Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva Constante Maio 2019 Paraná

A maturidade necessária em um noivado

Glaucia, dia 29 de Abril de 2015 às 13:32 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 20
Olá noivos e noivas venho compartilhar um texto muito bom e avaliativo sobre o noivado . Sei que muitos fizeram a escolha certa, mas espero ajudar alguém que está em dúvida ainda . Smiley smile
Compreenda os sinais que indicam a maturidade no relacionamento amoroso, em especial no tempo de noivado

Noivar é muito mais que apenas colocar um anel no dedo da pessoa amada. O noivado é um período em que os noivos, estando comprometidos com a promessa de casamento, passam a se preparar para viver maritalmente. Embora conhecendo as preocupações costumeiras, tanto para o homem como para a mulher, tais como moradia, subsistência, enxovais e todas as demais responsabilidades e obrigações contidas nesse compromisso, talvez a pergunta que sempre ronde os pensamentos dos namorados seja esta: “Quando é a melhor hora para assumir um compromisso maior com o (a) namorado (a)?”

Por maiores que sejam a proximidade e as afinidades entre os familiares dos namorados, o prazer de passearem juntos, entre outras coisas, a resposta para esse dilema não será tão fácil de ser assumida. A decisão de um próximo passo não será encontrada na resposta de uma simpatia ou, por exemplo, na leitura da sorte nas cartas do baralho. Muitas vezes, em razão do namoro já estar perto de completar um decênio, os dois se sentem na obrigação de mudar o “status”, passando de namorados a noivos. No entanto, apenas o tempo da longa convivência não pode servir como fundamento para a justificativa de assumir esse comprometimento.



Um namoro longo, muitas vezes, demonstra imaturidade ou camufla certa insegurança. Seja por medo de não encontrar alguém ou por interesse em eliminar a sensação de perda de tempo vivido nesse relacionamento, muitos casais aceleram os acontecimentos, forçando o noivado como forma de garantir o compromisso para o casamento desejado. Outros, em razão da intimidade vivida durante esse período, se sentem moralmente responsáveis por noivar, mesmo sem reconhecer alguma chance de desenvolver maiores vínculos com o (a) namorado (a).

O namoro é um período no qual o casal se dispõe a conhecer-se. É o início da experiência em que realmente se aprende a amar. De maneira muito especial, nesse tempo de convivência, um se permite ser edificado pelo outro. Inicia-se, nesse convívio, um processo de lapidação em que ambos se dedicam a trabalhar naqueles pontos de sua personalidade que pouco contribuirão para o bom relacionamento. Por mais delicado ou constrangedor que seja para alguém aceitar a interferência da pessoa amada em seu comportamento, ainda assim, aceitará se o desejo de fazer história com o outro for maior que seus caprichos.

De livre e espontânea vontade, os dois devem se prontificar a viver as exigências do amor com aquela pessoa que será seu cônjuge. Dessa forma, em razão dos frutos dessa entrega e ao perceberem o crescimento do relacionamento junto com o outro, assumem o próximo passo, acolhendo a ideia de continuarem a viver um maior comprometimento, dando sequência aos planos de vida a dois com o noivado.

Os únicos argumentos que devem justificar uma resposta positiva para um novo compromisso de vida estão fundamentados na confiança, na transparência e no amor maduro. Uma maturidade que exigirá do casal a capacidade de acolher as sugestões de mudanças que eles podem suportar e paciência para respeitar o tempo do outro nas situações em que não poderão interferir; sem tampouco desistirem do projeto de estabelecer e viver o crescimento proposto na vida a dois. Qualquer outra razão que não seja o crescimento na maturidade com a outra pessoa poderá sinalizar o fracasso do futuro e almejado sonho do casamento feliz.

Por Dado Moura

20 Respostas

Última atividade por Rôh Marchi, dia 25 de Agosto de 2015 às 17:23
  • Rôh Marchi
    Noiva Constante Janeiro 2017 Santa Catarina
    Rôh Marchi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por incrível que pareça estava comentando sobre isso com meu noivo hoje mais cedo.. Vejo tantos casais que mal começam a namorar já ficam noivos, e não tem plannos nenhum de casar, só querem mesmo mostrar aos outros que são noivos e mudar o "status", parece que pra muitos virou "modinha" noivar.. - "aaah vamos noivar todo mundo está noivando mesmo"..

    Triste realidade em que vivemos.. noivado é compromisso, é uma promessa, é estar preparados para o que der e vier sem pestanejar.. conheço muitos que começam a namorar 2 meses ficam noivos, amor da minha vida pra cá e pra lá e na primeira briga já separa, já joga tudo pro alto como se fosse um objeto.. não quero mais vou jogar no lixo.

    Sorte de quem tem um amor pra vida toda, sorte de quem encontrou um parceiro e não um simples "namorado", "noivo" ou qualquer que seja o nome.

    E parabés a todas as noivinhas que noivaram por amor e não por "status".

    Smiley heart

    • Responder
  • Tamires
    Super Noiva Junho 2016 São Paulo
    Tamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Kkkkkkkkkkkkkkkk rachei de rir agora com essa imagem !!

    Concordo com vc noivinha, as coisas acontecem quando devem acontecer, já vi gente que casa com 10 anos de namoro e na primeira dificudade separa, e há quem case com meses de namoro e viva Feliz pra sempre !!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva Curiosa Maio 2017 Rio de Janeiro
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hehehehehehehe... Brincadeiras a parte... Acho que não existe hora certa... As coisas tem que acontecer de forma natural...!!! De repente surge uma vontade incontrolável de querer ficar com a pessoa pro resto da vida!

    A maturidade necessária em um noivado - 1
    • Responder
  • Vivian
    Noiva Principiante Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Vivian ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom, o texto serve para refletir que o casamento é um acontecimento único na vida, quando escolhemos aquele que será para sempre seu companheiro. Esse passo deve ser calculado minuciosamente, trabalhado todos os dias antes durante e depois do noivado, para que seja executado com segurança e felicidade Smiley heart

    • Responder
  • Maay
    Super Noiva Dezembro 2016 São Paulo
    Maay ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Texto perfeeeeeito Smiley smile
    • Responder
  • Danielle Viana
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Danielle Viana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei O texto! Smiley smile
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Julho 2015 Goiás
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o texto!!! Vou repassa-lo pro meu noivo e pra alguns amigos noivos! Obrigada noivinha!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Esperta Julho 2018 Rio de Janeiro
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei!! Mostrarei p meu digníssimo
    • Responder
  • Eligia
    Noiva VIP Dezembro 2015 Santa Catarina
    Eligia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o texto!
    • Responder
  • Leidiane
    Super Noiva Setembro 2015 São Paulo
    Leidiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom o texto!
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Constante Dezembro 2022 Minas Gerais
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mto bom!! Adorei!

    • Responder
  • Elaine
    Super Noiva Julho 2016 Goiás
    Elaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa noivinha, amei muito!!!
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    é por ai pq sem maturidade e caridade de q cada um tem seu tempo, vai criando uma expectativa tão grande, q quando ñ vem se frustam, ñ pq cada um ñ quer dar melhor, pq ainda ñ tem pra dar, então é no noivado q vai sendo injetado os sonhos, as responsabilidades, o comprometimento, e por ai vai kkkk.

    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master outubro 2015 Pernambuco
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom o texto noivinha. É bem isso mesmo.

    • Responder
  • G
    Noiva Constante Maio 2019 Paraná
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não acho errado se usar uma aliança de compromisso se tem o interesse de trocar pela de noivado e não se pode no momento.
    • Responder
  • G
    Noiva Constante Maio 2019 Paraná
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando eu li não concordei com essa parte também, muitos namoros são longos mas não há a intenção do casamento de um compromisso mais sério e fica por isso mesmo alguns duram e outros terminam
    • Responder
  • Kellyn
    Noiva VIP Dezembro 2015 Paraná
    Kellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    È muito bom o texto noivinha, isso é verdade se todos tive um tempinho pra da uma paradinha aqui é da uma lida. Seria otimo, tem muita gente fazendo coisas que nem sabe o que esta fazendo. Ainda mas um casamento, as pessoas não vão afundo no casamento. e vale a pena nos aprender essa nova fase da nossa vida.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Maio 2015 Rio de Janeiro
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu tb gostei do texto. Só não concordo com a parte que diz que "Um namoro longo, muitas vezes, demonstra imaturidade ou camufla certa insegurança." Acho que o casal tem que se preparar individualmente para o matrimônio. Se o casal começou a namorar muito cedo é bem provavel que este casal namore por muito tempo, mesmo porque os dois tem que se estruturar individualmente para aí sim poder assumir mais responsabilidades a dois. Acho que tempo de namoro não tem nada a ver com maturidade ou falta dela, mesmo porque entendo maturidade não só como maturidade afetiva mas também profissional, financeira, enfim, maturidade para assumir todas as responsabilidades de uma vida a dois sem depender de ninguém, somente você e seu noivo.

    • Responder
  • Eloá
    Noiva Constante Junho 2015 Rio de Janeiro
    Eloá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Exatamente o que penso. Uma amiga minha veio me mostrar a alguns meses toda boba a "aliança de compromisso" que o namorado deu a ela. Eu pensei: "Nossa, ele pediu ela em casamento, é serio mesmo." Poucos dias depois descobri que era aliança de compromisso. Eu sou jovem mas não sou tão moderna assim... Pra mim foi só um jeito de dizer "Eu quero ficar com vc por muito tempo, mas vou ter q te enrolar um pouco mais". Aliança de co.promisso de verdade é a aliança de noivado. É quando dizemos um pro outro "escolhi você pra sempre".
    • Responder
  • L
    Noiva VIP Junho 2018 São Paulo
    Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei do texto, eh preciso realmente muita maturidade pra noivar, sabe q esta fazendo isso por amor e q se dedicará a ser uma pessoa boa para cuidar do cônjuge e vice versa Smiley winking
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas