Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

G
Noiva VIP Julho 2019 São Paulo

Alugar ou financiar um imóvel?

Glaucia, dia 8 de outubro de 2018 às 11:02 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 28
Bom dia comunidade com um friozinho bom em SP Smiley heart depois do 7 x 1 que foi essa eleição, vamos falar sobre um tema mais alegre, qual seja, moradia.
Sabemos que para financiar um imóvel precisamos de uma entrada bacana, de 20% a 30% do valor do imóvel e muitos de nós não temos esse valor disponível para dar de enteada. Além disso, há outro problema: ao invés de pagar um apartamento por exemplo, você acaba pagando por dois (fiz uma simulação de financiamento e quanto sairia, um apartamento de R$ 209 mil sairia no fim das contas por mais de R$ 420 mil reais). Pensando em todos esses detalhes, tais como, um valor mais alto para a entrada, pagar praticamente por dois imóveis, o que fazer? Vocês acham que alugando um imóvel dá para guardar dinheiro e conseguir uma entrada bacana para um imóvel? Ou acham que vale a pena se arriscar nesses “minha casa minha vida” que o valor da entrada é mais baixo, porém ficará preso a um financiamento logo no início do casamento?
Estamos pensando em alugar por pelo menos dois anos e já vimos alguns vídeos dizendo que vale a pena alugar por um período antes de mergulhar no financiamento. Compartilhem a experiência de vocês!
Obrigada Smiley kiss

28 Respostas

Última atividade por Jéssica, dia 9 de outubro de 2018 às 20:32
  • Jéssica
    Noiva Constante Fevereiro 2022 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada! Smiley smile

    Você tem razão nos seus comentários. Realmente, essa questão vai de perfil, não tem jeito! Não tem certo ou errado nessa questão. Vai de gosto, situação e planejamento. Têm pessoas que escolhem viver apenas alugando casas a vida toda, outros já se sentem mais seguros.

    Pondere inicialmente alugar mesmo, já que vocês não se sentem totalmente seguros em cair de cabeça numa divida de 30 anos.

    O bacana do aluguel é além da versatilidade de caso vocês não se adequem ao lugar possam mudar com mais facilidade e o fato de caso o valor aumente vocês mudarem de casa.




    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel, estou bem e você? Muito obrigada por responder e pelas dicas! Vou procurar o canal dela. Obrigada mesmo Smiley kiss

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Ativa Novembro 2019 São Paulo
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Glaucia tudo bem?
    Mulher meu noivo já mora de aluguel e assim fácil fácil não é mais tbm não é impossível acredito que com diciplina e muita força de vontade vcs conseguem a casa própria estabeleça como uma meta e estipule o valor para guardar como se fosse uma conta de luz e não coloque em poupança invista em corretoras ... Não sei se já ouviu falar mais no you tube tem um canal chamado ME POUPE da Nathalia Arcuri ela é fera em questões financeiras e explica direitinho como fazer e agir, acredito que depois do vídeo dela todas as suas dúvidas serão exclarecidas ai tu conversa com seu noivo e decidem juntos o melhor a se fazer!

    Espero ter ajudado, bjos e boa sorte
    • Responder
  • Thaina
    Noiva Ativa Abril 2019 Santa Catarina
    Thaina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha,

    Guardar dinheiro é um hábito, se você e seu noivo já tem esse HÁBITO de guardar dinheiro poderiam alugar por esses dois anos e ter um valor bom de entrada... Mais por exemplo:

    Você recebe: R$1.000,00
    Aluguel: R$500,00
    Sobra: R$500,00 (tem as despesas diárias tudo mais)

    Quanto vocês conseguiram guardar?
    O que podemos fazer para juntar mais dinheiro?
    Multiplicado por 24 meses terão quanto guardado? (Perguntas a se pensar)
    - Serão 2 anos pensando exclusivamente nisso;

    E se você fizer um financiamento, mesmo que com os juros você pague dois, imóvel sempre valoriza.. se você fizer móveis, valoriza, se tiver calçada, valoriza.. e depois de um tempo se você for vender não vai ser pelo mesmo valor financiado, vai ser por no mínimo 30% a mais!

    Espero ter ajudado 😘😘 eu financiei
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Jéssica, obrigada por responder. Essas questões são realmente importantes para definir se vale a pena mergulhar de cabeça em um financiamento. Estou tão acostumada a mudar várias vezes com minha família que já sinto falta de mudar se permaneço no mesmo local por muito tempo. Algumas pessoas dizem que pagar aluguel é jogar dinheiro fora, não vejo dessa maneira até porque você está pagando por algo que está utilizando. Seria como dizer que pagar a mensalidade da faculdade é jogar dinheiro fora porque você não vai ter aquele dinheiro de volta, tudo o que você paga está sendo proveitoso porque estará utilizando aquele local, será a sua residência e,além disso, tem a possibilidade de mudar se não gostar da região. Querendo ou não, em um financiamento não dá para fazer um teste, passar um tempo lá pra ver se gosta e depois financiar, primeiro compra e depois tem que segurar o b.o mesmo que não goste da localização hahaha é realmente complicado dar esse passo, mas fico feliz por ter dado certo o financiamento para vocês.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Luciane, obrigada por responder. O bom do aluguel é que é possível mudar se não gostar, com o financiamento você estará preso naquela localidade, por isso é essencial analisar muito bem se aquela é a região que se deseja morar por um bom tempo digamos assim. Infelizmente comprando um imóvel acredito que posso detestar depois o lugar e não poder sair pela dívida... é uma situação realmente complicada mas que bom que o financiamento deu certo pra você.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Júlia! Obrigada por responder e compartilhar sua experiência. Sem dúvida viver sem ninguém enchendo o saco é a melhor coisa haha

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Fevereiro 2022 São Paulo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha!
    Falo por mim e pelo meu noivo, a melhor coisa foi ter optado pelo financiamento.
    Compramos um apartamento na planta. Ficou um pouco puxado juntamente com os preparativos do casamento, mas é ótimo ter a sensação de que em breve iremos pra algo nosso.
    Mas acho válido o ponto que uma noivinha levantou sobre ela e o noivo não criarem raízes. Isso é importante levar em consideração.
    Vcs moram na mesma cidade? A família também? Querem ficar ali por um bom tempo?
    Ao comprar um imóvel é necessário levar em consideração esses pontos, assim como o local, se é acessível, se vcs gostam dali de fato.
    • Responder
  • Luciane
    Noiva Ativa Janeiro 2019 Rio Grande do Sul
    Luciane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, nós optamos por financiar, aluguel acredito que seja dinheiro jogado no lixo. Vale a pena analisar bem..

    • Responder
  • Júlia
    Noiva Constante Junho 2019 Goiás
    Júlia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi noivinha.

    Então eu e meu noivos optamos por financiar mesmo. E te falo que com certeza não me arrependo. É algo nosso, não tem ninguém enchendo o saco da gente, podemos mudar o que quisermos e não devemos satisfações a ninguém. Pra mim foi a melhor coisa que já fiz na vida kk. Smiley kiss

    • Responder
  • Jéssica
    Noiva Constante Fevereiro 2019 Minas Gerais
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oiii Noivinha, Eu tbm to nessa, mais acredito que alugar e juntar a tal entrada fica meio apertado, no meu caso decidimos eu ir morar com ele até termos essa entrada, tendo em mente q n será por muito tempo. Mesmo que seja um financiamento pro resto da vida, será algo nosso, nossos filhos poderão desfrutar Smiley winking

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem duvidas ... Penso assim tbm ♥

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Amanda tudo bem e você? É financiamento sempre vai pagar mais que o dobro, mas acredito que seja melhor ter a entrada que eles pedem que é em torno de 20 a 30% do imóvel né ? Sem isso fica mais difícil. Agradeço por seu comentário.
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Julho 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Oi Noivinha tudo bem?

    A divida de um imóvel, realmente é algo que dura anos, mas pense que é algo que é seu, que você pode deixar do jeito que quiser, com a sua cara. Realmente, quando financiamos, chegamos a pagar mais que o dobro, mas tudo que se trata de financiamento é assim, um carro por exemplo também é assim.

    Não sei quando você se casa, mas já pensou em comprar algo na planta? A entrada é bem baixa, e você ainda consegue parcelar essa entrada.

    Se forem financiar, dependendo da renda do casal, compensa mais deixar no nome de um de vocês, quanto maior a renda, maior entrada, maior parcela.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aqui na minha região o aluguel sairia em torno de R$ 1.000 também. Meu noivo pensa que talvez damos entrada em um apartamento, mudamos pra lá e depois não gostamos, aí estaremos presos ao financiamento. Por isso, estamos pensando em alugar. Se esperarmos juntar um valor bacana para entrada e só casarmos depois disso, vamos levar anos e anos para casar. Nunca gostei da ideia de pagar aluguel mas acho que no início é a melhor opção pra gente.
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Marcela, obrigada por responder e compartilhar sua experiência Smiley kiss
    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Eloísa, obrigada por responder e compartilhar sua experiência. Smiley smile
    • Responder
  • Leticia
    Super Noiva Novembro 2018 Rio de Janeiro
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Jamais financiaria um apartamento que nao é o sonho da minha vida em 35 anos, pra pagar uma prestação cara, em algo q eu sei q vou me desfazer antes de quitar... temos um terreno em Brasília e vamos construir mais pra frente quando acharmos que é a hora, por enquanto moramos no rio de aluguel e ano que vem vamos morar fora, eu e meu noivo não somos mto de estabelecer raízes, nos assusta o fato de ter que decidir por uma moradia fixa pra vida kk não sinto pena nenhuma de pagar meu aluguel, pago mil reais em um apto com cozinha planejada, armarios planejados nos quartos, apto todo em porcelanato e ainda temos uma poupança pra juntar dinheiro.
    • Responder
  • Layla
    Super Noiva outubro 2019 Ceará
    Layla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já pensei nos dois lados, de comprar porque o aluguel seria caro e não seria nosso, como em alugar porque não teríamos o dinheiro da entrada. Mas acabou que Deus fez as coisas se encaminharem e nós vamos morar na casa que era da minha sogra por um tempinho, e só então vamos partir pra nossa casa. Mas eu acho que vale a pena, se você puder, investir logo em algo seu, mesmo que aos poucos.
    • Responder
  • Marcela
    Noiva Esperta Novembro 2019 São Paulo
    Marcela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Glaucia, hoje o aluguel de uma casinha ou apartamento bom (em média 60m²), em um bairro normal (nem classe alta nem favela) ta em torno de 1.300,00 a 1.500,00. É um valor que você jamais terá retorno. E pagando isso + as contas normais (compra de mercado, água, luz, internet) vai ser difícil guardar bastante dinheiro. E esse valor é o mesmo de uma parcela de financiamento de uma coisa que será sua para sempre, que você poderá fazer do jeitinho que quiser. Eu e meu noivo compramos o nosso antes mesmo de decidirmos casar. Agora está apertado, pois pagamos a parcela do apto + casamento (não somos ricos, trabalhamos duro e juntamos cada centavo rs). Mas depois vamos ficar tranquilos. E não nos arrependemos em nenhum momento. Boa sorte.

    • Responder
  • Eloísa
    Noiva VIP Agosto 2019 Minas Gerais
    Eloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também estou na dúvida noivinha mas creio que vou ficar com a opção de financiar pelo minha casa minha vida, no nome dos meus pais, até 49 anos e com renda de 1.200,00 já dá certo, achei casas até sem entrada, pagando somente a documentação (que também dá quase 5 mil kk), estou correndo atrás disso, meu noivo já mora de aluguel e vemos como é difícil juntar dinheiro com esse aluguel saindo todo mês sabe.
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Março 2019 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha, nós optamos por alugar uma imóvel com uma valor razoável e guardar dinheiro para dar uma entrada. Queremos comprar um AP na planta.

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daiana, obrigada por responder. Também estamos pensando em alugar e juntarmos dinheiro. É decepcionante ver como o financiamento do “minha casa minha vida” faz com que no fim você pague o valor de dois imóveis. Atualmente as coisas estão difíceis mesmo, mas acho que com uma entrada bacana os juros ficarão mais baixos.
    • Responder
  • Thais
    Noiva Principiante Fevereiro 2021 São Paulo
    Thais ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinha,

    Estava nesse mesmo dilema que vocês, e optamos pelo financiamento com o "minha casa, minha vida" também agora.. pensamos o aluguel tbm é um custo alto, juntando todas as despesas que já teríamos. O aperto maior seria até o dia do casamento, pensando que todos os fornecedores que vimos pedem para quitarmos tudo até uma semana antes do evento.. então, porque não arcar com algo que seria nosso? Vale a pena sim ficar apertada, porque é algo que será de vocês. Mas claro, avaliando custo benefício, colocando tudo no papel.. que foi o que fizemos e ainda sairia mais em conta, no nosso caso.

    Boa sorte na escolha! Smiley smile

    • Responder
  • Daiane
    Noiva Constante Dezembro 2019 Minas Gerais
    Daiane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Noivinha estou na mesma, mais por enquanto vou morar de aluguel mesmo acredito sim que se organizar direitinho da para tirar um bom dinheiro para poupança para a casa própria. Infelizmente tudo esta caro nada está fácil de conquistar. Em relação a minha casa minha vida é uma ótima opção sim !!!

    • Responder
  • G
    Noiva VIP Julho 2019 São Paulo
    Glaucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rayssa, obrigada por responder e por sua opinião Smiley smile
    • Responder
  • Thays
    Super Noiva Dezembro 2018 Rio de Janeiro
    Thays ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, noivinha.

    Como nós dois não temos o dinheiro para a entrada, eu e ele optamos por alugar por algum período e, depois que as coisas estiverem melhor, financiar.

    Beijo :*

    • Responder
  • Rayssa
    Noiva Ativa Fevereiro 2020 São Paulo
    Rayssa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola noivinha.. vou compartilhar minha opinião: é melhor ter uma divida que no final será de voces, do que pagar aluguel de uma coisa que nunca será sua e ainda sim vai ser uma divida.
    O "Minha casa minha vida" é a melhor opção para financiamento, dependendo da renda e do valor do imóvel a entrada é facilitada, mas fique atenta, pois eu tenho feito simulações e a melhor forma é fazer no nome apenas de um dos noivos, então se optar pelo financiamento façam antes do casamento.

    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas