Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Deborah
Noiva Ativa Abril 2020 Minas Gerais

Acordo Pré-nupcial: alguém fez ou fará? Já pensaram nisso?

Deborah, dia 6 de Fevereiro de 2018 às 15:11 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 24
Bem, além de noiva, sou advogada nas horas vagas, rsrs! Brincadeiras à parte como uma operadora do Direito e meu noivo estudante de Direito, estamos cogitando a realização de um Acordo Pré-Nupcial.

Planejar um casamento deve estar muito além de escolher flores para decoração da Igreja, verificar o número de convidados, modelo do vestido, local para a lua de mel...questões jurídicas também devem ser bem analisadas e não é só sobre a alteração do nome de solteiros que estou falando...

Vocês já pensaram nisso? ⚖

24 Respostas

Última atividade por Noiva Feliz, dia 23 de outubro de 2023 às 14:09
  • N
    Noiva Novata Março 2024 Rio de Janeiro
    Noiva Feliz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É algo importante sim de se analisar, principalmente se há filhos de relações anteriores. As vezes a gente sofre por falta de conhecimento.
    • Responder
  • Andreza
    Noiva Esperta Abril 2020 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca tinha pensado nisso Smiley amazing

    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Abril 2021 Rio de Janeiro
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu concordo ❤
    Obrigada ❤
    • Responder
  • Deborah
    Noiva Ativa Abril 2020 Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uma noiva que pensa e planeja o futuro é muito valiosa : "Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos." (Provérbios 14:1).

    Não devemos e nem realizamos o acordo pré-nupcial pensando num possível Divórcio apenas, afinal, não há romantismo algum em imaginar o fim de uma relação quanto tudo o que se deseja, no momento da união, é que ela dure para sempre.

    A realização de um contrato pré-nupcial é uma demonstração de maturidade do casal, que consegue de maneira tranquila decidir sobre o planejamento de seu futuro. Estabelecer limites socioeconômicos e regras claras, justas e seguras garante uma convivência saudável e de maneira alguma prejudica a rotina do par.

    A escolha de regime de casamento deve ser conversada e acertada conversando com o futuro marido. O regime de casamento mais utilizado no Brasil é o da Comunhão Parcial de Bens ( somente os bens adquiridos após o casamento são comuns ao casal. Os bens adquiridos antes continuam sendo propriedade individual de cada um).

    A mulher exemplar é a coroa do seu marido (...) - Provérbios 14:2

    Te desejo muita felicidade, amor e união. Bjs




    • Responder
  • Deborah
    Noiva Ativa Abril 2020 Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Este também é o pensamento mais comum entre a maioria das pessoas. O casamento é um contrato de convivência, não apenas um conto de fadas. Acordos Pré-Nupciais NÃO SÃO SOMENTE utilizados para regular situações financeiras dos nubentes, nem tampouco para apenas ditar regras em caso de dissolução matrimonial.

    O Acordo ao contrário do que pensa, na verdade, deve ser encarado como uma prova de amor, já que os dois estão se esforçando, juntos, para garantir uma vida melhor para ambos.

    A realização de um contrato pré-nupcial demonstra a maturidade do casal, que consegue de maneira tranquila decidir sobre o planejamento de seu futuro. O acordo pode abranger regras de convivência de várias naturezas, não só a financeira, como defende, somente não são aceitas cláusulas que afrontem diretamente artigos da lei e/ou que violem direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. Estabelecer limites socioeconômicos e regras claras, justas e seguras garante uma convivência saudável e de maneira alguma prejudica a rotina do par.

    Logo, o acordo pré-nupcial nada mais é do que um documento simples que vai facilitar a vida a dois.

    Se casamento significasse garantia de eterna convivência pacifica e não egoística, como disse, todos se casariam no regime de Comunhão Universal de Bens e não no da Comunhão Parcial de Bens.

    Defendo que antes de trocar alianças ou assinar os papéis, todo e qualquer casal deveria prever questões futuras e neste caso não falo de apenas questões FINANCEIRAS OU PATRIMONIAIS, vai muito além disso...

    Como você disse, esta é a minha opinião.

    Obrigada por colaborar com este questionamento. Abs!

    • Responder
  • Erica
    Super Noiva Abril 2021 Rio de Janeiro
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não sei os termos jurídicos mas eu vou pesquisar TD. Já tá na agenda essa pesquisa.
    Queremos aquela de divisão de td q construímos durante o casamento no caso de um divórcio.
    • Responder
  • Anaisa
    Noiva Esperta Setembro 2018 Mato Grosso
    Anaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem já pensamos na parte jurídica de um casamento também ... vamos casar com união parcial de bens! Eu não tenho família rica nem ele , planejamos um casamento para uma vida inteira , então nada mais justo que dividir o que construirmos juntos ! Já que o temos enquanto solteiros , nada praticamente , o dia que entrar no nosso nome o bom senso apitará e servirá para um bem comum da família que tivermos construído !
    • Responder
  • Heloise
    Noiva Master Março 2018 Paraná
    Heloise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como nós não temos muitos bens, nem pensamos nessa possibilidade... Se a pessoa tiver herança, investimentos, bens, acho sim super válido fazer, mas não era o nosso caso.
    • Responder
  • Ana Paula
    Noiva Ativa Junho 2018 São Paulo
    Ana Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os acordos pre nupcial que vi, eram em relação as questões financeiras. O que vejo todos os dias são pessoas que pensam mais no eu do que no nós ( trabalho com isso) . E como disseram aqui, quem não tem muitos bens, não faz sentido realizar o pacto e não seguir o convencional de comunhão parcial de bens . Falo por mim , quem não quer dividir ( e isso nao so vale para bens) que não case.
    • Responder
  • Fernanda
    Super Noiva Fevereiro 2020 Santa Catarina
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se vocês tiverem muitos bens, possíveis heranças, etc, acho válido, se não, eu não vejo muito porque, normalmente os regimes de bens já são bem completos para gente como a gente, kkk.

    Eu não vejo necessidade de um casal que quer passar o resto da vida juntos definir coisas íntimas e pessoais por um contrato, família não é assim, e se um dos dois fica doente? Passa por um momento pessoal difícil? Tem que lavar a louça por conta do contrato? Acho que parceiros da vida devem ser pessoas que se entendem e estarão lá um para o outro, logo, negociações técnicas me parecem esquisitas, pois, eu e meu futuro marido temos que ser pessoas que se entendem e colaboram entre si, sem a necessidade de uma "regra maior". Tem gente que coloca até um mínimo de vezes na semana pra transar, acho isso absurdo, hahaha.

    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu sou câncer com ascendente em libra, já viu a manteiga derretida hahahha

    Eu e meu noivo temos o pensamento bem parecido, principalmente nas fianças, na qual ambos somos bem controlados. Acho que não teremos problemas em dividir as responsabilidades dentro de casa e ter divergência com a criação dos filhos

    • Responder
  • Tatyane
    Noiva Esperta Março 2016 São Paulo
    Tatyane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim vcs tem qye ver o q e melhor para ambos
    • Responder
  • Deborah
    Noiva Ativa Abril 2020 Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah sei bem como é isso, afinal de contas sou uma legítima LIBRIANA ROMANTICA AO EXTREMO! Rsrs

    Mas defendo que a elaboração de um contrato pré-nupcial é mais que simplesmente um esboço da razão sobre o coração. Demonstra a maturidade do casal, que consegue de maneira tranquila decidir sobre o planejamento de seu futuro. Estabelecer limites socioeconômicos e regras claras, justas e seguras garante uma convivência saudável e de maneira alguma prejudica a rotina do par.

    Tudo que conquistamos até agora também é fruto de nossa união, mas cogitamos fazer....
    • Responder
  • Thayna
    Noiva Esperta Setembro 2018 Paraná
    Thayna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha eu faria sem pensar duas vezes eu fosse rica ou com muitos bens para administrar,o que não é meu caso é muito menos o dele,pois nesses casos acredito sim ser necessário! Nós escolhemos regime parcial de bens pois o que nós dois construirmos juntos durante o casamento será divido,o que é bem justo para nós!
    Meu conselho é,se vcs tem muitos bens no nome de vcs ou uma pequena fortuna,vale a pena investir nisso,se não tem é esquentar a cabeça a toa com burocracia,mas né vai de vc!

    • Responder
  • Deborah
    Noiva Ativa Abril 2020 Minas Gerais
    Deborah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Noivinha!

    Poucas pessoas sabem mas o acordo pré nupcial não dita regras só em relação a parte financeira após o enlace não!

    Há casais que determinam até questões de ordem prática, como divisão de tarefas domésticas e proibição de espalhar roupas sujas ou de fumar dentro do lar, doce lar. Várias questões de convivência podem ser objeto deste acordo...

    Existem pessoas que não fazem por acreditarem que apenas em caso de separação ou morte de um dos cônjuges se utiliza, ledo engano.

    A escolha vai de cada casal mesmo! O essencial é ser feliz e amado eternamente!

    Bjs
    • Responder
  • Amanda
    Noiva VIP Agosto 2024 Minas Gerais
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca pensamos no acordo pré nupcial.
    • Responder
  • Vitória
    Noiva Esperta Agosto 2018 Rio de Janeiro
    Vitória ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu me considero uma legalista, mas quando se trata de casamento o coração é quem manda hahaha. Nós não iremos dividir nada, até porque tudo que temos até agora (nosso apartamento) construímos juntos e pretendemos continuar assim!


    • Responder
  • Janaina Almeida
    Noiva Esperta Maio 2019 Minas Gerais
    Janaina Almeida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não farei e nem pensei em fazer. Smiley shame
    • Responder
  • Julia
    Noiva Constante Fevereiro 2018 Goiás
    Julia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também faço Direito kkk dei uma aula para o meu noivo sobre Regime de Bens antes de darmos entrada na documentação do civil.
    Não temos muita coisa, estamos construindo a vida juntos, então decidimos pela Separação Parcial de Bens, que não exige o Pacto Antenupcial.
    E cá entre nós, não gostamos da ideia de casar pensando em separação de bens... É apenas pra escolher um pra constar no papel e, Deus nos livre, em caso de morte.
    Mas você está certa quando disse que casamento envolvendo o jurídico e que isso é importante tanto quanto o vestido.
    • Responder
  • E
    Top das Noivas Novembro 2016 São Paulo
    Estela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pensei mas não quis fazer só de pensar em toda a burocracia e custos que isso envolve. Talvez se eu tivesse algum contato com o direito teria levado adiante tb rs... mas casamos com comunhão parcial, que não precisa do pacto e td certo tb, e super concordo q é importante pensar em tudo isso 😘
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não penso em fazer!
    • Responder
  • Drielly
    Top das Noivas Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Drielly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca pensamos em fazer acordo pré não.

    • Responder
  • Leopoldina
    Super Noiva Novembro 2022 Santa Catarina
    Leopoldina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca pensei nisso noivinha..

    O que decidimos desde sempre é que seremos apenas um depois de casados. Estamos conquistando as coisas juntos e não vejo o porque de fazer acordo..

    Bjos

    • Responder
  • Ludmila
    Noiva Master Agosto 2018 São Paulo
    Ludmila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nunca pensei nisso noivinha ....

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas