Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alessandra
Noiva Master Setembro 2022 São Paulo

Adiando casamento para 2022 - a Saga (parte 1)

Alessandra, dia 26 de Março de 2021 às 07:38 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 24
Bom dia brides... Não sei quem tanto aqui está vivendo o mesmo drama de adiar eternamente o casório (nós estamos indo já pro segundo adiamento, 2 anos de espera), mas quem está sabe o drama que é.

Semana passada, após falecimento por Covid primeira pessoa em círculo de primeiro grau (que eu conhecia diretamente e convivia diariamente no trabalho, até então eram parentes ou conhecidos de conhecidos), tomamos a decisão de adiar novamente o casamento, que estava agendado para setembro/21 para setembro/22.

E eis que dá-se a largada para mais uma rodada de estresse, e dessa vez o estresse está saindo caro também.
Nossas prioridades (em questão de negociação de data) eram o buffet e o celebrante, por conta do qual vamos mudar o casamento de um sábado para domingo, pq o mesmo não tinha mais agenda nas datas que queríamos. E eis então que veio a situação do buffet. Recebemos está proposta abaixo:
Adiando casamento para 2022 - a Saga (parte 1) 1

Resumindo: ou nós casamos este ano, independente da bandeira que for, ou vamos ter um prejuízo acima de 50%. Caso esteja em bandeira vermelha, portanto proibido de fazer eventos, somos dispensados do "novo aluguel do espaço", porém temos que pagar 45% mais caro na refeição (nosso contrato era 89,50 por pessoa, com 3 proteínas, e agora está 129 reais com apenas 2). E se decidirmos adiar e não for bandeira vermelha (laranja ou amarela), precisamos pagar uma nova locação, com "35% de desconto", além do aumento na refeição. Somando-se todos os gastos a mais, da 48,7% de reajuste, pq a locação do espaço subiu, estando mais cara no domingo que pagamos pro sábado originalmente.
Isso mesmo nos avisando com mais de 5 meses de antecedência, deixando a data disponível para quem quiser casar este ano, pelos adiamentos das bandeiras vermelhas e roxas que estão acontecendo agora...
😥😥😥😥
Resumindo: não sei se damos uma trucada, pra tentar uma renegociação considerando a inflação e não o reajuste deles (que seria legalmente justa na justiça, caso vá parar lá), ou se abandonamos a entrada que pagamos (1.500 apenas) e procuramos outro local mais barato. Pq devolver eles não vão:
O investimento total lá iria de 9.160 para 13.620 considerando 80 pessoas (fora os fornecedores, que eles cobram 50%).

Estamos ainda buscando novas opções, já recebi alguns retornos com data disponível com preços que compensam, agora temos que avaliar e ir visitar (sim, visita técnica na pior fase do Covid, q tenso), mas é isso ou corremos risco de perder os demais fornecedores dps por falta de data, se esperarmos demais 😔
Alguém teve experiência deste tipo? Como resolveram a negociação? Agradeço apoio de todas/todos aqui 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

24 Respostas

Última atividade por Andressa, dia 19 de Junho de 2021 às 15:51
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2020 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entendi, Alessandra.
    Caso tenha mais problemas devido ao adiamento, pode também procurar o procon. Eles têm sido bem eficazes nessas situações de relação de consumo. Mas te entendo perfeitamente, as vezes menos é mais! Rs... Estamos todas no mesmo barco, mas vai dar tudo certo! 🙏🏻❤️
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então Andressa, nós usamos essa medida provisória, porém o texto não deixa claro o que seria estado de emergencia nem em que situações, deixando "aberto para interpretação". Muitos fornecedores estão considerando não cobrar pelo adiamento apenas caso os eventos estejam proibidos (fase vermelha aqui em SP, por exemplo), porém se estiver amarelo ou laranja, com restrições porém permitidos (tipo, 30% da capacidade), nessas situações se quiser adiar teria cobrança. A lei não é clara nesse sentido.
    E sim, poderia pedir auxílio de um advogado, porém o valor que perdemos na negociação do cancelamento (+/- 1300 reais) é menos do que o custo de fazer uma ação jurídica. Só de custas do tribunal são 20% do valor da ação, e o advogado cobraria pelo menos 1.500 reais fixo, então achamos melhor perder o valor agora, fechar com outros profissionais e seguir com a vida.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Laryssa, na correria acabei nem fazendo postagem do final da história! Resumindo: cancelamos contrato, perdemos 70% do dinheiro que pagamos (em torno de 1300 reais, pq tínhamos pago apenas entrada), fechamos em outro local com outro fornecedor agora. E nós resguardarmos nós novos contratos com cláusulas mais claras de adiamento, caso necessário.
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2020 Rio de Janeiro
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Alessandra! Tudo bem? Então, o meu salão também queria me cobrar reajuste, porém a mesma medida citada por eles, foi estendida e nela diz que os eventos podem ser adiados até 2 anos depois da data limite, que a início seria dezembro de 2021 e prorrogada pelo presidente esse ano até dezembro de 2022 e sem a cobrança de multa alguma pelo adiamento. Leia a medida e envie um e-mail ou peça algum advogado para tratar isso para você. Estamos ainda em estado do pandemia e não podemos ser punidas por algo que foge do nosso controle! Eu enviei o e-mail e disse que não estava disposta a colocar minha família em risco e citei a lei. E caso não fosse acatado, eu partiria para um litígio judicial.Eles me ligaram desesperados e não me cobraram multa alguma! Kkk
    • Responder
  • Laryssa
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Laryssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Alessandra!! Qual foi o final da história? (Procurei a parte 2 e não achei :/), pergunto pois estou com o mesmo problema no buffet. Estou tentando adiar de setembro para maio/22 e o buffet quer me cobrar um valor que nem eles sabem qual é (fiz um pacote fechado com fornecedores atrelados a ele então buffer vai ver com todos os fornecedores do contrato para dps me repassar o reajuste) e eu já estou preparada para briga rsrs


    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É muito complicado tomar essa decisões, e no final na maioria das vezes somos nós os lesados. Mas creio que tudo dará certo. Continuo tentando renegociar, uma vez que tudo está quitado. Smiley sad

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Osmaisa, me empatizo com a sua situação... Passamos pela mesma kkkkkkkkkk
    Inclusive, íamos casar nós mesmos dias.
    Aqui, não teve acordo com o espaço, eles foram irredutíveis no tal do Reequilíbrio de 45%. No final, decidimos cancelar com eles, perdemos a entrada, porém ficou mais barato fazer o evento em outro local que pagar a diferença que eles queriam. Mas, para evitar reajustes, mudamos o casamento de sábado para domingo, assim evitamos reajuste de fotografia, celebrante etc. Porém, mesmo assim, já gastamos 7 mil a mais que o orçamento previsto, com esses adiamentos 😢😢😢
    • Responder
  • Osmaisa
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Osmaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha, tudo bem?

    Minha primeira data era 05/09/2020, porém, devido a atual situação que vivemos, resolvemos adiar. O buffet foi o único fornecedor que deu problema, como já havíamos quitado o contrato, tentamos resolver da melhor maneira possível, como a proprietária se recusou a resolver a situação amigavelmente, à comunicamos que acionaríamos nossa advogada, e pasmem, imediatamente ela conseguiu uma nova data, reagendamos todos os fornecedores para dia 04/09/2021. Porém, como a data já se aproxima, estamos tristes, ansiosos e tentados a adiar novamente, e fomos comunicamos que teremos que pagar pelo reajuste da maioria dos fornecedores, ou seja, não sabemos o que fazer...

    Beijosss Smiley kiss

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Super entendo o lado de vocês! Espero que melhorem o quanto antes Smiley heart

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aaaah, bom saber os preços antigos deles, pra negociar! Vou marcar pra ir lá amanhã, gostei da proposta deles... Obrigada pela referência!!! Só o buffet que vamos ter que avaliar, devemos mudar pra coquetel, pq domingo não faz mto sentido fazer jantar tarde, então coquetel final da tarde parece mais coerente. Veremos o que vamos fazer Smiley smile
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alê, o Buffet Mestria para 50 pessoas ficou R$135 por pessoa, incluindo o jantar (com entradas, peti menu, pratos principais...) + bolo + sobremesa + mesa de café + refrigerantes, sucos, água e cerveja ilimitada. Além disso fechamos o bar de drinques com eles também por R$18 por pessoa, com caipirinhas, Gin Tônica e Moscow Mule. Fechamos este contrato em julho de 2020.

    A gente AMOU a degustação com eles, comida muito boa, apresentação linda e mil opções de louça, guardanapos e sousplat.

    Queria te comentar que a gente foi conhecer o Espaço Atrium, lá em Sousas. Achamos bem bonitinho, viu. É rústico, bem pegada de casamento ao ar livre mesmo. Na época em que visitamos (junho de 2020), estava R$2.000 o aluguel do espaço + R$150 uma faxineira + R$150 um segurança na porta. Além disso, eles também ofereceram:

    - Sonorização com DJ e iluminação por R$1.600

    - Gerador de energia por R$1.000

    - Decoração (incluindo mesas e cadeiras) por R$5.200

    Beijos!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Marina, como está de valores o buffet mestria? Mandei mensagem pra eles, não me retornaram ainda... Já gostei de um outro espaço que encontrei, chamado Atrium, vamos ver pra marcar visita amanhã.
    Mesmo perdendo o dinheiro da entrada no floresta, compensa mais.
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Entendi, Alê.

    Mas, mesmo assim, é complexo eles quererem cobrar um preço como se vocês estivessem fechando o casamento agora, poxa. Vocês têm um contrato com eles, é caso fortuito. Esse reajuste é um completo absurdo.

    Quando eu fechei os meus contratos, eu pensei que estava me resguardando tomando o cuidado de incluir uma cláusula que veda a cobrança de multa no caso de cancelamento ou adiamento por causa do Covid. Mas só agora vejo que isso dá muita brecha para interpretação. Por exemplo, no meu entendimento, não dá para casar em fase laranja ou amarela. Já os fornecedores podem dizer que dá sim; só a fase vermelha que faria a cláusula funcionar. Outra coisa que ficou questão de interpretação: a gente colocou que eles não podem cobrar multa. Mas aí eles podem cobrar um valor abusivo e chamar de "reajuste". Dá na mesma, na minha opinião.

    Enfim, bem complexo. Eu vou começar as conversas com os fornecedores aqui para sentir como estão os ânimos. A gente vai casar no condomínio do meu noivo, em Valinhos, e o buffet é o Mestria.

    Beijos e boa sorte aí!!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, estamos buscando outras alternativas agora, pq eu fiquei realmente decepcionada com a proposta deles. Jamais me recusei a pagar reajuste, mas 4x a inflação é inaceitável
    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa sorte e espero que dê tudo certo, Ale, vai contando pra gente depois o que decidiu.

    Mas eu imagino a decepção, eu que ia fazer só o almoço no civil lá já fiquei decepcionada com o seu relato, tinha uma ótima impressão do local e até cogitei fazer a festa lá.

    Mas vai dar tudo certo e vocês vão encontrar um lugar maravilhoso

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, estamos ainda tentando negociar as cláusulas de adiamento, porém pesquisando outras opções. Vi outros locais com preços melhores, ou até o mesmo custo, porém mais perto. Estamos ainda aguardando retorno dos orçamentos pra fazer visita esse final de semana e decidir semana que vem. Achei abusivo o que eles estão pedindo, e fiquei decepcionada, já não quero mais casar lá.
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Então achei muito abusivo mesmo, por isso até te dei um parâmetro de quanto meus fornecedores estão cobrando pois somos da mesma região!
    Acho que vale tentar negociar mais uma vez, mostrar que o mercado está cobrando de forma diferente, entendo que tem que ser justo para ambos pois todos nós fomos afetados pela pandemia...Essa fase é muito estressante Smiley cry .

    • Responder
  • Fabiana
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ale, eu sinceramente procuraria outro lugar, a não ser que você seja apaixonada por o Floresta Park e não abra mão de ser lá, mas eu particularmente procuraria outro lugar, não cancelaria ainda com o Floresta, mas iria procurar outros lugares, achei o aumente bem alto.

    Vou te contar minha história. eu tinha fechado um espaço onde o buffet, decoração e espaço já estavam inclusos, era um restaurante em SP, supeeeeeeer em conta, R$65 por pessoa, com bebidas não alcoólicas, era o lugar perfeito, mas na hora de adiar pela segunda vez o dono (que já tínhamos um pé atrás) se recusou a tratar com a nossa assessoria o adiamento, e tivemos um aumento de R$65 para R$73, pouco até né? Nós achamos, mas levamos em consideração vários fatores como: o espaço ia ficar apertado pois a lista estava com 100 pessoas e o espaço comportava 120, o dono super gente boa mas se recusava a usar mascara (defende o presidente provavelmente), e assim decidimos cancelar com ele, e olha foi a melhor coisa que fizemos, agora estamos em paz com nossa decisão, procurando novos buffet, então te falei tudo isso para você analisar se vale a pena mesmo continuar com o seu buffet ou se realmente não vale a pena ir em busca de outros.

    Espero ter ajudado na decisão.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, nós decidimos adiar, independente de que fase for, pq não temos condição emocional para casar esse ano. Vi algumas histórias de casamentos em que todo mundo se infectou, e a mãe da noiva morreu. Não tenho condições emocionais de lidar com isso, eu e meu noivo já estamos fazendo tratamento de depressão e tá tudo bem conosco, ninguém morreu na nossa família, se nós mantemos o casamento (e eles fossem, e mais da metade já disse que não iria), não ia conseguir lidar com alguém ficando doente/morrendo.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, IPCA está em torno de 7% ao ano no máximo. Mesmo que fosse IGPM, seria 28%. Se fosse nessa faixa, ok, fazer o que, tudo subiu, mas eles estão cobrando quase 50%!
    Sou só eu que acho isso, ou é realmente abusivo? Os demais ainda não deram retorno, só o celebrante, que não cobrou reajuste, pq mudamos pra domingo.
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Alessandra! Eu também adiei meu casamento para 2022 e também irei pagar equilíbrio econômico para alguns fornecedores pois adiei mesmo sem saber se minha data seria fase vermelha ou não. Vou me casar em Campinas.

    Salão de festa - cobrado 10%; DJ - 10%; decoração me disse que cobraria 15% porém enviaram aditivo sem custo algum; dia da noiva também disseram que seria 10% mas também enviaram aditivo sem custo algum; fotógrafo será de 15%. Música igreja, bolo fake, doces e vestido de noiva não serão cobrados equilíbrio econômico.
    Agora estou aguardando os aditivos da cerimonialista e do Buffet. Porém o buffet já havia me informado que o equilíbrio econômico seria o ajuste do IPCA.

    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Ale!

    Nossa que situação delicada em?

    Eu tenho muito receio disso acontecer já que adiei minha data uma vez 11/10/20 para 29/05/21

    eu quero ver se for para a fase laranja se consigo casar se não vou ter que adiar.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Floresta Park, em Sousas. Então, pelos outros orçamentos que recebi de outros fornecedores, parece que todo mundo subiu bem os valores, viu. O problema é que o floresta não tem opção muito mais em conta (mais barato deles é 110 por pessoa pra brunch), e tem outros buffet mais simples com valores a partir de 70 reais. Só nisso da uma boa diferença... E não cobram pelos fornecedores tb, floresta cobra 50%. Por isso que acho que vamos acabar mudando mesmo.
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, Alê! Eu estava ansiosa para ouvir como está indo a negociação. Eu caso em agosto e também na região de Campinas (em Valinhos).


    Isso que você está descrevendo aí é o meu maior medo. Eu e o meu noivo organizamos um mini wedding em um valor que cabe no nosso bolso sem estresse. Nunca quis gastar um dinheirão com casamento e isso me daria um desânimo grande de manter a festa.
    Eu achei o reajuste muito alto, claramente. Eu tentaria as duas vias: negociar com o buffet um reajuste mais baseado na inflação e procuraria outras opções para entender os preços em 2022. Você pediu para alguém tentar orçar o seu buffet se fingindo de noiva? Para ter certeza de que eles estão falando a verdade sobre os preços atuais deles.
    Eu continuo aqui achando que essa MP protegeu demaaaais os fornecedores e de menos os consumidores. Deixou a negociação desequilibrada.
    Por último: você se importaria de contar qual é o buffet?
    Beijooos
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas