Booa noite noivinha, vi estas dicas em um site :http://www.inesquecivelcasamento.com.br/dicas-e-inspiracoes/diversos/13-coisas-que-os-convidados-do-casamento-devem-saber/
E resolvi compartilhar com vocês!!
1. MADRINHA E PADRINHO SÓ COM CONVITE
Sem rodeios e delongas: nunca (jamais, em hipótese alguma!) peça aos noivos para ser madrinha ou padrinho. Assim evitamos situações constrangedoras – e desnecessárias – para ambas as partes. Se for para ser, no momento certo vai receber o convite, ok? Se não, quem sabe no casamento do próximo amigo?
2. 1 (UM!) CONVITE POR CONVIDADO
Respeite o número de convites destinados a sua família! As pessoas têm motivos – ou não! – para serem convidadas para o casamento, e cabe apenas aos noivostomar essa decisão. Por isso, não peça para levar pessoas que não pertencem àlista de convidados!
3. LOOK CLARO É CILADA!
A informação é repetitiva, mas não custa nada lembrar quando se trata de casamentos tradicionais! Se não for você quem estiver casando, deixe os trajes claros para os noivos, ok?
4. VÁ À CERIMÔNIA!
A gente sabe que comemorar a união na festa é muito legal, mas a cerimônia também é parte importante – se não a mais! – do casamento. Por isso, vá à cerimônia!
Mensagem mencionada“Muitos convidados faltam e vão direto para a festa. Se você foi convidado, é porque o casal gostaria de ter a sua presença no dia mais importante da vida deles. Por isso, vá a ambos!” Lela, da Lela Eventos
5. SHIU!
Não há muito que dizer além de: desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso na cerimônia. É deseducado – e por vezes até irritante! – ouvir aquele barulhinho de despertador tocando sem parar em um momento que o silêncio é quase uma palavra de ordem. Pense nisso – e por favor, enquanto pensa, coloque o celular no vibracall!
6. MANERE NOS CLIQUES
Pior do que cruzar o tapete na hora do cortejo (jamais façam isso, aliás!), é tentar disputar o lugar com a equipe de fotografia. A gente bem sabe que a equação: empolgação do momento + equipamentos com câmeras potentes pode gerar transtornos (graves!) às fotos oficiais. Por isso, por mais moderna que sua câmera seja, deixe a missão para os profissionais de fotografia. Afinal de contas, são eles que têm know how para eternizar aqueles momentos.
7. OPERAÇÃO LEI SECA
Um brinde, dois brindes, três brindes… Todos têm motivos de sobra para aproveitar a festa em todos os sentidos (e até o último segundo!), mas é sempre bom ter cautela, principalmente com as bebidas alcoólicas, para não dar vexame (como falar no microfone sem que esteja programado) e acabar se tornando o amigo desagradável e briguento do casal.
8. DEIXE O DJ SER O DJ
Aqui a dica é a mesma dos fotógrafos: deixe o DJ fazer seu trabalho de DJ! Ele tem em mãos a playlist com músicas selecionadas pelos noivos, e na hora certa, vai tocar o hit do momento. Sem apreensão e insistência, combinado?!
9. EDUCAÇÃO É CONVIDADA DE HONRA
Os cachepots das plantas não são lixeiras – muito menos lembranças para serem levadas para casa! –, então não têm porquê receberam taças, guardanapos, talheres e doces. As plantas sofrem com isso – e o cenário fica pavoroso!
10. KIT TOILLET NÃO É BRINDE
Kit toillet existe para auxiliar os convidados em possíveis situações inesperadas, como um botão que caiu ou uma dor de cabeça que não passa. Ele não é lembrancinha, então, por favor, não peguem o saquinho e saiam de mansinho…
11. LEMBRANÇA É PARA QUEM ESTÁ PRESENTE!
Vamos combinar? Por mais incríveis que eles sejam, é muito deselegante pegarbrindes para quem não está presente. Afinal, o intuito é agradar aos que compareceram! Não faz sentido nenhum correr o risco de deixar as pessoas que foram prestigiar o casal sem um chinelo, por exemplo, simplesmente porque sua tia-avó – que não está lá! – merece um novo, não é?!
12. SEM BRIGA, MENINAS!
Jogar o buquê é uma brincadeira, um momento de descontração entre a noiva e as convidadas. Por isso não crie caso com a pessoa que pegou! Da próxima vez você dá mais sorte e, quem sabe, pode estar até jogando o buquê?
13. NADA DE LEVAR MIL DOCES PRA CASA!
Aquele velho burburinho que os doces do casamento causam… Parece que toda e qualquer regra de etiqueta se perde quando eles entram em jogo! Mas não tem problema, porque a gente lembra e relembra quantas vezes forem necessárias: guardanapos, saquinhos e derivados não são porta doces! A não ser que façam parte das lembranças, os docinhos existem para serem degustados na festa – e não para rechear marmitinhas para levar pra casa, está bem?!
O mesmo acontece para os brownies e bem-casados. Não pegue mais de duas unidades, por mais deliciosos que eles forem. É feio, ok? E falamos mesmo: todo mundo repara não só na gula, mas também na falta de educação!