Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

K
Noiva Novata Abril 2020 São Paulo

Alterar o sobrenome apos o casamento.

Karine, dia 20 de Janeiro de 2020 às 08:51 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 17

Bom dia Gente.

Dei entrada no casamento civil no ultimo sabado e optei por não trocar meu sobrenome porem agora estou me sentindo culpada por não ter feito isso, contando para as pessoas a maioria me julgam e falam que eu deveria ter aderido.

17 Respostas

Última atividade por Carol, dia 21 de Janeiro de 2020 às 10:24
  • Carol
    Noiva Constante Junho 2020 São Paulo
    Carol ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu pretendia não alterar o nome e não tinha culpa nenhuma, atualmente muitos escolhem assim pela praticidade, ter ou não ter o sobrenome não quer dizer nada.... a mulher adotar o sobrenome do homem era uma tradição patriarcal e antiquada... faça o que tem vontade

    Eu acabei mudando de ideia apenas pelo fato logico e pratico que a minha cunhada me apresentou, eles são japoneses e podem ir para o Japão trabalhar e morar... nos não temos ideia de ir para o Japão mas também não sabemos o que pode ou não acontecer com o brasil daqui 5, 10 ou 20 anos,... se por um acaso futuramente escolhermos ir para o Japão e eu não tiver o sobrenome do meu marido vou enfrentar problemas na documentação e la dentro preconceitos. Sendo esse o único motivo por aderir ao sobrenome dele

    • Responder
  • Bárbara Iaisa
    Noiva Master Junho 2021 Espírito Santo
    Bárbara Iaisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não ligue pra opinião alheia, Karine...

    A escolha é sua, não importa em qual esfera da vida seja, e sempre vai ter pessoas julgando...

    Se você se sente bem em não alterar o seu nome, ok... Agora, se você voltou atrás, tem que ir no cartório e ver se é possível essa mudança, já que vocês já deram entrada, entende?!

    Mas não ligue pro que as pessoas falam... Elas sempre vão falar... rs

    • Responder
  • Jaque
    Super Noiva Novembro 2019 São Paulo
    Jaque ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Meu esposo que adotou o meu rs. Não se sinta culpada, é muito melhor não ter que trocar todos os docs hahahaha

    • Responder
  • Kerollaine
    Super Noiva Julho 2022 Minas Gerais
    Kerollaine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Você vai encontrar pessoas para opinar em tudo o que fizer. Eu pretendo alterar meu nome, mas se você não, tudo bem. Ninguém, além de você e seu noivo vão arcar com as contas.

    Beijooos

    • Responder
  • C
    Noiva Curiosa Setembro 2020 Bahia
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, mas as pessoas vão julgar tudo ne, se for assim, vc não vive rs
    Não acho que valha a pena vc considerar a opinião dos outros, essa é uma decisão sua e do seu marido, é a família de vcs!
    Quando deram pitaco sobre o lugar que escolhemos para a lua de mel (“aiiin mas pq vcs não vão pra tal lugar? Mais diferente, tão legal”) eu só disse “ue, então compra uma passagem e vai vc”.Acho que é o mesmo caso, manda quem opina ir lá pegar fila de cartório, enfrentar a burocracia e pagar seus novos documentos. Manda tb pagar as contas da casa de vcs, já que estão se metendo na dinâmica de sua família rsrsrsrs sou curta e grossa logo pra não dar nem brecha pra essas coisas.Acho que só vale a pena se vc realmente quiser!
    • Responder
  • Joor
    Noiva Master Dezembro 2019 São Paulo
    Joor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deixam que falam, aliás isso é normal né
    Quem toma decisão sobre isso é vocês e não os palpiteiros.
    Eu aderi por conta que pretendemos morar fora do pais.
    • Responder
  • A
    São Paulo
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi, Karine! Smiley ring

    Também estou de acordo que essa é mais uma situação que só cabe ao casal decidir.

    Meu amor e eu também escolhemos não acrescentar os sobrenomes um do outro. Não vimos necessidade e está tudo bem.

    O importante é ambos estarem tranquilos com essa escolha.

    Um beijo Smiley kiss

    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Karine, você faz o que quiser da sua vida, sinceramente...quando pagarem suas contas, você dá cartaz ao que dizem.

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não vou acrescentar pq acho muito burocrático alterar os documentos (alguns nao são feitos na minha cidade e teria um deslocamento grande). Não precisa se sentir culpada! Hoje em dia isso nao é mais uma obrigação.
    • Responder
  • T
    Noiva Ativa Abril 2019 Minas Gerais
    Thayanne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oii noiva! Eu optei por trocar e meu marido também acrescentou o meu.

    Foi questão de escolha e gosto mesmo, dá até um trabalhinho depois para trocar os documentos. Mas o que eu digo a você é, aprenda a lidar com esses julgamentos, agora serão APENAS vocês dois e isso é escolha do casal, se ele não ficou chateado e você também não, não tem o porque sofrer por causa da opinião de terceiros. Não sofra viva leve e feliz com suas escolhas Smiley heart

    • Responder
  • L
    Noiva Master Novembro 2019 Minas Gerais
    Lorena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha.
    Eu optei por trocar, mas essa é uma decisão bem pessoal. Se dermos ouvidos a tudo o que os outros dizem, viveremos em prol deles e não pra nós!

    Fique em paz e tranquila quanto à sua decisão! 😙
    • Responder
  • Dâmaris Rebekah
    Noiva VIP Fevereiro 2020 Goiás
    Dâmaris Rebekah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Não se sinta assim, as pessoas são inconvenientes e dão sempre pitaco onde não são chamadas, a melhor coisa é ignorar. Se você fez isso teve seus motivos e hoje em dia, é muito difícil fica mudando de sobre nome

    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Março 2020 Rio Grande do Norte
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não fica com a consciência pesada! Acredite, se a gnt for fazer tudo que é contra nossas escolhas por julgamentos, nem vamos viver.
    Também optei por não colocar, e não tem quem me faça trocar o meu nome, deixei bem claro desde o princípio. Pisa firme na tua decisão!
    • Responder
  • Lívia
    Noiva Master Setembro 2019 São Paulo
    Lívia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Karine, se você tinha optado por não alterar é porque tinha um motivo, não se deixe levar pelo que as pessoas querem não.

    Eu não alterei e tinha deixado isso bem claro desde o começo, ninguém vai ir ficar na fila nem pagar toda a documentação que tu ia ter que fazer depois hahaha

    E principalmente, vi minha irmã casando e depois separando, ela não alterou o nome então agora que está separando é uma preocupação a menos. Claro que nao quero que isso aconteça, mas foi bem na época que estava prestes a ir para o cartório e só corroborou com a escolha.


    • Responder
  • Cristiane
    Noiva Master Novembro 2019 São Paulo
    Cristiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu preferi mudar! Mas isso é uma decisão só sua! Faça como vc quisesse independente da opinião dos outros
    • Responder
  • N
    Noiva Esperta Agosto 2020 São Paulo
    Nathalia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Karine, quem sabe da sua vida é você, você que deve escolher o que é melhor. Mudar de nomes é muito burocrático, tem que trocar todos os documentos, hoje em dia nem todo mundo muda mais, na verdade, a grande maioria não o faz. Não se sinta culpada por isso, nem de ouvidos a essas pessoas
    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Junho 2021 São Paulo
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha também não quero trocar.

    As pessoas precisam aceitar a nossa decisão.


    Não ligue, é algo normal hoje em dia!!!!!

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas