Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Thalita
Noiva Novata Fevereiro 2015 Minas Gerais

Alteração do sobrenome

Thalita, dia 18 de Dezembro de 2014 às 10:03 Publicado em Fórum Casamentos.com.br 0 17

Olá noivinhas! Meu nome é Thalita A. Silva e queria adotar o nome do meu noivo e ficar com Thalita A. Silva-Fagundes (com o hífen mesmo), mas quando fui ao cartório a atendente falou que não era possível, mas não soube informar porque, a impressão que deu é que ela nnca tinha visto isso por isso falou que não dava. Pesquisei sobre isso e vi que cada estado tem uma lei diferente para utilização de sobrenome, mas eu tinha uma professora Mineira( e acredito que tenha se casado em Minas) assim como eu, que tinha essa alteração. Alguém sabe me informar melhor sobre isso? Estou perdida e quero muito essa alteração no nome! Smiley atonished

17 Respostas

Última atividade por Maria, dia 7 de Maio de 2018 às 17:11
  • M
    Mato Grosso do Sul
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No Brasil não se aceita o hífen entre o sobrenome de solteira e sobrenome de casada. O ruim fica quando a pessoa trabalha na área da pesquisa e tem que colocar somente o sobrenome de casada. Eu porém, utilizado o nome meu sobrenome e do meu esposo separado com hífen quando me refiro profissionalmente, ate porque tenho outros trabalhos publicados somente com nome de solteira e isso eu "perderei" eles, (nas normas da ABNT (6023) não tem nada sobre isso, o hifen). Porém, no meio cientifico se "aceita" como forma de identificação que a pessoa é casada e também uma forma de localizar o pesquisador pelos 2 sobrenomes ( antes e depois).

• Responder
  • P
    Acre
    Pâmmy ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A questão do hífem é que antigamente, era usado para que o nome da família da noiva não fosse perdido.
    Porque quem dá o nome a família é o homem, ele quem leva o nome da família pra frente, rs.
    Eu também queria colocar o hífem no meu sobrenome. Meu sobrenome é Miranda e gosto muito. O do meu marido (ainda não casamos oficialmente,rs) é Marques, então queria ser conhecedida
    como MIRANDA-MARQUES, P. , mesmo assim eu escrevo dessa forma, nas redes sociais. Mas gostaria de poder oficializar, por causa dos trabalhos academicos.

Mas infelizmente, pelas minhas pesquisas, aqui no Brasil não é possível.

Pra quem nunca viu sobrenome com hífem, podemos citar o músico Heitor Vilas-Lobos.

• Responder
  • I
    Noiva Esperta Julho 2015 Espírito Santo
    Iolanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entao*
    Me desculpem.. Eu estou no celular e não consigo editar o comentário
    • Responder
  • I
    Iolanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sobrenomes*
    • Responder
  • I
    Iolanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha linda, fui no cartório ontem. Meu nome é enorrrrrrme.. Tenho 5 sobrenome e nome composto e aqui no ES os cartórios não aceitam retirar o sobrenome mais, somente acrescentar. A questão do hífen, provavelmente não devem aceitam porque não é um sobrenome, fica como um erro de digitação.
    Entrei ou você deixa o nome de solteira ou você coloca o nome do seu futuro marido.
    Eu vou colocar do meu futuro marido mesmo assim Smiley laugh
    Bjimm
    • Responder
  • Thalita
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na verdade foi uma escolha dela.

Foi ela quem decidiu usar o hifen

• Responder
  • Ellen
    Top das Noivas Novembro 2014 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O erro não seria dela flor, mas sim de quem fez o registro, e se ela é professora, não foi ela quem fez o registro, pq quem faz é a escrevente do cartório! rs

Mas Boa Sorte! Smiley winking

• Responder
  • Isabele
    Top das Noivas Junho 2015 Paraná
    Isabele ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Noivinha, acho que mesmo quem ler o hifen, se for te chamar vai acabar flando Thalita Fagundes, pq o hífem não fará as pessoas puxarem o Silva junto :/

Mesmo pq não é usual...

• Responder
  • N
    Top das Noivas Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Noivinha.. mas eu não entendi.. pra que o hífen???

• Responder
  • Cleidilene
    Noiva VIP Julho 2016 Mato Grosso
    Cleidilene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca vi este hífen no nome.
    • Responder
  • Andresa
    Noiva Ativa Junho 2015 Rio de Janeiro
    Andresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Noivinha! Ainda não consegui entender o pq do hífen se vc pode por lei acrescentar o sobrenome do seu noivo... de qualquer forma ficaria "Thalita A. Silva Fagundes" Qual a diferença que faz o bendito hífen rsrs. Bom pelo menos aqui no RJ nos acrescentamos o sobrenome do esposo, como dito há divresas leis diferentes entre os estados... Pesquise mais um pouco, de repente vc acha alguma brecha na lei que te permita usar o hífen.

Boa Sorte!

• Responder
  • C
    Super Noiva Maio 2015 Rio de Janeiro
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, errrrr nunca vi ninguém com hífen no sobrenome. De qualquer fomr,a aparentemente algumas pessoas questionam isso na internet cfme link abaixo:

http://jus.com.br/forum/328115/sobrenome-com-hifen

• Responder
  • T
    Top das Noivas Novembro 2014 Minas Gerais
    Thaiene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Flor, não existe esse hífen e acredito que vc não vai conseguir utilizá-lo em lugar nenhum do país.

• Responder
  • Thalita
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pode ser que ela use só na hora de assinar, mas o marido dela é brasileiro e erro dela não foi, porque ela é Mestre em Estudos de Linguagens, foi minha professora em comunicação empresarial e me deu aulas sobre ortografia, não cometeria um erro desses. Obrigada.

• Responder
  • Ellen
    Top das Noivas Novembro 2014 São Paulo
    Ellen ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu nunca vi nome com hífen noivinha, nem nome composto tipo "Ana Maria" tem hífen. Na verdade, ficaria totalmente fora das regras de ortografia... rs

Se vc faz questão do hífen, adote-o quando for assinar o seu documento, mas oficialmente, de fato acho que não seja possível, até ficaria bem estranho... Talvez ela tenha o nome assim, ou por algum motivo especial (de nacionalidade do marido dela, não sei) ou até por um erro de digitação do documento de registro civil.

DICA: Para responder alguém, clique em "Mencionar"

• Responder
  • Thalita
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Faço questão do hífen pra não perder o meu nome. Normalmente as pessoas chamam uma pessoa pelo primeiro e último nome, ex: Thalita Fagundes, oque faz com que eu perca todo meu nome de batismo, com o hífen poderia ser Thalita Silva-Fagundes, e assim eu não perderia a minha identidade, afinal não quero deixar de ser Silva e sim acrescentar algo que é o Fagundes.

• Responder
  • Fernanda
    Top das Noivas Maio 2014 São Paulo
    Fernanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Não entendi pq vc faz questão do hífen... não acho que mude muito, e sem ele com certeza vc consegue deixar o seu nome desse jeito!

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas