Oi oi comunidade,
Sei que o mapeamento das mesas não é algo comum/cultural aqui do Brasil, mas em muitos países nem existe a hipótese de qualquer evento desse porte sem os lugares marcados, e eu queria deixar pra vocês aqui um exemplo de um evento passado e de um evento futuro que fui convidada para ressaltar a importância do mapeamento de mesas.
Evento passado: mesas de 8 lugares, estávamos em 6 convidados, não fomos com pressa para o salão, ao chegar lá tivemos que sentar separados, 4 em uma mesa que já havia 4 pessoas, e 2 em uma mesa que tinha outras 5 pessoas que a gente só conhecia de nome e não trocamos nem meia dúzia de palavras, sendo que o 1 lugar que ficou disponível nessa nossa mesa, teve a cadeira tirada dele pra ficarem em 9 pessoas em outra mesa que nem talher/guardanapo tinha para a pessoa extra, já que a mesa posta era para apenas 8 pessoas. E esses são só 2 dos muitos exemplos de desconfortos que podem acontecer, até porque nós tivemos o bom-senso de sentar onde sobrou lugar, mas tem gente que se recusa e reveza para comer (primeiro senta um e depois senta outro), tem gente que coloca bolsa pra segurar cadeira pra não ter que dividir com estranhos, e por aí vai a lista abaixo.
Evento futuro: O cerimonial está organizando agora (2 semanas antes do evento) os convidados que vão em cada mesa, e aí estamos numa situação ainda mais complicada, e que sem o mapeamento de mesas seria super chata de lidar. O noivo é irmão mais velho dos 2 melhores amigos do meu noivo, sendo que ambos esses amigos, e suas namoradas que são nossas amigas também, são padrinhos, e até os pais das namoradas foram convidados para o casamento. Como falei por aqui somos uma família de 6 pessoas, mas nesse casamento especifico nossa intimidade é infinitamente maior com os amigos do meu noivo, e as famílias das namoradas deles não conhecem ninguém no casamento enquanto nossa família conhece e tem amizade com toda a família do noivo, então se houvesse uma mesa apenas para padrinhos ou apenas para família dos noivos a situação ficaria toda desconfortável para varias pessoas. A solução foi uma mesa de 10 pessoas para nós, 2 casais de padrinhos (irmãos do noivo+namoradas) e os pais das namoradas, e as outras 4 pessoas da nossa família vão sentar com os pais do noivo e 2 casais de tios do noivo em outra mesa de 10 pessoas, ficando todo mundo confortável com pessoas que ou são da mesma faixa etária ou já se conhecem e tem assunto para o jantar todo.
No meu casamento como terei a mesa imperial é impossível não demarcar o assento de cada pessoa, se não fica de fato desorganizado, e por enquanto nosso rascunho está assim:
Lembrando que só dá pra fazer/finalizar o mapa de mesas depois das confirmações de presença, ou seja, mais um motivo para cobra-las, porque quem não confirma presença não é alocado na recepção e aí não pode (ou não deveria poder) nem entrar na festa.
Me contem nos comentários: Para quantas pessoas serão as mesas no seu casamento? E você já pensou nos grupos maiores ou menores que esse número, como eles se alocarão para a refeição?