A importância de celebrar o noivado

Esta celebração é o espaço perfeito para que as duas famílias se unam, não apenas como testemunhas, mas como participantes ativos de uma promessa espiritual. É o momento em que o "sim" dos noivos recebe o abraço das orações esperançosas e o carinho daqueles que acompanharão cada passo do seu crescimento, criando uma atmosfera de pura conexão e pertença.
Reunir os familiares mais próximos e, junto com eles, consagrar o casal a Nossa Senhora de La Salette, que é a padroeira de nossa capela, é aconchegar este jovem casal no colo da Mãe de Jesus. Celebrar o noivado religioso permite criar memórias espirituais e afetivas que o tempo não apaga. Ali, partilha-se a Palavra de Deus, trocam-se olhares de cumplicidade e sente-se a emoção genuína de duas famílias que se reconhecem como aliadas — uma comunicação não verbal e espiritual com o Verdadeiro Amor, que é o próprio Deus. Essa união diante de Jesus mostra que o Sacramento do Matrimônio que se avizinha é também a celebração de um consciente casal que publicamente declara a mesma devoção e os mesmos valores.
Terminar essa celebração de mãos dadas, numa corrente de oração e amor, é a melhor preparação que um casal pode desejar para o grande dia. O noivado religioso assume, assim, o papel de um porto seguro: um momento de quietude e verdade onde as famílias estendem as suas mãos sobre os noivos, garantindo-lhes que a fé e o apoio familiar serão sempre a bússola a guiar a nova jornada que estão iniciando.
Eu, Pe. José Ribamar, me sinto honrado quando presido esta celebração.
Conte comigo!