Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Fernanda
Noiva Master Junho 2025 Paraná

a importância do mapeamento das mesas

Fernanda, dia 18 de Janeiro de 2023 às 14:20 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 23

Oi oi comunidade,

Sei que o mapeamento das mesas não é algo comum/cultural aqui do Brasil, mas em muitos países nem existe a hipótese de qualquer evento desse porte sem os lugares marcados, e eu queria deixar pra vocês aqui um exemplo de um evento passado e de um evento futuro que fui convidada para ressaltar a importância do mapeamento de mesas.

Evento passado: mesas de 8 lugares, estávamos em 6 convidados, não fomos com pressa para o salão, ao chegar lá tivemos que sentar separados, 4 em uma mesa que já havia 4 pessoas, e 2 em uma mesa que tinha outras 5 pessoas que a gente só conhecia de nome e não trocamos nem meia dúzia de palavras, sendo que o 1 lugar que ficou disponível nessa nossa mesa, teve a cadeira tirada dele pra ficarem em 9 pessoas em outra mesa que nem talher/guardanapo tinha para a pessoa extra, já que a mesa posta era para apenas 8 pessoas. E esses são só 2 dos muitos exemplos de desconfortos que podem acontecer, até porque nós tivemos o bom-senso de sentar onde sobrou lugar, mas tem gente que se recusa e reveza para comer (primeiro senta um e depois senta outro), tem gente que coloca bolsa pra segurar cadeira pra não ter que dividir com estranhos, e por aí vai a lista abaixo.

Evento futuro: O cerimonial está organizando agora (2 semanas antes do evento) os convidados que vão em cada mesa, e aí estamos numa situação ainda mais complicada, e que sem o mapeamento de mesas seria super chata de lidar. O noivo é irmão mais velho dos 2 melhores amigos do meu noivo, sendo que ambos esses amigos, e suas namoradas que são nossas amigas também, são padrinhos, e até os pais das namoradas foram convidados para o casamento. Como falei por aqui somos uma família de 6 pessoas, mas nesse casamento especifico nossa intimidade é infinitamente maior com os amigos do meu noivo, e as famílias das namoradas deles não conhecem ninguém no casamento enquanto nossa família conhece e tem amizade com toda a família do noivo, então se houvesse uma mesa apenas para padrinhos ou apenas para família dos noivos a situação ficaria toda desconfortável para varias pessoas. A solução foi uma mesa de 10 pessoas para nós, 2 casais de padrinhos (irmãos do noivo+namoradas) e os pais das namoradas, e as outras 4 pessoas da nossa família vão sentar com os pais do noivo e 2 casais de tios do noivo em outra mesa de 10 pessoas, ficando todo mundo confortável com pessoas que ou são da mesma faixa etária ou já se conhecem e tem assunto para o jantar todo.

No meu casamento como terei a mesa imperial é impossível não demarcar o assento de cada pessoa, se não fica de fato desorganizado, e por enquanto nosso rascunho está assim:

a importância do mapeamento das mesas 1

Lembrando que só dá pra fazer/finalizar o mapa de mesas depois das confirmações de presença, ou seja, mais um motivo para cobra-las, porque quem não confirma presença não é alocado na recepção e aí não pode (ou não deveria poder) nem entrar na festa.

Me contem nos comentários: Para quantas pessoas serão as mesas no seu casamento? E você já pensou nos grupos maiores ou menores que esse número, como eles se alocarão para a refeição?

23 Respostas

Última atividade por Fernanda, dia 5 de Fevereiro de 2023 às 16:58
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem 2 jeitos: plaquinha na porta da recepção com os nomes de quem esta em cada mesa, ou o cerimonial avisa a pessoa no dia anterior, esse casamento que comentei no post foi assim, recebemos no dia anterior em qual mesa estávamos e em qual fileira na cerimonia também. Eu particularmente gosto do informativo na entrada do salao, pretendo fazer com uma parede de champanhe onde cada um pega a taça com a tag em seu nome e tem o numero da sua mesa, assim olha: a importância do mapeamento das mesas 2
    Se você pesquisar em ingles “seating chart” vai achar varios modelos, esse é o “champagne wall seating chart” mas da pra buscar “creative seating charts” e vai aparecer varias opções
    • Responder
  • Júlia
    Noiva Esperta Setembro 2023 São Paulo Estado
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fernanda, deixa eu te perguntar uma coisa, to fazendo a marcação dos lugares e acho super importante, minha duvida é: como os convidados vao saber seus respectivos lugares?

• Responder
  • BEATRIZ
    Noiva Ativa outubro 2024 Santa Catarina
    BEATRIZ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os casamentos que eu fui sempre tiveram demarcação, no meu farei assim também
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fê, já fui em alguns casamentos. E nunca vi ninguém puxando cadeira, sempre vejo as pessoas se alocando. Eu inclusive já fui em casamentos e sentei com pessoas que não conhecia e foi bem tranquilo.
    Minha família por exemplo é enorme, mas sempre foi tranquilo em casamentos... um grupo ficou em uma mesa e o restante em outras.
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade, a maioria das pessoas não é acostumada ao básico de etiqueta
    • Responder
  • Dayane
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz no meu casamento e foi perfeito , não me arrependo nenhum pouco , ficou muito mais organizado e todo mundo sentou com pessoas que tinham afinidade, da um pouquinho de trabalho mas vale a pena .

• Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O problema é que por não ser comum no Brasil, as pessoas não entendem, e você acaba fazendo inumeras alterações para poder agradar todo mundo, particularmente acho que não vale o desgaste.

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Facilita muito mesmo todo mundo se conhecer, outra dica que eu dou é ter algumas mesas a mais caso nao haja mapeamento, assim as pessoas conseguem sentar com seus grupos de preferencia mesmo que outro grupo de menos pessoas ja tenha pego uma mesa toda pra eles, só fica um pouco ruim a aparencia de varios lugares vazios em cada mesa
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendo 100% Alini, é tipo esse casamento que irei, os padrinhos nao querem sentar com os outros padrinhos e nem as familias dos noivos querem sentar juntas, por isso ta sendo bacana o mapeamento de mesas colocando cada um com quem realmente gosta mais
    • Responder
  • Alini
    Top das Noivas outubro 2022 Espírito Santo
    Alini ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu fiz mapeamento de algumas mesas, meu cerimonial eram de dois andares, e reservei algumas mesas do andar de baixo para a minha família, padrinhos e daminhas, e que arrependimento, muita gente reclamou, que queria incluir fulano, ciclano, sério, hoje não faria mais.

• Responder
  • Elisa
    Noiva Master Julho 2023 Rio de Janeiro
    Elisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho super legal fazer, mas como praticamente todo mundo se conhece no meu casamento, decidimos nao fazer Smiley smile

Ate pq eu comecei a fazer e fiquei com dor de cabeca hahahaa

• Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Julho 2023 São Paulo Estado
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente post! Optei por fazer o mapa sim. No ano passado fui em casamentos que tiveram mapa e outros que não tiveram. Ali ficou claro para mim as vantagens de marcar! Separei por “grupos” de mesas, por exemplo, meus amigos da faculdade: mesas 4 a 7, algo assim!
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que vai muito do bom-senso das pessoas tambem sabe, um grupo de 4 pessoas ir sentar com o outro sabe, ao inves de cada um pegar uma mesa e aí uma familia maior ter que se separar
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Todo mundo se conhecer ja evita um problemão mesmo, e aí, você ja pensou nos grupos maiores ou menores do que o tamanho da mesa? Você acredita que por todo mundo se conhecer eles vão se alocar onde der ou vão querer puxar cadeira? Kkk
    • Responder
  • Graziele
    Noiva Master Abril 2023 Rio de Janeiro
    Graziele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Por aqui só as mesas da família serão marcadas. Nunca fui em nenhum casamento que fosse, mas tbm acho que não iria curtir a ideia. A maioria das pessoas do nosso casamento se conhecem, então é bem tranquilo.

• Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oieee, acho incrível quem se dedica a isso!
    Por aqui, optamos por não fazer e por incrível que pareça, deu tudo certo. Todos conseguiram sentar com pessoas que conheciam. Mas é um risco que se corre, quando não faz o mapeamento das mesas.

• Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acredito que vale a pena perguntar a vontade dele, geralmente filhos maiores de idade/casados não querem sentar com os pais em eventos e é normal e saudável isso, ainda mais se ele já tem a família dele, talvez seja legal seus pais ficarem com alguns tios seus, alguém da idade deles sabe, com mais coisas em comum

• Responder
  • Monique
    Noiva VIP Dezembro 2023 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim porq é muito complicado, meu irmão entrará comigo e não quero colocar toda a família dele na mesa mas também não quero tirar ele e deixar a dele sozinha. 😥 affz q situação
    • Responder
  • Ingrid Amaral
    Noiva Esperta Junho 2023 Minas Gerais
    Ingrid Amaral ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Post super necessário! Eu não iria marcar mas seu post me fez pensar em quantas vezes já aconteceu comigo de ir em um evento e ter que sentar com pessoas não conhecidas.

Agora é pensar em como fazer isso, vai dar um trabalhinho viu.
    • Responder
  • Fernanda
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pense também se é interessante a familia ficar toda junta noivinha, por exemplo nesse casamento que vou, os noivos estarão na mesa só deles, os pais da noiva com amigos deles, os pais do noivo com amigos deles, e os irmãos do noivo (que são também padrinhos) com amigos deles, por opção, eles mesmos não quiseram sentar juntos como familia porque tem mais assuntos com outras pessoas

• Responder
  • Monique
    Noiva VIP Dezembro 2023 Rio de Janeiro
    Monique ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui só pretendemos marcar a mesa da família mas ainda não parei para analisar quantos são e como ficaria a organização. 🤔
    • Responder
  • Ilana
    Noiva Curiosa Agosto 2023 São Paulo
    Ilana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Estava pensando em deixar sem marcação mesmo mas agora estou na duvida sobre isso, é que na minha experiência não foi legal mas vou pensar sobre isso melhor.

obrigada pela dica

• Responder
  • M
    Super Noiva outubro 2023 Santa Catarina
    May ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui ainda não chegamos nesta fase de definição, mas a idei inicial é mesa para 8 pessoas sem marcação de local.
    Vou até pensar melhor a respeito 😊
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe