Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

A
Noiva Novata Maio 2022 São Paulo

Alteração de data e taxas adicionais dos fornecedores

Angélica, dia 27 de Abril de 2021 às 17:43 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 12

Olá noivinhas, tudo bem?

Meu casamento seria para o dia 19/06/2021 e decidimos adiar, devido a situação complicada da pandemia. Não conseguimos conciliar datas para esse ano e teve que ficar para Maio de 2022. Os fornecedores estão cobrando taxas pela mudança para o próximo ano. Sei que tem uma medida provisória em vigor, mas conversei com uma advogado amigo que disse que até posso me basear nela, porém ela não é específica para eventos deste tipo, então há riscos. Queria saber como vocês estão tratando isso com os fornecedores de vocês. Opiniões de conversas amigáveis para entrar em consenso.


12 Respostas

Última atividade por Ingrid, dia 29 de Abril de 2021 às 14:30
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amém noivinha isso aí
    • Responder
  • A
    Noiva Novata Maio 2022 São Paulo
    Angélica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se Deus quiser nem vai precisar, vamos torcer para que já esteja tudo melhor até lá

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Renata, não sei quem são esses fornecedores e advogados, mas estão totalmente equivocados! O casal PODE SIM optar por adiar ou até mesmo cancelar se não der pra fazer a festa. Estamos em uma PANDEMIA, algo que foge do nosso controle, então não existe isso do casal ser obrigado a se casar naquela data se não tem como realizar a festa. Nao sei como funciona aí no RJ, pois cada estado procede de uma forma, mas aqui em SP pelo menos o casal tem sim todo o direito de remarcarem a data SEM REAJUSTE/REEQUILÍBRIO ALGUM ou então cancelar a festa e os fornecedores pagam parcelado, e dentro de 1 ano todo o valor precisa ter sido devolvido ao casal. O preço das coisas sobe? Ok! Mas quem assume o risco é a empresa e jamais o cliente! Não existe lei onde eles podem se basear pra cobrar valores adicionais pra remarcação!! Se for necessário no seu caso, procure um advogado que seja de fato bom, pra vocês não perderem dinheiro na história.

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Camila, independente do preço das coisas subirem, quem assume o risco é a empresa e não o cliente. Imagino que muito provavelmente vocês tenham pago essa porcentagem que eles cobraram, mas pela lei é totalmente errado! Seu casamento foi adiado por caso fortuito, então o mínimo que o fornecedor deve fazer é disponibilizar outra data pra vocês sem custo adicional algum! Não existe lei que dê o direito dos fornecedores cobrarem a mais, e mesmo assim, a maioria está fazendo isso!!

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Angélica, funciona assim: 19/06 que era sua data inicial é em um sábado. Certo? Se vocês remarcaram para um sábado de maio do ano que vem, NÃO TEM reajuste, nem reequilíbrio e nem nada a ser cobrado de vocês, entende? Não existe isso de "Ah, mas o preço das coisas sobe anualmente". OK, mas quem assume o risco é a empresa e NUNCA o cliente! Se não foi possível você realizar sua festa na data inicial do contrato por caso fortuito, ou seja, por força maior, os fornecedores devem fornecer outra data pra vocês sem custo algum, ainda que seja ano que vem. Meu noivo é advogado, e ele disse algum tempo atrás quando eu perguntei sobre isso, pois vejo muitas noivas aqui sendo cobradas por fornecedores pra reagendarem pro ano que vem, mesmo o casamento sendo no mesmo dia da semana que seria inicialmente. Mudar o ano não dá o direito dos fornecedores te cobrarem 1 centavo a mais que seja!

    • Responder
  • Ingrid
    Top das Noivas Setembro 2021 São Paulo
    Ingrid ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não tive que mudar de data sou de setembro
    • Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2022 São Paulo
    Karina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Noivinha tudo tem que ser na base da conversa, existem alguns serviços principalmente na parte da alimentação que realmente é necessário um reajuste pq e um item que varia muito, então antes de ter um atrito ou usar as vias legais e bom sentar e conversar com os fornecedores para fazer um acordo bom para ambas as partes
    • Responder
  • Mayara
    Noiva Constante Setembro 2021 Paraná
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ainda não tive que mudar a data, mas vendo pela sua situação acho uma extrema sacanagem!! Ficar cobrando taxas por isso é muito sem noção, muito triste isso...

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Dezembro 2021 São Paulo
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também tive que alterar a minha data, esta já é a terceira vez que meu noivo e eu decidimos pelo adiamento.
    A nova data seria dia 15/05 e passamos agora para 11/12, tive que pagar um porcentagem de 10 a 15% para o buffet, devido ao aumento dos preços dos alimentos e ontem a decoração entrou em contato comigo para informar sobre os valores adicionais. Os demais fornecedores não cobraram nada. É complicado para nós, eu por exemplo, já havia quitado todo o meu casamento e estávamos focados na nossa casa, que estamos construindo e comprando os móveis. Estes gastos não estavam programados, mas também entendemos os valores adicionais, pois os preços dos alimentos e flores aumentaram muito.
    • Responder
  • Alessandra
    Noiva Master Setembro 2022 São Paulo
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A MP está valida sim! A questão é que a lei é vaga e vai do entendimento de cada um. Tem gente que considera o risco geral elevado, tem gente que só considera se realmente estiver proibido (fase vermelha, preta, roxa, emergencial, em que realmente é proibido fazer eventos). Aí, vira essa patifaria. Nós adiamos agora pela segunda vez, e tivemos reajuste de praticamente todos os fornecedores. Porém, para evitar atrito, prefiro pagar o reajuste que colocar em risco a vida dos convidados. O nosso maior BO foi com o espaço/Buffet, que queria 46% de reajuste, e ainda não quiseram devolver o dinheiro pago integralmente, descontando as "custas operacionais" deles (contrato etc). Os demais, para equilibrar as despesas, cancelamos o bar (perdemos a entrada), tive que trocar a decoradora (perdi a entrada e a nova decoração ficou 50% mais cara, pq o espaço é bem maior tb).
    • Responder
  • Karol
    Noiva Esperta Julho 2022 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu alterei minha data na semana passada, e tiveram alguns fornecedores que aumentaram um pouco o valor entre 10 e 15%, outros não cobraram nada e a Igreja me pediu uma doação de qualquer valor. Acho complicado a gente ter que pagar a mais, mas também entendo que muita coisa de modo geral aumentou o preço e o fornecedor ficaria no prejuízo. No meu caso estava com tanto medo de não conseguir alinhar as datas que não me importei mto com os valores, até por que não ficaram tão mais altos assim! Mas acho que sempre vale a pena dar aquela chorada nos descontos e ver se consegue diminuir alguma coisa!
    Boa sorte com a mudança de data 🥰
    • Responder
  • Renata
    Noiva Constante Agosto 2022 Rio de Janeiro
    Renata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha vamos mudar também e prevejo um problema com a minha assessora, pois ela disse em um grupo do whatsapp que a lei de adiamento não esta mais em vigor e que se o fornecedor não cobrou nada ele foi bonzinho. Aí eu já peguei ranço e disse para o meu noivo revolver. Eu vejo que alguns fornecedores e advogados que estão fazendo lives falando que não pode adiar, estão vendo somente o lado deles e o cliente que se lasque com multa e reequilíbrio contratual. Vamos usar essa MP também e se for necessário vamos a justiça. Já tem decisões favoráveis a essa MP em uma festa infantil e uma formatura se eu não me engano. Quanto a conversa faça em um dia calmo, que você esteja com paciência. Faça um grupo com todos os fornecedores após anunciar o adiamento para acharem uma data em comum. Boa sorte
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas