Olá, noivinhas lindas da comu!
Queria bater um papo com vocês hoje sobre algo que muitas de nós - e eu me incluo nesta lista - esquecemos: você pode contratar um profissional INCRÍVEL, fazer uma make BAPHO, mas se não cuidar direitinho da pele antes do casamento, todo esse investimento pode parar no lixo.
Mas aí está a questão: de que adianta ter uma maquiagem linda, se a "tela" por baixo, também conhecida como a sua pele, estiver toda mal cuidada? Em abril do ano passado uma das minhas irmã se casou, e aproveitei para fazer um teste com a profissional que estava planejando contratar para o casamento. Fizemos maquiagem e penteado e, quando cheguei no espaço do casamento, antes mesmo da cerimônia começar, percebi que já estava com duas linhas marcadas na área do "bigode chinês", em que a maquiagem parecia ter se quebrado. É tudo culpa da maquiadora? Não! A culpa também é minha.
Nunca fui muito de me cuidar, seja com relação ao cabelo, pele do rosto ou do corpo. Sempre fui meio largada e esquecida para essas coisas, e só nos últimos dois anos tentei maaaaais ou menos fazer um cronograma capilar - o que já demonstrou uma melhora considerável com relação a como meu cabelo era antes. Mas, conversando com a Ju Senna, a maquiadora, ela disse que uma rotina de cuidados com a pele faz TODA a diferença no resultado final de uma maquiagem. E imagina só, você investe uma nota na maquiagem e na fotografia, e aí depois, quando vai ver os registros, percebe que o resultado fotografado está aquém das expectativas.
Um bom profissional, que use bons produtos, próprios para serem fotografados, faz sim a diferença, mas cuidar bem da sua pele e do seu cabelo também influenciarão estes resultados. Como a minha maquiadora já teve a oportunidade de conhecer minha pele e ver como estava a hidratação dela, ela me passou alguns alguns cuidados básicos para eu tomar com a pele antes do casamento, para garantir um bom resultado no dia - e cá entre nós, para o resto da vida também, né? Lembrando que são dicas que ela passou com base no meu tipo de pele e nas condições em que ela se encontra, conciliando com o que a dermatologista também tinha me falado. Então, na dúvida, busque um dermatologista ou fale com a pessoa que vai te produzir no dia, e tente buscar dicas de acordo com a sua necessidade.
- Para começar e encerrar o dia, estou lavando o rosto com o creme de limpeza facial 2 em 1 da linha Renew, da Avon, com o rosto úmido. Segundo a dermato e a maquiadora, não se deve lavar o rosto com o mesmo sabonete que se lava o corpo, pois as necessidades da pele do rosto são diferentes, então é bom buscar produtos específicos para isso. Depois de limpar bem o rosto, enxáguo com água fria (o que já ajuda a tonificar, já que não tenho um tonificante) e enxugo apenas encostando a toalha no rosto, sem esfregá-la na pele.
- De manhã, depois de lavar e secar bem o rosto, estou passando o creme nutritivo facial da Nivea (R$ 29,90), um produto novo deles. A Juliana comentou que o problema do bigode chinês foi agravado justamente por falta de hidratação na pele, e comentou que esse produto da Nivea seria mais recomendado para a minha situação.
- Assim que a pele absorve o hidratante, venho com o protetor solar corporal e facial Anthelios XL-Protect, da La Roche-Posay (esse foi recomendação da dermato, então resolvi seguir e investir um pouquinho mais e comprar por R$ 69,90). Comentei com a dermato que não tinha hábito de passar creme e não gostava de protetor solar porque ficavam grudentos na pele, então ela recomendou o Anthelios Aecilium, que era mais emoliente e tem uma absorção mais rápida e completa pela pele, mas como 50ml dele sairia mais caro que 200ml do XL, resolvi fazer a troca. Tanto para a dermato quanto para a Ju Senna, o passo do protetor solar é de vital importância para um bom cuidado com a pele.
- Fechando os cuidados diários, as duas recomendaram que, depois de lavar o rosto e antes de ir dormir, eu finalizasse com um sérum ou creme com vitamina C. Como o que a dermatologista recomendou custava mais de 300 reais, e o que a Ju recomendou estava na faixa dos 70, resolvi investir no segundo por enquanto.
- Para encerrar, também inclui no meu planejamento fazer esfoliação facial uma vez por semana, para remover as células mortas.
E vocês, noivinhas, já incluíram algum cuidado com a pele na rotina de vocês? 😊