Bom dia, comu!
Hoje quero bater um papo com vocês sobre um assunto que eu amo: COMIDA! hahaha.
Pra mim, a comida é um dos pontos chave de qualquer recepção e que deve estar de acordo com uma série de fatores, como o horário da festa, orçamento do casal e até a época do ano! Mas com tudo isso é natural que surja aquela dúvida: o que servir?
Se você já escolheu seu cardápio, me conta, o que vai servir?
E se ainda não decidiu, continue lendo, porque vou listar 9 tipos de menus deliciosos e que, com certeza, vão agradar os convidados!
#1 Coquetel de salgados
Horário ideal: todos
Essa opção é excelente para quem busca um cardápio econômico, simples e que agrade todo mundo. A ideia é oferecer uma porção de salgados fritos e assados, como esfihas, coxinha, folheados, empadas, bolinhas de queijo, risoles, kibes, croquetes e até mini lanchinhos, ou seja só delícias!
O ideal aqui é que haja uma boa quantidade de salgados por pessoa para que seus convidados saiam saciados, principalmente se a recepção for no horário de almoço ou jantar.
#2 Bolo e espumante
Horário ideal: todos
Um clássico das recepções de casamento, o bolo com espumante é um cardápio simples, barato e elegante. Geralmente o bolo e o espumante são servidos logo depois da cerimônia, principalmente quando não haverá festa, mas os noivos querem recepcionar os convidados e receber os cumprimentos.
O ideal é que seja uma celebração mais rápida, já que haverá um quantidade limitada de comida.
É perfeito, principalmente, para casamentos de manhã (antes da hora do almoço) ou no fim da tarde (antes do jantar).
#3 Churrasco
Horário ideal: almoço ou jantar
Esse é um clássico e que aparece na maioria dos casamentos atualmente, porém, é uma opção mais cara do que as duas anteriores.
O churrasco é ideal para almoço e jantar e é interessante ter variedade de carnes (como as bovinas, suínas e ovinas) e guarnições variadas (como saladas, farofas, arroz, vinagrete e maionese, por exemplo).
Aqui vale pensar também nos convidados que não comem carne e oferecer a eles queijos e legumes assados, pão de alho e torradinhas com patês de azeitona e berinjela, por exemplo.
#4 Jantar completo
Horário ideal: jantar
O jantar completo (que também pode ser adaptado para um almoço completo) normalmente se baseia em um sequência de aperitivos, entradas e pratos principais. Costuma ser um cardápio mais caro, mas que é excelente para festas mais longas, já que a maior quantidade de comida vai garantir que o convidado fique saciado até o fim.
Aqui é possível fazer um mix de pratos como, bruschettas e salgados para as entradas, saladas, carpaccios e mix de frios para as entradas e massas, carnes e risotos para os pratos principais. O ideal é sempre ter pelo menos 2 pratos em cada categoria para respeitar o gosto pessoal do convidado.
#5 Crepes
Horário ideal: almoço ou jantar
Crepes são deliciosos e também fazem sucesso nas festas de casamento, sobretudo aquelas mais informais. As massas finas podem ser recheadas com uma variedade de recheios doces e salgados e podem vir acompanhados de molhos, saladas e outras guarnições.
Eles são mais baratos que os jantares ou almoços completos, mas esse tipo de cardápio, na maioria das vezes, força o convidado a se levantar e entrar em uma fila. Por isso, dependendo do tamanho da sua festa é importante cogitar em ter mais de uma estação de crepes ou servi-los empratados.
#6 Massas
Horário ideal: almoço ou jantar
As massas também fazem sucesso nos menus de casamento porque são bastante versáteis, fáceis de preparar e agradam a maioria dos convidados. Quem opta por esse cardápio pode investir me diferentes tipos de massa (spaghetti, nhoque, lasanha, rondeli, farfale e panqueca, por exemplo) e molhos (como o branco, ao sugo, pomodoro, bolonhesa, branco e pesto).
Porém, como são alimentos mais “pesados” pode ser mais interessante para casamentos a noite, nas épocas mais frias ou mesclados com saladas e carnes magras, que equilibram bem com as massas.
#7 Brunch
Horário: manhã
O novo queridinho dos noivos, o brunch é uma refeição que fica entre o café da manhã (breakfast, em inglês) e o almoço (lunch, em inglês). Ele é comumente servido entre as 10h e as 14h e é perfeito para casamentos de manhã.
No brunch é importante ter uma variedade de pães, bolos, tortas, ovos, frutas, sucos, salgadinhos, iogurtes, e até pratos com que tenham mais uma cara de almoço, como saladas e massas.
Quando feito a tarde, o brunch vira um chá da tarde, e pode ter o mesmos passos no menu.
#8 Finger food
Horário: todos
O conceito de finger food, é servir uma grande variedade de refeições, mas em pequenas porções. É uma opção mais barata que o jantar completo, mas igualmente deliciosa.
Aqui vale incluir mini porções de pequenas quiches e outros salgados, escondidinho, batatinhas recheadas, mini lanchinhos e outros.
É uma excelente opção para festas mais animadas e descoladas, em que os noivos não queiram que os convidados fiquem muito tempo parados!
#9 Pizzas
Horário: almoço ou jantar
As pizzas também tem lugar nos casamentos! Como são pratos bastante conhecidos e populares, dificilmente desagradam.
O ideal aqui é ter sabores diversos, inclusive com e sem carne, para ter mais chances de agradar os paladares dos convidados. Pizzas doces também podem ser uma excelente opção e podem até substituir o bolo, se assim os noivos quiserem.