Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Beatriz
Noiva Principiante Dezembro 2022 São Paulo

Adicionar nome do marido: quais documentos modificar?

Beatriz, dia 4 de Fevereiro de 2021 às 15:18 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 2 23
Gente, eu já sou decidida a pegar o nome do meu noivo quando nos casarmos. Acho lindo o dele e é quase uma tradição ainda viva na família dos dois.

Porém sei que é meio chato pela mudança de vários documentos e afins. Quais documentos vocês precisaram mudar quando se casaram? Qual foi o processo pra isso.

Pesquisei tanto, mas pouco postam sobre isso na realidade crua na internet.
Beijos, noivinhas ❤

23 Respostas

Última atividade por Vanessa, dia 22 de Fevereiro de 2021 às 18:02
  • Vanessa
    Noiva Master outubro 2022 São Paulo
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que RG, CPF, Título de Eleitor, contas para pagar.

• Responder
  • Gabriela
    Noiva Esperta Abril 2021 Minas Gerais
    Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É muito chato! mas eu tb troquei

Aqui em minas começa pelo RG, depois CPF, CNH, título e CTPS

um porre

• Responder
  • Carolina
    Noiva VIP outubro 2022 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não sei! Eu não decidi se vou trocar ou não, é uma escolha muito pessoal.

Bjus e boa sorte!

• Responder
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, mas não é a mesma coisa??

por que se for la alterar o estado civil ta troca tudo, o trabalho vai ser o mesmo...

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Você muda só o estado civil, para atualizar você precisa entregar apenas a certidão de casamento para alterar de solteira para casada.

• Responder
  • Gabrielle
    Noiva Esperta Setembro 2021 São Paulo
    Gabrielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mas não tem que mudar os documentos da mesma forma?? por que fica como solteira, depois muda pra casada não é?

• Responder
  • Dayane
    Noiva Ativa Março 2021 Minas Gerais
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Mesmo não alterando, vc tem que trocar a identidade.

• Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi, Beatriz!

Smiley ring Separei dois artigos de Casamentos.com.br para que você possa esclarecer as suas dúvidas:

6 Dúvidas sobre a troca de sobrenomes que os noivos podem ter

Tudo o que você precisa saber sobre a alteração do sobrenome

Passe por eles! Smiley kiss

• Responder
  • Ana
    Noiva Esperta Maio 2022 Santa Catarina
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii Beatriz, tudo bom?? Eu já eu já decidi por botar o nome do meu noivo, porém vai ficar um pouco extenso já que eu tenho dois nomes 😅. Alteração de documentos é um pouco extensa, mas cada região é um pouquinho diferente, mas acredito que em uma semana você consegue deixar tudo pronto. Só esperar vir os documentos novos. 🙏🙏
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Esperta Janeiro 2022 Rio de Janeiro
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não pretendo acrescentar o nome do meu noivo, mas mesmo assim é necessário mudar os documentos? Pq o estado civil muda, não é?
    • Responder
  • Emelly
    Noiva Master Novembro 2021 Pernambuco
    Emelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Precisa atualizar TODOS.
    E também verifica no cartório que pretende dar entrada quais são as opções de adição
    Se quer retirar um, se quer retirar todos, se quer só adicionar mais um... todos tem algumas restrições.

• Responder
  • Carolina
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Sinceramente eu acho lindo, mas não quero não... fico imaginando a trabalheira toda. Meu noivo fica super chateado comigo, tenho até ano que vem para pensar. Vou amadurecer essa ideia.

• Responder
  • J
    Noiva Master outubro 2021 Pernambuco
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Beatriz por aqui já comecei a alterar alguns documentos pois com o tempo vai sendo necessário mesmo rs, casamos no civil em setembro devido a pandemia tivemos que antecipar essa parte burocrática, mas ainda não moramos juntos e estamos aguardando o religioso e festa. Já alterei o CPF e o RG, agora só falta o título e CNH, se n me engano a carteira de trabalho tb (essa preciso confirmar se precisa msm ou n).
    • Responder
  • Mariane
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Mariane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vou acompanhar seu debate, porém meu noivo fica mega chateado quando eu falo que não quero colocar, porém diz que respeita. No fundo eu não queria não,

• Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Todos os documentos kkk
    Por isso eu vou esperar casar para tirar meu passaporte
    • Responder
  • Nathalia
    Noiva VIP Novembro 2021 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    TODOS haha! RG, CPF, passaporte, cnh, carteira de trabalho, título de eleitor, cartões de banco
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem noivinha em relação aos documentos todos devem ser alterados , Rg, Cpf,carteira de trabalho, habilitação, Pis, caso você seja formada e tenha algum registro e preciso mudar também no órgão regulador da sua profissão. Eu particularmente não vou mudar ,nunca vi muito sentido nisso mas o meu noivo esta pensado se vai acrescentar o meu sobrenome pq ele não gosta dos sobrenomes dele
    • Responder
  • Lênora
    Noiva VIP Novembro 2021 Rio Grande do Norte
    Lênora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um processo muito chato. Tem que mudar TODOS os documentos sem exceção. E se você já tiver filhos tem que mudar até os documentos deles para quando vocês forem fazer viagens internacionais. Para quem mora em cidades onde os órgãos públicos funcionam, até que dá para resolver tudo em pouco tempo. Mas para quem mora em cidades onde o povo tem que fazer fila de madrugada para pegar uma ficha e ficar o dia todo aguardando atendimento, eu não recomendo.
    • Responder
  • Taiana
    Noiva Master Maio 2022 Minas Gerais
    Taiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Beatriz,

Também acrescentei o sobrenome do meu marido. Vou te dar os passos que fiz.

Aqui em BH temos postos da prefeitura em várias partes da cidade, então conseguimos resolver as coisas de uma forma mais rápida.

Atualizar a identidade. Os requisitos necessários são:

• - 1 foto 3×4 recente;
    • - Certidão de casamento original e cópia;
    • - CPF original e cópia;
    • - Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
    • - Pagamento da taxa para emissão de 2ª via.

Com o novo documento em mãos peça a atualização do seu CPF:

A atualização do CPF pode ser solicitada nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou na própria Receita Federal. Documentos necessários:

• - Carteira de identidade atualizada;
    • - Número de inscrição no CPF;
    • - Título de eleitor.
    • Para atualizar a CNH, compareça ao Detran, solicite a alteração e pague a taxa. Dica maravilhosa que eu tive no próprio Detran: Como renovei minha CNH no ano passado, posso esperar a próxima renovação para solicitar a alteração do nome. Me garantiram que não terei problemas caso pare numa blitz. Achei ótimo!

Para atualizar a Carteira de Trabalho basta comparecer ao Ministério do Trabalho com a carteira de trabalho em mãos e registrar esta alteração na própria carteira. Aqui não há necessidade de emissão de um segundo documento, já que será inscrito no que você já tem sobre a alteração do nome. Documentos necessários:

• - Carteira de Identidade;
    • - Comprovante de endereço com CEP atualizado original e cópia;
    • - CPF
    • Para alterar o Título Eleitoral, é necessário que você vá a qualquer cartório eleitoral e solicite a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.
    • O Passaporte também precisa ser alterado, mas aqui não será gerada uma segunda via e, sim, a emissão de um novo. Acesse o site da Polícia Feral, preencha o formulário de requerimento, pague a guia e agende o atendimento, da mesma forma que foi realizado o requerimento do passaporte pela primeira vez. Documentos necessários:
    • - Carteira de identidade original e cópia;
    • - Título de eleitor e comprovantes da última eleição;
    • - Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União;
    • - Passaporte anterior válido.

Espero tê-la ajudado Smiley smile

• Responder
  • Giovana
    Noiva Master Setembro 2021 Maranhão
    Giovana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Beatriz. Também optei por adicionar e smp fiz questão, ainda não me informei, mas acredito que comece a alteração pelo cadastro na Receita (CPF) e depois vem RG e CNH...
    • Responder
  • Jéssica
    Noiva VIP outubro 2022 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oie! Ainda não fiz, porém, depois da certidão de casamento no civil você precisa entrar em contato com os órgãos especializados de cada documento, aqui no RJ é o Detran para identidade, CPF e CNH. Carteira de trabalho é no ministério do trabalho. Passaporte na polícia federal.
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2022 São Paulo
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Beatriz,

Eu confesso que ainda não decidi sobre isso... Assumir o nome do marido tem todo um histórico complicado nisso. Fora toda a burocracia de ter que alterar todos os documentos. E se rolar divórcio então? Vish... Ainda estou na dúvida...

• Responder
  • Annajuu
    Noivo VIP Julho 2022 São Paulo
    Annajuu ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha estou nessa dúvida cruel colocar ou não , vou fica olhando seu debate pois também não sei como é o processo para colocar o sobrenome do marido 🤗
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas