Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

N
Noiva Master outubro 2020 Minas Gerais

A origem do vestido de noiva branco

Nathália, dia 23 de Maio de 2017 às 17:05 Publicado em Fórum Moda nupcial 0 28
Olá pessoal como vão? Bom eu sou uma pessoa muito curiosa, entao fui buscar a origem do vestido de noiva branco. E aí contrário​ do que eu (e acho que muitas) pensavam isso é uma tradição recente!!!! Sim a moda pegou já no século XIX !!!!
Vejam o texto que achei!

"Diferente de outras simbologias que nasceram ainda na Antiguidade, a tradição da vestimenta branca é mais recente, pós Idade Média. Segundo historiadores, houve um tempo em que a noiva não precisava se preocupar com a cor, mas sim com a beleza e com o luxo do vestido. Isso porque o casamento era fruto de arranjos comerciais e, portanto, deveria mostrar à sociedade que as famílias tinham posses. Vermelho e preto, por exemplo, foram cores muito usadas pelas noivas da Idade Média.

E como chegamos ao vestido branco? Pesquisadores dizem que não há consenso sobre a origem dessa tradição, que é atribuída a três rainhas diferentes: há registros que indicam que a rainha Mary Stuart, da Escócia, foi a primeira a aderir a essa cor, ainda no século XVI. Ela teria feito essa opção para homenagear a família Guise, de sua mãe, cujo brasão era branco. Outro relato, no entanto, aponta que foi a Rainha Maria de Médici, da França, no século XVII, que causou um rebuliço na Corte ao ser a primeira mulher que decidiu se casar com um traje branco – o seu vestido ainda tinha detalhes em dourado e decote quadrado. Isso foi uma ousadia inédita à época, pois a estética religiosa vigente indicava o uso de cores escuras e vestidos fechados até o pescoço.

Mas a história mais conhecida conta que foi a Rainha Vitória da Inglaterra, já no século XIX, quem lançou a tendência do branco. Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor e isso talvez tenha transformado o vestido branco em um símbolo do romantismo."

Achei muito legal pq as vezes vamos por tradição e nem sabemos porque! O que vocês acham sobre isso?

28 Respostas

Última atividade por Angélica, dia 26 de Maio de 2017 às 10:34
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Rio de Janeiro
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu caso é diferente pois frequento a igreja e por não ser mais virgem, talvez use outra cor, tipo marfim.

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tbm sou católica mas não tenho esse apego. Minha primeira opção é branco. Mas se eu me apaixonar por algo com detalhes coloridos uso sem pestanejar. Graças a Deus essa coisa de "ah é pq é virgem" tem caído.. ninguém merece kkk

E sim, na novela retratam isso
    • Responder
  • A
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não fazia ideia de nada disso kkk, nunca procurei saber. Muito bom seu debate! Observei que na novela da globo "Novo mundo" as noivas usam vestidos super elegantes para casar, no caso a realeza, mas não sabia o motivo de cores tão fortes. No meu caso por ser católica usarei branco ou marfim por causa da tradição. Obrigada pelo debate esclarecedor. bjus

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Índia. E sim está correto. Branco na Índia é a cor das viúvas. Já o vermelho e dourado simboliza a paixão e o ouro (riqueza)
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Na verdade isso foi uma apropriação cultural que a igreja católica criou. Tanto que até antes da rainha vitória todas as católicas ricas casavam com o mais cor possível pois o branco era coisa de pobre. Especialmente aqui no Brasil isso pegou pra ajudar a manter uma tradição machista. Mas a origem na moda em si vem da rainha Vitória
    • Responder
  • D
    Noiva Master Janeiro 2022 Pernambuco
    Damares ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sabia... vi no Pinterest que em algum país (acho que na China) o vestido da noiva DEVE ser vermelho, e quem compra é o noivo. Vestido branco lá é pra VIÚVA!

• Responder
  • A
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na tradição católica o vestido branco simboliza pureza do corpo, quando a noiva ainda é virgem.

• Responder
  • K
    Noiva Master Junho 2017 Goiás
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não faz muuuuita diferença porque eu não gosto de ficar saindo. Eu morava em Dubai antes e lá eu tinha menos contato com brasileiros (apesar de ter muitos) e não mudou muito aqui no Catar. Todo mundo que conheço aqui é por causa do meu marido, então saio mais pra agradar a ele mesmo. Não saio sozinha com as meninas. rs

Mas como eu moro nessa região há mais tempo que a grande maioria dos brasileiros (inclusive meu marido), já me sinto mais em casa do que eles. Muitas vezes eu acabo "ensinando" algo. Eu percebo pelas conversas que tenho uma visão bem diferente da deles.

• Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendiii!! Você acha bom ter bastante brasileiro por aí? hahaha tipo, te faz se sentir mais "em casa"?

• Responder
  • K
    Noiva Esperta outubro 2019 Minas Gerais
    Kassiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gnt, amei! A história da princesa Vitória, que emocionante. Nãoo troco meu branco por nada, ainda mais sabendo que ele é o símbolo do romantismo Smiley love
    • Responder
  • Desconhecido
    Ceará
    Desconhecido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo!!! Eu não sabia! Obrigada pela informação! Smiley smile
    • Responder
  • Beth
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois é, usam até um no estilo indiano rsrsrs

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    7? Socorro mau dou conta deu um! Kkkk
    • Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em sp tem muito indiano hahahhaha aqui em BH nem tanto kkkkkk
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh, é porque você não viu indiano. Ainda não chegaram ao Brasil e torça pra não chegarem nunca, mas já dominaram o resto do mundo. Smiley laugh

Não é que eles sejam fechados... é que falta oportunidade mesmo. Eu faço yoga num estúdio que pertence a uma menina árabe que nunca vi, e do lado tem um restaurante vegano do primo dela que vou de vez em quando, mas também só vi ele de longe. Talvez se eu trabalhasse em terra teria mais contato com eles. Eu voei com alguns copilotos dos Emirados Árabes e eles eram muuuito gente boa, meus favoritos. Eles todos faziam o curso inicial de piloto na Espanha, então todos falavam espanhol.

Meu colega Emirati favorito em Lyon (França)Meu colega Emirati favorito em Lyon (França)

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aqui em casamento árabe (os do Magreb) a noiva veste de 3 a 7 vestido, 1 é branco e os outros bem coloridos e exagerados, o noivo também muda de roupa.

• Responder
  • Beth
    Beth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Kenia, e eu aqui em Nice só conheço uma brasileira, eu sei que tem bastante mas não sei onde eles se escondem kkkkkk

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    "tem mais brasileiros do que gente " EU TO É MORTA KKKKKK Brasileiro é tipo erva daninha: da em todo lugar e quanto mais tentam arrancar mais eles brotam do chão kkkkkkk
    Mas assim, eles não deixam as pessoas de fora se aproximar... Caramba são fechados mesmo !
    • Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu ia falar das indianas mesmo, mas achei fora de contexto. Smiley laugh Elas usam vermelho. Uma vez voei com uma colega indiana que me contou do casamento dela. Só o vestido custou 40 mil, porque tinha fios de ouro. O casamento custou 400 mil e foi o irmão dela que pagou. Casamento arranjado, diga-se de passagem.

Casamento árabe deve ser muuuito exagerado, como tudo que eles fazem. Qualquer dia vou tirar uma foto de uma praça aqui perto de casa quando eu for jantar com meu marido. Se fosse no Brasil, o povo ia ficar de queixo caído com os carros. Todo dia aparece uma coisa nova e estranha. Smiley laugh

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Falo só o que eu aprendi com os passageiros quando eu era comissária. Shukran (obrigado), khalas (terminei, chega) e yalla yalla (anda, vamos). Ah, eu também chamo os homens locais de habibi.

É vergonhoso eu não falar mais, porque já moro nessa região há 4 anos e meio. Mas aqui é meio difícil aprender árabe, porque todo mundo fala inglês. Eles só falam árabe entre si mesmo e nossa condição não nos permite socializar com eles. Simplesmente não existe uma oportunidade. E pra piorar tem mais brasileiro do que gente aqui. Smiley laugh Só no nosso andar com 8 apartamentos, pelo menos 5 são de brasileiros... sem contar nossos amigos que moram em outros andares. Eu diria que 80% do nosso prédio é de brasileiros.

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahhahahhahaha na verdade isso foi apropriação cultural da Igreja Católica pra pregar a virgindade a todo custo, principalmente em locais onde as pessoas não tinham acesso a estudo e onde tudo o que padre falava era lei.

Mas a ideia em si veio da Inglaterra. É tipo as mangas bufantes (socorro meu Deus minha mãe casou com isso é muito feito kkkkkk) é mega caudas nos anos 80 pós lady Di, e as mangas a lá princesa Grace Kelly (ressuscitadas por Kate em 2011)
    No mundo da moda tudo é influências. E disso as pessoas criamos crendices.

Quanto a moda ter pegado, amei tbm. Concordo que ajuda na indecisão e na diferenciação kkkkk mas eu não me importaria em casar com outra cor. As vezes penso num pérola ou mais amarelado mas não sei. Vou ver na hora de provar.
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que a simbologia varia conforme os países né? mesmo que seja recente.. Aqui no Brasil, minha vó não vai acreditar se eu disser que antigamente as noivas casavam de colorido ou que branco não significa pureza hahahah e graças a Deus pegou a moda do branco! Nos diferencia das convidadas, e diminui a indecisão quanto ao vestido. Imagina ter que escolher uma entre milhares de cor? E o medo de uma convidada ir com a mesma cor? Assim fica fácil, todo mundo sabe a cor do nosso vestido e podemos dizer claramente "Proibido convidadas de branco!" ahhahahha

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Incha Allah hahahahhahaha Eu tbm fico feliz que a moda tenha pegado! Só as indianas que sei que não se casam de branco de jeito nenhum pq pra eles é luto
    PS : imagina o sonhooooo de um casamento árabe kkkkkk
    • Responder
  • Bruna
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ahh, deve ser o máximo ir a um casamento árabe!!! Você fala alguma coisa em árabe Kenia? Como se vira por aí em relação a comunicação ? (sei que não tem nada a ver com o post mas fiquei curiosa hahaha)

• Responder
  • K
    Kenia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vi um vídeo sobre isso essa semana. Acho que eu estava pesquisando sobre vestidos coloniais e cheguei na história do vestido branco. rsrs

Ainda bem que a moda pegou, porque é tão bonito, né?

As árabes aqui também usam branco. Um dia eu quero ter uma amiga árabe pra poder ir ao casamento milionário dela. Smiley laugh

• Responder
  • N
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é? Muita gente acha que é pureza virgindade e não tem nada disso! Até bem pouco tempo o chique era colorido!
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Master outubro 2017 Distrito Federal
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, realmente o pensamento que temos é algo totalmente contrário! hahah, adorei o debate.

• Responder
  • Edna
    Noiva Esperta Abril 2018 Pará
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade noivinha, muitas noivas desconhecem as origens de alguns itens do casamento. Valeu pela informação!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas