Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Carina
Noiva VIP Abril 2015 São Paulo

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul.

Carina, dia 26 de Dezembro de 2014 às 09:47

Publicado em Fórum Organizar um casamento 53

Vendo hoje cedo o programa da Ana Maria ouvi a seguinte informação a noiva tem casar usando Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul. Fiquei curiosa pois nunca havia ouvido falar, então fui pesquisar e decidi partilhar com vocês (eu sem duvida alguma vou fazer) O casamento é um ritual...
Vendo hoje cedo o programa da Ana Maria ouvi a seguinte informação a noiva tem casar usando Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul.
Fiquei curiosa pois nunca havia ouvido falar, então fui pesquisar e decidi partilhar com vocês (eu sem duvida alguma vou fazer)

O casamento é um ritual repleto de simbologia para dar sorte. Uma delas teve origem na Inglaterra, na época Vitoriana. A frase original em inglês é:
“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.
É uma tradição muito antiga… que diz que a noiva deve carregar com ela no dia do casamento: “algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul”…

Algo velho
Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma jóia de família, o vestido ou véu que foi de sua mãe ou avó. Pode usar os brincos de pérola que sua avó comprou para a formatura dela ou uma pulseira que você herdou.

Algo novo
A peça de roupa ou assessório novo representa a sorte, o sucesso e sua esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma jóia, o sapato, a roupa íntima ou a menos que você está usando o vestido da sua mãe, um candidato fácil para este item seria o seu vestido novo.

Algo emprestado
“Algo emprestado” pretende ser um item emprestado de um amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança em que seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode depender de amigos e familiares e tem por objetivo trazer felicidade ao casal.
A amiga ou pessoa da família que empresta sente-se feliz por estar dividindo algo especial com o casal em um momento especial.

Algo azul
“Algo azul” simboliza o amor, pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, azul era uma cor popular para vestidos de casamento (você pode imaginar isso ?!?!).
Através dos tempos, a tradição evoluiu, passando do uso da roupa azul para uma faixa azul amarrada na cintura da noiva.
Hoje, pode-se usar a roupa íntima azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.
O azul representa a fidelidade e a pureza, além de dizerem que afasta o “mal olhado”.
Pode ser uma jóia, uma peça íntima, seu buquê, a fita do buquê ou até mesmo um broche nele, o sapato ou a maquiagem.
Se o azul não vai com sua decoração, use um grampo escondido ou então, a cueca do noivo seria um segredinho.

No Filme “Noivas em Guerra” mostra um pouco desta tradição.
Mas se quiser que sua tradição seja seguida à risca, há mais um item que encontrei em alguns lugares:

Something old, something new
Something borrowed, something blue
And a silver sixpence in her shoe. (e uma moeda de prata em seu sapato)
Uma moeda de prata no sapato da noiva representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês de um noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé para a boa sorte.
Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo. Há empresas que vendem estas moedas como lembrança para casamentos.
A pence é uma moeda que foi cunhada na Grã-Betanha****. Ele era feito de prata e um valor de seis tostões. Assim, essa tradição do casamento é definitivamente Inglês, e muitas fontes dizem que ele começou na era vitoriana.

Acho simplismente “doce”, além de poder fazer destes pequenos detalhes um momento especial.

53 Respostas

• J
    Super Noiva outubro 2015 São Paulo
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim noivinha ta valendo tido desde q seja roubado kkkkkkkkkk eu me divirto com esses costumes acho muito bacana rsrs.

Bjs Noivinha
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São sim bem fáceis...
    Mas é legal pegar o item emprestado de alguma pessoa que tenha um casamento bem sólido neh...
    Já q vc está em um lugar q segue mais de perto a tradição. Pode me tirar uma duvida?
    Uma noivinha disse aqui q a família dela diz q entra na tradição tbm, algo roubado.
    Poderia descobrir pra nós se é verdade...
    Já to pensando em dar um jeito de roubar um grampo de cabelo da tia do meu noivo... Kkk
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q legal noivinha....
    Custa nada tentar coisas q possam trazer sorte neh...
    Eu vou fazer sem duvida....
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!

Eai vai seguir alguma tradição?
    • Responder
  • Adriana
    Noiva Master outubro 2015 São Paulo
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ouvi falar disso aqui na Austrália, pq é mto comum já q o país foi colonizado pelo ingleses...

São coisas até bem fáceis de se usar ou arrumar...

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu usei o anel de formatura com azul, o vestido novo, o chaveiro com foto do meu pai emprestado da minha mãe e um brinco de perólas que eu já tinha...

• Responder
  • Samara
    Super Noiva Maio 2015 Bahia
    Samara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gostei do texto. Bom saber!!
    • Responder
  • Lizianne
    Super Noiva Agosto 2016 Minas Gerais
    Lizianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hum...

Agora vc fez parecer mais fácil.

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ué pq???
    O mais difícil é o algo velho... ( pode se pensar em alguma coisa mesmo q não apareça tanto to pensando em um broche q era da minha avó, dai penso em colocar no meio das flores do meu buque, ou até mesmo prender ele no meio do saiote "nágua" do vestido.)

Algo novo (o mais fácil seu vestido seu sapato)

Algo emprestado ( pode ser um anel, um brinco, ou até mesmo o grampo de cabelo)

Algo azul tbm muito fácil ( vou usar a langerrie azul)
    Ou no minimo um lacinho de cetim azul preso na langerrie.
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah bacana bom saber....
    Bjs
    • Responder
  • Lizianne
    Super Noiva Agosto 2016 Minas Gerais
    Lizianne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Interessantissimo, mas acho que vai ser dificil usar tudo no mesmo dia.

• Responder
  • Ana Gabriela
    Noiva VIP outubro 2015 São Paulo
    Ana Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa do algo roubado nunca ouvi falar. Isso deve ser mais tradição em algum país remoto, algo assim... O comum mesmo é o postado aqui.

(:

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Noivinha agora ficou difícil....
    Porem acho q não impossível.....
    Eu queria seguir a risca (vou roubar um grampo de cabelo da tia do meu noivo), kkkkk será q pode ser???
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q legal.
    Eu até posso já ter ouvido algo a respeito, mas sinceramente não lembro e pra mim foi uma nobidade. E como eu adoro seguir td q possa trazer sorte eu farei sem duvida..

Tenho uma pergunta.
    Uma noivinha comentou q já ouviu falar q falta um item nesta listam : Algo roubado. (Difícil)
    Você já ouviu a sua familia dizer algo sobre esse item?

Pq eu queria seguir a risca (vou roubar um grampo de cabelo da tia do meu noivo), kkkkk será q pode ser???
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Q bacana noivinha...
    Já q o azul já tem.
    Terá tbm os emprestado, usado e o novo?

Beijos
    • Responder
  • J
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A sim já ouvi as mulheres da minha família tem o costume disso, sem contar q pelo q minha mãe avó e tias me falam esta faltando 1 na lista, no caso ( algo roubado), dizem q a noiva tem q usar esses (algos) no dia do seu casamento rsrs eu achei um barato e com certesa no meu estarei usando sim.
    • Responder
  • Ana Gabriela
    Noiva VIP outubro 2015 São Paulo
    Ana Gabriela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Essa tradição é comum fora do BR, mas como minha família e a do meu noivo são de fora do BR e midturados, eu já havia dito que seguiria a tradição. Tem até no seriado Friends *_*
    • Responder
  • Luciana
    Luciana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada a minha cor e azul e não conhecia esse significado
    • Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então eu fiquei conhecendo hoje.
    Claro q algo novo q é o mais fácil.
    Será o vestido e o sapato.

Já decidi q algo azul será a langerie

Algo velho ainda não tenho idéia (penso em pegar algo q era da minha falecida avó)

Algo emprestado to pensando em pedir pra minha prima q tem um lindo casamento fui dama de honra dela a 22 anos atrás. Mas a questão é, não sei se ela terá algum item que eu poderei usar.

Difícil neh
    Agora qnto a moeda tbm é bem difícil.
    • Responder
  • Daiane
    Noiva Master Setembro 2015 Paraná
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Essa tradição de "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul" eu já conhecia... agora essa da moeda de prata é novidade pra mim...

Eu já escolhi os itens para dar sorte (mesmo não acreditando muuuito, gosto de inovar) Smiley smile

Algo velho: Vestido de noiva (vou usar o vestido de noiva da minha mãe Smiley smile )

Algo novo: Minha lingerie, rsrs

Algo emprestado: Uma pulseira de perola que minha tia usou no casamento dela.

Algo azul: Um laço que vou usar no buquê...

E vc, já escolheu seus itens?? rsrs

• Responder
  • Carina
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Faltou a foto....

Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul. - 1
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe