Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Livia
Noiva Ativa Agosto 2020 Rio de Janeiro

Casamento ecológico (e low budget)

Livia, dia 17 de Maio de 2018 às 01:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 31
Saudações, noivinhas!
Este é meu primeiro debate aqui!

Eu ando numa vibe muito "verde": tentando mudar de vegetariana pra vegana, consumindo menos pra produzir menos lixo, aboli absorventes higiênicos, e quero comprar agora canudo reutilizável.

Pensando nisso, quero que meu casamento tenha essa preocupação tb, de evitar o desperdício, etc.

Até agora consegui pensar sozinha em alguns pequenos detalhes:
1. Não fazer convites físicos. Convites de papel acabam ou virando lixo, ou ficando entulhado na casa de alguém. Acredito que um convite virtual e nome na lista façam as vezes do convite de papel. Além disso, economizamos! ✌️

2. Dar suculentas de lembranças. Está na moda, são lindas, fáceis de cuidar, um mimo. E pelas minhas contas, o valor economizado nos convites paga exatamente as suculentas. ✌️

3. Dar um kit ecológico pros padrinhos com copo de silicone e canudo de aço ou vidro. São lindos, reutilizáveis, e incentivam que parem de usar descartáveis no dia a dia. 🤗💚

Alguém teria mais alguma ideia?
Na verdade ainda não conversei com meu noivo sobre este assunto específico em detalhes pq estamos com mil pendentes e mais imediatos. 😅

31 Respostas

Última atividade por Livia, dia 13 de Julho de 2018 às 19:39
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Nossa, muito obrigada mesmo pelo comentário!!!

Amei de coração a ideia das lembranças solidárias. Adorei!

Eu já tinha ido a uma casa de festas e conversado sobre a hipótese de fazer a decoração com flores plantadas, mas eles nao trabalham assim. Nem eles nem a maioria dos que procurei.... Muito dificil, viu!

• Responder
  • Jac do casamento alternativo
    Noiva VIP Abril 2027 Berlin
    Jac do casamento alternativo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lívia, outra ideia em relação as lembrancinhas que eu acho super proveitosa e mais ecológica é a lembrancinha solidária. Ao invés de dar lembrancinha, você reverte esse valor para doar para instituições de caridade e deixa um recadinho para seus convidados, bem simples e pequeno (pode ser escrito à mão ou colocado num painel tipo lousa bem visível) dizendo que o valor das lembrancinhas foi doado para instituição x e deixando o contato da instituição para quem quiser contribuir é bem legal. Infelizmente não é todo mundo que ama plantinha, e muitas vezes mesmo a plantinha vai ser algo que vai ficar atulhando na casa das pessoas e mesmo plantas tão resistentes morrem nas mãos erradas, sendo que elas poderiam ir para as mãos de pessoas de fato interessadas nelas. Outra coisa que eu acho bem maravilhosa: para quem gosta daquele ritual de jogar coisas nos noivos em sinal de prosperidade depois da cerimônia, isso pode perfeitamente ser feito com folhas secas e furadores, ou sementes comestíveis para pásssaros, que além de lindas nas fotos não fazem mal para os animais, ao contrário do arroz, que pode matar pássaros menores que tentem comer os grãos e é um belo desperdício de alimentos.

Ainda na vibe do baixo impacto, acho que se for viável para vocês, produzir uma ou outra bebida artesanal, ou comprar de produtores locais é ótimo para não consumir produtos que gastam combustível no transporte nem número desnecessário de embalagens. Cortar tudo o que é desnecessário em questão de rito também é uma ideia muito boa! Claro que tem que ver o que é desnecessário para vocês, mas por exemplo, plaquinhas são gasto de recursos, mesmo que reutilizáveis. Ou pajens e damas com roupas desnecessárias e que raramente vão voltar a usar.Uma troca de alto impacto é trocar as alianças de ouro por prata. Igualmente um metal nobre e durável, a extração da prata tem menor impacto ecológico que o do ouro.Uma ideia um tanto desafiadora mas que estou pensando seriamente é tentar fazer um vestido reutilizável (com tecido de algodão ou linho, que não envolvem crueldade animal). Um vestido que, com os devidos ajustes, eu possa usar mais vezes e assim não desperdiçar matéria prima.Por último (e não menos importante), tem a ideia de decorar cerimônia e festa com flores plantadas ou pétalas que já cairam naturalmente. Aqui vai o link de um post bem completo que li no site da Bel Ornelas (Smiley heart), bem completinho e super instrutivo. Ideias para um casamento sustentável.
    Beijos e muita inspiração nessa jornada!

• Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa ideia das flores plantadas eu gostei bastante. Vou estudar outras formas de utilização além do arranjo nas mesas. Só o fato do pessoal poder levar acho que já é ótimo. Eu tinha pensado em aproveitar vidros de garrafas ou potes tipo palmito. Talvez dê pra colocar as flores plantadas nesses vidros, ainda não sei. Vou tentar esta semana, fazer um teste. Hehe

• Responder
  • Carolina
    Noiva Ativa Junho 2021 São Paulo
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho muito legal essa ideia! Sou vegana há 5 anos, então ne, sou ligada a isso. Os arranjos de mesa (caso tenha) poderia ser vasinhos com flores plantadas, que poderão ser levadas pra casa. Os docinhos (dependendo do que for fazer e se for ter) ter suportes sem precisar de embalagens. O buquê você pode fazer (tem vários vídeos no YouTube). Enfim, tem inúmeras possibilidades! Compartilhe com a gente conforme seu casamento for tomando forma, vou amar ver 😘
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim que eu juntar algumas inspirações eu faço um tópico juntando as coisas 💚
    • Responder
  • Thaís
    Noivo Master Novembro 2024 Rio de Janeiro
    Thaís ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Adorei. Não tinha penado de verdade nisso, mas sempre quis fazer uma festa sem desperdícios e que não causasse mal algum a nada e nem a ninguém.

Posta algumas inspirações ou outros debates sobre, Ameei

• Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então, o buffet terá opções veganas, mas não será todo vegano. Entendo que muita gente não é, e os carnistas sentem falta.

Eu pensei em saladas como entrada, até pq minha família faz umas coisas maravilhosas, é sempre sucesso. Tb ficaria mais light no orçamento do buffet!
    • Responder
  • Prii Andrade
    Noiva Master Maio 2019 Rio de Janeiro
    Prii Andrade ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Seu buffet vai ser vegano tbm?

Pois isso é smp polêmico rs

Devido o fato de muitos convidados (de repente) não serem...

Q tal algo como um festival de saladas e molhos variados Smiley winking

#BoaSorte

• Responder
  • Sabrina
    Noiva VIP Junho 2019 São Paulo
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley winking às ordens sempre

• Responder
  • Mônica
    Noiva Constante Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É que nós escolhemos um lugar rústico, era uma antiga boate, com quase todas as paredes de vidro, e com uma paisagem linda ao redor, então não precisaremos colocar muita decoração. Quanto aos vasinhos, temos 13 mesas no total, então não sobrarão muitos, e os que sobrarem minha vó que tem um jardim grande vai levar pra casa 😁 o restante da decoração vamos fazer com plantas verdes que também são plantadas em vasos, mas essas vamos alugar em uma floricultura que disponibiliza esse serviço. E para completar vamos usar alguns móveis antigos da casa da minha vó também!
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que legal
    Eu queria algo mais DIY, mas eu sou muito ansiosa e estressada, do nível de passar mal e ir parar na emergência por ansiedade e estresse. Então tenho medo de assumir essa responsabilidade e acabar com a minha saúde. Por isso decidi que iria contar com alguém pra organizar as coisas
    Eu já mandei a ideia pra menina da casa de festas. Vamos ver amanhã pessoalmente até onde isso pode ir. Até pela questão da economia tb
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gostei da ideia das plantas em vasinhos...
    Mas nem toda a decoração dá pra ser assim, né?
    Não vão sobrar vasinhos?
    • Responder
  • Mônica
    Noiva Constante Novembro 2019 Rio Grande do Sul
    Mônica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah, que legal, eu gosto bastante dessa vibe sustentável e adorei suas ideias.
    Eu decidi que na decoração vou usar flores plantadas em vasinhos para que assim não sejam jogadas fora depois. E aí alguns convidados mais especiais como mãe, vó...que gostam de plantar vão poder levar pra casa depois.
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu casamento vai ser no terraço do meu prédio e eu não tenho equipe de decoração haha é tudo diy mesmo!
    Mas conversa com o pessoal e sugere que você mesma faça ao menos uma parte da decoração, pq além de aconomizar, tem tudo a ver com vc e sua vibe verde!
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então... Eu pensei em fazer uns 10 convites pra galera mais das antigas, tipo minha avó, mas ainda não decidi sobre isso...

Como vc esta conciliando essas coisas com a equipe de decoração? Seu casamento é DIY?
    Vou conversar amanhã com a menina da casa de festas sobre como baixar o orçamento, e uma saída seriam as coisas DIY...
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que vai gostar. Ele tb se preocupa com várias coisas. A gente tem essa sintonia ❤️
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem várias pequenas coisas que podemos fazer. Se quiser dicas, tamo ae, rs.

Obrigada ❤️
    • Responder
  • Natália
    Noiva VIP Novembro 2018 São Paulo
    Natália ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro tudo que não prejudica o meio ambiente!
    Meus convites serão de papel reciclado (pq nem todos os convidados entendem de tecnologia), minha decoração vai ser praticamente toda de materiais reutilizados (garrafas e potes de vidro), iluminação de led...
    A lembrancinha será pão de mel que minha sogra faz, que as pessoas podem comer e não deixar numa gabeta qualquer rs.
    • Responder
  • Elizabethe
    Super Noiva Julho 2019 São Paulo
    Elizabethe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu achei super legal, tomara que ele goste
    • Responder
  • S
    Noiva VIP Janeiro 2020 Rio de Janeiro
    Sarah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que legal!!! Não to muito engajada nisso mas sempre faço um esforço pra preservar o meio.

Vai ser muito legal.

• Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Amei, muito obrigada!
    Inclusive eu estava querendo um casamento de dia pra aproveitar a luz natural para as fotos, que sempre ficam mais bonitas. Tb tem a ver com a economia de luz
    Sobre a lua de mel.. não tinha pensado ainda, mas adorei o tópico, obrigada
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa ideia de plantar o amor é linda. Mas eu faria isso nas lembranças, pq decidimos não ter convites físicos.
    Muito obrigada ❤️
    • Responder
  • C
    São Paulo
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah mas aí a consciência sustentável foi plantada por ti, envia os convites com papel semente e pede pra plantarem depois do casamento como uma forma de 'cultivar o amor', acho que vai ser mega inspirador!!!

• Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comassim embaixo do lápis? 🤔
    Que diferenciado, já gostei da ideia. HahahaObrigada ❤️
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nossa, eu não tinha pensado na possibilidade da semente não nascer. Eu ficaria triste se acontecesse ):

Quando eu vi a ideia, achei muito lindo!!
    • Responder
  • Livia
    Livia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vi essa ideia, achei lindo tb
    Maaaaaaaaaaas fico pensando que isso requer mais da pessoa que vai ganhar. Ela teria realmente que plantar as sementes, e acho que nem todo mundo iria fazer isso. Fico com medo de acabar não sendo prático. ):
    Já as suculentas já estão lá, são lindas, todo mundo gosta, hehe. Pelo menos eu acho, né. :T
    • Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Carol vê a possibilidade do convite ser um desse e estuda direitinho o que pode acontecer quando não brota nada e tal, com certeza pode dar muuuuuuito bom!

• Responder
  • Janainaspiess
    Noiva Principiante Dezembro 2019 Santa Catarina
    Janainaspiess ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Além desse papel semente também sei que tem lápis que são personalizados que embaixo desse lápis tem sementes achei bem interessante
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Novembro 2018 Rio Grande do Sul
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Aaaaaai eu ganhei isso de lembrancinha de um casamento uma vez! Achei a lembrancinha mais linda que eu já ganhei!

Seria legal se fosse semente de amor perfeito! Smiley love

Pena que a minha plantinha não nasceu, nem cheguei a saber o que era Smiley cry

• Responder
  • Sabrina
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Livia, uma vez eu ouvi falar de um papel semente, em que se planta e ele vira uma plantinha linda! Vale a pena dar uma pesquisada amore Smiley winking

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe