Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Patricia
Noiva Ativa Novembro 2017 Amazonas

Casamento religioso com efeito civil alguém me socorre 😧😧😧

Patricia, dia 28 de Julho de 2017 às 11:35 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 8
Gente bom dia estou com muitas dúvidas a respeito disso pois muitos dizem que tem que levar uma declaração do celebrante antes de dar entrada no cartório outros dizem que leva apenas depois da cerimônia já celebrada alguém pode me ajudar??? O que realmente é o CERTO para ser feito??? No meu caso vou casar com pastor em um buffet

8 Respostas

Última atividade por Graziela, dia 28 de Julho de 2017 às 22:32
  • Graziela
    Noiva Esperta Dezembro 2017 São Paulo
    Graziela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oi Paty! Minha cerimonia também será com efeito civil, para te ajudar seguem as informações que a minha própria celebrante me passou:

O casamento ecumênico com efeito civil é aquele que é celebrado fora das dependências do cartório, porém quem preside o ato do casamento não é o juiz e sim a autoridade religiosa (celebrante). Nesta modalidade de casamento, os noivos tem que dar entrada ao processo de habilitação para o casamento no cartório, da mesma forma que as outras modalidades. Após 30 dias, não havendo nenhum impedimento legal, o cartório expedirá um documento chamado Certidão de Habilitação, que deverá ser entregue a celebrante antes da realização da cerimônia.

IMPORTANTE: Os noivos precisam de 2 testemunhas para dar entrada no processo de casamento no cartório. Essas testemunhas não precisam ser necessariamente as mesmas que assinarão no dia do casamento. Após a realização da cerimônia, os noivos não recebem a certidão de casamento, mas sim um termo de casamento, que precisa ser levado ao cartório num prazo de até 90 dias (a contar da data da realização da cerimônia) para registrar o casamento. Caso isso não ocorra, o casamento não fica regularizado no cartório, isto é, os noivos permanecem solteiros. De acordo com o artigo 75 da Lei 6.015/73, a data do casamento será do dia da sua celebração.

RELEMBRANDO Passo 1- Os noivos devem ir ao Cartório e dar entrada no casamento de 30 a 60 dias antes da data (noivos e testemunhas).

Passo 2- Voltar ao Cartório na data marcada por eles (mais ou menos de 16 a 20 dias) para retirar a Certidão de Habilitação e enviar para a celebrante, para que o celebrante possa fazer o Termo de Religioso com Efeito Civil.

Passo 3- Depois da cerimônia eu envio para o noivo ou a noiva o Termo de Religioso com Efeito Civil, já com minha firma reconhecida, e os noivos levam no Cartório (que deram entrada no processo) para trocar pela Certidão de Casamento.

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo que vou fazer vou falar com pastor no domingo e na segunda-feira vou ver no cartório obrigada
    • Responder
  • Gabriella
    Noiva VIP Janeiro 2018 Minas Gerais
    Gabriella ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Patricia! A melhor forma de você se informar é conversando com o seu pastor e tirando as duvidas no próprio cartório. Talvez pode ser alguma coisa mude de uma cidade para outra, então é melhor se informar direto com eles, beijos!
    • Responder
  • Andréia
    Super Noiva outubro 2017 São Paulo
    Andréia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Quando fui dar entrada, eles não pediram nada, apenas perguntaram onde seria o casamento. E tenho que ir la pegar o documento e levar para o padre(que é meu caso).

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim vou novamente lá na realidade já fui mais ela não me informou nada é disse que era apenas os documentos nada de termo ou declaração mais fico receosa mais Obrigada
    • Responder
  • Bruna
    Noiva Master Fevereiro 2019 Paraná
    Bruna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Patricia, concordo com a Amanda..O certo é você se informar direitinho cartório.. Isso varia de cartorio pra cartorio..

• Responder
  • Evelyn
    Noiva Ativa Novembro 2020 São Paulo
    Evelyn ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho a mesma duvida, ja me falaram que tem que levar um juiz para fazer o casamento 😱 Que o pastor não pode fazer o casamento religioso e cartório. Não entendo
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Master Setembro 2017 Distrito Federal
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Patricia é bom você entrar em contato com o cartório que vai dar entrada nos papéis pra ver como eles trabalham, aqui tem que levar os documentos da igreja com CNPJ e depois do casamento leva os documento oficiais com assinaturas dos noivos e testemunhas pra eles emitirem a certidão de casamento.

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas