Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais

A história do bouquet e seu significado.

Dayana, dia 7 de Fevereiro de 2013 às 16:51 Publicado em Fórum Antes do casamento 1 20

A história do bouquetExistem duas origens para nossos bouquets. Uma romântica e outra funcional pra época mas nada bonita de se ouvir!

A primeira pretensa origem do bouquet vem da Grécia antiga quando se datam os primeiros casamentos monogâmicos. Nessa época as pessoas davam significado às flores e ervas e era comum as noivas as usarem em ramos para proteção contra espíritos ruins, inveja e garantir felicidade e fertilidade ao casal. De acordo com as flores escolhidas as noivas já mostravam aos convidados e ao noivo qual eram seus agouros para a relação. Alho (para espantar maus espíritos), arruda (para espantar inveja) e trigo (para atrair fertilidade) também eram muito usados. Ainda hoje há quem acredite em significados para as flores e escolha esse critério para escolher as que vão compor o bouquet deixando em segundo plano a aparência e beleza.

A segunda teoria, sem charme nenhum, é de que na Idade Média, na Europa, o primeiro banho do ano era tomado em Maio (descobriu porque o mês das noivas é tradicionalmente conhecido com sendo Maio?). Havia um calendário anual de banhos e as noivas procuravam se casar nesse mês ou no máximo em Junho. Mas para se precaver e tentarem ficar cheirosas as noivas começaram a levar ramos de flores nas mãos para disfarçar o odor desagradável que exalavam. Bonito não, né?

Bom, eu preferi acreditar na primeira história e escolhi o trigo para me casar (pelo seu significado de fertilidade)! Existem muitos sites na internet que falam sobre o significado das flores mas vamos falar das mais comuns:

Bouquet de rosas: o significado depende da cor. Variam entre paixão, carinhos, sucesso, amizade, romantismo, desejo e gratidão.

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/bouquetrosa/

Bouquet de tulipas: amor fervoroso

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/bouquetulipa/

Bouquet de orquídeas: beleza, perfeição, luxúria

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buqueorquideas/

Bouquet de girassol: glória, dignidade, felicidade

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquegirasol/

Bouquet de lírios: casamento, pureza, nobreza

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquetlirio/

Bouquet de gérberas: alegria, energia

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquetgerberas/

Bouquet de margarida: inocência, amor leal

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquemargaridas/

Bouquet de cravos: amor vivo, preferência

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquecravos/

Bouquet de mosquitinho (gipsolfila): ternura, transparência da alma

http://casandocomamor.com.br/2012/09/a-historia-bouquet/buquemosq/

E um último detalhe: é dito por aí que quando a noiva joga o bouquet e uma solteira o pega, ela será a próxima a se casar. Mas existe uma outra teoria: quando a noiva escolhe a flor do bouquet pelo seu significado e o joga, esses votos vão permear a vida da solteira que o pegar! Nada de casamento, só bons desejos vindos da noiva!

É isso, escolha a sua história e acredite.

20 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 26 de Março de 2015 às 17:35
  • Fernanda
    Noiva Ativa Agosto 2015 Espírito Santo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito legal saber da história dos bouquets, fica até mais fácil escolher com qual você mais se identifica!

    • Responder
  • Michele
    Top das Noivas Dezembro 2014 São Paulo
    Michele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahh, eu amo buque de mosquitinhos...

    Eu prefiro ficar com a primeira versão e que a solteira que pega o buque é a próxima a casar^^

    • Responder
  • Melina
    Noiva Master Maio 2015 São Paulo
    Melina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu fico com a tradição de quem pega o buque é a próxima a casar....peguei o buque da minha melhor amiga em dezembro passado e em janeiro marcamos a data do casamento....kkkkkkkkkkk

    Ainda não sei qual a flor que vou usar, estou entre rosas e lirios e um combinação das duas!!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que qngraçado a história dos bouquets, vc já imaginaram ter que levar o bouquet pra confundir o cheiro das flores e os convidados não sentirem o cheirinho de quem não tomou banho? é brincadeira nem no dia do casamento tomar banho? vixe, rsrsrsrsrsrs.

    eu escolhi as hortências, acho elas lindas e bem delicadas.

    • Responder
  • Mara e Fran
    Noiva Master Julho 2014 São Paulo
    Mara e Fran ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que legal eu adoro saber o significado das coisa...Smiley laugh

    • Responder
  • Katarina
    Noiva Principiante Março 2013 Rio de Janeiro
    Katarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tentei fugir, não queria de jeito nenhum mas peguei 1 bouquet e dois anos depois estou me casando...kkkkkkk

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não pesquisei a flor da esta'~ao, mas queria que meu buquê fosse de tulipa.

    • Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Amo lírios! Quem pegou o seu buquê?

    • Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tem alguma flor da estação que você goste e queira? Alguma cor que você goste?

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    vi uma vez na tv... uma mulher pegou vários e vários buquês e nunca casou... rs

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    tbm amo rosas.. quer dizer, eu amo todas as flores, ate o mosquitinho eu acho lindo..rsrs

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    adoro lirios tbm... quer dizer, eu gosto de todas as flores..kkkk

    por isso to tão na duvida pra escolher as flores da minha decoração e do buque..

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2013 Minas Gerais
    Dayana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    rsrsr.. concordo

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Agosto 2015 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Legal o contexto historico, o meu eu pretendo que seja de rosas...apesar que essas tulipas esta lindas hein!!

    o meu : Bouquet de rosas: o significado depende da cor. Variam entre paixão, carinhos, sucesso, amizade, romantismo, desejo e gratidão.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu usei as flores dos Lírios, lindo!!!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu nunca peguei um buquê Smiley sad

    Mas tmb nem precisa mais, já estou casada!! rsrss

    A minha prima já pegou 3 buquês, um no da irmã dela, outro num da amiga e por ultimo no meu casamento, mais nem namorado ela tem... aconselhei ela a não ir mais pegar, se não vai bater o recorde de buquês... kkkkkkk

    • Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Q engraçado!!!!!!! eu nunca tinha pegado um buquê.... em setembro do ano passado no casamento da minha amiga Silvia (que vai ser minha madrinha) eu peguei o buquê mas já tava marcada a data do meu casamento antes do dela... rs

    • Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu peguei um buquê 2008 e nem por isso casei, pelo contrário terminei um namoro e achei o meu amor...E sobre essas histórias prefiro acreditar que eles estão em nossas mãos pela beleza...hehehehe

    • Responder
  • Aline
    Noiva Master Novembro 2013 São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Os buquês são lindos... to tão indecisa sobre qual flor usar...

    • Responder
  • Vaneide
    Noiva VIP Dezembro 2013 Tocantins
    Vaneide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa amei a historia..e cada buquet lindo HEM!! parabens,,beijos

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas