Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Clara
Noiva VIP Abril 2021 Minas Gerais

Abril também é azul - Mês da conscientização do autismo!

Clara, dia 31 de Março de 2021 às 09:31 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 16

Olá noivinhas!

Acabei de falar um pouquinho do Abril Verde (mês da segurança no trabalho), mas sabiam que Abril também é Azul?

Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo..

Abril também é azul - Mês da conscientização do autismo! 1

O autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas, como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas.

Ano passado fui diagnosticada com TEA nível 1, que é o nível mais leve e permite que a pessoa leve uma vida “normal”. Desde criança sempre tive uma dificuldade absurda em me comunicar e focar em certas coisas, e também uma grande intolerância a certos tipos de barulhos, o que rendeu muito preconceito da minha família.

Depois do diagnóstico pude fazer um tratamento e tenho notado uma melhora significativa na comunicação!

Mas como o autismo afeta um relacionamento?

Pessoas com autismo leve podem ter um relacionamento amoroso, se casar, ter uma família e filhos. Nos casos leves de autismo o comprometimento ocorre apenas em um segmento, com preservação das demais áreas do desenvolvimento. A vida segue o seu rumo de modo muito próximo ao normal. Os déficits, quando presentes, são de intensidade mínima e geralmente não chegam a comprometer a vida do casal. Apesar de o autismo poder prejudicar o reconhecimento das emoções, as pessoas autistas sentem e experimentam as suas emoções como qualquer um, o que difere é o modo como cada autista vai expressar as suas emoções.

Na minha experiência pessoal, admito que mesmo trabalhando muito nisso ainda há uma barreira grande na comunicação... Muitas vezes enquanto meu noivo fala algo importante, minha mente não consegue focar no que ele está dizendo e na maioria das vezes só consigo expressar meus sentimentos de forma escrita... Mas ter o apoio e compreensão dele me ajudou muito a superar certas dificuldades.

No caso das pessoas com TEA em especial, é essencial que o(a) companheiro(a) seja cúmplice e busque compreender melhor o autismo, ir junto a terapias etc.

Relacionamento é decisão e, quando ambos estão dispostos a fazer dar certo, flui melhor. Relacionamentos amorosos saudáveis e baseados no respeito não só são possíveis para pessoas com TEA, como também são enriquecedores.

E pra inspirar deixo ideias de paletas em tons de azul!

Abril também é azul - Mês da conscientização do autismo! 2

Abril também é azul - Mês da conscientização do autismo! 3

Beijos a todas!Smiley kiss

16 Respostas

Última atividade por Clara, dia 1 de Abril de 2021 às 10:43
  • Clara
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Jess🥰 a conscientização é muito importante!!
    • Responder
  • Jéssica
    Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ótimo debate, Clara! Agradecemos! Smiley smile

Obrigada por compartilhar sua experiência e trazer à luz esse tema.

E que bom que você pôde descobrir relativamente cedo o diagnóstico para lidar melhor com essas barreiras.

Um beijo!

• Responder
  • Clara
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vanessa! O diagnóstico faz toda a diferença! E a conscientização é suuper importante!!
    • Responder
  • Clara
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Flavia!! É verdade! Quanto mais cedo o diagnóstico mais fácil fica fazer o tratamento adequado! A conscientização é mesmo muito importante!!
    Por muito tempo me achei diferente sem saber o motivo, mas depois do diagnóstico tudo ficou mais claro!
    Torcendo pelo seu sobrinho! Certeza que ele vai crescer e ser um garoto incrível ❤
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo eu amei
    • Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Por nada!! Smiley laugh

• Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Clara! Que bom que você teve seu diagnóstico e assim compreender mais sobre você e poder lidar melhor com isso. Eu adorei seu debate pois meu sobrinho foi diagnosticado com TEA aos 2 anos e praticamente ninguém da minha família sabia sobre esse assunto, ficamos muito perdidos e fomos aprendendo juntos. Acho muito importante conscientizar as pessoas, para cada vez mais se ter o diagnostico o mais cedo possível e poder fazer as terapias corretas. Smiley heart

• Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Clara, muito obrigada por compartilhar conosco esse detalhe em sua vida. Que bom que conseguiu um diagnóstico que lhe ajudou a se conhecer mais e poder melhorar algumas coisas para seu bem-estar.

• Responder
  • Mayara
    Top dos Noivos Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate e saber um pouco mais sobre o Autismo.

As fotos de inspirações são lindas 💙

• Responder
  • Clara
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Dani! Smiley kiss

• Responder
  • Clara
    Clara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obridada Keytellyn! Smiley kiss

• Responder
  • Rubiane
    Noiva Master Fevereiro 2021 Santa Catarina
    Rubiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pelo debate !!!! amei!

• Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mais um ótimo debate!
    Parabéns Clara Smiley star Smiley heart
    Muito bom saber que você tem o apoio do seu noivo/família, admiro muito isso!

• Responder
  • Keytellyn
    Top das Noivas Janeiro 2020 Mato Grosso
    Keytellyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate, Clara! Parabéns!

Que bom que hoje em dia você tem apoio e consegue vencer algumas barreiras! Admiro muito isso!

• Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Janeiro 2022 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom 👏🏻😍
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar