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Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão

A mulher cristã deve ou não usar véu?

Kadna, dia 28 de Novembro de 2015 às 11:25 Publicado em Fórum Vida de casal 0 19

Este tema, apesar de muito claro na Bíblia, acabou por se tornar polêmico, em face de uma exegese indevida, feita pela maioria dos líderes religiosos, a respeito dos 16 versículos que compõem este assunto, registrado no capítulo 11 da I Epístola do Apóstolo Paulo aos coríntios.

É preciso considerar, em primeiro lugar, que o capítulo 11 é composto de 16 versículos e todos importantes, portanto tem que haver harmonia entre eles e não contradição. Um versículo não pode contrariar os demais e nem pode ser descartado, nem excluído, porque, aparentemente, entra em contradição com os demais. Quando isso acontece, torna-se necessário uma exegese versículo a versículo, observando-se o contexto mediato e imediato do capítulo em pauta e de toda a Bíblia, a fim de se poder harmonizá-los.

A grande maioria das Igrejas Evangélicas, ao abordarem este assunto, desprezam os primeiro 14 versículos e prendem-se, exclusivamente, ao versículo de nº 15 que diz: "Pois no caso da mulher é honroso, uma vez que a natureza lhe deu o cabelo em lugar de véu." - Apoiados, apenas, neste versículo, a grande maioria das doutrinas rígidas, sobretudo, as pentecostais, ensinam que não há necessidade da mulher usar o véu na Igreja, porque a natureza já lhe deu o cabelo no lugar de véu." Afirmam, ainda, que a mulher deve usar o cabelo comprido, porque além de ser honroso, é o véu que ela tem que apresentar na Igreja, como sinal de submissão. Fundamentados, ainda, neste versículo, acabam por determinar que as Igrejas, em que a mulher usa o véu e que pregam a necessidade de usá-lo são seitas e não estão comprometidas com o Evangelho de Cristo. Surge, então, as seguintes perguntas: E os outros 14 versículos o que foi feito com eles? Foram jogados fora? Eles não têm valor? São versículos descartáveis? Por acaso, a Palavra de Deus é formada de coisas inúteis?

Para desmistificar este assunto, é preciso fazer uma abordagem direta, descompromissada com "achismos" e com placas denominacionais, a fim de se buscar a compreensão, não só da necessidade, ou não, de se usar o véu, com também das razões que determinam, ou não tal necessidades. Não é aconselhável negligenciarmos com a Palavra de Deus, principalmente, quando ela própria diz: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra" (II Tm 3:16,17). Portanto, torna-se necessário uma exegese versículo a versículo deste capítulo para se chegar ao entendimento de cada um deles, e harmoniosamente relacioná-los, uns aos outros, para se chegar à conclusão final. Antes, porém, é preciso saber que o uso de véu, aqui referido, é na Igreja e não na sociedade. Eis, pois, os 16 versículos do capítulo 11 de I Co 11:1-16:

1- "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo." - Neste versículo, Paulo mostra que a autoridade da sua pregação e ensino, vem de cristo, pois ele, Paulo, procura imitar a Cristo, e, por isso, aconselha a todos que o ouvem, ou lêem, a imitá-lo também, pois assim todos estarão imitando a cristo;

2- "Eu vos louvo, irmãos, pois em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vô-los entreguei." - Aqui, Paulo exalta os irmãos de Corinto por terem recebido e colocado em prática os ensinamentos dele. Os coríntios estavam imitando Paulo e isso era do agrado do Apóstolo;

3- "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça do homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo" - Neste versículo, Paulo dá a hierarquia de acordo com a vontade de Deus. Ele mostra que Deus é a cabeça de Cristo, que Cristo é a cabeça do homem e que o homem é a cabeça da mulher. Assim, o Filho está submisso ao Pai, o homem está submisso ao Filho, e a mulher está submissa ao homem (marido);

4- "Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça." - Note que aqui, há uma proibição para o homem de cobrir a cabeça. Se o homem cobrir-se com véu para orar ou profetizar, estará desonrando a sua cabeça que é Cristo. Isso acontece porque, antes da vinda de Cristo, o Espírito Santo não habitava no homem. Ele vinha, temporariamente, sobre o homem para executar uma obra, retirando-se em seguida. Quando Moisés conversava com Deus, enchia-se da Glória de Deus, mas quando ia falar para o povo sobre o que Deus dissera, a Glória ia se desvanecendo. Moisés, então, cobria-se com um véu para que o povo não percebesse a glória que se desvanecia. Daí surgiu o costume dos homens cobrirem-se com um véu quando iam orar. Ocorre, porém, que depois da vinda de Jesus, o Espírito Santo passou a fazer morada nos convertidos e, por isso, os homens de Deus, não podem cobrir a cabeça para orar, ou profetizar, pois, se assim fizerem, estarão ocultando a Glória de Deus que resplandece em seus semblantes. Se assim o fizerem, estarão desonrando a sua cabeça que é Cristo. Paulo deixa isto bem claro na seguinte passagem: "E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a face para que os filhos de Israel não fitasse o fim da glória que se desvanecia. Mas os seus sentidos foram embotados, pois até hoje à leitura da antiga aliança, permanece o mesmo véu. Não foi removido, porque somente em cristo ele é abolido. E até, hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. mas quando um deles se converte ao Senhor, então o véu é-lhe retirado. ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, refletindo a Glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (II Co 3:13-18).

Observe que Paulo está, aqui, falando de homens e mostrando a razão pela qual o homem não pode cobrir a cabeça, quando ora. Mostrando, ainda, porque o homem desonra a Cristo, quando cobre a cabeça para orar, ou profetizar;

5- "Mas toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, é como se estivesse rapada." - Paulo, agora, faz uma afirmação contundente a respeito da mulher. Ele diz que toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, isto é, sem véu, desonra a sua própria cabeça, que é o homem (marido). Mas o que tem a ver o usar o véu na Igreja com o desonrar o marido? Paulo aí faz uma comparação com a vida social da época. Naquele tempo, havia uma relação entre a honra da mulher e o comprimento do cabelo. As mulheres honradas deviam usar o cabelo comprido para serem diferenciadas das prostitutas que deviam usá-los bem curtos ou rapados. Quando se olhava para uma mulher que tinha cabelo curto ou cabeça rapada, já se sabia de antemão que ela era uma prostituta. Isso, porém, acontecia na vida social, não na Igreja. O uso do véu, porém, era na Igreja e não na sociedade. Paulo, então faz a comparação, que se a mulher honrada, ou seja, que tinha cabelo comprido e estava sob o jugo de um homem (marido), orasse na Igreja, ou profetizasse, sem estar usando o véu, ela estaria desonrado o seu marido, pois a falta do véu na Igreja era desonra tanto quanto, a falta de cabelo era desonra na sociedade. Por isso ele diz: "é como se estivesse rapada". A mulher estaria se igualando a uma prostituta, pois estava tirando de sobre ela o sinal de submissão, que na Igreja era o véu;

6- "Se a mulher não se cobre com o véu, tosquie-se ou rape-se também; e se para a mulher é vergonhoso tosquiar-se , ou rapar-se que ponha o véu". - Observe que aqui Paulo é taxativo: Se a mulher não quer usar o véu na Igreja, então corte o cabelo bem curto (tosquiar-se), ou então rape-o. Duas coisas ficam muita claras aqui: A primeira é que: se é para a mulher, que não quer usar véu, cortar o cabelo ou rapá-lo, é porque ela ela tem cabelo comprido. Assim, Paulo está falando para mulheres honradas, que têm o cabelo comprido. E em segundo lugar, ele afirma que o uso do véu na Igreja é necessário, ao ponto de que se a mulher não quiser usá-lo, então corte o cabelo ou rape-o, o que a tornará igual a uma prostituta. Depois ele completa, se é vergonhoso para a mulher cortar o cabelo ou rapá-lo, então que ela use o véu, para não desonrar o seu marido (sua cabeça);

7- "O homem não deve cobrir a cabeça, pois é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória de homem". - Tem-se aí a confirmação do porquê o homem não deve cobrir a cabeça, mas a mulher sim. Sendo o homem a glória de Deus, não deve cobri-la para que a glória de Deus resplandeça na face dele, mas a mulher sendo a glória do homem, deve cobri-la para que a glória do homem não resplandeça diante da glória de Deus;

8- "Pois o homem não proveio da mulher, mas a mulher do homem". - Aí está a razão da hierarquia. Deus fez o homem e deu-lhe o seu Espírito (Sopro), mas a mulher foi feita do homem que já estava pronto. Deus tirou a matéria prima do homem para fazer a mulher, logo a mulher é carne e osso do homem, por isso deve honrá-lo;

9- "O homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem". - Isso implica dizer que o homem veio primeiro. A mulher veio depois para ser companheira, ajudadora do homem e não o contrário;

10- "Portanto, a mulher dever ter sobre a cabeça um sinal de submissão, por causa dos anjos". - Assim na Igreja o sinal de submissão da mulher ao marido é o véu, e na sociedade o sinal de submissão é o cabelo;

11- "Todavia, nem o homem é independente da mulher, nem a mulher é independente do homem, no Senhor." - Paulo mostra que ainda que na atualidade um é dependente do outro, a hierarquia da criação deve ser mantida, continuando, assim a hierarquia mostrada no versículo de nº 3. Cristo é a cabeça do homem, o homem a cabeça da mulher e Deus a cabeça de Cristo;

12- "Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus". - Paulo continua explicando a hierarquia e a interdependência entre o homem e a mulher;

13- "Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus com a cabeça descoberta?" - Depois de dar todos os ensinamentos necessários Paulo apela para o bom-senso dos coríntios, mandando que eles, agora, que conhecem toda a verdade, julguem entre eles mesmos, se é direito uma mulher orar na Igreja sem usar o véu;

14- "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonroso para o homem ter cabelo comprido?" - Aqui, Paulo faz uma pergunta, que é, ao mesmo tempo, muito esclarecedora. Ele diz que a natureza ensina que é desonra para o homem ter cabelos compridos. Onde, pois era desonroso para um homem ter cabelo comprido? Não sociedade, é claro. Os homens, mesmo não crentes, usavam cabelos curtos por uma questão de honra social. Só usava, livremente, cabelo comprido, aqueles que fizessem voto de nazireado, mas estes não participavam da vida social ativa, pois estavam separados por voto, uma vez que estavam totalmente consagrados a Deus;

15- "Mas a mulher ter cabelos compridos lhe é honroso, pois o cabelo lhe foi dado em lugar de véu". -Aqui, também, Paulo faz uma afirmação muito esclarecedora: "Mas para a mulher lhe é honroso ter o cabelo comprido". Onde que era honroso para a mulher ter cabelo comprido? Na sociedade, é claro, pois se o cabelo fosse curto ou rapado, ela seria uma prostituta e, portanto, desonrada. Nesta tradução o versículo diz ainda: "Pois o cabelo lhe foi dado em lugar de véu". Apesar da tradução deste trecho não ser fiel ao texto bíblico original em grego koinê, com ele, podemos entender claramente que Paulo volta à comparação do versículo nº 5, onde ele diz que a mulher honrada e de cabelo comprido deve usar o véu na Igreja. Isso indica a sua honra e a honra do seu marido. Paulo diz ainda que para a mulher honrada o sinal da sua submissão é o véu na Igreja e o cabelo na sociedade. O versículo 15, acima, está escrito da forma que encontramos em muitas versões bíblicas. Por si só, ele já dá o entendimento que nós expusemos acima, muito embora a sintaxe seja um pouco complexa. Devo repetir, porém, que esta tradução do versículo 15 é indevida e não expressa a verdade do texto original escrito por Paulo. Ainda que, para pessoas que se aprofundam nos estudos, seja possível chegar à conclusão que explicamos acima, o versículo da forma como está traduzido dá dupla interpretação e conduz muitos a entenderem de forma errada que a mulher não precisa usar o véu, porque o cabelo já lhe foi dado pela natureza em lugar de véu, enquanto que ele está apenas expressando a razão, o motivo pelo qual é glória para a mulher usá-lo comprido. Este versículo está relacionado ao cabelo e a razão da mulher honrada usá-lo comprido, e não ao véu, e nem está liberando a mulher do uso do véu. Por esta razão, precisamos pegar o texto original, escrito por Paulo para saber exatamente como ele escreveu este versículo e o que ele quis transmitir realmente. Quando pegamos o versículo original, encontramos, sem sombra de dúvidas, que o versículo 15 se refere às razões de ser glória para a mulher ter cabelo comprido e não para ela deixar de usar o véu, sob a alegação de que o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Vejamos, então, o texto original escrito por Paulo e a tradução fiel dele: "15 - ???? ?? ??? ???? ???? ???? ????? ??? ? ???? ???? ??????????? ??????? [????] - Mas para a mulher é glória (????) ter cabelos (????) compridos, porque a natureza lhe deu o cabelo como cobertura (???????????/peribolaion). Veja que o versículo 15 não diz que o cabelo foi dado à mulher em lugar de véu, mas sim que ele foi dado para a mulher como cobertura natural, como manto, como uma veste e por isso é honroso a mulher usá-lo comprido. Agora no versículo 6 a palavra para véu é outra, não é "??????????? (peribolaion)", veja bem:6 - ?? ??? ?? ?????????????? ???? ??? ???????? ?? ?? ??????? ??????? ?? ????????? ? ???????? ??????????????. - Portanto, se a mulher não se cobre com o véu (??????????????/Katakaluptetai) tosquie-se também. Mas se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se então cubra-se com véu (??????????????/katakaluptestho).Eis aí, a grande diferença entre o versículo 6 e o 15. No versículo 6 Paulo manda a mulher cobrir-se com o véu (katakaluptestho) e no versículo 15 ele informa que é honroso para a mulher ter cabelo crescido, porque a natureza lhe deu o cabelo como cobertura natural, como manto, como veste (Peribolaion). Então veja que o sentido é diferente e o versículo 15 não está mandando ninguém deixar de usar o véu e menos ainda que o véu pode ser substituído pelo cabelo. Por isso, só nos resta concluir que o versículo 15 não manda ninguém deixar de usar véu porque o cabelo foi dado em lugar de véu, mas sim que o versículo 15 informa apenas e tão somente o motivo pelo qual é honra, ou glória para a mulher usar cabelo comprido, pois a natureza já deu a ela o cabelo como cobertura natural. 16- "Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as Igrejas de Deus". - Aqui, Paulo esclarece que, se depois de todos esses ensinamentos, se alguém ainda quiser questionar, discutir o assunto e não aceitar a determinação, é porque tal pessoa é contenciosa, mas que nem ele Paulo, nem as Igrejas de Deus têm o costume de viverem em contendas. Logo, tal pessoa, não pertence, verdadeiramente, à Igreja de Deus.Outro ponto polêmico sobre este assunto, é o fato de alguns alegarem que este ensinamento só foi dado para a Igreja de Corinto e para mais nenhuma. Logo, segundo os que assim afirmam, somente a Igreja de Corinto deveria usar o véu, para diferenciar as mulheres de Corinto de prostitutas cultuais dos templos pagãos. Se essa fosse a verdade, então Corinto não precisava ter recebido esta informação, mas sim a Igreja de Éfeso, onde havia o Templo da deusa Diana com cerca de 2.000 prostitutas cultuais e, cujo Templo era algo fenomenal. Portanto, tal afirmação sobre o fato de que o véu só devia ser usado na Igreja de Corinto denota a falta de um entendimento adequado do contexto bíblico, pois o Evangelho de Jesus e os seu ensinamentos são para todos os cristãos, logo para todas as Igrejas. O fato de só a Igreja de Corinto ter recebido esta advertência, deu-se porque a Igreja de Corinto foi a única a se rebelar contra o uso do véu. Entre as demais Igrejas, nenhuma se rebelou e Paulo deixa isso bem claro no versículo 16, quando diz:"Se alguém quer ser contencioso, ele, Paulo, não tem este costume nem as Igrejas de Deus". Note que ele põe no plural> "nem as Igrejas de Deus". Tal rebeldia aconteceu, provavelmente, quando as mulheres da Igreja de Corinto tomaram conhecimento da Epístola que Paulo havia escrito aos Gálatas, principalmente do teor da seguinte passagem: "Nisto não há judeu, nem grego, não há escravo, nem livre, não há homem, nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus". (Gl 3:28) . Quando tomaram conhecimento disso, as mulheres de Corinto passaram a reivindicar a igualdade com os homens e começaram a criar contendas, não querendo mais usar o véu. Elas pegaram o versículo 28 isoladamente e não consideraram os versículos 26 e 27 que mostram que esta igualdade a que Paulo está se referindo é sobre a salvação, uma vez que todos que foram batizados em Jesus foram revestidos de Jesus e se tornaram filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Esse ponto e muitos outros geraram uma polêmica grande em Corinto, obrigando o Apóstolo Paulo a escrever esta Epístola para orientá-los. É por isso que Paulo diz:"A respeito de vós, irmãos, fui informado pelos da família de Cloé, que há contendas entre vós" (I Co 1:11). Observe que também, aqui, Paulo usa o plural "contendas" e não o singular "contenda". Isso demonstra que as contendas eram sobre diversos assuntos. Após ter dado as devidas explicações sobre estes assuntos e de falar sobre a necessidade de se ter ordem nos cultos, Paulo faz a seguinte colocação: "Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas se alguém ignora isto, será ignorado" (I Co 14:37,38).Consequentemente, se são ordens do Senhor, em todas as Igrejas de Cristo, as mulheres devem usar o véu, pois o Evangelho de Jesus é um só para todos os povos e nações. Mas, se alguns cheios de "achismos" e interesses pessoais, não concordam e querem contender, não condenem aqueles que cumprem a Palavra de Deus, pois as Igrejas de Cristo não têm como costume a contenda. Ocorre que hoje a mulher não é submissa ao marido, e à semelhança da Igreja de Corinto as mulheres atuais reivindicam igualdade com o homem e muitas até afirmam superioridade. Dentro desse princípio já não é a mulher que foi criada para o homem, mas o homem que foi criado para a mulher, o que vem contradizer de forma contundente os propósitos e a Palavra de Deus. Assim, podemos concluir que a Epístola de Paulo enviada à Igreja de Corinto é muito bem apropriada para ser enviada, também, às mulheres de hoje.Que Deus abençoe a todos!

19 Respostas

Última atividade por Noiva Feliz, dia 27 de Janeiro de 2016 às 11:09
  • Noiva Feliz
    Noiva Ativa Maio 2016 Pernambuco
    Noiva Feliz ·
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    Ora a Deus e ele te dará a resposta. Eu vou usar véu pq acho romântico Smiley sexy
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  • S
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Bahia
    Suéllen ·
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    Amém, querida!
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  • Duander
    Noivo Novato Janeiro 2017 Santa Catarina
    Duander ·
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    Isso mesmo irmã Suéllen, Deus honrará ,Deus abençoe!

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  • Denise
    Noiva Ativa Agosto 2017 São Paulo
    Denise ·
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    Acho que vai muito do que voce acredita noivinha

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  • S
    Noiva Esperta Janeiro 2017 Bahia
    Suéllen ·
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    Sou cristã, sigo a doutrina da Congregação Cristã no Brasil, e lá somos ensinadas a usar véu nos cultos e serviços santos (ligados à servir a Deus), e, na minha opinião isso está completamente desvinculado ao uso do véu de noiva, pois véu de noiva tem a simbologia completamente diferente do véu descrito nas escrituras: o véu descrito nas escrituras deve ser usado para orar e profetizar, como sinal de respeito por causa dos anjos, já o véu de noiva era tido como símbolo da virgindade da noiva, e hoje, virou um mero enfeite, pra ser usado por quem gostar ou preferir... Enfim, irei usar véu de noiva não porque sou virgem (na droutina a que sigo, todas as moças devem esperar o casamento para ter relações sexuais), ou por qualquer simbologia, mas tão somente porque acho bonito, e na hora da oração usarei o véu que uso na igreja, pois um nao substitui o outro, e será ajoelhado como manda as escrituras.
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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Bju... até mais Smiley smile Smiley xd
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  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
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    KkKkk bjoo Smiley winking Smiley laugh
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    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Tá certo...kkkSmiley catface
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  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
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    Eu li inteiro Kaa, e eu não gosto de véu não me sinto bem usando.. Meu cabelo é meu véu e isso me faz me sentir maravilhosa..
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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Tá certo gata, mas aqui a gente ta falando sobre o que tá escrito na bíblia... se vc ler toda a enquete vai entender direitinho Smiley winking
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  • V
    Noiva Master Agosto 2017 São Paulo
    Vanessa ·
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    Eu não usarei véu ..

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  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
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    Sou evangélica, e concordo com você. Smiley smile

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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Certo, cada um faz como entender. Vcs já sabem e Deus também sabe do testemunho de cada um.
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  • Marissol
    Super Noiva outubro 2016 São Paulo
    Marissol ·
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    Que texto hein.... Sou católica, vou usar o veu no casamento sim, mas depois. O meu respeito/submissão para com meu futuro nao precisar ter uma representação física para a sociedade. Ele sabe/saberá e Deus é testemunha. Ele sabe de tudo que se passa entre o casal. Ja a parte do homem descobrir a cabeça para falar com Deus sou a favor.
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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Só que Carol, muitas vezes pelo fato de ñ ter tanta condição assim, eu usei meu lençol para orar em meu quarto. E pedir a Deus que ele entendesse. Afinal só ele sabe o que cada um passa não é mesmo.
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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Não mais pretendo. Deixar de usar calça para ir a igreja e usar vestido com véu, todas as vezes que for a missa. Só ñ uso, pq ñ tenho condição financeira o suficiente, para me poder ar de luxo como muitas que ainda assim escolhem errado.
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  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
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    Eu entendi sim o texto.

    Mas afinal, e você, tá usando o véu? kk

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  • K
    Noiva Esperta Janeiro 2021 Maranhão
    Kadna ·
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    Eu sei linda...mas aqui ñ se trata do casamento e sim da vida depois de casados. Com o tempo o véu perdeu seu valor. Com a imposição da sociedade para tudo. Eu ainda conheço mulheres em uma cidade que usam o véu como símbolo de submissão ao marido e é assim que era para continuar sendo. As mulheres perderam o valor, os maridos a autoridade e o respeito a Deus. Pois a mulher que ñ é submissa ao marido também o marido ñ é glorificado por Deus. Até mulheres na casa dos pais deveriam usar. E a resposta está nesse mega texto. Há um outro significado p o véu no altar, pq vc entra ao lado de seu pai, pq antes era submissa a ele é agora vc é submissa ao seu marido (no caso de quem já é casado). Só queria saber das pessoas a suas opiniões em relação a isso. E pq ñ construirmos um mundo melhor. "Deus é a cabeça do homem e o homem é a cabeça da mulher." Nós parecemos muito com as mulheres de coríntios de pouca fé e que ñ se importavam com a palavra de Deus. Sabiam e ñ faziam de nada para se adaptar a lei de Deus.
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  • Carol Sgubim
    Top das Noivas Setembro 2016 Paraná
    Carol Sgubim ·
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    Sou cristã, e vou usar véu, acho lindo, mas se não gostasse não usaria.

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