Então meninas, tenho visto quase que diariamente noivinhas perguntando sobre acessoria/cerimonialista e se é necessário, bom, eu acho imprescindível!
Então, vou colocar a exata mesma coisa que escrevo em outros posts:
1- Entrada do cortejo: se na hora H um padrinho desatento esquecer tudo, a quem ele irá recorrer?
2- Pré-organização: no dia C, antes da festa, conforme flores, bolo, docinhos, decoração e etc chegarem, é necessário que alguém esteja ali coordenando tudo, alguém do buffet não conhece sua ideia de casamento muito profundamente e nem sabe exatamente quais suas vontades, logo, essa pessoa pode falhar.
3- Descontos e negociação: O cerimonialista conhece muitos fornecedores, ideias criativas para driblar problemas e as vezes tem até parcerias que saem mais em conta.
4- Imprevistos: Já pensou no dia do casamento, tudo pronto e... O DJ NÃO APARECE, ele ficou preso no transito, o cachorro morreu, ou é só um fornecedor irresponsável, e agora? O que fazer? Você noiva, toda plena, ocupada em ficar dando beijinho em todo mundo, vai ter que catar o celular e ir atrás disso? Não, a santa cerimonialista estará ali para resolver tudo e, como citado anteriormente, ela conhece muitos fornecedores!
5- Cronometragem: Quando a gente tá ocupado, o tempo passa voaaaando, e no dia do casamento isso com certeza acontece, por conta disso, é natural esquecer no cronograma da sua cerimonia e festa, e do tempo estimado para cada coisa, por exemplo, se a sessão de fotos é estimada para 45 min, mas você se perde e fica uma hora e meia, MUITA COISA da festa é adiada, e os convidados podem começar a ficar impacientes.
6- Coordenação do evento: No dia é necessário que alguém fique ali coordenando tudo, dê o sinal para que a comida seja servida, avise os funcionários como fotógrafos e cinegrafistas a hora que podem comer, peça para o DJ tocar a música escolhida para a entrada dos noivos, etc, etc, etc... Os noivos estarão ocupados demais para isso, e amigos e familiares, além de não terem muita experiência e correr o risco de fazer tudo errado, na minha opinião, não são as pessoas certas para essa função, eles estão ali como convidados e merecem se divertir, se ficarem na função de organizar a festa, acredite: Eles não vão sentar.
7- Conhecimento: Tem coisas que a gente não sabe e nem imagina sobre eventos, outras coisas simplesmente esquecemos... Os cerimonialistas conhecem e lembram de tudo, as vezes podemos esquecer de alugar um gerador, de revisar se foram contratados todos os fornecedores, muitos noivos não conhecem a regra de percentual de faltantes, e muitas outras coisas. O profissional da área sabe de tudo isso, logo, você não corre risco de esquecer algo importante.
Por fim, eu sei que o orçamento as vezes tenta a gente a deixar a cerimonial de lado, mas eu acho melhor abrir mão de outros serviços (ou economizar neles) e ficar com isso.