Olá gente, como estão?
Espero que muito bem!
A pauta hoje é sobre a alteração do meu nome para agregar o sobrenome do meu marido.
Atenção, o que relatarei aqui, foram as etapas e documentos que alterei na minha cidade, Jaraguá do Sul - SC, a burocracia de tudo depende da cidade onde você mora. Minha experiência por exemplo foi um pouco diferente da relatada pela Juliana neste debate .
Bora lá para saber quais documentos na sequência e onde precisei ir para fazer as alterações!
- Carteira de identidade (RG)
Agendei um horário no site do Detran da cidade e compareci no dia com minha certidão de casamento, identidade de solteira e comprovante de residência (peguei um que estava no nome do meu marido), o procedimento foi rápido, pegaram meus dados, tiraram a foto e as impressões digitais de todos os dedos. Após isso tive que pagar uma taxa para a emissão da identidade, 15 dias depois estava pronta! Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h30min.
- CPF
Não necessita fazer a identidade primeiro! Eu fiz o protocolo pelo site da Receita federal, é de graça, mas mesmo assim precisei ir na Receita Federal da minha cidade para a comprovação dos documentos. Levei minha certidão de casamento, identidade de solteira, CPF antigo e comprovante de residência. O atendimento durou uns 5 minutos e eles não emitem o cartão novo, só atualizam no sistema. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h.
- Título de eleitor
Não necessita fazer a identidade primeiro! Fui até o TRE da cidade com minha certidão de casamento, identidade de solteira, CPF antigo, comprovante de residência e título de eleitor antigo. Não precisa pagar nada! O atendimento durou uns 10 minutos e eles emitem na hora um cartão novo. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 19h.
- Carteira de trabalho (PIS/PASEP)
Necessita fazer todos os demais documentos primeiro! Fui até o Cine da cidade com minha certidão de casamento, identidade nova, o título de eleitor novo, comprovante de residência e a carteira de trabalho. Não precisa pagar nada! O atendimento durou 10 minutos e eles não emitem uma carteira nova (somente se a sua estiver muito cheia), só atualizam no sistema. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h.
- Carteira do SUS
Necessita fazer todos os demais documentos primeiro! Fui até o posto de saúde do meu bairro com cópia da certidão de casamento, identidade nova, CPF (antigo pois eles não emitem mais o novo), comprovante de residência e levei o cartão antigo do SUS. Não precisa pagar nada! O atendimento durou uns 15 minutos e eles emitiram um novo cartão na hora. No meu bairro o horário de atendimento do posto de saúde é até às 16h30min.
- Dados na empresa
Necessita fazer todos os documentos primeiro! Fui até o RH da empresa e levei certidão de casamento, identidade nova, comprovante de residência, carteira de trabalho e cartão do SUS. Meu nome alterou no sistema e solicitei um novo crachá, não precisei alterar o e-mail corporativo!
- Dados nas agências bancárias
Necessita fazer todos os documentos primeiro! Para a agência do Bradesco fiz a atualização cadastral pelo app, para a agência Sicredi, conversei com minha gerente de conta por telefone e enviei os documentos por e-mail (certidão de casamento, identidade nova). Já a Caixa tenho somente conta poupança (coisa antiga), mas mesmo assim precisei alterar para que no futuro não venha a dar problema em algo por divergência nos documentos, e tem o FGTS também. Minha agência fica em outra cidade e tive que ir até lá levar esses mesmos documentos. O horário de atendimento é o habitual de bancos, até às 15h.
Para CNH eu só mudarei ano que vem quando a minha vencer, e passaporte farei ano que vem quando formos viajar. Para os cadastros de lojas e sites, eu não alterei nada, se um dia precisar, aí altero! Outro detalhe, aqui, meu marido não precisou alterar nada, nem aqueles documentos onde informam o estado civil.
Beijos meu povo e boa sorte na mudança de vocês!
:: Veja as demais experiências do nosso casamento no debate abaixo:
Experiências no casamento - Compilado de debates ::