Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Alessandra
Noiva Master Setembro 2022 São Paulo

Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos

Alessandra, dia 6 de Abril de 2021 às 10:34 Publicado em Fórum Organizar um casamento 4 18
Olá pessoal...

Tenho visto por aqui MUITOS debates de casais que ainda estão reticentes sobre adiar seus dias C, tão aguardados e planejados com tanto amor e carinho, com a intenção de manterem as datas "com todas as medidas de proteção", ou seja, máscara, medição de temperatura e álcool gel.
A intenção é ótima, com certeza, mas será que é realmente efetivo? Para ajudar na solução desta dúvida, encontrei umas tabelas bem simples, que mostram qual o risco de infecção em algumas situações diferentes: espaços abertos e ventilados (caso de muitos espaços de eventos hoje em dia), espaços fechados e ventilados (caso de alguns espaços de eventos), e espaços fechados sem ventilação (caso da maioria das igrejas e salões clássicos de eventos), com e sem máscara, considerando o tempo que as pessoas permaneceriam no local (período curto = menos de 30m, período longo = qualquer coisa acima disso), e em silêncio (mercado, por exemplo, ninguém sai tagarelando em supermercado), falando (conversando com as pessoas) e cantando/falando alto (louvor de igreja, por exemplo). E esses foram os resultados em que a Universidade de Oxford e o MIT chegaram:Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos 1
Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos 2
Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos 3
Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos 4
Como vocês sabem, casamentos costumam demorar pelo menos 4 horas, mais uma hora de cerimônia. Se for cerimônia em igreja (espaço fechado, mal ventilado e mais de 30m), o risco de contaminação é MUITO ALTO. E se for considerar que em casamentos as pessoas ficam a maior parte do tempo sem máscaras e no mínimo falando, mesmo em espaços abertos, o risco de contaminação é alto (pq mesmo que o espaço seja grande, as pessoas ficam próximas para poderem conversar, então resolve nada a tal "baixa ocupação").
Resumindo: casamentos, mesmo em locais abertos, tem alto risco de contaminação. De acordo com a pesquisa, a ordem de risco seria:
Adiar ou não adiar 🤔 - qual o real risco de contaminação por covid em casamentos 5
Quem quiser ler o texto completo, pode acessar o link: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,ambiente-fechado-e-emissao-de-goticulas-estudos-apontam-risco-de-transmissao-da-covid-em-igrejas,70003671645?utm_source=estadao:app&utm_medium=noticia:compartilhamento

18 Respostas

Última atividade por Alessandra, dia 11 de Abril de 2021 às 22:47
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós íamos casar no Floresta Park, igual vcs. Perdemos quase 80% do valor que pagamos, que foi 1.600 reais da entrada (o restante íamos pagar um mês antes do evento). Perdemos 1.200, porém o valor que eles pediram de reajuste foi muito absurdo, quase 45%.
    Quando recebi a proposta deles, fui orçar novamente outros espaços, para ver se estava coerente com os valores de mercado, e vi que eles estão muito mais caros que outros locais, então decidimos cancelar e agora vamos decidir se fechamos em outro lugar ou cancelamos tudo.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Debate excelente e totalmente necessário.

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Setembro 2022 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Qual era o seu local Alessandra? Eles devolverão o valor pago? Vão reter alguma coisa?

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui também. Mas nosso espaço estava pedindo um reajuste abusivo de 45%, aí decidimos cancelar. Smiley sad
    Perdemos um pouco do dinheiro que já foi pago, porém iríamos ter que pagar muito mais caro pra manter o evento lá...
    • Responder
  • The
    Super Noiva Setembro 2022 São Paulo Estado
    The ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho medo até de entrar em mercado! Iria casar em agosto, mas to muito decidida a adiar novamente, ainda que os convidados idosos estejam vacinados, não quero colocar ninguém em risco Smiley sad e casar com com 4000 pessoas morrendo por dia é tenso!! Provavelmente irei casar 2 anos depois da data original, o que é frustrante!! Queria cancelar tudo, mas perderia dinheiro...
    • Responder
  • Gabriela
    Noiva Master Abril 2019 São Paulo
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perfeito o seu debate. Vejo pessoas fazendo casamentos como se nada estivesse acontecendo e sabemos que nas festas ninguém fica de máscara, principalmente depois da cerimônia. Trabalho em hospital e a situação está caótica.

    • Responder
  • Giselle
    Noiva Master Abril 2022 São Paulo Estado
    Giselle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super necessário seu debate. Parabéns, mais uma vez!
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Ana... Eu entendo perfeitamente sua colocação, de verdade. E mesmo a pandemia acabando, nossa "vida normal" não vai existir mais por MUITO tempo. Muita gente não sabe, mas em Hong Kong e no Japão MUITA gente ainda usava máscaras diariamente após a pandemia de SARS que aconteceu lá em 2002/2004. Tipo, em 2019 ainda estavam usando máscaras lá. Ou seja, provavelmente o uso de máscaras deverá entrar em nossa rotina, mesmo daqui muitos anos. E alguns hábitos, como evitar locais fechados e aglomerações e mesmo o home office, deverão continuar também, pq as pessoas adquirem medo e mudam seus hábitos.
    Nada disso são desculpas pra fingir que a pandemia não existe (como muitos negacionistas estão fazendo), apenas quero dizer que nossa realidade já mudou, e não voltará a como era antes. Não que seja melhor ou pior, apenas será diferente, e isso não pode ser razão para você se entristecer com o adiamento da realização de um sonho. Apenas é uma pausa, uma pedra no caminho. Assim que tivermos as vacinas, por mais que o covid continue existindo (assim como a gripe, H1N1, ou mesmo AIDS, como exemplo), vamos aprender a nós proteger (como usar preservativos, no caso da HIV e evitar locais muito fechados no inverno, no caso da Gripe), e além da vacina logo deveremos ter medicamentos COMPROVADOS para tratar essas doenças. É questão de tempo, fé na ciência e aguardar. Não se ressenta pelos seus contratos, direcione sua Energia para nossos governantes, que tem poder para trazer as vacinas para nós, e aos profissionais de saúde, que tenham força para tratar de quem precisar enquanto elas não chegam.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, eu vi uma live do Átila Iamarino em que ele já afirmou que o vírus da covid veio pra ficar, assim como o vírus da gripe, porém a situação de pandemia deve finalizar com a vacinação, pq mesmo que ainda haja casos de Covid, devem ser menos devastadores com a imunidade adquirida pelas vacinas. E também teremos hospital para tratar as pessoas.
    Vê, ainda hoje tem gente que morre de H1N1 todos os anos, ou mesmo de gripe comum, porém são MUITO menos casos que estão acontecendo hoje de Covid todos os dias. Por isso que precisamos ter paciência e sermos compreensivos, e fazer pressão política para trazerem logo essas vacinas, só assim que o mundo vai sair do buraco que estamos hoje 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também iria me casar em setembro/20. No primeiro adiamento estava super racional e foi tranquilo, nesse segundo já mexeu com meu emocional e fiquei numa bad bem pesada, porem em nenhum momento pensei em colocar meus pais em risco. Morro de medo de algo acontecer! Se Deus quiser nosso casamento em 2022 sai! Não acredito que a pandemia terá terminado mas tenho fé grande parte dos convidados terão sido vacinados!

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente. Eu estou no segundo adiamento também, no total já vai dar 2 anos de adiamento (era setembro/20, foi pra 21 e agora 22).
    Porém, não vejo outra alternativa. Não tenho peito pra por ninguém em risco premeditado assim...
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Maio 2022 São Paulo
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelente debate Alessandra! Todos nós estamos sofrendo com os adiamentos (já estou no meu segundo Smiley cry ) mas se todos colaborarem essa fase será menos dolorosa (menos mortes) até todos terem acesso a vacina!

    • Responder
  • Ana Carolina
    Noiva Master Maio 2022 Paraná
    Ana Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante o debate. Mas, para ser honesta, eu acho na real que vida normal é em 2023. Nem ano que vem vai estar ok. Cada dia que passa eu me arrependo de cada contrato fechado, de cada pessoa que avisei e cada real investido numa festa de incertezas. Frustração tamanha.
    Mesmo que eu cancele ou adie nada disso está valendo a pena. Desculpem o desabafo.
    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o debate
    • Responder
  • Marina
    Noiva Esperta Junho 2022 São Paulo
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Alê, adorei o debate, muito informativo! É legal porque traz um pouco de fatos e dados para essa discussão, evitando ficar naquele "achismo", sabe? Por aqui, vamos esperar 3 meses antes da data para bater o martelo do adiamento. Não estamos dispostos a arriscar a vida de ninguém pela festa (nem nossos familiares estão dispostos a se arriscar) e também não quero viver a experiência desesperadora de adiar em cima da hora, haha.

    Eu li uma matéria esses dias dizendo que "tudo bem a gente viver os pequenos lutos da pandemia". Ficar triste pela oportunidade de emprego que não existe mais, pelo intercâmbio que foi interrompido, pela festa de casamento que foi adiada... Faz parte ficar triste. Agora, não podemos fechar os olhos para a realidade e insistir em algo que tem risco coletivo.

    Beijos!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom esse debate e as ilustrações! Recebemos tanta informação picada, que é bom ter algo consolidado assim para ver quais as chances, formas e possibilidade de contágio.

    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário! O debate serve não apenas para ajudar na decisão de adiar ou não, mas também para avaliar o risco de todas as atividades que estamos fazendo.
    Por exemplo: ir ao supermercado. Vale a pena entrar no mercado, se ver que ele está cheio? Se for possível, melhor ir embora e voltar outro horário, ou ir a outro mercado menos cheio.
    Igreja: vale a pena ir a culto/missa nessa pandemia, ou assistir pela TV/Internet em casa? Será que seus convidados estão seguindo as medidas de proteção, ou estão se descuidando (o que eleva ainda mais o risco de contaminação). Creio que é fundamental estarmos munidos de informação, para tomar as melhores decisões e não colocar a si e aos outros em risco desnecessário.
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi!
    Gostei muito desse debate, com toda certeza nos auxilia a visualizar melhor a situação!
    Nós já casamento (jul/20) e adiamos a festa para jul/21, vamos aguardar até maio para decidir se vamos adiar novamente ou cancelar a festa!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas