

Sem duvida, posso dizer que ocorreram diversas atitudes abusivas, que são enquadráveis no código do consumidor por pelo menos 6 artigos(35, 39, 54, 66,67 e 68) que tratam sobre propaganda sem o devido detalhamento (talvez enganosa ou induzindo a erro) e/ou se negar a vender o produto. Essas analises e paralelos realizo após a história.

Se eu, numa reunião inicial tomei um pé nas costas, sem sequer pagar algo, imagina se tivesse pago algo...!!! Assim, a história é longa e é útil para se ter uma ideia de quem se esta lidando, caso você pretende comprar, comprou ou tem alguma festa marcada com este Buffet.

INICIO

Pois bem...Pensa no seguinte. Eu e minha noiva estamos naquela época de planejamento de casamento e festa.

Não ha um noivo que não passe por isto. E Umas duas semanas atrás encontro no groopon uma promoção com o titulo

"Zumba Club – Vila Clementino: festa de casamento completa para até 100 pessoas, em 12x sem juros de R$ 499,24".

http://www.groupon.com.br/ofertas/sao-paulo---premium/zumba/34868357?p=9&nlp=&CID=BR_CRM_1_0_0_57&a=1699&utm_source=newsletter&utm_medium=email&sid=43f1d0a1-19a1-4178-a138-ecd5f3e5c480&division=sao-paulo---premium&uh=7ade7794-c77c-4870-8912-0d17b2376f58&date=20142602&sender=rm&s=body&c=deal_title&d=deal-page&utm_campaign=zumba-34868357

Como eu minha noiva estamos pensando em nos casar, em setembro, caiu como uma luva a proposta.

Mandei o link à ela e ela ficou radiante tanto quanto eu! Vimos as fotos no site do Buffet e adoramos o lugar, no estilo que eu gosto de decoração: afro-asiatico. Estávamos quase comprando, já pegando empréstimo em banco para bancar a oferta. Mas não chegamos a fazer. Ligamos a frieza e esquecemos o emocional: Não somos loucos, mas que deu vontade deu.

Em contato com o Buffet, os mesmos informaram via telefone que era valido para festas até junho o que miou a intenção via groupon. Ressaltemos que não há validade citada na promoção. Apenas um prazo para uso do groupon (portando agendamento da festa, que deve ocorrer até 10 dias após a compra do groupon) e para a data da festa (quarenta e cinco dias antes do evento). Primeiro fato contrariando vários artigos do código do consumidor.

Mais tarde saberíamos que aparentemente esse valor do groupon não constava uma taxa chamada de "salão", um extra, e que varia de 4 a 6 mil reais, conforme a vontade do proprietário e que com a conversa que tive com o mesmo não deixou claro quando e como esta taxa discorre (Segundo fato contrariando artigos do código do consumidor).

Ao chegar encontramos a parte inferior do buffet com as portas abertas e entramos. Não vimos ninguém de pronto imediato e fomos caminhando adentro.

No fundo, encontramos o Paulo, um dos proprietários que visivelmente não gostou da nossa avançada dentro do local. Começamos a conversar com ele e já no piso superior, encontramos o salão de festas.

O lugar, pelo menos para o meu gosto, era lindo, pequeno porem muito bem decorado, intimista e aconchegante. Suficientemente perfeito para o que desejávamos. Afro-asiatico, com toques de Buddha, Africa, indu, etc. Muitos tapetes nas paredes, lindos por sinal. Do jeito que eu gosto e minha noiva também. Do jeito que esperávamos.... Conforme vamos andando pelo salão fui conferindo o que eu tecnicamente queria verificar: escada com tapetes e cubos coloridos iluminados, iluminação temática no local por todo o salão, sistemas de com Ar condicionado adequados (hoje temos que pensar nisso também, não?), mesas com cadeiras muito bonitas, uma pista adequada ao lugar e bons equipamentos de som e luz. Digo "bons" pois eu já fui produtor de eventos (e DJ) durante 4 anos de minha vida e ainda possuo meus equipamentos. E os equipamentos de som e luz que eles tem, o que eu digo "bons", significa decentes. Não fazem nem farão feio. Não são os últimos tipos, mesa DMX, scanner/moving head, etc,etc, sistema de som multiamplificado, etc etc, mas dão perfeitamente para uma boa festa, impecavelmente, desde que o DJ que esteja tocando saiba o que faça.

Uma vez comentado que já fui produtor de eventos e também DJ, questionei ao Paulo sobre a possibilidade de eu trazer complementos (subwoofer e mais alguma coisa de luz, nada mais) e ele se prontificou a aceitar sem problemas. Ele comentou também que estaria renovando toda a som e a iluminação, o que pra mim, tanto faz, estando o que estava, estaria ótimo. Os sistemas deles mais algo dos meus, estaria ótimo. Até então, estava indo tudo bem. Sentamos à mesa para negociar e o Paulo começou a discorrer sobre valores.

Repetiu umas 3 a 4 vezes da reputação de seu buffet de ter clientes especiais tais quais os apresentadores da Rede Globo, Chico Pinheiro e sua esposa e insistiu nas diferenças de valores da quinta, sexta e sábado. Parecia que queria vender outros dias da semana. Repetiu tanto esses assuntos que irritou minha noiva que repetiu também que não interessava estes outros dias da semana. Já tínhamos eu minha noiva percebido o quanto desconfortável e visivelmente irritado (sem motivos) ele estava ficando conosco, pois eu e ela somos pessoas objetivas e não gostamos de pessoas que ficam repetindo a mesma historia varias vezes.

Como não iriamos mais comprar pelo groupon, justamente por restrição imposta pelo buffet, O Vagner, comercial do buffet, ele disse que “tentaria” chegar no valor do Groupon e em nenhum momento ele citou uma taxa chamada de “Salão”, mas durante as explicações pessoalmente com o proprietário Paulo, ele acabou mostrando uma divergência para o que estava anunciado no Groupon. No Groupon dizia 5990,00 e não dizia sobre "taxa salão" em lugar algum. Se eu entendi bem, este item esta omisso do anuncio! Logo se eram de 4 a 6 mil reais de taxa de salão mais os 5.990, melhor, 6 mil reais. Dariam de 10 mil reais para cima. O que infelizmente colocou o Zumba no mesmo patamar que dois adicionais buffets haviam nos oferecido, serviço completo e completamente fora do Groupon. Qual era então a vantagem de comprar pelo groupon?

Assim, ele tinha dado ordens às meninas que estavam trabalhando lá naquele momento para fazerem uma degustação. Nisto minha noiva começou a questionar sobre decoração. Ele (e sua esposa, algumas coisas antes também...) disse que na decoração estavam inclusos as plumas e os Castiçais que estavam nas mesas, mas não as flores. Ok até ai!

Observação: Daqui para adiante, vou começar a relatar exatamente o que foi dito, "ipsis literis", sem interpretações de frase.

A reunião começou a dar-se por encerrada a hora que comentei que os castiçais que estavam na mesa eram horríveis e que não tinham nada a ver com o Buffet. Um Buffet com estilo afro-asiático e os castiçais altos e de estilo gótico?? Nada a ver! E falei exatamente com essas palavras. O Paulo mudou de afeição e perdeu a compostura! Começou a subir o tom de voz entrando em discussão, visivelmente nervoso, dizendo que ali era a casa dele, que eu estava ofendendo a esposa dele (ONDE??? Só por que comentei que o castiçal era horrível?), que ela que escolheu aqueles castiçais, que a decoração toda era dela, e por ter falado isto "dela" (ONDE????) estava ofendendo a ele também. Claramente Paulo não sabe separar profissional do pessoal, e isso é anti profissional, péssimo.

Eu apesar de ter um gênio forte, notei que ele perdeu o bom senso de "razão" e o profissionalismo... e procurei manter o sangue frio, pois era meu interesse fechar contrato. Tinha interesse real no Buffet, independente do castiçal... Logo, não queria em hipótese alguma arranjar mais problemas e sim resolver problemas. A essa altura, , minha noiva já estava achando que iria sair na discussão e quebra pau com ele.

Assim, respondi: meu comentário foi de um cliente para um profissional, (profissional???), sobre um item decorativo em um local comercial e que ele não estava agindo de maneira profissional daquela maneira e não deveria levar para o pessoal. Pelo contrario, deveria escutar o que estou falando, e me propor uma outra saída ou simplesmente retirar os castiçais, da mesma maneira como aceitou sobre o som. Novamente, não adiantou. Falei também, que daquela maneira não conseguiríamos fechar nada com ele e ele respondeu que não mesmo, pois ali era casa dele,ele estava ofendido e não faria negocio comigo. Bem, ali não era a casa dele, ali é um estabelecimento comercial e eu sou (seria...) seu potencial cliente.

Falei a ele que pode ser o estabelecimento dele, mas não era a casa dele e que ele agisse como profissional. Falei a ele que eu estava tratando com o Paulo Profissional (???) e não com o Paulo Pessoa individuo, pessoa física, muito menos citei a esposa dele em momento algum ou ainda que o comentário sobre o castiçal NAO deveria ser tido como ofensivo, nada a ver. Não adiantou de novo. Ele pouco se importou e disse que não iria fechar nada comigo, ordenando que as meninas suspendessem a degustação e pedindo que eu me retirasse e procurasse outro buffet.

Nessa altura minha noiva já tinha guardado seus pertences e estava se levantando. Respondi a ele, já me retirando tambem, que estava decepcionado com essa atitude antiprofissional e que não dá pra entender como um profissional (???) de 14 anos de ramo (dito por ele) , tem a coragem e ousadia de escorraçar um potencial cliente a fechar contrato. Simples assim: Jogar o cliente sim, pela janela. Assim, facilmente. Sem pudor algum.

E eu me retirei com minha noiva, do estabelecimento encontrando minha mãe do lado de fora e que acabara de desembarcar (ainda estava pagando...) do taxi para ver também o lugar. À minha mãe disse simplesmente: entra de novo no taxi e volta pra casa, que chegando lá conto tudo.

FIM DA HISTORIA.

--------

Fazendo paralelo dos ocorridos versus o código nacional do consumidor, temos varias leis que enquadram perfeitamente nos ocorridos comigo, e que ele, como profissional deveria reger imaculadamente seu negocio:

1) Não querer vender do jeito que estava no groupon, forçando uma segunda opção "por fora", seja por descritivo de serviços ou por datas, sendo que fomos atraídos pela oferta do groupon e ainda a não citada “taxa do salão”, enquadram-se:

Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;”

Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços

Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

Art. 67. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva:

Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

Art. 68. Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser capaz de induzir o consu­midor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança:

Pena - Detenção de seis meses a dois anos e multa:

Intepretação: eu posso exigir que o fornecedor entregue SIM exatamente o que está na promoção do Groupon, SEM taxas extras e do jeito que está e independente de data. Como tinha dito, fomos atraídos pela promoção do GROUPON! Ele não pode mudar o preço por que vai me vender o serviço por fora do groupon! De novo, eu fui ATRAIDO PELO GROUPON! O código do consumidor é muito claro quanto a isso. Note bem que não há data de validade para o cupon, apenas citando que o mesmo deveria ser agendado com 45 dias antes a festa e contatar o buffet até 10 dias da compra do coupon. E nunca há a citação da taxa de salão. Porém no groupon fala-se “FESTA” e não somente “comes e bebes”. Como dito no descritivo: “ Comes e bebes / Espaço e Decoração / Equipe”, ou seja: entende-se tudo, o espaço ( portanto o Salão) e os serviços inclusos de comes, bebes e organização com 9 profissionais de equipe. Portanto não é somente comida e bebida. Ele não cita DJ, porem isso não é o alvo desta historia. Mesmo que não tenha tido um contrato assinado ou pagamento, a venda contratual começa com a propaganda.

2) Quanto ao fato de ele não querer realizar sequer o serviço para mim:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços dentre outras práticas abusivas:

II - recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;”

Intepretação: eu posso exigir que o fornecedor realize o serviço, pois negar-se vender o serviço enquadra-se neste artigo. E ainda posso citar por causa da obrigatoriedade dos castiçais como clausula de contrato unilateral, condição de venda, somente da parte dele, que me recusa o serviço:

Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.

CONCLUSAO

Só posso dizer, algumas analises da circunstancia, inclusive como prestador de servicos que eu fui e parei apenas pois mudei de área(trabalho com TI hoje):

1. Sempre respeitar o Codigo do Consumidor E o consumidor, e nisto reger seu negocio;

2. Nunca, nunca, misturaria o "pessoal" com o profissional, trazendo para o lado pessoal os comentários deste ambiente;

3. por mais que o cliente reclamasse sobre algum item eu tentaria entender como uma melhoria e uma personalização do serviço natural isso!

4. Ele não deve precisar daquele estabelecimento, deve estar nadando em dinheiro, pois a situação brasileira esta critica, não precisa de clientes!!!!! Clientes? pra que? eles "dão trabalho (no sentido pejorativo) e dor de cabeça"!!!!!

5. Minha reputação estaria em jogo Nunca eu escorracaria um cliente meu pra fora do meu estabelecimento comercial. O resultado você esta lendo aqui, agora. Chico pinheiro da Rede Globo? Cliente dele??? Não sei como...!! Deve ter feito apenas uma festa pra nunca mais e ele se vangloria disto, mas na primeira esquina de dificuldade ele perdeu a compostura. Imagina durante as festas!! Imagina com uma venda consolidada!!

6. os arranjos de mesa são bem pessoais, não são? Tenho direito de querer escolher o que vou querer de arranjos de mesa, e não os castiçais deles, que não ornam em nada com o ambiente afro-asiatico. Por isso, horríveis! São parte de uma decoração que o buffet pode oferecer, mas como um item opcional.

7. Um lugar lindo, mas com esse tipo de tratamento comercial, a tendência é de se ter escassez de clientes....

8. Por fim, se eu fosse executar judicialmente tudo o que reza o código do consumidor, fazendo valer meus direitos, supondo ganho de causa, certamente teria uma festa de baixíssima qualidade. Assim sendo, melhor deixar este profissional com menos um cliente e fazer-se saber o que aconteceu. Conscientizando outros possíveis futuros clientes deste profissional do mal estar e transtornos que causou em mim e em minha noiva.

Conclusões: SIM, meu caro leitor,eu estava la para iniciar um fechamento de contrato, plenamente convicto de fechar a festam, num lugar lindo, bem do jeito que eu e minha queríamos,

Quando questionado/argumentando sobre os itens do lugar, por um comentário meu, despertei a fúria do proprietário, que até então estava se comportando como um profissional, e fui convidado a me retirar.

A festa nem mal começou,... E já terminou. Imagina se tivesse realmente começado...

De volta às cotações, menos um: Buffet ZUMBA.

10 Respostas

Última atividade por Jaqueline, dia 9 de Abril de 2014 às 08:38
  • Jaqueline
    Super Noiva Março 2015 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa... apenas algumas palavras, o proprietário do salão foi infeliz... e sorte que puderam conhecer tudo isso antes de fechar algo. Se logo de início, principamente quando deveríamos ser tratados da melhor maneira possível, tendo os serviços adaptados às nossas vontades como clientes, formos tratados com esse desrespeito e falta de profissionalismo, imagine o resto... um estabelecimento como esse nem deeria mais estar de portas abertas, afinal, o sonho é de quem quer a festa, e não de quem trabalha na festa...

Obrigad pelo alerta!

• Responder
  • C.a.l.
    C.a.l. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estamos procurando na zona sul ou norte a igreja fica na zona norte e moramos na zona sul

pode mandar as indicacoes por favor para minha noiva? ******@**.***.**

grata

• Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Dezembro 2014 São Paulo
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que absurdo. que decepção .... mas o melhor é passar uma borracha e seguir com os preparativos e não dexair que um fato tão lamentavel estrague esse momento. Qual localização de SP estão procurando um buffet? SE precisarem posso indicar.

• Responder
  • C.a.l.
    C.a.l. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ola amigos e amigas, noivos e noivas.. Agradecendo a todos que comentaram, estou respondendo numa tacada só:

Karina,
    É um absurdo... O lugar que tinha tudo para ser "perfeito", com suas peculiaridades, clarop.. nada e perfeito... infelizmwente virou um pesadelo..

Francieli > O melhor lugar que eu vou fazer a festa de casamento é na minha casa mesmo. Usando uma metodologia Japonesa - mais simples, mais facil. 1 Buffet de comida com garcons (provavelmente http://www.das, vou experimentar os comes delas em breve e lhes comento,.... chopp contratado por mim, uns dois barris bastam, som e luz eu mesmo vou ser o responsavel, e vou deixar meu notebook com tudo pronto e abusar dos megamixes que dá pra pegar no youtube (ja tive empresa de eventos lembram? fiz varios casamentos....!!! e tenho todo o equipamento ainda... ), Foto e filmagem vou deixar a cargo de minha irma e um amigo meu e o restante é detalhe. O duro vai ser convencer a sogrona da minha noiva... rs rs ou seja minha mae... pois moramos em cima da casa dela e a festa será na sala dela.(que é praticamente minha casa...).. Vai ser gozado eu mesmo anunciando a festa... no microfone, " Senhoras e senhores, entrando no salao... "A NOIVA CIRLENE DE ANDRADE E SEU NOIVO, CHRISTIAN...EU que VOS FALO".....

"Pedimos a gentileza a todos os convidados de formarem um circulo ao redor da pista de dança, pois os noivos, Cirlene e Christian, eu que vos falo, irao dançar a valsa"

Um verdadeira quebra de paradigma.

kkkkk

Paloma> Para quem vai casar, a dica é esta.. Nao fazer lá. E quando for realizar algum fechamento, tomar muito cuidado. Sugestao que o Celso RUssomano, especialista em codigo do consumidor (como vc acha que eu fiz tanto paralelo com o CNDC? rs rs )é nunca pagar integralmente os servicos. 30 a 50%(preferencialmentr 30) antes e o restante depois, pois na pior das hipoteses se o prestador de servicos der cano, vc se resguarda.

Queila > Desespero? Diria angustia. Querer andar com o casamento, afinal uma festa de casamento é um projeto, e nao conseguir....

Fernanda > o grupon nada tenho a reclamar, todas as vezes que comprei algo deles pude usar... mesmo que com alguma dificuldade por parte dos donos do cupon. De acordo com o codigo do COnsumidor, lembrem se que o GROUPON é preposto da empresa dona da oferta!!! E que se voces foram atraidas pelo GROUPON vcs tem direito de exigir o cumprimento do mesmo. Seja pelo cupon ou nao! Vcs foram atraidas pela OFERTA.

• Responder
  • Queila
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Queila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que desespero!!!

• Responder
  • Francielli Deluca Ferraz
    Top das Noivas Junho 2014 Paraná
    Francielli Deluca Ferraz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa nossa nossa

Espero que encontrem um local maravilhoso

E que sejam maravilhosamente atendidos

Smiley laugh

• Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Complicadíssimo!

Não conheço o local, mas já comprei pelo groupon e precisei cancelar. Fui muito bem atendida, inclusive eles me ligaram pra saber certinho o motivo do cancelamento... Foram super atenciosos, e na fatura seguinte o valor estava estornado!

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Setembro 2014 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Absurdo isso! Não sei como a cara dessas pessoas não queimam!

• Responder
  • Paloma
    Super Noiva Maio 2014 Paraná
    Paloma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa que tempo.

obg pela dica#

• Responder
  • Karina
    Noiva VIP Dezembro 2016 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa que absurdo! Obrigada por nós informar.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas