O que é?
São nada mais nada menos que casamentos realizados em um local diferente da cidade dos noivos. Pode ser na praia, no campo, numa cidade histórica... Além disso, só o fato de fazer as malas e pegar a estrada já faz com que o clima da festa comece muito antes do casamento em si.
Motivos pra fazer:
O Cenário: Essa é de longe o principal motivo para se escolher essa modalidade de casamento. Casar numa praia paradisíaca, num chalé fofinho, ou numa vinicola antiguinha já fez muita noivinha por aqui suspirar...
Interação: Todos os convidados têm a oportunidade de conviver em uma viagem por mais tempo do que simplesmente o horário de duração da festa;
Lista de convidados reduzida: Casar em um ambiente afastado te permite criar um clima romantico e íntimo. Além de dar aos noivos a opção de só convidar quem realmente desejam.
Economia: Sim, ao contrário do que muita gente pensa a maioria dos destinations saem muito, muito mais baratos que os casamentos tradicionais. Tudo depende do tipo de casamento que querem, onde querem, e quantos convidados estarão esperando. O meu orçamento total pro evento, incluso todos os itens superfulos era de R$ 10mil e com todos os principais serviços já contratados não gastei metade dele (viva!). Uma amiga próxima, se casou no ínicio deste ano em Cancun pela bagatela de R$ 6mil. Viu? Cabe no orçamento!
Mas nem tudo é perfeito, entre os pontos negativos estão:
Nem todos os amigos estarão presentes...
Fazer do casamento uma viagem pode significar que nem todos os convidados tenham disponibilidade para viajar e, por isso, poderá precisar abrir mão da presença de algumas pessoas queridas;
O risco: Sim ,é preciso conhecimento não só na parte da viagem, mas de todo o cerimonial que é diferente em cada destino, ou poderão encontrar surpresas desagradáveis e o sonho se torna um pesadelo. Se lembrem de que não estão programando a viagem de férias, mas sim um casamento inteiro em um lugar completamente diferente do convívio de vocês. Sou Designer de Interiores e trabalho com cenografia, estagiei em uma empresa de Wedding Planner e tirei várias lições de lá, o que me deu total segurança para organizar toda a logistica do meu casamento em outra cidade. A minha dica é: tenham tempo hábil para a organização.
É importante lembrar que: As despesas dos convidados são pagas pelos convidados.
Sim, geralmente as despesas da viagem, são pagas pelo próprio convidado, principalmente se vocês estão pensando em economizar. Os convidados muitas vezes pagam apenas o transporte e hospedagem, que muitas vezes sai mias barato do que se eles estivessem em uma viagem comum. Ah, e não se importem em receber muitos presentes, aliás, os convidados já estarão pagando as despesas para irem ao casamento.