Hey brides!
Hoje vim falar sobre essa tradição linda que muitas noivinhas brasileiras têm aderido: “Something old, something new, something borrowed, something blue“ – algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul.
Antes eu assistia aquelas séries, filmes e livros (ahhhh os livros
)americanos e ficava encantada quando via essa tradição e me preguntava de onde veio essa ideia e porque fazer. Então, depois de algumas pesquisas vim contar a vocês tuudo que descobri e mostrar também como aderir a essa tradição incrivelmente linda e romãntica.
Essa tradição teve origem na Inglaterra na época Vitoriana, não achei com quem exatamente essa tradição começou, mas foi a muito, muito tempo atrás, provavelmente com alguma rainha. O mais curioso é que a tradição não acaba no "algo azul" não, em alguns artigos publicado em 1898 a expressão vêm com um acrescimo: "Silver sixpence in her shoe" que significa: e uma moeda sixpencer em seu sapato, sixpencer é uma moeda que circulava na Inglaterra entre 1551 a 1967, com o fim da circulação da moeda essa parte do poema foi esquecida ou adaptada.
Segundo a tradição cada elemento tem uma simbologia:
-Algo velho: O "Algo velho" é uma referência direta à família da noiva, indica continuidade.
Algumas noivas aplicam o algo velho no vestido, aquele vestido que a mãe usou no casamento dela, que algumas vezes foi até da avó e que passou de geração pra geração. Hoje esse costume está se perdendo, algumas gringas ainda aderem (confesso que eu como a romântica incurável que sou estou tentada a comprar meu vestido só pra guarda e oferecer pra que minha filha use no casamento dela também hahaha)

Voltando pra real hahaha. A maioria de nós a mãe não tem mais o vestido de noiva, ou se tem não faz o nosso estilo ou algumas querem ter seu próprio vestido único, então uma boa opção para aplicar o "algo velho" pode ser uma joia de família um anel que você ganhou no seu debute, um colar lindo que sua mãe tem a anos e te deu, mas é importante que seja seu, lembre-se que ainda existe o "algo emprestado", então tem que ser algo dado a você ou adiquirido por você que seja antigo ou esteja com você a muito tempo. Tem até uma blogueira, não lembro qual foi que a família tem a tradição de preencher essa "lacuna" com uma tiara que é passada de geração a geração, desde a biza avó dela, então ela e a irmã casaram com tal tiara.

- Algo novo: O algo novo representa a vida nova que está começando, a esperança.
Acho que o "algo novo" é o mais fácil de aplicar, pois sempre terá alguma coisa nova no look da noiva. Pra começar pode ser o próprio vestido, que só se aplica se o vestido for comprado novo ou primeiro aluguel.

Também pode ser o amado sapato de noiva que morremos de amores, que a maioria sempre faz questão de comprar novo

O "algo novo" Também pode ser a lingerie que a noiva estará usando por baixo do vestido, não a que usará na noite de núpcias

Mas muitas vezes o algo novo é algo que é presentado pelo próprio noivo para que a noiva use no dia, uma joia, um anel, uma pulseira, os brincos, um colar.

-Algo emprestado: O algo emprestado é pra ser de uma amiga, amigo ou alguém da família que você adimire o casamento e tem esperança que o seu seja parecido.
Pode ser os brincos, os sapatos, uma pulseira, um anel
-Algo Azul: O algo azul representa o amor, a pureza e a fidelidade (Ahhh tem coisa mais linda?!) Tanto que no século 19 os vestidos de noiva eram popularmente azul ,a la cinderela hahha(
Vou ficar com o branco mesmo Thanks!). Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.O azul representa a fidelidade e a pureza, além de dizerem que afasta o “mal olhado”. Com o Algo azul a noiva precisa soltar a imaginação, se azul fizer parte da paleta de cores do seu casamento fica fácil, se não, use a criatividade.
Se combinar com seu casamento pode-se adotar faixa azul no vestido

Ou flores azuis no buquê

Se não combinar com a paleta de seu casamento você pode investir também na lingerie, que tal uma cinta-liga?

Solado do sapato (detalhe lindo)

- Moeda no sapato: Simboliza riqueza e segurança financeira
Olha essas ideias

Mas se você não tem tempo ou já está com seu look do dia C pronto, mas não quer abrir mão da tradição...
Um grampinho que você pode prender por dentro do vestido, escondidinho, com uma moeda antiga,um brinco ou pingente emprestado, um novo e um azul

Ufffaaaaaaaa, acabei!
Então é isso meninas, ficou meio longo o debate, mas espero ter ajudado. E me contem meninas, vão aderir a tradição no seu grande dia?