Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

L
Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo

Alguém que se casou fazendo faculdade e recebendo pouco mais de um salário mínimo?

Lucas, dia 26 de outubro de 2020 às 20:32 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 1 22

Ainda não estou noivo, mas minha namorada não queria esperar mais de três anos para casarmos, porém não trabalhamos ainda e até lá não teremos nos formado na faculdade, no pensamento de talvez não conseguirmos conciliar o casamento, emprego, contas, relacionamento e faculdade, surgiu a opção da separação, coisa que nenhum de nós queríamos, então peço para que alguém que já tenha passado por situação parecida possa dar alguma dica ou solução.

22 Respostas

Última atividade por Linara, dia 27 de outubro de 2020 às 22:24
  • Linara
    Noiva Master Dezembro 2021 Distrito Federal
    Linara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lucas, casar realmente envolve um praparo econômico, mas você acham que a solução seria terminar? Um relacionamento envolve crescimento e amadurecimento, crescimento pessoal, profissional e econômico, as vezes só o momento que não está propício agora, mas logo logo vai está... Vocês podem ir aos poucos se preparando para isso, e não importa o tempo e sim que vocês cultivem o amor... Pense nisso!
    • Responder
  • L
    Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu li todas as respostas, fico muito feliz com as palavras de vocês, me ajudam muito saber de histórias como as de vocês, agora consigo ter outra visão que não conseguia ter antes por conta da ansiedade e do medo, agora me clareou muito a mente e vejo que a separação está cada vez mais fora dos planos, muito obrigado a todos!!!😁

    • Responder
  • L
    Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigado pelas dicas!!!

    • Responder
  • Paula
    Noiva Esperta Setembro 2022 São Paulo
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lucas!

    Eu estou nessa situação a típica ferrada financeiramente universitária hahaha. Porém meu noivo já está estável na carreira dele, com uma estabilidade financeira , praticamente é ele que está pagando tudo, minha colaboração é bem mínima comparada a dele, já conversamos sobre isso e provavelmente ele que irá me sustentar depois de casada, até eu conseguir minha estabilidade também. Acho complicado quando os dois estão nessa situação, o ideal é vocês sentarem e verem qual o real valor cada um pode colaborar e em quanto tempo teriam o necessário. Devem pensar também como vão arcar com as contas após casados.

    Antes do meu noivo ter a estabilidade dele já juntávamos dinheiro, vocês podem ir fazendo isso, estabeleçam metas. Sei que quando a gente ama, a gente quer estar com a pessoa todo dia, ao dormir e acordar, e por isso a pressa em casar, e o quão difícil é esperar isso acontecer.

    Não aconselho fazerem dívidas para se casarem, pensem que após casados vão ter uma casa para arcar e dívidas vai complicar isso. Coloquem tudo na ponta do lápis e contem com imprevistos também, porque eles acontecem e principalmente quando as coisas estão mais complicadas.

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Esperta Setembro 2021 Rio de Janeiro
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Lucas!
    Eu namorei por 9 anos antes de casar. Começamos a namorar eu com 16 ele com 18, passamos por muita coisa e esse ano minha mãe ficou muito doente e ele foi morar com a gente pra me ajudar com ela, ela infelizmente faleceu e então nós nos mudamos e fomos morar juntos. A gente já teria bem casado antes mas eu jamais deixaria minha mãe sozinha, então por conta da vida hoje moramos juntos, eu voltei a faculdade no início desse ano e só vou me formar em 2025, e tbm estou desempregada no momento, ele se forma esse ano e tem a própria empresa, tem sido um pouco complicado até porque estamos planejando um casamento, mas eu tenho minhas economias e corro muito atrás, é como vc falou, se tem que pensar nas contas e responsabilidades que teriam se morassem juntos, você pareceu muito responsável no seu relato, leve isso a ela, acredito que ela entenderá, eu não sei como é a vivência do casal na casa onde cada um de vcs moram, mas se vocês tem liberdade juntos não tem porque correr realmente, que tal pensar em economizar dinheiro até os 2 ou 1 de vocês concluírem a faculdade e com esse dinheiro economizado começarem suas vidas juntos??
    • Responder
  • Larice
    Super Noiva Abril 2022 São Paulo
    Larice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo temos 4 anos de namoro e 1 de noivado, vamos casar ano que vem, optamos por isso pq vou estar no último semestre da faculdade e ele no último semestre do curso dele, atualmente eu não estou trabalhando, ela recebe pouco mais de 1 salário mínimo e vamos morar de aluguel, uma festa de casamento por mais que simples gera muitos gastos, eu aconselho vocês irem guardando dinheiro em uma poupança e irem se planejando, quando decidirem que vão se casar por mais que tenham pouco dinheiro guardado será de grande ajuda, guardei um dinheiro quando trabalhava como jovem aprendiz que deu pra pagar um de nossos fornecedores, isso por mais que pouco quebrou muito nosso galho
    • Responder
  • Evillin
    Noiva Constante Fevereiro 2022 Paraná
    Evillin ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom dia,
    Então, compartilhando um pouco da minha história e do meu noivo.
    Estamos juntos há quase 4 anos e 1 de noivado, compramos 1 apê quando somente ele trabalhava e ganha um salário baixo! Mas como sempre confiamos em Deus tudo foi se encaixando, logo eu arrumei um trabalho e faço faculdade, é fácil? Nem um pouco! Mesmo guardando dinheiro e esperando parece que falta ainda, isso que estamos tentando economizar ao máximo. Te digo uma coisa, primeiramente Confia em Deus! Ele nunca falha! Outra coisa, tenham calma, pois casamento é caro, comecem pesquisando e estabeleça metas, e vão sempre apoiando um ao outro!
    • Responder
  • Priscila
    Super Noiva Maio 2022 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lucas
    Vou te dar um conselho muito importante casamento é algo extremamente caro! Eu e meu noivo somos formados, temos bons salários e mesmo assim está sendo um processo extremamente caro! Tem horas que se gastarmos 1 real a mais não conseguimos pagar!

    Acho que ainda não é o momento de vocês terem uma responsabilidade tão grande se nem um emprego os dois tem! Manter uma casa tem um custo mensal alto e um salário mínimo não é suficiente. Imagina que vai ter que pagar aluguel, água, luz, telefone, internet, compras do mês (que já custa além de 1 salário minimo).
    Minha dica se gosta da sua namorada não precisa terminar mas mostre a realidade para ela e se programem para casar futuramente.
    Quando eu conheci meu noivo nem faculdade eu tinha! Nos esperamos 10 anos e hoje estamos fazendo tudo conforme os nossos sonhos! Então jogue a Real com sua namorada! E converse com ela que casar tem custos e que precisam de emprego e dinheiro para isso! Não coloque os pés pelas mãos para depois terem dificuldades financeiras severas e terminar o casamento por conta de brigas devido a dívidas!
    Façam sim um casamento com sabedoria e se programem para fazer isso no futuro!
    • Responder
  • Thayná
    Noiva Curiosa outubro 2021 Rio de Janeiro
    Thayná ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu conheci meu noivo quando tinha 16 anos, ainda cursava o ensino médio. Ele é funcionário público desde os 18 anos, quando me conheceu tinha 21.
    Apesar dele ter uma estabilidade financeira optamos por fazer as coisas devagar, primeiro fiz minha faculdade, depois fomos construindo nossa casa aos poucos e agora vamos casar. Isso tudo levou um total de 9 anos 🤣
    A chave é a paciente. Manter uma casa e casar não é barato. Aconselho vocês a se formarem e irem fazendo as coisas devagar. Não se precipitem para não viverem preocupados e sempre brigando por causa das despesas. Boa sorte
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Principiante Setembro 2022 Espírito Santo
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom, casamento é algo caro. E uma casa, uma família também custa caro. É preferível vocês sentarem e conversarem e decidirem dar o melhor de vocês para conquistar a independência financeira. Façam cotações de casamento e quanto custa manter uma casa, e estipulem um prazo para cumprirem as metas financeiras. Não somos os donos do tempo, as vezes o que queremos que aconteça em 3 anos pode ser bom para nós somente daqui a 10.
    • Responder
  • Mayara
    Top das Noivas Novembro 2021 São Paulo
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Lucas,

    Eu aconselho você sentar com seus pais para eles mostrar pra vocês os custos mensais em sustentar uma casa pra vocês terem ideia.

    Não é regra casar formado mas confesso que fica mais fácil sim, pq a rotina de trabalho, estudar e, cuidar da casa é beeem intenso sabe?

    • Responder
  • Nany Rodrigues
    Noiva Master Novembro 2020 Distrito Federal
    Nany Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, Lucas!


    Aqui temos um relacionamento de quase 8 anos, começamos a namorar eu tinha acabado de terminar o ensino médio. Se casar sem emprego ou sem uma renda no mínimo mais ou menos, nem passava pela nossa cabeça. Nesses oito anos ele se formou, começou a trabalhar na área sem ganhar tão bem, depois eu me formei, estagiei por um bom tempo, comecei a trabalhar na minha área, nossas rendas foram melhorando e só então começamos a falar de casamento. Não é que isso deva ser uma regra. Vc não precisa estar formado, mas ao menos ter uma renda. Pensem, sustentar um lar não é tão simples, muito menos barato, vcs não querem sair da casa dos pais para passar dificuldades. Então não tomem devido precipitadas.
    • Responder
  • Camila
    Noiva VIP Agosto 2022 Minas Gerais
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui, eu e o meu noivo decidimos que só iríamos casar após eu me formar,pois comecei a faculdade primeiro que ele então formaria primeiro. Acho que vocês deveriam conversar e encaixar o que for melhor para vocês, e se vocês tem plano de casar, acho que a separação não e a melhor opção por causa disso. Eu e o meu noivo estamos esperando a 4 anos para podermos nos casar, então o tempo não e um " perca de tempo" e sim uma evolução para o casamento. Vocês devem estabelecer metas também,porque infelizmente só o "amor"não segura a barra, depois que casa a responsabilidade aumenta.
    • Responder
  • V
    Noiva Master Agosto 2022 São Paulo
    Verônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acredito que seria bacana se vcs estivessem ganhando um pouco, pois as contas são altas. Procure aluguéis na sua cidade, faça as contas básicas e veja se vcs possuem condições. Dentro dessa conta deve englobar um extra q vcs guardem todo mês. E considerem tbm qualquer um dos dois ser demitido, vcs conseguiriam se sustentar com um único salário. Eu passei pela mesma situação, quando eu e meu noivo fomos morar juntos eu era estagiária e ele trabalhava de assistente administrativo. Calculamos tudo e vemos q estava ok, passou 8 meses e ele perdeu o emprego e eu fiquei segurando as contas por um bom tempo com o salário do estágio (ganhava relativamente bem para um estágio), mas foi complicado na época. Então aconselho vcs a realmente pensar se conseguem se sustentar com o que ganham de acordo com a região.
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Paraná
    Andri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desculpe. Eu quiser dizer que o tempo não para **
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Dezembro 2020 Paraná
    Andri ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, quando os dois estão dispostos a dar o melhor de si, nada é impossível.
    Entendo que seja mais tranquilo casar quando estiver formado, com a casa própria, emprego estável. Mas isso exige tempo, e o tempo, não passa. Devemos ser maduros pra correr atrás dos nossos sonhos, porém não deixar outros sonhos para trás. Eu acredito que cada casal tem seu tempo, e respeito cada um. Conheço casais que esperaram uma estabilidade melhor pra se casar. Outros, que não tinham estabilidade alguma, e conquistaram juntos. Isso exige esforço, companheirismo, diálogo, respeito e amor sempre. Só depende de vocês dois. Orem pra Deus vos dar forças e sabedoria pra tomar a melhor decisão. Mas não fiquem com medo de viver a vida por conta das responsabilidades, pois um dia rlas irão chegar... e como eu já citei, com esforço e vontade, vocês podem chegar onde quiser. Não estou falando de coisas materiais somente, pois o relacionamento vai muito além disso. É preciso amar, é preciso persistir.. dificuldades sempre vai existir. E com Deus, nada é impossível.
    • Responder
  • L
    Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigado😁

    • Responder
  • L
    Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Show, não foi muito bem uma ideia de término, estávamos conversando sobre o assunto e ela começou a chorar falando que não queria que isso acontecesse, e foi muito recente essa conversa, obrigado pelas palavras, me tranquilizam mais.

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Setembro 2021 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh, entendi Lucas. Sendo dois “poucos mais que um salário mínimo” já melhora a situação né haha. Boa sorte, vcs encontraram uma solução!!
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ouça o conselho da Bianca, que é excelente!
    Só um ponto a mais: ela te ama, ou ela só quer casar, e qualquer um serve? Pq se ela está disposta a te dispensar assim tão facilmente só pq vc quer esperar se formar e ter uma renda melhor (aliás, que é o que TODO mundo deveria fazer) para se sustentarem, talvez ela só queira uma aliança no dedo e tanto faz o resto. Será que vale a pena vc passar perrengue e se esforçar para se casar com alguém que ameaça terminar tudo só pq não pode esperar? E vai que vcs se casam, e ela inventa que não pode esperar para ser mãe, e engravida sem vcs terem alguma estabilidade financeira, como que fica?
    Vale a pena ter uma conversa franca com ela, estabeler metas para vcs dois (sim, se ela quer casar, ela tem que contribuir com as despesas do casamento e também da vida a dois de vcs). Quando vcs atingirem uma meta específica (que seja economizar 150 reais por mês cada um por um ano, ou conseguir um emprego melhor, ou o que for), aí sim vcs podem definir a data do casamento.
    • Responder
  • L
    Noivo Novato Abril 2023 Espírito Santo
    Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa noite! Obrigado pelas palavras e pela atenção, eu acabei me expressando mal na parte de pouco mais de um salário mínimo, seria nós dois trabalhando e cada um recebendo pouco mais de um salário mínimo😅.

    • Responder
  • Bianca
    Noiva Esperta Setembro 2021 Santa Catarina
    Bianca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite! Então, eu e meu noivo também fazemos faculdade e no casamento ainda não seremos formados, mas temos uma renda legal. Sempre conversamos que não queríamos casar para viver com dívidas, e problemas financeiros (não que tudo irá ser perfeito, mas temos que estar prontos pra isso), por isso esperamos um tempo para juntar dinheiro, eu conseguir um trabalho legal (até ano passado eu não trabalhava), e depois disso decidimos casar. Na minha opinião, friso que é a minha, não adianta casar e não conseguir ter uma vida legal e legal não quer dizer esbanjar dinheiro, mas falta de dinheiro traz briga, que traz infelicidade e que separa muitos casais. Acho que o mais sensato seria você conversar com ela e ver. Ou vocês se separam, ou vocês decidem ambos se esforçarem pra juntar uma boa graninha (não sei se ela não consegue trabalhar, ou não quer), mas é interesse explorar todas as possibilidades em uma conversa franca. Um salário mínimo pra duas pessoas hoje, é pouco. O amor é importante, mas é preciso pensar fora do coração pra que vocês não casem e depois a vida de vocês ao invés de ser muito feliz, seja um estresse por finanças.
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas