Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva Novata Abril 2025 São Paulo Estado

Abandonando minha mãe

Gabriela, dia 29 de outubro de 2024 às 17:48 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 15
Olá, então estou em uma situação delicada, minha mãe tem 54 anos e é separada a uns 20 anos, ela mora mais afastada da cidade, e ao lado mora meu irmão e a família dele, ela não sabe dirigir, não tem amigos e não sai, ela gosta da sua vida assim, ela trabalha fora... eu e meu marido moramos com ela faz 6 anos investimos aqui para minha mãe ter mais conforto, mas agora sentimos a necessidade de morar sozinhos porém aqui onde ela está não conseguimos construir e vamos morar a 30 km dela, ela concorda mas estou com medo de deixar ela, de acontecer algo, dela ficar triste e se sentir sozinha, minha ideia é vir todo final de semana ver ela, mas estou muito angustiada, sou uma péssima filha por isso?

15 Respostas

Última atividade por Gabriela, dia 7 de Novembro de 2024 às 21:14
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, morar perto da mãe é tudo ne🥰
    • Responder
  • Leandro
    Noivo Principiante Novembro 2024 Rio Grande do Sul
    Leandro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

"Abandonando minha mãe" é muito forte, se você ver ela uma vez por semana tá ótimo. Eu moro há 2km da minha e nós falamos quase todos os dias. Como sou juiz de paz também e minha mãe mora na rua do cartõrio é impossóvel não dar uma passadinha lá para um cafezinho.
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, Deus a abençoe 🩷
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelo apoio, Deus a abençoe também no seu novo lar🙌🏻🩷
    • Responder
  • Renata
    Noiva Ativa outubro 2025 Santa Catarina
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não, você não vai estar abandonando ela. É o ciclo natural das coisas, você vai começar uma nova etapa, um pouco distante dela, mas não vai abandoná-la. Além disso, vocês vão visitá-la todo final de semana, não há problema nenhum nisso. Você pode ligar ou mandar mensagem de vez em quando para saber se ela está bem, se precisa de ajuda com algo. E seu irmão mora ao lado, pode ajudá-la se ela precisar com mais urgência.

Você pode ter certeza, não é algo errado. Não tem que se culpar por isso. Somos como pássaros, quando filhotes, dependemos de nossos pais e não podemos nos afastar, mas depois, quando adultos, quando aprendemos a voar, o natural é procurarmos nosso par, construirmos nosso próprio ninho, e assim as coisas são.

Deus os abençoe grandemente, tenho certeza que tudo dará certo! E converse bem com seu parceiro e sua mãe, para ficar mais tranquila com relação a isso.

• Responder
  • Priscilla
    Super Noiva Novembro 2024 Paraná
    Priscilla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha, isso não é abandono, é o ciclo comum da vida de todo mundo. E outra, sua mãe é super jovem, tem muitas décadas de vida pela frente!

• Responder
  • Carol
    Noiva VIP Abril 2025 Rio de Janeiro
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ei, quanto mais você alimentar isso pior vai ser. Você vai viver com um sentimento de culpa e com aquela frase "será se?"

Se ela concordou e está bem com isso, vá e seja feliz. Você tem que sair de fora do ninho e sua mãe será compreensível quanto a isso.

Eu sempre morei próximo a minha mãe, somos muito apegadas, amigas, tudo fazemos juntas...já até desisti de trabalhar em outro estado com um salário maravilhoso justamente por conta dela, deixando esse sentimento de culpa dominar.

Mas, eu entendi que para constituir minha vida, minha família e algumas decisões como mulher dentro do meu lar, é necessário eu cortar o cordão umbilical. Quando me casar irei morar em outro município, cerca de 1 hora basicamente da casinha da minha mãe. Só de imaginar me dói, mas é necessário! Pense nisso, vocês precisam viver como casal!

• Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Nara, vou me cobrar menos e levar isso como uma coisa mais leve🙌🏻🩷
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Glória pelas palavras, estou encontrando a maneira de todos ficarem bem 🙌🏻🩷
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Pamella🩷
    • Responder
  • G
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada pelas palavras, Deus abençoe vocês 🙌🏻
    • Responder
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não é Gabriela, tire isso da sua cabeça, você também não está abandonando, sua mãe sabe tanto sobre isso, que você não percebeu que ela já concordou, o fato de ter concordar é demonstração que ela sabe que "quem casa quer casa" e precisa do seu espaço, ah se minha sogra quando casei tivesse esse discernimento, sua preocupação é normal, no entanto faça a experiência, só pela sua preocupação é visível que se ela precisar um dia vocês estarão lá para ajudá-la, se você conseguir visitá-la todo fim de semana ótimo, mas não se cobre, vida de casado é nível HARD e talvez você não consiga estar 100% com ela, mas com as tecnologias de hoje há um monte de soluções para encurtar a distância, tire essa preocupação do seu coração, quando vocês estirem ociosos leva ela pra passar um fim de semana com vocês, espero que você possa encontrar consolo no seu coração e ficar em paz, Deus os abençoe, paz e bem.

• Responder
  • Pâmella
    Noiva VIP Julho 2026 Rio de Janeiro
    Pâmella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quanto mais você reforçar essa ideia na sua cabeça, mais culpada você irá se sentir. Não veja sua mãe como uma idosa, veja como jovem, ela trabalha, tem a vida dela, é como você disse, pode visitá-la aos finais de semana. No início será difícil pra vocês e pra ela, mas tudo é um hábito. Depois passa e vai se acostumando.
    • Responder
  • Glória
    Noiva Ativa Agosto 2025 São Paulo Estado
    Glória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amiga, imagino como deve ser difícil pra você! Mas olha, querer um cantinho só seu não te faz uma filha ruim, muito pelo contrário. Você já fez tanto por ela e continua preocupada com o bem-estar dela, isso mostra o quanto você se importa. Acho que sua ideia de ir todo fim de semana é ótima, vai manter vocês próximas e dar o espaço que você e seu marido precisam. Confia que você está fazendo o melhor pra todo mundo!

• Responder
  • Nara
    Super Noiva Novembro 2024 Bahia
    Nara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Primeiro, sua mãe só tem 54 anos, não é como se ela tivesse 80 anos não. A não ser que ela tenha a saúde bem debilitada e tals, mas se ela está bem de saúde, ela ainda pode fazer bastante coisa na vida.
    Segundo pode ser que realmente ela fique triste e passe pela síndrome do ninho vazio mas isso não significa que vc é uma péssima filha. É o roteiro da vida, os filhos crescem e saem de casa para construir suas famílias. Vc pode ir lá, ter os almoços de domingo, estar presente mas vc também precisa viver a sua vida.
    Se vc tiver condições, seria interessante ir em uma psicóloga para conversar sobre esse sentimento em relação a algo que faz parte da vida. As vzs vc está se cobrando muito
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas