Boa noite meninas
Desculpem-me a ausência, mas estou doente desde quinta e não tive como estar tão presente aqui como gostaria.
Como vocês estão? Como foi de feriado prolongado?
Hoje venho falar um pouco com vocês sobre a agenda da noiva.
Agenda da noiva
É importante ter a agenda noiva? Sim, é importante porque você precisa ter um lugar para anotar o que pretendem ter, o orçamento, as datas de pagamento, os fornecedores e tudo, repito TUDO, que for relacionado ao casamento.
Vocês podem pensar, mas por quê anotar tudo? bem, eu explico, casamento são muitos detalhes e por mais que a gente tenha uma boa memória, sempre acaba passando uma coisinha ou outra, para que isso não aconteça, é bom ter tudo anotado. Use a agenda para anotar os fornecedores que se interessou, os que pediu orçamento, os que visitou, os que descartou e porque descartou, isso facilitará muito na hora de fechar os contratos. A agenda ajudará também a coordenar os pagamentos, o que já tem fechado e o que precisará fazer. Eu acho extremamente essencial.
Vale a pena comprar? Eu queria muito comprar uma, mas não vejo sentido em pagar R$80, que foi o menor preço que encontrei, em uma agenda que eu mesma posso fazer. Então não recomendo a compra. Não recomendo porque se você colocar no google "agenda da noiva em pdf" aparece váaaaarias para você baixar. Não recomendo porque esse dinheiro pode ser gasto em outra coisa. E não recomendo porque vou ensinar vocês a fazerem uma.
O que tem na agenda da noiva? Nas agendas que você compra vêm dicas, separações para cada categoria de fornecedor como "dia da noiva", "carro", "decoração, etc. coisas que ao meu ver já temos aqui na comunidade.
Páginas da agenda da noiva
Como criar a minha agenda da noiva? Bom, eu pesquisei bastante por agendas da noiva para comprar, o mais enconta que eu achei foi um diário digital no site do Elo7 que está por R$29,99. Interessadas, está disponivel aqui
Depois de tanto procurar, resolvi que eu mesma faria a minha. Primeiro, baixei algumas agendas prontas para ter ideia do que realmente é importante ter na agenda da noiva, em seguida, comecei a por a mão na massa.
Daqui em diante colocarei itens que eu achei importante para a minha agenda. Ela ainda não está pronta, está em construção, deixarei aqui apenas o passo a passo e quando estiver pronta se quiserem disponibilizo sem problemas.
1. Capa
Capa da agenda da noiva
Capa da agenda da noiva
Estou criando a minha agenda pelo word, achei bacana escolher uma capa, para mim escolhi a primeira, mais gostei muito dessas duas. Vocês podem procurar no google por outras opções de capa, ou quem leva jeito, pode até mesmo criar a sua.
2. Apresentação dos noivos
Nessa parte eu coloquei dois quadrinhos com:
* Nome da(do) noiva (noivo)
* Endereço
* Telefone
E mais uma quadrinho com:
* Data do casamento
* Local
* Número de convidados
* Horário
* Orçamento estimado/Orçamento real
3. História do casal
Achei importante contar a nossa história porque quando criarmos o nosso website, já teremos tudo prontinho, ai é so colar lá sem muito sacrificio rs
4. Pais dos noivos
Acho extremamente importante fazer referência a essas pessoas tão importantes em nossa vida e que estão nos apoiando firmemente nessa nova etapa.
Coloquei dois quadros:
* pais da noiva
- nome da mãe/foto/agradecimento
- nome do padrasto/foto/agradecimento
*pais do noivo
- nome da mãe/foto/agradecimento
- nome do pai/foto/agradecimento
Eu (noiva), coloquei o meu padrasto no lugar do meu pai em tudo, porque meu pai simplesmente esqueceu da minha existência quando se separou da minha mãe aos meus 9 anos.
5. Sumário
Como serão muitas páginas é bom ter um sumário pra não ter que ficar que nem uma louca procurando as coisas. Lembre-se de númeras as páginas e de atualizar o sumário sempre que criar uma nova página.
6. Doumentos necessários
Nessa aba coloquei um quadro com:
* Juíz
*Documentos necessários
* Data/Hora
Desse modo:
Documentos necessários para o casamento civil:
Solteiros: RG original + Certidão de Nascimento
Divorciados: Certidão de casamento com averbação de divórcio original
Casamento Civil
Viúvos: Certidão de casamento com anotação de óbito original ou Certidão de óbito +
Cópia do Formal da partilha
Estrangeiros: Passaporte ou RNE ( Registro Nacional de Estrangeiro) original + Certidão de Nascimento consularizada ( também original)+ Declaração do estado civil
Estrangeiro Divorciado: Certidão de divórcio consularizada
Cerimônia religiosa
Católica
Cédula de Identidade
Certidão de Batismo
Certificado de conclusão do curso de noivas
Declaração da data do casamento civil assinada pelo juiz ou
Certidão do casamento civil
Sinagoga
Cópia da Ketubah ( certidão de casamento judaico dos pais)
Certidão de nascimento
Preencher formulário solicitado
Protestante
Agende uma reunião formal com o responsável de sua igreja. Cada uma tem sua necessidade. Procure agendar essa reunião com bastante antecedência.
7. Check List - Disponivel aqui
Nessa página eu coloquei um check list que uma noivinha aqui da comunidade me mandou por email e que tem me ajudado muito. Acho bacana porque facilita muito, atráves dele você tem noção do que já fez e do que ainda falta sem ter que folear a agenda.
8. Convidados
Fiz um quadro grande com:
*Origem: família da noiva, família do noivo, amigos de escola da noiva, amigos de faculdade da noiva, amigos de escola do noivo, amigos da faculdade do noivo, colegas de trabalho da noiva, colegas de trabalho do noivo
*Tratamento: Sr e Esposa, Sr e Família, Srª e Família
*Nº Convidados: número de pessoas que chamei daquela fmília
* Nº de convidados confirmados: número de pessoas daquela família que confirmaram presença
*Nome no convite
*Acompanhantes
*Endereço
*Cidade
*UF
*CEP
*Telefone
*Presente Recebido
Ai vocês me perguntam, pra que tanta coisa? Pensei em fazer uma lista bem completa porque depois posso enviar essa lista para o fabricante dos convites e também terei noção de quem deu cada presente para mandar os cartões de agradecimentos. É uma forma de otimizar o trabalho.
9. Padrinhos/Madrinhas
Após os convidados devidamente organizados, separei as madrinhas e padrinhos e escrevi o porque cada um foi escolhido, fiz isso também pensando no website.
10. Daminhas/Floristas/Pajens
Escolhi todos com muito carinho, gosto muito de crianças, tenho uma irmã de 4 anos que será minha florista e entrará junto comigo no meu casamento.
Nessa aba eu coloquei:
Nome/função/idade/lembrancinha/convite/par (no caso da daminha que entrará com o pajen)
11. Divisórias para os fornecedores
Não pretendeo ter todos os serviços que a comunidade nos disponibiliza, não terei carro da noiva, não terei assessoria completa, então não coloquei essas abas, coloquei apenas as que eu realmente vou usar, mas colocarei todas aqui para que vocês lembrem e escolham as que querem.
- Buffet
- Decoração
- Local/Recepção
- Foto e Filmagem
- Carro
- Dia da noiva
- Papelaria/Convites
- Cerimonialista
- Celebrante
- Lembranças
- Vestido
- Som/Iluminação
- Doces
- Bolo
- Igreja
12. Cortejo
Nosso cortejo de casamento será diferente, eu entrarei com a minha mãe e meu padrasto entrará com o meu sogro, juntos, carregando uma rosa para dar a nossas mães, acredito que ficará lindo.
13. Chás
Eu amo bagunça e tenho amigas que ama mais ainda rs
Não poderia deixar de fazer todos os chás que existem e se eu não fizer, elas farão (já fui avisada, BEM AVISADA)
Então fiz uma aba exclusivamente para a organização dos chás que eu vou fazer, farei chá de panela e de lingerie.
14. Surpresa para o noivo
Sim, farei surpresa para o noivo, e como essa é a agenda da noiva, fiz uma aba bem no finalzinho porque homem tem preguiça e nunca lê as coisas ate o fim hahaha
Estou em dúvida ainda entre dar um relógio, mandar um bilhete antes de entrar na igreja, fazer um ensaio sensual, mas o que importa é que terá surpresa (aguardem kkk)
Ufa, quanta coisa né meninas? Desculpem-me o textão. Como eu disse no começo, não terminei minha agenda ainda, estou organizando tudo com calma no meu tempo livre, mas assim que tiver pronta dou um jeitinho de mostrar para vocês.
Espero que tenham gostado, que ajude vocês e o que precisarem me procurem.
Beijooos