Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Keytellyn
Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso

A tradição de congelar o bolo - Você faria?

Keytellyn, dia 9 de Agosto de 2021 às 09:14

Publicado em Fórum Casamentos.com.br 46

Olaaaaaaa comunidade maravilhosa! No joguinho de sexta tivemos uma perguntinha em que a maioria das respostas foi "nem sabia que isso existia" pensando nisso, tive a ideia de trazer essa tradição e explicar o porquê ela existe! Vamos lá? Antigamente o bolo de casamento representava prosperidade,...

Olaaaaaaa comunidade maravilhosa!

No joguinho de sexta tivemos uma perguntinha em que a maioria das respostas foi "nem sabia que isso existia" pensando nisso, tive a ideia de trazer essa tradição e explicar o porquê ela existe!

Vamos lá?


Antigamente o bolo de casamento representava prosperidade, abundância e fertilidade (por isso quanto maior, melhor) e como os casamentos eram repletos de tradições, era comum que os noivos guardassem a parte de cima do bolo – no caso dos bolos com andares – ou uma fatia para celebrar o primeiro ano de união.


Mas por quê?

A prática de congelar o bolo de casamento estava diretamente relacionada com o grande propósito do casamento da época: a procriação!

Sim, isso mesmo que você leu! Smiley xd


Antigamente, era hábito o casal realizar o batizado do seu primogênito um ano após o casamento.


Mas o que isto tem a ver com o bolo?

Os noivos guardavam a camada superior do bolo – que teria sempre de ser deixada intacta – tendo como finalidade servi-lá no batizado. Desta forma, economizavam.

Hoje em dia, essa tradição se tornou "ultrapassada", afinal muitos casais esperam bem mais do que um ano para ter o primeiro filho.

Mas é claro que o mundo casamenteiro ressignificou essa tradição!

A nova "versão" diz que partilhar o bolo com a nossa cara-metade nas bodas de papel traz mais sorte para a vida do casal, como símbolo do amor e da felicidade... É apenas uma forma de comemorar a união usando o paladar para trazer à memória o dia do casamento.

Maaaas, o amor pode durar para sempre, mas o bolo de casamento não.

Por isso, se quiser seguir a tradição de congelar o bolo de casamento para o comer um ano depois, vale a pena ler algumas dicas de como fazer isso corretamente.


Aqui na comunidade nós temos uma casadinha e antiga destacada que fez a tradição, confira o relato dela aqui:

Bodas de Papel – #1anodecasados


Agora me conta aqui nos comentários, você faria essa tradição?



46 Respostas

  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate, Keyte! 👏😍
    Realmente não sabia da existência dessa tradição, até vermos uma da enquete falando dela na semana passada. E a
    Eu saber como surgiu e o significado. Mas mesmo assim não faria kkk. Mas respeito muito quem faça. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Daya
    Top das Noivas Novembro 2021 Paraná
    Daya ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não faria, acredito que congelar bolo o torno aguado e não ficaria com um gosto muito bom.

    • Responder
  • Amanda
    Super Noiva Janeiro 2023 São Paulo Estado
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito curiosa a tradição rs, mas não faria não.

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que interessante saber de onde vem essa tradição!! Mas, eunão faria!!!
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Julho 2022 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não faria de jeito nenhum! Prefiro mandar fazer outro bolo com o mesmo sabor pra poder trazer as lembranças do grande dia kkkk Não gosto de comida congelada, imagina um ano?

    • Responder
  • Letícia
    Noiva Master Novembro 2022 São Paulo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não faria não. 😷
    • Responder
  • Ana Clara
    Noiva Master Fevereiro 2023 Rio de Janeiro
    Ana Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não faria não! Acho meio nojento, só de pensar que o negócio vai ficar lá um ano... kkkk

    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Amei saber mais sobre essa tradição.
    Mas acho que eu não faria haha
    Fico mais com a ideia de pedir um bolo igual para comemorar

    • Responder
  • Rehh
    Noiva Master Setembro 2022 Bahia
    Rehh ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não sou muito ligada nessas tradições , nem sabia que existia kkkkk...tô sabendo pela enquete kkkk
    • Responder
  • Thayna
    Noiva Esperta Março 2024 São Paulo Estado
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito curiosa essa tradição, confesso que não a conhecia.
    Mas eu também não faria por não ver tanto sentido em algumas tradições em relação ao casamento, tanto que já tirei a maioria do meu hahahahahaha

    • Responder
  • Anna Cláudia
    Top das Noivas Dezembro 2022 Rio de Janeiro
    Anna Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    São tradições muito curiosas, porém eu não faria.
    São coisas da época em que mulheres só podiam viver em torno do lar, família e ter filhos, além de ser algo muito tradicional/conservador. Sou do time encomendar um mini bolo igual o do dia, mais seguro e menos chance de dar errado, imagino a frustração de descongelar e não ter como comer.

    • Responder
  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não fazia ideia de que essa tradição existia até sexta passada, e esse post foi ótimo, porque eu não imagina o motivo!!

    Mas eu não faria não, não vejo sentido em algumas tradições.

    • Responder
  • Débora
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Keyte, ameeeei saber a história!! Achei que era apenas uma tradição para relembrar o grande dia mesmo, jamais imaginaria essa questão de filho e batizado. Adorei!!
    Eu não fiz a tradição, apenas guardei um pedaço que comemos quando retornamos da lua de mel 1 mês depois. Mas realmente acho incrível quem consegue fazer isso e come nas bodas de papel, lindo significado.
    Algo que lembro de ter lido de alguma noiva e que amei foi pedir sempre o mesmo bolo servido no casamento em todas as bodas. Achei linda a ideia!!
    • Responder
  • Tata
    Noiva Constante Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Tata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que não! hahahahha

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas