Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

D
Noiva Master Setembro 2021 São Paulo

Aluguel ou casa própria? Venha conferir!

Danielle, dia 23 de Abril de 2021 às 07:08

Publicado em Fórum Antes do casamento 93

Bom diaaa, pessoas lindas! Desde já, desejo uma abençoada sexta a todas! Aluguel ou casa própria: Qual escolher? Necessidades da família, perfil do bairro, tamanho e localização do imóvel estão entre os principais fatores avaliados por quem busca a moradia ideal. É nesse mesmo...

Bom diaaa, pessoas lindas! Smiley heart

Desde já, desejo uma abençoada sexta a todas!

Smiley flower


Aluguel ou casa própria: Qual escolher?

Necessidades da família, perfil do bairro, tamanho e localização do imóvel estão entre os principais fatores avaliados por quem busca a moradia ideal. É nesse mesmo momento que muitas pessoas questionam se devem investir no aluguel ou casa própria.

Trago para vocês os prós e contras de cada opção. Segue o artigo: Blog.bild.

Prós e contras de investir no aluguel

Bastante procurado por jovens, novos casais ou famílias indecisas sobre o futuro, o aluguel de imóvel é uma opção de moradia facilitada por exigir menor compromisso com a negociação. Principais vantagens:

- Economia e praticidade

O valor inicial para locar um apartamento não é alto. Isso atrai quem não tem muitos recursos ou não pretende permanecer por longos períodos na região. Os inquilinos também não precisam custear a manutenção do bem e têm a possibilidade de economizar com móveis e eletrodomésticos ao optarem por residências mobiliadas;

- Flexibilidade para mudança

Um contrato de locação costuma ter curta duração, o que facilita a entrada e saída desse tipo de moradia. Trata-se de um ponto positivo para pessoas que se mudam frequentemente, seja por causa de trabalho, estudo ou outros motivos.

- Riscos menores

O aluguel traz segurança aos casais que não têm estabilidade no emprego ou que não desejam criar raízes na cidade. Caso haja diminuição da renda ou falta de recursos para pagar o valor mensal da moradia, é possível buscar um imóvel mais barato enquanto realiza um planejamento financeiro para recuperar a estabilidade financeira.

Entre as desvantagens do aluguel, podemos citar a falta de patrimônio — o pagamento mensal será destinado a algo que não é seu. Quem é inquilino também fica suscetível a reajustes no valor e pode ser impossibilitado de renovar o contrato. A falta de liberdade para personalizar o imóvel é outro problema, já que muitos proprietários não permitem modificações na planta ou na decoração existente.

-

Prós e contras de investir na casa própria

A conquista da casa própria continua na lista dos principais objetivos dos brasileiros. Afinal, a estabilidade proporcionada por morar em algo que é seu dificilmente será superada por qualquer outro atrativo. Principais vantagens:

- Possibilidade de personalização

É um ponto muito valorizado, pois dá ao proprietário a garantia de que o local de moradia terá a sua cara. Ou seja, quem é dono pode decorar o apartamento como quiser e alterar espaços no momento que tiver vontade.

- Garantia de patrimônio para o futuro

Embora gere custos com manutenção, o imóvel próprio pode ser considerado um patrimônio valioso para os proprietários. Com o passar dos anos, a valorização do bem ainda garante um excelente valor de venda.

- Economia a longo prazo

Assumir o investimento de um imóvel exige organização financeira, independentemente se a compra for feita à vista ou com auxílio de financiamento. É comum que a família mude hábitos para custear o futuro lar. Ainda assim, os esforços são compensados após a quitação do imóvel, já que as despesas com moradia são encerradas.

- Mais qualidade de vida

Nada melhor que o conforto de ter um espaço para fazer o que bem entender, seja ele uma casa simples ou um apartamento de alto padrão. Quem é proprietário sabe que a conquista de mais qualidade de vida é certeira, afinal, o imóvel próprio não envolve reclamações de terceiros ou limitações causadas por regras.

A compra só traz desvantagens quando o proprietário não tem disciplina para cumprir sua parte na negociação ou quando opta por um financiamento a juros altos, que podem pesar no bolso.

-

É importante comparar as opções para fazer a relação custo-benefício e tomar a decisão certa. De todo modo, quem tem paciência e organização pode desfrutar de todos os benefícios da moradia própria, afinal, o mercado já conta com empreendimentos variados para atender diferentes perfis e necessidades. Não deixe de se planejar para realizar o seu sonho!

-

Eu e meu noivo optamos por comprar um apartamento. Depois de muito pensar, foi a melhor decisão.

E aí, já sabe se vai investir no aluguel ou casa própria?


Beijinhos grandes Smiley kiss



93 Respostas

  • Jessica
    Top das Noivas Dezembro 2021 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Se tivermos que escolher, preferimos a casa própria, mas no momento será aluguel..

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso é ótimo, Thifany. Também pretendemos ter a nossa em um futuro próximo! Smiley smile

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É muito gostoso, né? Nós compramos em 2019 e pegamos a chave recentemente. Foi uma alegria que só Smiley love

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mesmo caso que o meu rs

    Espero que não seja pra nós hehe

    • Responder
  • Thifany
    Noiva Constante Maio 2021 Bahia
    Thifany ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Temos nossa casa própria graças a Deus 🙌🏽
    • Responder
  • Jaqueline
    Noiva VIP Janeiro 2022 São Paulo
    Jaqueline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se obtiver em possuir uma casa própria e o meu noivo tbm, então decidimos entrar o financiamento e compramos nosso apezinho 😍
    • Responder
  • Danielle
    Noiva Master Julho 2020 Santa Catarina
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Optamos por comprar um apartamento!
    Sempre moramos em casa, mas acho que não vai ser difícil se adaptar ao apartamento haha

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Te entendo rsrs

    Estou nessa mesma fase e ansiosa pra ver como ficará por dentro, quando tivermos pelo menos o básico. Por enquanto temos o box do banheiro, chuveiro, aquecedor, semana que vem o rapaz vai fazer a pia e já montar com o cooktop e o próximo passo será o armário planejado da cozinha Smiley love

    • Responder
  • Isabela
    Noiva VIP Março 2022 São Paulo
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Com certeza casa própria...
    Estamos na fase final do nosso apartamento e é uma delícia viver tudo isso 🥰 uma ansiedade enorme para ver tudo do jeito que planejamos!!
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também sempre morei em casa, então acredito que irei estranhar um pouco no início, mas vou me adaptando com o tempo. Se Deus quiser, um dia teremos nossa casa haha

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Danielle,
    O Rodrigo também tem essa vontade futuramente.
    Eu sempre morei em apartamento, ele já morou em casa.
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um perrengue né? Mas sonho é sonho e a gente faz de um tudo para realizar ❤
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Te entendo, Bruna. Aqui fizemos a mesma coisa rs

    Pagamos o apartamento e casamento junto, mas graças a Deus tudo está dando certo Smiley love

    • Responder
  • Bruna
    Noiva Constante Agosto 2022 São Paulo
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Resolvemos comprar nosso apto ao mesmo tempo que resolvemos casar. Tem sido uma loucura pagar tudo, mas é MTO satisfatório saber que será minha casinha
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que coisa boa, Leila Smiley love

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito legal, Sheila! Também irei morar em um apartamento próprio, mas planejamos mudar para uma casa futuramente Smiley love

    • Responder
  • L
    Noiva VIP Agosto 2021 São Paulo
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, temos nossa casa própria.

    • Responder
  • S
    Noiva Master Fevereiro 2021 Rio Grande do Sul
    Sheila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinhas e noivinhos,
    Aqui moramos no meu apto que é próprio.
    Ele veio de um apto que era alugado.
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso mesmo!

    Muito obrigada Smiley heart

    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Gessica!

    Muito feliz por vocês Smiley love

    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo uma grande alegria Dani, e fico muito feliz por vocês também e que tudo vos corra bem. Devagarinho chegamos lá, onde os nossos sonhos nos querem levar!

    • Responder
  • Gessica
    Super Noiva Setembro 2021 São Paulo
    Gessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tivemos sorte em ganhar uma casinha dos meus pais.
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahhh, que coisa boa, Janice!

    Fico imensamente feliz por vocês. Deve ser uma alegria muito grandeee. Aqui optamos por comprar um apartamento, mas daqui alguns anos queremos ter nossa casa Smiley love

    Beijinhos Smiley kiss

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    As coisas estão muito caras! Socorro!!
    Mas ajeitando da pra realizar sonhos.
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiim. As vezes o aluguel é a melhor opção.

    Sobre se enrolar com dinheiro, super concordoooo haha Smiley xd

    • Responder
  • Janice
    Noiva Master Agosto 2023 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Dani, boa sexta-feira para ti também Smiley flower

    Eu e meu noivo graças a Deus já temos a nossa casa própria. Decidimos construir uma de raiz antes mesmo de começarmos a morar juntos e ficou pronta um ano antes de começarmos a viver juntos. Um amigo nosso tinha já um planta linda, e como meu noivo é engenheiro de construção civil e já estávamos a começar com a nossa empresa neste ramo… fomos em frente. E com certeza foi a melhor coisa que fizemos.

    beijinhos Smiley kiss

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim!!!! Temos que ser realistas em relação a vida financeira. Muita gente tem preconceito com aluguel e acaba entrando numa dívida altíssima por conta disso.
    Só sou contra se enrolar com dinheiro! Fora isso tá liberado alugar, comprar, construir, morar na casa dos sogros.... 😁
    • Responder
  • D
    Noiva Master Setembro 2021 São Paulo
    Danielle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que legal, Mayara! Smiley love

    Que dê tudo certo na construção da sua nova casa. Concordo com você sobre ver o que é melhor no momento. Hoje em dia tem várias opções, então dá pra escolhermos uma que seja melhor e caiba no nosso bolso. Cada pessoa, cada casal tem uma realidade, e estando feliz e dando tudo certo, é o que importa.

    Smiley kiss

    • Responder
  • Mayara
    Noiva Master Maio 2021 Minas Gerais
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós moramos de aluguel há 2 anos e há pouco mais de 1 ano compramos um terreno para construir.
    Nossa ideia sempre foi construir casa, mas ainda nao conseguimos pagar uma obra, então o aluguel é a melhor solução.
    Nosso terreno ainda está em obras e é provável que seja liberado a partir de julho. Nossa ideia é tentar iniciar a obra no meio do ano que vem e enquanto isso vamos ficar por aqui mesmo.Acho que o ideal para decidir é pensar no que é mais tranquilo agora. Se der pra pagar, compre. Se não der, não tem problema nenhum passar um tempo no aluguel (pra mim não é jogar dinheiro fora de jeito nenhum)
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

×

Fóruns gerais

Artigos por temas