Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Danny
Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina

Alteração para o nome de casada #experiência

Danny, dia 10 de Setembro de 2019 às 12:28

Publicado em Fórum Recém-casad@s 78

Olá gente, como estão? Espero que muito bem! A pauta hoje é sobre a alteração do meu nome para agregar o sobrenome do meu marido. Atenção, o que relatarei aqui, foram as etapas e documentos que alterei na minha cidade, Jaraguá do Sul - SC, a burocracia de tudo depende da cidade onde você mora....

Olá gente, como estão?

Espero que muito bem! Smiley laugh

A pauta hoje é sobre a alteração do meu nome para agregar o sobrenome do meu marido.

Atenção, o que relatarei aqui, foram as etapas e documentos que alterei na minha cidade, Jaraguá do Sul - SC, a burocracia de tudo depende da cidade onde você mora. Minha experiência por exemplo foi um pouco diferente da relatada pela Juliana neste debate .

Bora lá para saber quais documentos na sequência e onde precisei ir para fazer as alterações!

- Carteira de identidade (RG)

Agendei um horário no site do Detran da cidade e compareci no dia com minha certidão de casamento, identidade de solteira e comprovante de residência (peguei um que estava no nome do meu marido), o procedimento foi rápido, pegaram meus dados, tiraram a foto e as impressões digitais de todos os dedos. Após isso tive que pagar uma taxa para a emissão da identidade, 15 dias depois estava pronta! Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h30min.

- CPF

Não necessita fazer a identidade primeiro! Eu fiz o protocolo pelo site da Receita federal, é de graça, mas mesmo assim precisei ir na Receita Federal da minha cidade para a comprovação dos documentos. Levei minha certidão de casamento, identidade de solteira, CPF antigo e comprovante de residência. O atendimento durou uns 5 minutos e eles não emitem o cartão novo, só atualizam no sistema. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h.

- Título de eleitor

Não necessita fazer a identidade primeiro! Fui até o TRE da cidade com minha certidão de casamento, identidade de solteira, CPF antigo, comprovante de residência e título de eleitor antigo. Não precisa pagar nada! O atendimento durou uns 10 minutos e eles emitem na hora um cartão novo. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 19h.

- Carteira de trabalho (PIS/PASEP)

Necessita fazer todos os demais documentos primeiro! Fui até o Cine da cidade com minha certidão de casamento, identidade nova, o título de eleitor novo, comprovante de residência e a carteira de trabalho. Não precisa pagar nada! O atendimento durou 10 minutos e eles não emitem uma carteira nova (somente se a sua estiver muito cheia), só atualizam no sistema. Aqui em Jaraguá do Sul – SC, o horário de atendimento é até às 16h.

- Carteira do SUS

Necessita fazer todos os demais documentos primeiro! Fui até o posto de saúde do meu bairro com cópia da certidão de casamento, identidade nova, CPF (antigo pois eles não emitem mais o novo), comprovante de residência e levei o cartão antigo do SUS. Não precisa pagar nada! O atendimento durou uns 15 minutos e eles emitiram um novo cartão na hora. No meu bairro o horário de atendimento do posto de saúde é até às 16h30min.

- Dados na empresa

Necessita fazer todos os documentos primeiro! Fui até o RH da empresa e levei certidão de casamento, identidade nova, comprovante de residência, carteira de trabalho e cartão do SUS. Meu nome alterou no sistema e solicitei um novo crachá, não precisei alterar o e-mail corporativo!

- Dados nas agências bancárias

Necessita fazer todos os documentos primeiro! Para a agência do Bradesco fiz a atualização cadastral pelo app, para a agência Sicredi, conversei com minha gerente de conta por telefone e enviei os documentos por e-mail (certidão de casamento, identidade nova). Já a Caixa tenho somente conta poupança (coisa antiga), mas mesmo assim precisei alterar para que no futuro não venha a dar problema em algo por divergência nos documentos, e tem o FGTS também. Minha agência fica em outra cidade e tive que ir até lá levar esses mesmos documentos. O horário de atendimento é o habitual de bancos, até às 15h.

Para CNH eu só mudarei ano que vem quando a minha vencer, e passaporte farei ano que vem quando formos viajar. Para os cadastros de lojas e sites, eu não alterei nada, se um dia precisar, aí altero! Outro detalhe, aqui, meu marido não precisou alterar nada, nem aqueles documentos onde informam o estado civil.

Beijos meu povo e boa sorte na mudança de vocês!

:: Veja as demais experiências do nosso casamento no debate abaixo:

Experiências no casamento - Compilado de debates ::

78 Respostas

• Fernanda Nogueira
    Noiva Master Agosto 2019 Espírito Santo
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Como não vou mudar nada agora, creio que não terei nenhum problema, mas em dezembro vou mudar todos de uma vez pra não dar encrenca.

Pelo que já me falaram, aqui no ES é tranquilo essa mudança, a maioria dos documentos altero no mesmo lugar.

• Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, com certeza! Smiley love

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Jé!!! É uma decisão bem importante, precisa ser bem pensado! Smiley smile

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Entendo! Mas não deixa de alterar tudo, pq pode dar problema em banco e essas coisas! Smiley atonished

• Responder
  • Jéssica
    Top das Noivas Maio 2021 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito interessante Danny, ainda não me decidi se irei alterar o meu.

• Responder
  • Fernanda Nogueira
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu só vou começar a declarar IR ano que vem, então não terei problemas com isso.

Pra eu fazer isso agora tenho que pedir pelo menos uns dois dias de folga no trabalho, e conseguir isso aqui é meio complicado, ainda mais porque saí cedo alguns dias antes do casamento pra fazer prova de vestido, ir no cartório, etc.

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Dá sim Emily!!! Tirei 2 tardes do trabalho para fazer, pq a maioria depende da identidade, essa que demora mais pra ficar pronta!

• Responder
  • Emily
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Emily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Aiii só de pensar já dá uma p*** preguiça fazer isso! 🙈🙈🙈🙈
    • Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É bom fazer o quanto antes Fê! Aqui eu precisei alterar tudo antes por causa da empresa, senão não ganhávamos presente de casamento, rsrs! E tbm se deixar muito, pode dar problema no imposto de renda.

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Kkk... se pensar não faz Nathy!!! Eu fiz porque nossas famílias são bem tradicionais, e se tivermos filhos, todos teremos o mesmo sobrenome! Smiley laugh

• Responder
  • Danny
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se você acrescentar o sobrenome do seu esposo, ou ele o seu, precisa alterar todos sim!

• Responder
  • Debora
    Noiva VIP outubro 2019 Rio Grande do Sul
    Debora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinha... é necessario e obrigatorio a alteracao de todos esses documentos?
    • Responder
  • N
    Top das Noivas Novembro 2019 São Paulo
    Nathália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei o debate Danny

Vou trocar o meu nome, mas fico pensando na trabalheira rs

• Responder
  • Fernanda Nogueira
    Fernanda Nogueira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bom saber.
    Vou mudar meus documentos em dezembro, assim que entrar de férias.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Fóruns gerais

Artigos por temas