Oi amores!
Tenho visto muit@s noivinh@s com dúvidas na organização do casamento, se devem fazer tal coisa ou não, se é feio ou bonito, errado ou certo.
Bom, o que eu acho de verdade é que não existe nada obrigatório num casamento. Se vc quer casar de preto ou entrar dando pirueta quem sou eu pra dizer que não pode, não é mesmo?
Eu abri mão de algumas coisas pra cortar os gastos e sinceramente não me fizeram falta nenhuma, exemplos:
1 - NÃO TIVE LEMBRANCINHAS
No começo eu tava cheia de ideias lindas e criativas, mas quando comecei a pesquisar os preços... huuuuum... Pensei "poxa, vou gastar tanto dinheiro numa coisa que as pessoas vão colocar no fundo da gaveta, ou guardar por um período e depois jogar fora?"
Então foi quando minha tia linda se prontificou a fazer os meus bem casados, que foi a melhor lembrancinha que eu poderia ter dado. Acabei não gastando nada, e todo mundo gostou.
2 - NÃO TIVE DAMINHA NEM PAJEM
No começo eu queria um pajem estilo segurança pra entrada das alianças, sabe? Mas não tinha ninguém do tamanho ideal pra ser, a não ser meu irmãozinho de 8 anos, que é super tímido e acabou que não quis. Mas depois analisando...
Eu ia gastar com o aluguel dos trajes, a cerimônia ia ser mais longa do que já foi (escrevemos votos) só pra cumprir um clichê? Ah não.
O próprio celebrante ficou com as alianças, e a cerimônia seguiu seu curso normal. Não fez falta nenhuma.
3 - NÃO TEVE HORA DA GRAVATA/SAPATO
Eu queria fazer, o noivo não. Ele sempre achou constrangedor para os convidados, e eu estava contando com esse dinheiro pra pagar a nossa hospedagem na lua de mel, até tinha comprado os adesivos e tals mas no dia não rolou.
Grava uma coisa: Quando uma pessoa quer te ajudar, ela ajuda. Você nem vai precisar pedir.
E foi o que aconteceu, eu já estava triste porque não tinha feito, e quando chegamos no hotel meu marido tira um bolo de notas do bolso. Eu fiquei com uma cara tipo kkkkk O que aconteceu foi que as pessoas que queriam contribuir, quando viram que não iria passar a gravata, foram até o noivo e colocavam certa quantia no bolso dele. Não precisamos "pedir" pra ninguém.
Então vale repensar se vale a pena mesmo constranger seus convidados, que muitas vezes nem tem condição de contribuir.
E foi isso. Fica a dica pra quem tá organizando o grande dia: Faça as coisas do jeito que vc e seu noivo(a) gostam e de acordo com o que cabe no bolso, não vale a pena ficar se preocupando com o que os outros irão dizer e seguindo modinhas só pra agradar.
Beijoooo