Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Master Fevereiro 2013 Bahia

Alteração do sobrenome

Daiane, dia 25 de outubro de 2012 às 16:08 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 21

Amigas, estava pesquisando e encontrei um artigo muito importante, vcs já haviam ao menos pensado nesse assunto?

A Questão da Alteração do Sobrenome após o Casamento

OUT25

FERNANDA BESAGIO CASAMENTO CIVIL 70 COMMENTS

Oi, gente! Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Bom, hoje, vou falar um pouquinho sobre a questão da alteração do sobrenome após o casamento. Hoje em dia, a alteração de sobrenome não é obrigatória. O Código Civil de 2002 nos trouxe uma grande novidade: qualquer um dos cônjuges poderá acrescer o sobrenome do outro, ou seja, tanto o noivo como a noiva pode ter o sobrenome do outro. É muito mais comum a esposa acrescentar o sobrenome do marido que o contrário, mas existe a possibilidade do marido utilizar o sobrenome da esposa também.

Notem que o Código Civil fala somente sobre acrescentar o sobrenome, mas não diz nada sobre a retirada de um sobrenome. Isso porque cada Estado brasileiro tem as suas próprias normas no que tange à alteração de sobrenome. Há cartórios que não deixam os noivos suprimirem os seus sobrenomes de solteiros. Por isso, se você quiser suprimir algum sobrenome seu de solteira (e evitar dor de cabeça), é interessante que você se informe sobre isso no cartório em que você vai se casar.

No Estado de São Paulo, por exemplo, o provimento número 25 da Corregedoria Geral (Provimento CG 25/2005) prevê que: “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro, vedada a supressãototal do sobrenome de solteiro” (item 72). Assim, admite-se a supressão de algum dos sobrenomes originários se a pessoa possuir mais de um nome de família.

Quando um dos cônjuges alterar o seu sobrenome, é necessária também a alteração dos documentos. Caso o cônjuge que alterou o sobrenome não queira modificar os documentos, ele terá sempre que andar com a Certidão de Casamento para provar que é casado e que o seu sobrenome mudou.

Cada documento tem a sua regra para a alteração. Vejam cada um:

Para o RG: altera-se no Órgão Expeditor de cada Estado. No Estado de São Paulo, isso pode ser feito no Poupatempo de sua cidade.

Para o CPF: altera-se nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Vejam como se faz aqui.

Para a CNH: é necessário ir ao CIRETRAN de sua cidade.

Para o Título Eleitoral: vá ao Cartório Eleitoral da subsecção que você vota com o RG e a Certidão de Casamento.

Para o Passaporte: é alterado no Posto da Polícia Federal. O passaporte pode ser usado até a sua expiração, mas é necessário que você leve uma cópia de sua Certidão de Casamento autenticada em suas viagens.

Para Carteiras de Classe (OAB, CREA, etc.): converse com o escritório representante de sua cidade para saber os documentos que você precisa levar.

21 Respostas

Última atividade por Rita, dia 15 de Fevereiro de 2017 às 12:32
  • R
    Noiva Novata Julho 2015 São Paulo
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa tarde.

Gostaria de saber se é possível eu adotar o sobrenome do meu noivo e o sobrenome da tia dele.

• Responder
  • Priscila
    Top das Noivas Dezembro 2023 Pernambuco
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não vou alterar meu nome, é muita coisa.

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Esperta Dezembro 2013 Rio de Janeiro
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sabia...mto complicado mudar o nome.

• Responder
  • D
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • W
    Noivo Esperto Junho 2013 Minas Gerais
    Wanilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sabia disso, obrigado pela diga Daiane.

• Responder
  • Patricia
    Noiva Curiosa Setembro 2013 Rio de Janeiro
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já conversamos e não iremos alterar nossos nomes!!!

• Responder
  • D
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O bom é que se o homem quiser acrescentar ele também pode.

• Responder
  • W
    Noivo Esperto Junho 2013 Minas Gerais
    Wanilson ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já conversamos é um avontade dela em não mudar.

• Responder
  • Marcelle
    Super Noiva Julho 2014 Bahia
    Marcelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sinceramente não gostaria de fazer nenhuma alteração no meu nome, nem tirar nem acrescentar!!!Vou conversar direitinho sobre isso com meu noivo!
    • Responder
  • Jessica
    Super Noiva Agosto 2013 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda estou em duvida de acrescenta ou tirar e colocar outro a unica coisa que eu sei e que eu quero sobrenome do meu noivo assim acho que fica melhor...

• Responder
  • Tábata
    São Paulo
    Tábata ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Caramba quanta informação, obrigada flor!!

Uma coisa, o Carlos vive me amolando, que mudar o sobrenome é tonto, mas eu acho que faz parte da nossa cultura e pelo o que eu vejo muitas de vocês também vão mudar. O que eles falam? Vocês vão acrescentar ou tirar um nome também?

• Responder
  • D
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu mesma fiquei surpresa porque eu não sabia que existia tanta burocracia para uma coisa aos meus olhos tão simples. mais fazer o q? aderir e mudar tudo

• Responder
  • Raphaella
    Noiva VIP Dezembro 2012 Mato Grosso do Sul
    Raphaella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou alterar sim.. somente acrescentar o último dele.. nossa quanta burocracia.. Smiley ups

Mass fazer o que.. Tudo para um bem maior néh?! hehehee

• Responder
  • Neuza
    Noiva Esperta Agosto 2013 Distrito Federal
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Huuumm.. esse é um tema bom que as vezes a gente esquece. Apesar do meu noivo querer, acho que não vou acrescentar, meu nome já é muito grande e nenhum dos sobrenomes dele combinaria kkkkk...

Estamos conversando sobre isso ainda.

• Responder
  • D
    Noiva VIP Abril 2013 São Paulo
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E no caso de visto americano??? eu já tirei o meu e pretendo viajar dps de casar....q seria a lua de mel.... será q eles liberam sendo q vou colocar o sobrenome do noivo??? eu queria tirar o meu segundo nome nw tem como neh????

• Responder
  • S
    Noiva Ativa Novembro 2013 São Paulo
    Simone ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito bom saber, mas já decidimos que não vamos alterar nada nos nomes.

• Responder
  • Thamires
    Noiva Ativa Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito útil, mas no meu caso como já temos por conscidência o último sobrenome igual, optei por não fazer nenhuma alteração, assim mãe , pai e love ficaram felizes e eu com o nome de todos em um..rs

• Responder
  • Thamires
    Noiva Ativa Setembro 2025 Rio de Janeiro
    Thamires ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito útil, mas no meu caso como já temos por conscidência o último sobrenome igual, optei por não fazer nenhuma alteração, assim mãe , pai e love ficaram felizes e eu com o nome de todos em um..rs

• Responder
  • D
    Noiva Master Dezembro 2012 Rio Grande do Norte
    Dayane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou alterar meu sobrenome, já fui no cartório e eles me perguntaram se eu ia querer, mesmo sabendo da burocracia que vou ter de alterar meus documentos eu vou querer Siiiiiiimm!!

• Responder
  • P
    Noiva VIP Setembro 2014 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito ultil, bom ainda estamos dicutindo sobre essa mudança de nome

• Responder
  • K
    Noiva Esperta Maio 2014 São Paulo
    Karol ·
    • Denunciar