Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

T
Noiva VIP Novembro 2013 Bahia

Como escolher a data do casamento?

Tamy, dia 20 de Maio de 2013 às 21:16 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 94

Para alguns essa é a parte mais fácil do casório, para outros um grande desafio.

Não importa se o casal fará um grande casamento ou um casamento mais modesto, é preciso selecionar a data com muito carinho. Mesmo porque, qualquer tipo e estilo de casamento necessita de um tempo hábil para ser planejado.

O que é incontestável é que essa é uma data diferente para cada casal.

Depois do noivado, a pergunta mais comum é sobre qual é a data do casamento.

Pense nos lugares que você quer casar antes de marcar. Muitas igrejas, templos e espaços para festas possuem muita procura, são badalados. Muitos desses locais realizam a reserva com, no mínimo, um ano de antecedência (alguns até mais). Por isso, pense nos lugares possíveis para casar. E, se há algum desse tipo em mente, descubra quais as condições para a reserva (tempo de marcação, procura).

Tempo para planejar e organizar o casamento. O casal possui tempo para fazer orçamentos, tomar decisões, organizar, planejar? É um ponto que precisa ser pensado. A maioria das pessoas marca com 1 ano de antecedência. Não há regras. É claro que essa data varia de casal para casal. Alguns possuem mais tempo para se dedicar aos preparativos do casamento, outros nem tanto. Quem não possui tanto tempo, é aconselhável marcar a data com um espaço de tempo maior.

Poupar com a escolha da data. Sexta e sábado são os dias mais caros para casar. Domingo é mais barato na maioria dos espaços. Marcar a data dentro do recesso de um feriado também pode ser uma opção acertada para pagar mais barato no aluguel do espaço (exceto para sexta, sábado). Os preços dos espaços podem cair de 30-50%, dependendo do lugar. Eu verifiquei esse comportamento mercadológico durante a escolha da minha data e quando ajudei as amigas a casarem. Por isso, sempre pergunte se há outros dias não convencionais mais baratos.

Uma data com muito simbolismo. O dia que o pai de um dos noivos se casaram. Uma data marcante para o casal. Uma data especial que lembre alguém. O aniversário de um dos noivos. Tradição de família. Os noivos podem escolher uma data repleta de significados! Observe as datas importantes para vocês! Essa é uma ideia muito sensível e delicada.

Férias. Julho e janeiro são tradicionalmente meses de férias no Brasil. E quem tem filhos, férias escolares. Pode ser uma data mais tranquila para que os convidados compareçam no casamento. Mas, lembre-se que, por outro lado, é alta temporada de viagem no Brasil. Isso significa hotéis mais cheios, passagens aéreas mais caras. Se decidir marcar a data nesses meses, lembre-se de avisar a todos para reservar a data com bastante tempo de antecedência.

Considere o clima para casamento ao ar livre. Quem quer casar ao ar livre, não se esqueça de escolher meses mais quentes. Em alguns locais do país, isso pode fazer pouca diferença. Mas, na maior parte dos casos, os meses de inverno, outono são muito friozinhos. E, ainda, tem aqueles meses mais chuvosos.

Tamanho do casamento. Não adianta dizer que o mesmo trabalho que dá para organizar um casamento para 50 pessoas, dá um para 500 pessoas. Se o seu casamento será um grande casamento, é bom estudar o tempo suficiente para os preparativos. É bom lembrar que, mesmo com a ajuda do serviço de cerimonial, há muito trabalho pesado para os noivos. Decisões levam tempo.

Flores específicas. Se a noiva é apaixonada por um tipo de flor e faz questão de tê-la na decoração, é bom verificar a sua época. Há flores que só são encontradas em determinados períodos.

Lua de mel. Há casais que, mesmo antes de pensar em casar, já sabiam qual lugar iriam passar a lua de mel. Há lugares que são melhores, mais bonitos, mais favoráveis para viajar em épocas específicas. Se esse é o caso do casal, vale a pena conciliar a data do casamento com o melhor momento para o destino turístico.

Noivo precisa participar. Existe muita noiva por aí que quer decidir tudo sozinha, inclusive a data do casamento. É importante ter sempre em mente que o casamento, a união, o relacionamento é feito de duas pessoas. Ambos precisam participar dessa escolha.

• A minha experiência sobre a escolha da data do casório

A princípio quando comecei a pensar sobre a data do meu casório, eu queria casar no Domingo, 23/11/13, por ser mais barato os espaços . Meu noivo adorou a ideia. No entanto, minha sogra achou melhor fazer no sábado 24/11, pois irão vir pessoas de outros estados e assim ficaria menos cansativo. Ao mesmo tempo, queríamos um lugar muito especial que já tínhamos em mente, mas não estavamos encontrando.

Todos que achavamos eram muito caro. Mas, como uma pessoa nos disse: as pessoas que realmente importam com vocês e querem compartilhar esse momento de vocês estarão no casamento, não importa o dia!

Mais graças a Deus achamos um espaço, nosso desejo, e não havia variação de preço de sábado para domingo. Então marcamos 30/11/2013 o dia vago na agenda que estava me esperando! E todos ficaram felizes!!!

dt casamento

94 Respostas

Última atividade por Patrícia, dia 14 de Setembro de 2015 às 16:55
  • Patrícia
    Noiva Curiosa Setembro 2017 Rio de Janeiro
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós escolhemos Janeiro por causa das férias. Poderemos aproveitar melhor e viajar tranquilos. O problema é que é um mês em que as viagens são caríssimas.
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Ativa Setembro 2016 Minas Gerais
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Gente, escolhi a data do meu casamento por um motivo muito especial, é um dia muito importante pra mim é toda minha família, maaaas agora estou ficando com um leve medinho da CHUVA, muitas pessoas estão falando que 10/09 é certo ter chuva, iai pq vcs acham?!
    • Responder
  • Stella Maris
    Super Noiva Março 2017 Minas Gerais
    Stella Maris ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Março é um bom mês?
    • Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa outubro 2016 São Paulo
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu escolhi dia 01/10/2016 quero muito outubro maaaas vi que é um mês muito caro !
    • Responder
  • Priscila
    Noiva Master Agosto 2015 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós escolhemos a data com base na simbologia que a mesma tem para nós.

• Responder
  • Alice
    Noiva Constante Janeiro 2018 Rio de Janeiro
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    TB to enlouquecendo com isso
    Não sei q data escolher, mas pelo menos já escolhi o mês
    Vai ser em set d 2017
    • Responder
  • Taina
    Noiva Principiante outubro 2016 Rio de Janeiro
    Taina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Queria saber a opinião de vocês sobre casar em Fevereiro.

Eu queria mesmo casa em Setembro, mas compramos um apartamento na planta e a previsão de entrega é apenas em Setembro/2016. Como não queremos correr o risco de planejar o casamento, casar e não ter a casa pronta, estamos pensando em esticar o dia escolhido. Pensamos em início de Fevereiro, mas não sei se é um mês bonito para casar.

O que acham?

• Responder
  • Leila
    Noiva Ativa Abril 2019 Minas Gerais
    Leila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Escolhi o dia do meu aniversario 18 de abril...
    • Responder
  • Ilka
    Noiva Esperta Setembro 2024 Rio de Janeiro
    Ilka ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

.No meu caso a data escolhida foi pq não tinha nenhuma outra data disponível, mas pelo menos vou me casar no mês que eu realmente queria Outubro! eu queroa me casar dia 08/10 que essa data e muito importante pra mim, e aniversário do meu avó, e então queria fazer essa homenagem a ele, mas só tinha vaga dia 17/10 de 2015.. ai fiquei em dúvida, minha mãe disse filha seu avó está orgulhoso de você e está feliz só por você está se casando com a pessoa que vc ama, ai decidimos por essa data mesmo. e espero que dê mta sorte pra nós! Smiley heart

• Responder
  • Jessica
    Noiva Principiante Dezembro 2015 São Paulo
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu e meu noivo vamos noivar dia 27 deste mês, e casar dia 25 de julho de 2015... a data foi meio sem querer.

mas com certeza será lembrada para sempre!Smiley heart Smiley ring

• Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Março 2015 Santa Catarina
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Gostei muito Smiley heart escolhi minha data com muito carinho

• Responder
  • T
    Super Noiva Julho 2018 Rio de Janeiro
    Talita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley heart Ótimas dicas!!!!! Smiley heart

• Responder
  • Patrícia Freire
    Top das Noivas Março 2017 São Paulo
    Patrícia Freire ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estamos querendo casar no meio do ano
    eu prefiro maio porem ele quer junho
    como sera em 2017 temos um tempinho para concordarmos neste aspecto
    • Responder
  • Liliane
    Noiva VIP Maio 2015 Rio de Janeiro
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós nos conhecemos e começamos a namorar no mesmo instante! Entao escolhemoa esta data p casar.
    30 de maio... exatamente 6 anos dps
    • Responder
  • L
    Noiva Ativa Dezembro 2014 São Paulo
    Leticia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e meu noivo queremos nos casar no final do ano entre outubro e novembro no dia 05 pois foi quando começamos a namorar Smiley winking
    • Responder
  • Andressa
    Noiva Ativa Dezembro 2014 Paraná
    Andressa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A minha data e quando começamos a namorar;no dia do nosso casamento fara seis anos juntos

• Responder
  • Ana Luiza
    Super Noiva Janeiro 2015 Minas Gerais
    Ana Luiza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Escolhemos a data de acordo com nossas ferias..

assim podiamos ficar tranquilos pra poder viajar.

• Responder
  • Amanda
    Noiva Ativa Setembro 2014 Bahia
    Amanda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu caso 20 e o niver do noivo é 21 , essa data será a mesma do noivado.
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Setembro 2018 Espírito Santo
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

No meu caso, eu e o meu noivo decidimos casar num sabado por causa dos parentes que virão de outros estados e decidimos que queremos em setembro, que é uma epoca em que não está quente e nem frio.

• Responder
  • M
    Noivo Esperto outubro 2022 Minas Gerais
    Michelle ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também estou num grande dilema com a data viu...Smiley atonished

• Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Setembro 2016 Rio de Janeiro
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai nem me fala isso,o meu apartamento Tbm esta demorando pra sair,ia me casa em setembro mas esta muito perto,ai decidimos casa no mês do nosso niver de namoro que será em novembro,estamos torcendo pra sair logo o ape.
    • Responder
  • Walleska
    Noiva Curiosa Novembro 2014 Mato Grosso do Sul
    Walleska ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A minha data foi escolhido por um significado especial para nós dois, nós nos conhecemos e começamos a namorar dia 08/09/2013 domingo, noivamos dia 08/02/2014 sábado e casaremos dia 08/11/2014 sábado. Smiley heart

• Responder
  • Midiã
    Noiva Principiante Agosto 2015 Rio de Janeiro
    Midiã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós escolhemos dia 11 de abril, pois imendaríamos com o feriado da semana santa. Sendo assim, ficaríamos 1 semana de lua de mel + a semana santa, vimos que vamos ficar mais tempo para aproveitar as primeiras semanas de casados *-* Sem contar que abril é o mês do meu aniversário e a estação outono é mais fresco.

• Responder
  • Priscila
    Super Noiva Novembro 2013 São Paulo
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Nós queríamos nos casar no dia e mês que começamos a namorar, mas caía em uma terça feira, então deixamos só o mês mesmo Smiley winking

• Responder
  • Andreza
    Noiva Curiosa Setembro 2016 São Paulo
    Andreza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ahhh bacana, nos escolhemos Setembro, que foi o mês q nos conhecemos, e um mês que não chove muito, pois sera ao ar livre.

• Responder
  • Agnes
    Noiva Constante Junho 2014 São Paulo
    Agnes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem legal essas dicas, escolhi uma data aleatória e deu super certo, pois ele concordou e por ser uma vespera de feriado o lugar ficou mais barato tambem.

• Responder
  • Faby
    Noiva Constante Setembro 2014 Minas Gerais
    Faby ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Mesmo dia que o seu!!!!! kkkkkkkkkk

dia 12 de setembro!!!

• Responder
  • Isabela
    Noiva Ativa Setembro 2014 Minas Gerais
    Isabela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Kkkkkk
    O seu vai ser qual dia?
    • Responder
  • P
    Noiva VIP 0000 Bahia
    Priscila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vai ser nas ferias deles, no quente pq la em Santa Catarina é muito frio, deve ser rm setembro ou outubro
    • Responder
  • A
    Noiva Esperta Dezembro 2015 Rio de Janeiro
    Abigail ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu escolhi pelo aniversário de namoro, temos q reformar a casa, e organizar a festa,, escolhi o primeiro mês de 2015 em q o dia 25 (nnosso niver) caísse no SÁBADO! q é 25 de Julho de 2015

• Responder
  • Débora
    Noiva Novata Março 2015 Bahia
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi Marcele,

eu e meu noivo tb havíamos escolhido o dia 13/12/14, mas nosso apartamento tb teve atraso, então remarcamos para o dia 14/03/2015. Espero que até lá esteja prontinho. Depois da mudança achei até melhor, pois assim ganhei maiss tempo para organizar tudo.

• Responder
  • Débora
    Noiva Novata Março 2015 Bahia
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

...........

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe