Saltar para o conteúdo principal

O conteúdo da publicação foi ocultado

Para desbloquear o conteúdo, por favor, clique aqui

Mayara
Noiva Esperta Agosto 2014 Minas Gerais

Copos descartáveis

Mayara, dia 20 de Fevereiro de 2015 às 15:17 Publicado em Fórum Vida de casal 0 6

Olá, noivinhas!!!

Ouvi minha mãe dizer sobre uma pesquisa feita com copos descartáveis e o mal que podem fazer a saúde. Resolvi pesquisar melhor e achei uma reportagem sobre o assunto. Esta fala também sobre a poluição causada por este material e algumas dicas.
Achei legal, então compartilho com vcs a reportagem e os links abaixo.

Compartilhei com o meu maridinho e agora temos nossas próprias xícaras no trabalho!

Bons motivos para não usar copos descartáveis

Muito já se discutiu em Belo Horizonte sobre a sustentabilidade das sacolas plásticas comuns, que foram proibidas na cidade em 2011. Mas a discussão precisa chegar a todos os produtos que usam plástico e também às suas embalagens.

Um dos produtos que mais poluem é o copo descartável de plástico, usado aos milhões todos os dias. Por serem práticos, higiênicos e baratos eles estão em quase todo lugar: no trabalho, em escolas, festas, consultórios, etc. O seu uso gera muito lixo, o que poderia ser em parte evitado.

Abaixo estão bons motivos para reduzir o seu consumo de copos descartáveis, ou parar de vez de usá-los.

– Os copos plásticos descartáveis podem fazer mal à saúde quando aquecidos. Em contato com líquidos quentes como o café, por exemplo, podem liberar uma grande quantidade de estireno. De acordo com pesquisa da UFMG, o estireno é tóxico e estudos indicam que pode causar até câncer em altas concentrações. Esses produtos são feitos de poliestireno e podem ser identificados pelo número 6 ou pela inscrição “PS” dentro do símbolo de reciclagem.

– A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. O processo de reciclagem do plástico consome água, energia e mais plástico. Além disso, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original.

– Geram poluição: além de gerarem CO2 (dióxido de carbono) na produção e no seu transporte, continuam poluindo por muito tempo depois de descartados. Um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor, de acordo com estimativas. O mar está cheio deles, assim como os bueiros e os rios. O plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não-renovável cuja extração é muito impactante.

– O copo descartável de plástico é um dos produtos que mais geram lixo. Seu uso reduz a vida útil de aterros sanitários e lixões. Muitas empresas enchem caçambas com estes copinhos todos os dias. Algumas pessoas utilizam vários deles em um único dia de trabalho. Será que isso é realmente necessário?

– Economia: eles custam pouco por unidade, mas como são usados aos milhares, fazem diferença no orçamento das empresas. Muitos escritórios, escolas e academias poderiam economizar dezenas ou até centenas de reais por mês se deixassem de comprar o produto.

– O seu uso reforça a cultura do desperdício e do “jogar fora”.

O que cada um pode fazer?

– Tenha a sua caneca ou copo de vidro no local de trabalho para tomar água, chá ou café. Incentive os funcionários da sua empresa a usá-los também. A quantidade de água utilizada para lavá-los é menor do que para produzir um novo copo de plástico, que dificilmente será reciclado. Faz uma grande diferença. Isso gera economia para a empresa e reduz os danos para o meio ambiente.

– É desnecessário gastar um copo descartável a cada vez que for beber água. No entanto, é desaconselhável reutilizá-los muitas vezes, porque concentram bactérias e lavá-los não resolve o problema.

– Leve a sua própria água. Mas atenção com grande parte dos squeezes e garrafas plásticas, que podem liberar bisfenol A, um desregulador de hormônios. Procure produtos livres de bisfenol A (BPA free) disponíveis no mercado. Saiba mais nesta coluna.

– Peça bebidas em copos de vidro em restaurantes e lanchonetes.

– Como opção ao plástico, existem os copos descartáveis de papel que podem ser utilizados em festas e empresas. Porém esses precisam de árvores, água e outros insumos para serem fabricados e carregam os demais impactos da sua produção.

Referências: Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, Environmental Health Perspectives, Depto. de Química da UFMG.

Disponível em: http://www.bhaz.com.br/bons-motivos-para-nao-usar-copos-descartaveis/

Pesquisa da UFMG disponível em: https://www.ufmg.br/cienciaparatodos/wp-content/uploads/2011/11/25-copoplasticodescarte.pdf

6 Respostas

Última atividade por Luis " Eu Sou A Lenda ", dia 20 de Fevereiro de 2015 às 17:26
  • Luis " Eu Sou A Lenda "
    Top dos Noivos Dezembro 2014 São Paulo Estado
    Luis " Eu Sou A Lenda " ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Amém.

• Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Verdade!
    Temos q orar pelo país, pelos governantes...
    Amém! Que Deus vos e nos abençõe!

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é um efeito dominó q só terá fim quando, tivermos um governante q realemente se importe com o país, pois quem sabe dando exemplo, podemos ajudar a mudar o mundo, Deus os abençe e nos abençoe.

• Responder
  • Mayara
    Mayara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tah difícil, viu Luis...

• Responder
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

é o problema é q com os altos impostos, tudo q puder economizar as empresas aderem, então na melhor das hipóteses é de reciclar os copinho usados, infelizmente, é o único caminho, paz e bem.

• Responder
  • Kelly
    Noiva VIP Abril 2015 São Paulo
    Kelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O pior que com essa crise hidríca, a maioria dos lugares está aderindo a moda dos descartáveis para fugir da multa...Smiley atonished

• Responder

Votei em . Escreva um comentário e adicione mais detalhes à sua escolha 👇

Artigos relacionados

Fóruns gerais

Artigos por temas

Ícone sorteio

Ganhe R$5.000 em créditos para o seu casamento

A cada trimestre vocês têm uma nova chance de ser o casal vencedor. Consiga os seus cupons gratuitamente. É muito fácil!

Participe