Do nada me deparei com esta matéria postada no Face:
https://www.zankyou.com.br/p/ja-nao-se-usa-o-que-sera-ultrapassado-no-mundo-dos-casamentos-em-2017
Vou colar uns trechos aqui do que está dizendo que não se usa mais. Vi que muitas coisas eu farei no meu casamento e muitas noivas daqui farão nos delas, ou seja - ainda está em alta, né? Mas deem uma lida. São opiniões de cerimoniais.
Sandra Nobre: “Lágrimas de alegria“.
Simone Araújo: “Lágrimas de alegria e, também, não aguento mais os chinelos.”
Carol Godoi: “Placas com mensagens machistas de ‘ainda da tempo de fugir’, ‘game over’, etc”.
Vanessa Alexandre: “Plaquinhas nas cadeiras dos noivos e placas ‘Lá vem a noiva’, ‘Não foge que ela está linda’…“.
Elaine Formaggeri: “Aquelas letras ‘love’ iluminadas acho muito cafona, placas ‘lá vem a noiva’, lágrimas de alegria“.
Vanessa Alexandre: “Chuva de prata“.
Jaqueline Barreto: “Sparkles, que na verdade não chegou a ser tendência apenas uma ideia de risco”.
Flavia Ricobello: “Sim, super perigoso! Um risco para as festas, para os noivos e convidados“.Simone Araújo: “Sparkles já deu: é ruim de acender, não atende às expectativas das noivas, gera risco e, sinceramente, o arroz sempre será meu favorito e não sai de moda.”
Simone Araújo: “Não aguento mais ver seat garden, precisamos de coisas novas. Ah, tem também os convites: com renda já deu também”.
Andrea Burian: “Árvore francesa, cadeira tiffany cristal, havaianas, pra começar a lista“.
Luciana Helena Barbosa Corrêa: “Peças de décor com Swarovski, pérolas e afins“.
Biana Melo: “Passarela de espelho em igrejas e espaços, ja vi sendo usada até em sítios. Virou mania. Horrível! E as árvores francesas, já deu né?“.
Nínive Macedo: “Um monte de coisa escrita em inglês nos casamentos que só tem brasileiros. Não faz o menor sentido e um monte de gente fica sem entender. Acho chato“.
Quelli Luhanna Lima: “Chalkboard” (a lousa digital, com frases escritas no computador que imitam um quadro negro escrito com giz).
Joao Carlos Freitas: “Cadeira com fantasminha“.
Regiane Modesto: “Topos de bolo cujos noivos estão acorrentados, algemados, fugindo ou em qualquer situação que pareçam estar se casando à força“.
Andrea Burian: “Naked cake! Passadeira espelhada“.
Elaine Formaggeri: “Muitas flores como topo de bolo já deu, não faz sentido, acho que no topo ainda podemos apostar em algo clássico que remeta à história do casal“.
Carmela Petri: “Mesas marcadas“.
Beatriz Barone: “Plaquinhas (‘Lá vem a noiva’, ‘Ela está linda’, ‘Não foge). Não rola mais! Acessórios bregas para pista de dança. Bem-casados (acho que as noivas deveriam investir em algo diferente, existem tantas opções deliciosas no mercado). Gravata do noivo (se é que ainda existe isso). Suculentas de lembrancinha“.
Diego Briganti: “Bolo no meio da pista de dança, mesas reservadas, vídeos de retrospectiva de bebê ao dia do casamento“.
Alê Loureiro: “Retrospectiva, adereços de pista, cortar a gravata e cumprimentar de mesa em mesa“.
Andréa Lima: “Passar gravata, lugares marcados e cumprimentar de mesa em mesa. Para sempre, démodé“.
Danilo Viana: “Passar gravata e sapatinho é de matar!“.
Andrea Burian: “Bem-casados porque já cansou! Please! Não aguentamos mais! Ou muda o sabor (risos)“.
Juliane Paixão: “Buquê de fitas, please! Principalmente porque as “solteiras” não têm noção e ficam puxando as fitas quase derrubando a noiva!“.
Eliane Urenha: “Acredito que já devem ter colocado aqui: adereços de pista, cortar gravata, retrospectiva, reservar mesas (os convidados não respeitam a plaquinha). Plaquinhas na entrada da cerimônia, na pista“.
Giselle Uribbe: “Acredito que a vontade final é dos noivos, mas na minha opinião já cansei de muro inglês, brindes de pista e chinelos (sempre achei horrorosos) e, principalmente, de casamentos que parecem uma competição de o que pode se colocar mais“.
O que terá no meu: Lágrimas de alegria (serei a primeira a usar, inclusive), mesas marcadas, acessórios para a pista de dança, gravata do noivo, sapato da noiva e vídeo de fotos desde criança (vai ficar passando durante a festa, não vai ter um vídeo em que todos deverão parar o que estão fazendo para ver, mas procuramos incluir fotos de todos os convidados em alguns momentos com a gente).
Algumas das coisas que citaram aí eu nem sei o que são... mas enfim, achei um pouco grosseira a maneira deles falarem, afinal, muitos de nós gastamos bastante com isso porque faz parte do nosso gosto e do que queremos oferecer aos convidados com todo o carinho. O que acharam?