Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Bruna Evelyn
Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro

A saga do cartório

Bruna Evelyn, dia 11 de Junho de 2015 às 20:35 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 18

Noivinhas, essa semana fui ao cartório dar entrada na papelada pro casório. Ocorreu tudo bem, mas eu não esperava que seria a maratona que foi. Vou explicar e isso já fica de orientação para outras noivinhas que tenham a mesma situação que eu.

Pra quem não sabe, meu noivo e eu moramos em cidades diferentes. Eu no Rio de Janeiro - RJ e ele em Resende - RJ. São em torno de 140km entre nós e nossa casinha será em Resende (amo muito aquela cidade pequena e tranquila).

Como moramos em locais diferentes, poderíamos casar aqui perto de mim, ou lá perto dele. Comecei a pesquisar em qual local seria mais vantajoso e acabamos optando por casar no civil em Resende. Cartório beeeeeeeeeem mais vazio e mais barato (aqui ficaria R$ 860 e lá R$ 640).

Bem, fomos lá e resolvemos tudo. E no final do processo é que começou a surpresa. A moça do cartório me entregou um papel e me explicou que eu teria que ir ao cartório mais próximo da minha casa e entregar esse papel lá, para o edital. Pra quem não sabe esse edital, pelo que entendi, é um sistema que eles fazem lá onde publicam o nome dos noivos e isso fica exposto por uns 15 dias. Se dentro desse prazo não aparecer ninguém querendo contestar o casamento de vocês, aí podem dar continuidade.

Bem, voltei para casa e no dia seguinte fui aqui no cartório mais próximo para entregar o tal papel. Depois de uma fila básica, sou atendida, entrego o papel e ela, sem nem ler o papel "vou precisar da cópia da identidade e CPF dos noivos e você vai ter que pagar uma taxa de R$ 157". QUE? Gente, fiquei tão revoltada. Primeiro porque no outro cartório não me falaram nada disso, segundo pq eu teria que voltar lá de novo e ainda gastar mais dinheiro!

Nesse meio tempo, minha mãe viu um aviso na parede dizendo que moradores de Senador Vasconcelos deveriam ir para o cartório de Bangu. Esse que eu fui foi o de Campo Grande. Senador Vasconcelos é um sub bairro de Campo Grande.

A sorte é que já tenho meus documentos e do noivo salvos no computador. Voltei em casa, imprimi os benditos e fomos para o cartório de Bangu, já que tava escrito aquilo no aviso. Ah, por desencargo de consciencia, levei meu comprovante de residência também.

Chegando nesse cartório a moça pediu as cópias da identidade e CPF e o comprovante (que no outro não tinha pedido, mas por sorte levei). Entreguei e aguardei. Uns 10 min depois volta a moça "olha, você vai ter que ir ao cartório de Campo Grande, pois no seu comprovante de residência tá escrito Campo Grande". "Moça, mas falaram que Senador Vasconcelos é aqui e onde eu moro pertence a Campo Grande, mas é Senador Vasconcelos, isso não vai dar problema?" "Mas o que vale é o que tá escrito no papel, vc precisa ir lá mesmo" --' OK!! Lá vai a palhaça aqui pro outro de novo, já morrendo de raiva.

Volto eu ao cartório de Campo Grande e dessa vez finalmente consegui resolver tudo. Depois de 5h nessa maratona, consegui \o/

Agora tenho que esperar 30 dias e voltar lá para pegar um papel e levar lá no cartório de Resende. E daqui a 60 dias já devo poder marcar a data do casamento \o/

Desculpem o testamento, mas fica de alerta para noivinhos que moram em cidades diferentes. Tem esse tal de edital, cada cartório fala uma coisa e tem regras diferentes, então fiquem atentos e se preparem para possíveis imprevistos hahaha Smiley tongue

18 Respostas

Última atividade por Priscila, dia 14 de Junho de 2015 às 12:41
  • Priscila
    Noiva Constante Setembro 2016 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito chato né Smiley sad
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Agosto 2019 Goiás
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nooossa noivinha.
    Tudo muito caro heim.
    Ainda bem q resolveu tudo.
    • Responder
  • Taynara
    Noiva Ativa Janeiro 2018 Santa Catarina
    Taynara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noooossa. Smiley surprise
    É verdade sempre temos que estar preparados para improvistos Smiley winking
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Caro d+!!! Nossa, quem dera se aqui fosse esse valor Smiley sad
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amem!!! Vc vai conseguir sim, noivinha \o/
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem dera se aqui fosse assim, noivinha. Esse povo só sabe roubar a gente Smiley sad
    • Responder
  • Dayane
    Super Noiva Julho 2015 São Paulo
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nosa caro ne noivinha eu vou pagar 383,00
    • Responder
  • Rozilda
    Top das Noivas Setembro 2015 Mato Grosso
    Rozilda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa que saga mesmo, noivinha!!! sim temos que ser adiantada mesmo... quando fui marcar na igreja tivemos alguns imprevisto.. tivemos que mudar a data.. só estou esperando o prazo daqui 8 dias para dar entrada no processo do cartório.. assim ficamos livres de uma coisa e vou tentar a declaração de isenção... orar para dar certo...

    • Responder
  • Priscila
    Noiva Constante Setembro 2016 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nossa aqui em sp na zona leste onde eu moro não é tão caro assim e é muito rápido tbm vc marca umas duas semanas antes do dia de casar e já sai do cartório com a certidão . Uma pena querer ganhar em td nesse Brasil né
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um saco, né? É só pagar, pagar, pagar. Fora o transtorno. Por isso que toda noivinha fica meio doida, sem condições Smiley tongue
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Imagina, hihi \o/
    Eu nem imaginava isso, então resolvi compartilhar pra todo mundo já se preparar. Já leva tudo por via das dúvidas, pq cada um pede o que quer kkkkkk
    Smiley kiss
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é, só pra dar mais trabalho pra gente. Ô, enrolação xD
    • Responder
  • Lucimara
    Noiva Master Abril 2016 São Paulo
    Lucimara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É muita burocracia né, acho isso tudo um absurdo, sem contar essas taxas exageradas, paga no cartório, paga na igreja, paga pra pegar atestado de batismo, paga pra isso, paga pra aquilo, afff desse jeito vou a falência rs...

    • Responder
  • Julyana
    Top das Noivas Março 2016 Rio Grande do Sul
    Julyana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bruna, muito obrigada pro ter tirado um tempo pra escrever esse testamento kkkkkkkkkk :p

    super util!!!!!! Vou levar tudo que voce disse!

    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Master Novembro 2015 Espírito Santo
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo o seu debate! Eu e o noivo somos de estados diferentes kkkk tomara que não dê essa burocracia toda. Não sabia que tinha essa de ter que fazer o período de proclamas aonde ele mora também.

    • Responder
  • Angela
    Noiva Master Agosto 2015 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade, acho que vou na segunda... Bjo
    • Responder
  • Bruna Evelyn
    Noiva VIP Setembro 2015 Rio de Janeiro
    Bruna Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eles dificultam tudo, viu? Coisa mais chata =/

    Embora eles dêem esse prazo de 60 dias, eu acho que resolve antes, noivinha. Já vi noivinhas que deram entrada 30 dias antes e conseguiram a tempo. Mas é bom já se organizar pra ir, por precaução Smiley smile

    • Responder
  • Angela
    Noiva Master Agosto 2015 São Paulo
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Meu Deus! Que burocracia né? Espero que eu não tenha problemas, faltam 57 dias pro meu casamento e ainda não demos entrada no cartório...
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas