Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

F
Noiva Master Março 2019 Minas Gerais

Adiar o casamento por problemas financeiros

Fabi, dia 18 de outubro de 2018 às 17:42 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 26

Não, migas, eu ainda não passei por isso.


Escrevi este texto por pura empatia. Fiquei triste ao ouvir a história de uma noiva, que estava arrasada por ter que adiar o casamento em um ano pelo fato de o casal não ter condições financeiras para manter a data inicialmente escolhida. Não vejo problemas em adiar a data do casamento, penso que é uma decisão madura e prudente do casal, apesar de ser bem doloroso e frustrante. A questão é que essa noiva já tinha comunicado à família toda... Tinha enviado o Save The Date e tudo mais... Uma coisa é uma frustração entre o casal. Outra coisa é quando envolve outras pessoas... Este fato fez com que a chateação dessa noiva fosse ainda maior.


Imaginei também sobre o conhecimento desse casal sobre o que é, de fato, se preparar para o casamento, principalmente no aspecto financeiro. Tem gente que age no impulso, não se atenta para algumas consequências e se frustram muito depois... Não sei se é essa a questão desse casal, pois não os conheço e nada me dá o direito de supor. Claro que entendo que existem diversos motivos pelos quais um casamento é adiado, mas se você leu até aqui acho que já dá pra entender qual é a pegada desse texto. Educação financeira no Brasil é algo pouco divulgado, e poderia ajudar muita gente se fosse mais difundido. Quem não conhece pelo menos uma pessoa que teve que devolver o carro, ou o apartamento financiado por não dar conta de pagar, ou mesmo trancar a faculdade pelo mesmo motivo...?


Portanto, vamos começar pelo começo. Vamos falar um pouco sobre o namoro... Não é legal quando se namora simplesmente para passar o tempo. O namoro é um tempo precioso, onde aprendemos a conhecer nosso companheiro e também a nós mesmos. Quando se toma a decisão de ficar com uma pessoa para o resto da vida, o pedido em casamento é feito... E o casal deixa de ser namorados e sobem um patamar na escala de relacionamentos: agora são noivos. O período de noivado possui um significado especial: é o momento de dizer aos quatro cantos do mundo que queremos oficializar nossa união e que a partir dali iremos nos preparar para este novo rumo que a vida toma. Sim, a decisão do casamento é algo que impacta todo nosso curso de vida!!! É a segunda decisão mais importante da vida de um cristão, antecedida pela decisão de aceitar a Cristo como nosso Senhor e Salvador.


Ficamos noivos... E agora?


Agora é a hora de abrir o jogo completamente com seu amado. A decisão do casamento foi tomada, e ambos devem se preparar em diversos aspectos, e um deles é o financeiro. Mesmo havendo a independência financeira de cada um, se estão dispostos a dividir o mesmo teto, a mesma cama, é bom que o casal ande de acordo com algumas coisas. As dificuldades financeiras representam um dos maiores motivos de discórdias no casamento, levando até mesmo na separação do casal! Então é bom que a partir do noivado o casal comece a pensar e planejar, em números, como serão as coisas até o casamento e posteriormente na vida a dois. Afinal, ninguém sai da casa dos pais com a expectativa de passar necessidade, não é mesmo? Acredito que também não seja o desejo de ninguém adquirir dívidas gigantescas, viver no aperto ou ficar constantemente adiando a data do casamento, o que pode abalar (e muito) o relacionamento do casal.


Miga, presta atenção numa coisa: até o mais simples casamento vai exigir um pouco mais de investimento. Casar não é barato, e não estou falando de festa, pompa ou regalias. Faça alguns orçamentos de itens básicos (como a papelada do casamento civil, as alianças, a roupa dos noivos e a fotografia, são alguns exemplos) e você vai entender do que estou falando. Ao escrever este texto eu tenho em mente que existem muitas realidades por aí. Existem noivos que bancam o casório praticamente sozinhos, nem todos podem contar com a ajuda de familiares e amigos. E olha, tem muita gente descobre isso justamente quando ficam noivos... Assim, tenham uma conversa franca um com o outro. Sério. Os boletos não param de chegar depois que se casa e tem muita gente que não tem noção do que é bancar a despesa de um lar...


Comecem refletindo em algumas questões, como: ambos estão trabalhando? Um ou ambos possuem dívidas a serem quitadas, financiamentos, faculdade, cartão de crédito...? Um ou ambos são compradores compulsivos e não conseguem economizar? Querem um casamento com festa? Onde vão morar? Quem casa quer casa... E então? Vão alugar? Construir? Financiar? A partir daí vocês podem estabelecer metas de acordo com a realidade de cada um, e o melhor: poderão planejar e lutar juntos pelo mesmo objetivo. É uma bela oportunidade de se conhecerem ainda mais, estarem mais unidos e conectados!


Bom, este é o conhecimento que tive a oportunidade de adquirir e viver na prática, e penso que pode ajudar outras pessoas. Pode parecer um pouco óbvio, mas infelizmente tem gente que não tem essa noção e se frustra muito, e eu fico triste de verdade com isso.


Se você leu esse texto até aqui e está passando por uma situação difícil, não se desespere. Um passo de cada vez, um dia de cada vez, as coisas uma hora se resolvem! Nunca é tarde para recomeçar e espero que essas dicas te ajudem! E no que eu puder ajudar meu inbox está à disposição para quem quiser

Smiley heart

26 Respostas

Última atividade por Fabi, dia 22 de outubro de 2018 às 17:00
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigadaaaaaa, fico feliz! Smiley laugh

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É sim! Voltar atrás não significa fragilidade, mas sim, sabedoria por esperar o momento certo! Para as coisas que nos é possível resolver, corremos atrás... Para aquelas que não temos controle (como doença, demissão), a gente corre atrás também com uma ajuda extra de Deus! Obrigada por participar aqui Smiley laugh

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Super verdade noivinha! Poderia mesmo ser matéria nas escolas, mas penso que é até proposital do governo não oferecer esse conhecimento... Que bom que gostou das dicas Smiley kiss

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Meu coração fica partido com histórias assim! Também espero que as coisas se ajeitem para eles. Eu que te agradeço por gostar do debate Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada noivinha! Concordo com vc! Felicidades! Smiley star

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que veio em boa hora! Espero que edifique vocês! Não desista dos seus sonhos, com planejamento as coisas tendem a dar certo e você terá mais segurança! Precisando de dicas estou aqui, tá? Beijos e felicidades!

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Uauuuuu! Que exemplo! Também planilho as finanças mas tenho muito a melhorar! Obrigada pela contribuição, noivinha! Beijoooos e sucesso!

    • Responder
  • Juliana
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate! Reflexão super necessária qdo se toma a decisão de dividir e construir um casamento e que deve estar conosco a todo momento.
    • Responder
  • Joyce
    Super Noivo Abril 2022 São Paulo
    Joyce ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate noivinha! Isso é extremamente importante na vida de um casal, na verdade na vida de qualquer pessoa.

    Aprendi a duras penas isso.

    Hoje uma dica que dou é:

    Planilhem minha gente, planilhe todos os sonhos.

    Eu e meu namorado mantemos uma planilha de sete anos para a frente, tudo orçado nela, o livro que a gente quer comprar, o quanto podemos gastar para nos divertir por mês, as contas e tudo, a planilha fica no google drive e ambos alteramos, visto que moramos juntos e nosso dinheiro fica todo na minha conta.

    Eu organizo, mas os dois sabem exatamente onde está indo o dinheiro e assim fica mais fácil ter ideia de quanto os sonhos vão custar.

    • Responder
  • Karina
    Noiva Ativa outubro 2020 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei, falou o que é preciso para colocarmos os pés no chão e alcançarmos o sonho
    • Responder
  • Jady
    Top das Noivas outubro 2019 São Paulo
    Jady ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Imagino como deve ter sido difícil pra ela
    Obrigada pelas dicas ♡
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Constante Junho 2019 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo texto maravilhoso Smiley love
    • Responder
  • Bruniinha & Daan
    Noiva Master Novembro 2018 São Paulo
    Bruniinha & Daan ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Arrasou
    Tudo que precisava ler hoje
    Estou nessa situação. Adiamos várias vezes e queria casar Agora. Já que estamos juntos a 10 anos
    E tá bem apertado as Coisas
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Amei o debate, ja guardei pra mim.
    Educação financeira deveria virar disciplina em escolas; sem planejamento financeiro e quase impossível conquistar algo^^
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo demais noivinha. Excelente o debate!
    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😉😉😉😉😉💋💋💋💋
    • Responder
  • Dany
    Noiva Esperta Abril 2023 Piauí
    Dany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que texto maravilhoso 👏👏👏.
    Confesso que no começo fiquei com preguiça de ler, mas fui até o final .
    Bela atitude essa sua 👏👏👏😊😊
    • Responder
  • Roberta
    Noiva Ativa Junho 2028 São Paulo
    Roberta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns pela atitude

    as vezes acontecem obstáculos

    uma doença , demissão

    mas

    eh ima atitude madura e sensata
    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada!! Precisando estou aqui, tá? Smiley heart

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Fico feliz pelo debate ter acrescentado à você, Lorena! Tenho certeza que os ensinamentos que você transmite a seu filho farão toda a diferença e que um dia ele se lembrará com alegria de tudo o que ele aprendeu com você! Um beijo com carinho Smiley kiss

    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada noivinha, desejo o mesmo a você... felicidades!!!

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Exatamente, Tatá! fico de coração partido quando leio relatos de noivinhas desanimadas quando encaram os gastos do casamento. Planejamento é essencial! Merecemos realizar nossos sonhos, lutamos tanto por eles não é mesmo?

    • Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Oi noivinha! Também fico triste, de verdade, quando ouço histórias assim... Pois mexem muito com os sonhos das pessoas! Escrevi esse debate pensando nas recém-noivinhas, quem sabe elas podem evitar alguns problemas lendo o que escrevi... Quanto à você, espero de coração que seu casamento seja lindo e mágico! Fevereiro de 2019 está chegando, a luta é grande, mas vai valer muuuuuito a pena e te trouxe muito aprendizado, tenho certeza! Que você seja muito feliz! Smiley heart

    • Responder
  • L
    Top das Noivas Agosto 2018 São Paulo
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nota 10 teu debate 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Concordo plenamente principalmente a parte de planejar e também o fato de que até mesmo um namoro também é algo que pode influenciar na vida da gente estava falando com meu filho exatamente essas coisas ontem
    • Responder
  • Tatá
    Super Noiva Setembro 2020 Rio Grande do Sul
    Tatá ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bela reflexão!

    Realmente não é facil essa fase de preparativos, gastos... planos... Mas é deliciosa. Cabe ao casal de organizar, ir devagar e saber seu limite.. Assim todas alcançamos nosso sonho!

    • Responder
  • #
    Noiva Master Fevereiro 2019 São Paulo
    ####Dé#### ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu vi esse debate aki, é muito ruim isso, falo por experiencia propria, era para eu ter casado ano passado e infelizmente deu tudo errado... vou casar ano que vem, 2019 era pra eu estar comemorando 2 anos de casada já... e vai ser o ano que vou casar....

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas