Primeiramente me seguem no meu insta de casamento, to compartilhando varias coisas importantes pra casamento : @ihcaseibiefe
Quando você vai fechar a igreja, eles te dão a opção do casamento religioso com efeito civil, isso significa que você pode fazer o casamento civil junto com o religioso, quem assina é o padre ao invés do “juiz”, ele tem essa autoridade.
Eu optei por fazer isso por “economizar”, para a igreja ficaria 200,00 mais caro por conta dos “trâmites”, e aí eu pensei que seria melhor, pois não teria que gastar mais com vestido/cabelo/almoço/roupa do noivo/ e etc, do casamento civil..
A parte chata é que parece um pouco mais “burocrático” hahaha, mas pode ser que seja de igreja pra igreja, a tiazinha da minha igreja me deu uma canseirinha.. haaha
Documentos:
Para a igreja você deve apresentar a certidão de batismo atualizada;
Comprovante de residência;
Nome dos padrinhos que vão assinar na igreja;
Para o cartório a certidão de nascimento atualizada,
As duas testemunhas, elas vão assinar no cartório quando você for dar entrada, e na igreja se for de sua opção também!
O valor do casamento civil atualmente esta 404,00, mas o preço varia de ano pra ano..
Assim que der a entrada no cartório, levar os documentos, eles vão emitir uma “certidão” que fica pronta em mais ou menos 15 dias, ( por isso é importante dar entrada com bastante antecedência, de 30 a 60 dias.. porque se tiver algum problema tem tempo pra resolver) e depois é só levar essa certidão pra igreja, assim que casar, a própria tiazinha da igreja leva novamente pro cartório para eles emitirem a certidão oficial de casamento, e com 1 semana fica pronta, e os noivos que devem ir buscar!!