Olá noivinhas, tudo bem? Bom hoje venho trazer uma dica para vocês que assim como eu usa e abusa do DIY para economizar no casamento.
Pois bem, vamos lá, eu ainda não tinha pensado em quanto tempo antes fazer até que a Rafaela publicou esse debate: https://comunidade.casamentos.com.br/forum/archive/diy-quanto-tempo-antes--t85723
E fui procurar saber e encontrei nesse blog: http://casandosemgrana.com.br/lista-um-ano-antes-casamento/ algumas dicas, então reslovi reunir essas dicas, as dicas das noivinhas e casadinhas que já tiveram essa experiência!
"Se você está sem grana de verdade, provavelmente já cogitou a idéia do “Faça você mesmo” não é?
Mas o que você precisa parar (quietinha, de preferência) para pensar é: Quanto tempo eu tenho X quanto tempo o que eu quero fazer demanda X o que vou precisar comprar e/ou adquirir pra fazer. Pra esclarecer isso vou dar dois exemplos. Prestenção
Vasos – Sabe essa “nova” moda de usar potes e garrafas de vidro como vasinhos fofos? Lindos né? Mas pensa assim: Onde você vai colocá-los? Nas mesas dos convidados? Na mesa do bolo? Todas as alternativas anteriores? Então, você vai precisar de um baita número de vasos não é? Entãããoooo, precisa de TEMPO para juntá-los!
Saía por aí avisando a todos então, para que guardem potes de vidros de geléia, compotas e assim por diante. Na medida que for recebendo-os, lave-os, e guarde-os secos enrolados em jornal.
Convites – Você é uma artista ou aspirante-a na arte do Photoshop e quer fazer seus convites? Pois bem. Então, em primeiro lugar, você precisa fazer
as contas de quanto tempo tem para se dedicar a eles X quanto tempo eles demandam para serem feitos X pesquisa de preço dos materiais.
Quanto tempo tenho – Trabalha de segunda a sexta em horário comercial e folga sábado e domingo? Então vai querer usar só os finais de semana para se dedicar a eles ou algumas horas da semana também? Ache um número de horas.
Quanto tempo demandam para serem feitos – Quantos convidados terá seu casamento? 200? Já imaginou personalizar 200 convites? A arte pode até ser igual, mas provavelmente você irá mudar uma coisa ou outro para cada convidado, então… vai tempo!
Pesquisa de preço dos materiais – Fora os finais e começos de ano onde as pessoas compram freneticamente materiais escolares; o preço de papéis vergês, couchês e trelelês, caem muito! Bora pesquisar!"
E ontem conversando com o meu noivo ele acha que o tempo ideal seja de seis meses, mas como vou fazer tudo em seis meses? Vocês já devem ter visto a ideia dos 365 motivos para amar você, bem se não viram é essa caixinha aqui: https://www.casamentos.com.br/forum/presente-de-aniversario--t81362 levei dois meses para fazer, devido ao tempo que é muito corrido, estudar de manhã, estagiar a tarde, etc, etc, e ano que vem vai continuar a ser corrido, então bem, resolvi ver as dicas das meninas para tentar conciliar tudo!
Segundo as dicas do debate da Rafa, não tem jeito, o ideal agora para quem assim como eu ainda falta um ano ou mais é pesquisar bastante, anotar as ideias que mais agradam, salvar fotos, pesquisar preços de materiais, e com cerca de dez meses faltando iniciamos os nossos diy.
Então pesquisei um pouco mais e fui vendo pelas meninas que costumam postar os diy aqui, e resolvi construir um cronograma diy;
Então fica assim:
10 meses: Save the date, Convites de casamento, e de chás.
9 meses: Convite para padrinhos, para pajens e daminhas, presentes para os pais, lágrimas de alegria.
8 meses: Porta guardanapos, porta alianças
7 meses: Porta retratos, plaquinhas.
6 meses: lembrançinhas, cortina de coração, caixa para fotos.
5 meses: Convites de casamento, e de chás.
4 meses: Buquê personalizado (crochê, santo antonio, pedraria, sapo).
3 meses: Garrafas coloridas, vasos de flores.
Aconselho a vocês que nos últimos dois meses só finalizem o que tiver a tempo de terminar, não peguem mais nada para fazer para não lhes causar estresse e tudo mais.
Espero ter ajudado vocês!
Eu agora to com uma média noção ao menos!
Beijos