Eu amo azul e escolhi essa cor para meu buquê , então trouxe algumas dicas e inspirações para vocês :
" O azul é considerada a cor da austeridade, seriedade e por isso é muito ligado a algumas profissões mais formais como direito e engenharia. Contudo, é uma cor de charme, classe e excelente para decorações modernas. "
► FLORES PARA UM BUQUÊ AZUL :
Margaridas – com pétalas abertas, elas ajudam a preencher com menos flores mais espaço e ajudam a formar o formato redondo e cheio dos buquês tradicionais. O complemento com rosas sempre cai bem e rosas azuis são mais fáceis de achar do que você imagina, tanto em sua versão em tecido ou plástico como naturais (alteradas geneticamente). Alternar flores e ramos coloridos em um buquê de noiva é uma boa sugestão para quem não curte a proposta de usar apenas uma planta.
Orquídeas – são flores fáceis de achar e com um colorido diferente em sua tonalizada azul, combinando bastante com casamento azul e roxo. O azul será o elemento de destaque diante de um vestido de noiva branco e combinam com qualquer tipo de evento. São flores chiques, ideais para casamentos à noite e requintadas e bem caras, por isso analise seu orçamento se for usá-las em mais de um elemento decorativo.
Cravina – com nome científico de Dianthus Chinensis, pode ser cultivada tanto em jarros como em terreno de jardim. O bacana da planta é ter diversas cores, incluindo pétalas de azul celeste. Esta planta necessita ser colhida se possível na mesma manhã do evento porque é realmente frágil sem seu caule, mas suporta um dia ou mais de corte se for armazenada em temperatura amena, por isso alguns buquês ficam na geladeira até uma hora antes de ser entregue a noiva.Rosas – existem rosas azuis? Naturais na verdade não, mas modificadas geneticamente algumas floriculturas oferecem com ótimos preços. A modificação da cor da pétala surgiu para o uso específico em casamento e anda fazendo muito sucesso. Uma das mais encomendas são rosas pretas porque são realmente diferentes.
Abelha Azul ou Delfínio – é uma planta simples, pouco ramificada e com pétalas largas, por isso poucas flores já preenchem bem um buquê. Ela é realmente frágil fora do caule e por isso precisa ser colhida no dia ou suas pétalas finas murcham. Lida melhor com climas com sol como o nordeste e centro oeste brasileiro, sendo inclusive nessas regiões encontrada em jardins.
Ipoméia – a sua cor natural é rosa, tornando ainda mais especial a raridade de entrar na igreja segurando um buquê de Ipoméia azul. Seu diferencial enquanto plantio é ter boa convivência com climas quentes e maresia, por isso é uma planta indicada para plantar em casas de praia e ser usada na decoração de casamento à beira mar.
Bela Emília – alguns conhecem esta flor como Plumbago auriculata e outros com jasmim, mas é um pouco diferente do jasmim porque tem pétalas mais largas arbusto semi lenhoso. As flores são bem pequenas então são necessárias uma dezena ou mais para formar um buquê. Podem ser colhidas dias antes sem problemas.
► Confira algumas inspirações :