Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Raphaela
Super Noiva Setembro 2019 São Paulo

Casamento Civil - help

Raphaela, dia 8 de Agosto de 2019 às 17:26 Publicado em Fórum Cerimônia Nupcial 0 5
Boa tarde noivinhas e casadinhas,

Estou ficando doida, então decidi fazer esse debate, para ter uma "luz".
Para começar vou explicar alguns detalhes, vou me casar no religioso em outra cidade, sendo assim demos entrada nos documentos para a transferência de paróquia. Até aí foi burocrático, mas deu tudo certo graças a Deus.
Faltando uns 40 dias para o dia do casamento, demos entrada dos documentos no cartório. Meu sonho era casar no religioso com efeito civil. Porém o cartório me disse que precisava de um documento da igreja em papel timbrado e assinado pelo padre, conversei na igreja e eles nunca fazem isso e ia me dar mais dor de cabeça, pois aí após o casamento teríamos que reconhecer firma no cartório da cidade da igreja. Então acabei desistindo. Porém a igreja precisa da Declaração de Habilitação e o cartório falou que não nos pode fornecer, pois casarmos no civil e depois no religioso, só poderão nos entregar uma declaração (isso não sei se está correto da parte deles) e também falaram que após eu entregar esse documento na igreja, devo levar para eles (cartório) um documento feito pela igreja com as informações do religioso para constar na certidão ( até questionei para a moça, falando que serão coisas separadas).
Gente preciso de um help nisso, estou perdida, confusa, nervosa e ficando doida.... desculpem o textão.

5 Respostas

Última atividade por Liliane, dia 8 de Agosto de 2019 às 20:49
  • Liliane
    Top das Noivas Novembro 2018 Ceará
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nossa, que estranho.

Por quê o cartório ta exigindo algo da igreja? que eu saiba uma coisa não tem nada haver com a outra.

A não ser se um dos dois já tiver sido casado ou tenha algum impedimento.

Já procurou informações em outros cartórios da cidade?

Eu casei no civil 15 dias após o religioso e infelizmente não posso te ajudar, pois não tenho propriedade no assunto

• Responder
  • Analee
    Noiva Ativa Novembro 2019 Minas Gerais
    Analee ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi, noivinha. Tudo bem?

Também me caso em outro estado e estou com todo esse papel de transferência. Pra mim funcionou assim:
    Pra dar entrada na documentação, precisei deixar na igreja cópia dos RG, comprovante de residência dos noivos, certificado do curso de noivos (que vc pode fazer na igreja da sua comunidade), certidão de batismo atusalziada para casamento e o EDITAL DE PROCLAMAS, que o civil te entrega assim q você marca lá no cartório. Eles são obrigados a entregar, se você pedir.
    Eu marquei meu civil pra agora 31/08. Me caso na igreja em MG dia 16/11. Já entreguei todos os documentos na igreja.
    Agora eles deixam 1 mês em análise em SP. Depois de tudo ok, liberam metade do processo. E então enviam a documentação para o bispo analisar e autorizar meu casamento em MG.
    Tudo isso demora no máximo um mês e meio pelo o que foi dito. Quando todas as autorizações voltarem, eu levo na paróquia que vou casar e fim.
    Mas importante: eu já deixei o casamento marcado lá na paróquia um ano antes. Só preciso levar os documentos até outubro e ta tudo certo.
    Outra coisa: vc paga metade da taxa pra igreja da sua comunidade, por fazer todo esse processo e o restante da taxa na paróquia do casamento. Essa taxa é na comum para quem casa na igreja. Isso voce precisa confirmar nas igrejas.

Bom, esse foi o processo pra mim. Espero ter ajudado.
    Beijos e boa sorte.Tudo dará certo!
    • Responder
  • Jamily
    Top das Noivas Novembro 2019 Ceará
    Jamily ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oxe, que negócio burocrático é esse? Noivinha, procura outro cartório, esse aí tá muito cheio de lorota, nunca vi disso.

• Responder
  • F
    Noiva Master Março 2019 Minas Gerais
    Fabi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também pensei assim!

• Responder
  • Danny
    Top das Noivas Julho 2019 Santa Catarina
    Danny ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi noivinha, nunca vi isso de que o cartório preciy de documento do casamento religioso sendo que não é religioso com efeito civil, acredito que a moça tenha confundido a informação. Sobre a igreja te pedir sobre o casamento no civil, aqui eles só pediram um comprovante que estava marcado, levemas o papel em que eles marcaram a data, e deu certo!
    • Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe